E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3ºano EFAI – 002/2020 Jogos e brincadeiras de origem indígena Profª Maria ED. Física
https://mapadobrincar.folha.com.br/
Cama de gato ou elástico de mão
https://br.pinterest.com/
Essa brincadeira é conhecida como cama
de gato, de origem africana. Corte um pedaço de barbante (pode ser elástico ou
fita também), dê um nó entre as duas pontas. Deixando as mãos verticalmente
paralelas, coloque o barbante nas pontas dos dedos, formando uma espécie de
retângulo uniforme. Sem dobrar os dedos, ou tirar o barbante da posição
inicial, leve a mão direita até a esquerda e passe-a por baixo da lateral do
barbante de forma que este fique enrolado. Faça a mesma coisa com a mão
esquerda. Passe o dedo do meio de cada mão por baixo do barbante recém
enrolado, algo semelhante a letra x se formará em cada um dos lados. A partir
daí o objetivo é passar o barbante para a mão dos outros jogadores sem que esta
saia da mão do primeiro, formando outra ‘figura’ a ser desatada em segui.
Endereço de recursos de
apoio na internet:
https://youtu.be/qaxEdtco9JU
Tutorial de Cama de Gato
1) Acesse o link identificado no endereço acima e assista o
vídeo.
2) Em uma folha escreva, o seu nome completo, ano cursado e
turma; o título, nome da atividade, a data em que está realizando,
3) Registre através de desenho você realizando a atividade,
utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha , escreva abaixo do desenho como
você se sentiu realizando quem puder tire uma foto brincando .Capriche!!!
Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3ºano
EFAI – 002/2020 Tema: Jogos e brincadeiras
Profª Maria ED .Física
Barra-manteiga foi uma
brincadeira muito popular na região Sudeste do Brasil, que colabora para a
valorização do trabalho em equipe, da agilidade e da coordenação motora.
Tipo de jogo: Competição
O que estimula: Atenção, agilidade, velocidade,
trabalho em equipe e coordenação motora.
Idade recomendada: a partir de 5 anos
Simples de ser
elaborada e só exige um giz para marcar o campo e 4 crianças no mínimo.
Como jogar: Trace no chão duas linhas paralelas,
deixando uma distância entre elas.
Divida os participantes em duas equipes.
Os jogadores devem ficar enfileirados, atrás da linha
da sua equipe, com o braço esticado e a palma da mão virada para cima.
Um representante de uma das equipes vai até o time
adversário e passa de um em um, batendo levemente nas mãos estendidas, e a
qualquer momento ele deve dar um toque mais forte em um dos adversários e sair
correndo de volta para sua equipe, gritando: "Barra manteiga, na fuça da nega".
Quem for tocado corre atrás do outro jogador, e este
se for pego antes de voltar ao seu time, passa a integrar a equipe adversária.
Vence a equipe que ficar com todos os jogadores.
Dica: Para dificultar a brincadeira, os participantes podem aumentar ainda mais a distância entre os dois grupos. Se o caminho tiver obstáculos, pode deixar a brincadeira ainda mais divertida.
Endereço de recursos de
apoio na internet:
https://youtu.be/Hg5S4PTQuDg
Brincadeiras Regionais | Sudeste
1) Acesse na internet
os link’s acima. No vídeo: “Brincadeiras Regionais |
Sudeste” você terá dicas de como brincar de Barra manteiga , Use a criatividade
e encontre com o seu responsável algo que possa utilizar para marcar o chão e
brincar com você, Se não for possível utilizar internet, não tem problema ,
leia a explicação acima com um adulto.
2). Agora é hora de se
exercitar! Lembre-se
de fazer os exercícios de aquecimento antes, lembra dos nossos alongamentos
agora e a sua vez de fazer com os seus responsáveis e se divertir.
3). Em uma folha de sulfite
escreva: - o seu nome completo, ano cursado e
turma;o título, nome da atividade: ‘Barra Manteiga “e a data em que está
realizando;escreva como estava se sentindo antes de brincar; se sentiu alguma
dificuldade durante a brincadeira e como se sentiu após, ok?! Registre através
de desenho ou fotografia, utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha....
Capriche!!!
Brincar e muito
importante, além de nós manter ativos e saudáveis. Resgatamos nessa atividades
brincadeiras populares muitas vezes esquecidas e que nos faz bem .Então vamos
brincar e aprender, valorizando a nossa cultura ! Um grande abraço meus queridos e até a volta.
Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º ano
EFAI – 005 /2020 Tema: Jogos e brincadeiras Profª Maria ED
.Física
Amarelinha Africana
A Amarelinha Africana ou Teca-Teca é uma brincadeira super gostosa de
brincar e que traz a cultura de outra região na linguagem das crianças.Com essa
atividade as crianças trabalham a diversidade cultural, a lateralidade,
coordenação motora, o espaço temporal, a cooperação e o cognitivo.
Endereço de recursos de apoio na internet:
https://www.youtube.com/watch?v=-7CgMxVgal4 “Amarelinha Africana - Herkesin aradığı o
şarkı minue (MİNUE ) VERSİYON 2 çocuk dansı” (3m50s) disponível em: Acesso em 10/09/2019.
https://www.youtube.com/watch?v=fI3xcXp0pJU Amarelinha Africana Teca Teca original e variações,
(3m23s)
Imagens :https://br.pinterest.com |
1º) Atividade: Material
Necessário: Espaço livre, giz, ou
fita crepe. Modo
de Jogar 1ºdesenhar no chão o
traçado do jogo. Pode ser com giz, ou fita crepe. É preciso formar um
quadrado, com 16 quadrados menores dentro. 2º cada participante começa a brincadeira de um lado
do gráfico, com cada pé de frente para um quadrado. Quando começar eles devem pular para os
quadrados a frente à direita ao mesmo tempo. 3º Depois de pular para os dois quadrados ao lado,
eles pulam de volta onde começaram o jogo. Aí saltam para os quadrados em
frente. 4º. Em
algum momento, os jogadores se encontram no meio da amarelinha. Se estiverem
coordenados, vão cruzar o tabuleiro, sem se baterem. |
2º) Identifique com o número as amarelinhas correspondentes nas imagens
abaixo:º
1-
Amarelinha
caracol |
2-
Amarelinha
africana |
3-
Amarelinha
tradicional |
4-
Amarelinha
4 ou ziguezague |
( ) |
|
|
Imagens :https://br.pinterest.com
|
Explicação da atividade:1).Acesse na internet os link’s acima. Você terá dicas de
como brincar etc... Use a criatividade e encontre com o seu responsável o espaço
e os materiais para utilizar. Lembre-se de fazer os exercícios de aquecimento
antes de brincar!. Se não for possível utilizar a internet, não tem
problema! Olhe as imagens e peça ajuda
aos seus familiares. Divirtam-se!
2). Na atividade número 2º você vai identificar outras amarelinhas.
3). Em uma folha de sulfite escreva: - o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade: Amarelinha Africana e a data em que está realizando; escreva quem brincou com você, se sentiu alguma dificuldade durante a brincadeira. Registre através de desenho ou fotografia, você brincando. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha.... Capriche!!!
Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro 3º ano EFAI
– 006 /2020 Tema: Jogos e
brincadeiras Profª Maria ED .Física |
VAI-VEM STOP
O vai vem e um brinquedo simples e antigo que brincamos até hoje, ele
e bem divertido, ainda mais quando podemos fazer utilizando matérias
recicláveis, resgatando. Essa atividade estimular a coordenação motora,
espaço temporal, ritmo, trabalho em equipe, atenção e agilidade. |
http://www.fabricadebrinquedos.com.br/vaivem.html https://pt.slideshare.net/leialidice/oficina-de-ludicidade-grupo-2
Materiais necessários: 2 garrafas PET, barbantes ou varal de
3 a 4 metros de comprimento cada, 4 argolas
(opções: para fazer as argolas
você pode usar rolos de papel higiênico, ou 4 frascos de amaciante de roupas,
ou retirar quarto círculos do meio da garrafa pet, só não esqueça de encapar),
tesoura sem ponta, durex colorido (ou fitas adesivas). |
http://www.chumbogordo.com.br/
|
1º Peça a um adulto que corte a garrafa ao meio. 2º Corte ao meio as duas garrafas de refrigerante e encaixe uma na
outra, com as bocas das garrafas para o lado de fora. 3º Cole as garrafas com fita adesiva e use o material para decorar a
peça 4º Passe os cordões pelo corpo do vaivém, juntos, por dentro do brinquedo
não deixe que se cruzem. 5º Amarre uma pulseira de plástico em cada um dos fios, uma em cada
ponta. Faça um nó bem forte para não soltar.
|
Modo de jogar: os
participantes da atividade devem segurar nas extremidades, dando impulso ao
abrir os braços, enviando o objeto para a outra extremidade. Se não alcançar
fala o nome de uma pessoa, ou objeto, animal, fruta com a letra do
alfabeto iniciando pela letra A,
se não conseguir falar o nome dentro do tempo estipulado pelos participantes
paga a prenda correndo no lugar, enquanto o colega conta até 10. |
Explicação da atividade:
1). Com a
Ajuda de um adulto separe o material e faça seu brinquedo VAI-VEM, use a criatividade.
2). Encontre
com o seu responsável o espaço para brincar. Lembre-se de fazer os exercícios
de aquecimento antes de brincar! Nada
melhor que brincar e se divertir em família. Divirtam-se!
3). Em uma folha de sulfite escreva: - o seu nome completo, ano cursado e turma; o
título, nome da atividade: VAI-VEM STOP
a data em que está realizando; escreva quem brincou com você, se sentiu alguma
dificuldade durante a brincadeira. Registre através de desenho ou fotografia,
você brincando. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha.... Capriche!!!
Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível ou meio de comunicação indicado pela escola
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º ano
EFAI – 007 /2020 Tema: Lutas Profª Maria ED. Física
Diferenças de Lutas de Brigas
O que posso aprender com as lutas?Lutas : E um dos
esportes competitivos mas antigos do
mundo,aparecendo em pinturas no EGITO com mais de 5000 Anos ,com o passar do
tempo, os combates que originaram a luta olimpica perderam suas formas
violentas e deram lugar a desafios que não geram risco ao atletas.Com a luta
desenvolvemos habilidades como Lateralidade,equilibrio,força, dominio, atençao,
percepçao, etc..
Luta e
briga são a mesma coisa?
Com
certeza Não
que fique claro, luta e briga
são assuntos diferentes, e
quando entendemos essa diferença passamos a valorizar a prática das diferentes
modalidades esportivas de lutas e não aceitar jamais a violência, buscando
sempre o diálogo para resolver nossos problemas.
Vamos entender qual é essa diferença?
Lutas: Nas lutas existem regras,
valores
e respeito
ao oponente. Lutamos e nós defendemos sem machucar alguém de propósito. São
sistemas para treinamento de combate, geralmente sem uso de armas, com regras
bem estabelecidas. Podem ser praticadas como treinamento militar ou policial,
como defesa pessoal ou como esporte. Observa-se sempre a presença de regras,
respeito,
disciplina entre os praticantes . A luta pode ser bem saudável
existem varias modalidades de lutas podemos usá-la com esporte , entre elas :
boxe, capoeira, judô, Karatê, sumo, Jiu-jitsu, Tae-kwon-do Karatê, Judô, Muay
thai, kick boxe, etc... Algumas
modalidades são consideradas olímpica |
Brigas: Nas brigas
não existe regras, valores ou qualquer tipo de respeito, o objetivo de uma briga e
agredir fisicamente ou moralmente outra pessoa e normamente um combate
corpo-a-corpo ilegal ao contrário
das lutas, uma briga
pode envolver armas,
vários adversários e não tem regras está sempre
presente a violência
e muitas vezes resultam em ferimentos graves ou mesmo a morte. Já que
estamos falando da diferença entre brigas e lutas, vamos entender também a diferença
de brincadeira e agressão. Machucar pessoas não é legal,
não e um ato de cidadania,respeito e dignidade. |
Para refletir : Não
confunda agressão com brincadeira. Para quem
ainda não pensou nisso, este é o momento: Brincadeira: e ação de brincar, se divertir ,de entreter, de
distrair, se alegrar.Onde ambos se sintam bem . Agressao: agredir ,
machucar o outro, deixá-lo triste e
com vergonha. Portanto percebemos
que a ação
de brincar e totalmente diferente de agredir. Dessa
forma devemos rever nossas
atitudes e refletir se estamos
brincando de forma
violenta com nossos colegas.
|
Vamos observar as imagens para começar a entender essas diferenças uma
das imagens referência a briga
Figura 1: Capoeira (Luta) Figura 2 : Boxe (Luta) Figura: 3 Caratê (Luta) Figura 4: Judô (Luta ) Figura 5: Os Simpsons (Briga)
http://afisha.bigmir.net http://portalcostanorte. http://sgnh.com.br www.tenisclubedesuzano.com.br http://blogs.estadao.com.br
⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽
1º) Assinale as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso seguindo o exemplo abaixo:
Luta e briga são
iguais ( )
|
Algumas modalidades
de lutas são consideradas olímpica ( ) |
Brincadeira e
agressão são iguais( )
|
Judô e uma luta (
)
|
A luta não e saudável
(
) |
Capoeira e uma
briga ( ) |
A luta não tem
regras (F ) |
Com a luta
desenvolvemos lateralidade, equilíbrio, força, domínio, atenção, percepção,
etc..( ) |
A Luta e um dos
esportes competitivos mas antigos do mundo ( ) |
Brigas são ilegais (
) |
As Luta tem regras (
)
|
|
Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível ou meio de comunicação indicado pela escola
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º ano
EFAI – 008 /2020 Tema: Jogos
e Brincadeira Prof.ª Maria ED. Física
Amarelinha Zig Zag
Endereço de recursos de
apoio na internet:
https://youtu.be/aaHVZHHYTKI AULA CMSP 3º ano EF - Educação Física - Jogos e
brincadeiras
https://criandocriancas.blogspot.
https://br.pinterest.com/pin/293437731966217938/
Regras: 1º Cada
jogador precisa de uma pedrinha. Jogue Par ou Ímpar para escolher quem vai iniciar. 2º Quem começar o jogo, joga
a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa
com um pé só, partindo da casa 2, até o céu. 3º Só pode por um pé em cada
casa de cada vez. 4º Quando chegar no céu, o
jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando
estiver na casa 2 (sem colocar o pé no chão) 5º A
mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.Se errar passa a
vez.
|
Perde a vez quem: • Pisar nas linhas do jogo •
Pisar na casa onde está a pedrinha •
Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair •
Não conseguir (ou esquecer) de pegar a
pedrinha na volta •Pisar na casa com o nome do colega. |
Atenção: Quem conseguir passar por todas as
casas vai até o céu, fica de costas e atira a pedrinha. Depois, escreve seu
nome na casa onde ela caiu. Os demais não poderão pisar na casa marcada, mas
o dono poderá até colocar os dois pés sobre ela para descansar. Se a pedra
cair fora do jogo, ele não marca nada. Vence quem conseguir marcar mais
casas. Ganha quem pular todas as casas primeiro |
Assinale as afirmativas falso ou verdadeiro marcando um X na alternativa correta:
Posso perder a vez se esquecer de
pegar a pedrinha. |
Verdadeiro ( ) |
Falso ( ) |
Só posso por um pé em cada casa de
cada vez. |
Verdadeiro ( )
|
Falso ( ) |
Posso pisar na casa que estiver a pedrinha. |
Verdadeiro ( )
|
Falso ( ) |
Depois que passou do último número da
amarelinha não acabou a brincadeira. Chegou a hora de colocar o nome nas casinhas.
|
Verdadeiro ( )
|
Falso ( ) |
Posso pisar na casa com o nome do meu
colega |
Verdadeiro ( )
|
Falso ( ) |
Quem começar o jogo, joga a pedrinha
na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa, com um pé
só, partindo da casa 2, até o céu. |
Verdadeiro ( )
|
Falso ( ) |
Depois que passou do último número da
amarelinha acabou a brincadeira. |
Verdadeiro ( )
|
Falso ( ) |
Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º
ano EFAI – 009/2020 Tema: Luta Prof.ª Maria ED. Física
Capoeira
Endereço de
recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/jjqvuYlhdx0 Você sabe jogar capoeira?
| Quintal Cultura
http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293 Capoeira Infantil
http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293 |
Movimentos da Capoeira Defesas: cocorinha,
esquivas, negativas, resistência; Ataques Rodados: armada, chapéu de
couro, meia-lua, meia-lua de compasso, meia-lua solta, queixada; Ataques Frontais: bênção, chapa,
esporão, martelo, ponteira; Ataques Voadores: armada, martelo voador, meia-lua solta, queixada,
vôo do morcego; Movimentações: ginga, eu ia, rolê,
fuga, troca, atravessa, meia volta, volta ao mundo; |
Golpes de Mao: abafador, asfixiante,
cutilada, galopante, godeme, quebra-queixo; Acrobacias: aú, compasso, duplo S,
eclipse, giro de cabeça, macaquinho, palhacinho, queda de rins, salto (uno,
duplo e triplo e mortal), saudação, voador; Desequilibrastes: arrastão, bandas,
chibata, rasteira, tesouradas, vingativas; Especiais: batida de frente, boca de
calça, cabeçada, carrinho de mão, coice, trava de perna. |
http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293
Inicia-se desenhando um triangulo no chão, o
triangulo é o desenho que baseará a movimentação da ginga para o iniciante na
capoeira.
https://lutas1pucpr.blogspot.com/2013/04/fundamentos-da-capoeira-aula-pratica-i.html
Explicação
da atividade:
1)
Acesse na internet, “Você sabe jogar capoeira? | Quintal Cultura” identificada
no endereço acima.
2) Faça o tiangulo no chão e realize o o movimentos solicitados somente o da ginga junto com seu responsável, chame
mais alguém para fazer com você. Se possível escolha ima música na internet
para acompanhar o movimento.
3)
Em uma folha de sulfite escreva:
- o seu nome completo, ano cursado e
turma;
- o título, nome da atividade: ”Ginga da
capoeira” e a data em que está realizando;
-
registre através de desenho, foto ou filmagem você fazendo os movimentos
solicitados, escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando a
atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... Capriche!!!
Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º ano EFAI – 0010/2020 Tema: Luta Prof.ª Maria ED. Física
Huka Huka
https://venum.com.br/blog/conheca-o-huka-huka-arte-marcial-do-xingu/
Nesta atividade vamos conhecer, mas uma luta da nossa cultura indígena, assim conhecendo a nossa cultura e observando que nossa luta mais conhecida teve origem dos nossos povos e como e importante e rica a cultura do nosso pais. Lembrando que as lutas são de grandes benefícios para o nosso corpo e mente
A luta
Huka-Huka é uma luta originalmente brasileira, mais especificamente do Estado
de Mato Grosso do Sul e criada pelos povos indígenas do Xingu e dos índios
Bakairi. Ela é uma luta corporal praticada pelos índios Kamayurás desde a
infância e costuma ser praticada durante os festejos do Kuarup (um ritual que
homenageia os mortos na cultura indígena). A luta possui regras: Um homem
chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e
escolhe os oponentes chamando-os pelo nome. Inicia-se com os praticantes frente
a frente ajoelhados e agarrados entre si, girando em círculo. O objetivo é
tentar derrubar o adversário ou agarrar as suas pernas. Durante toda luta os
oponentes podem levantar ou permanecer ajoelhados e não são permitidos socos,
chutes ou pontapés. Praticado nas aldeias na terra, mas também pode ser
praticado no (tatame, grama, tapete, areia, terra) ,eles se preparam pintando o
corpo, normalmente suas vestimentas são
panos nas articulações e pele de onça na cintura, os oponentes são dois lutadores, a oposição
presentes são as imobilização,
equilíbrio, ataque e defesa. A luta Huka Huka
e semelhante as características
jiu jtsu e judô.
Vamos lembrar um pouco da aula
1º Nesta semana vimos no CMSP a Luta indígenas Huka Huka , agora vamos identificar abaixo quais afirmativas se correspondem com as perguntas e classificar com as letras a da tabela.
A-Imobilização, equilíbrio, ataque E defesa) |
B- Pintura corporal |
C- Terra ou
no tatame, grama, tapete, areia, terra |
D-Vestimentas adequadas, panos nas articulações e pele
de onça na cintura |
E- Jiu jtsu e judô |
F- Dois lutadores |
Em
que local é praticado? ( ) |
Como
se preparam para a luta? EXEMPLO ( D ) |
Utilizam
de equipamentos? ( )
|
Há
oponentes? ( )
|
Quais
características de oposição presentes? ( )
|
Há
qual (quais) outras modalidades de lutas o Huka Huka se assemelha quanto às
suas características? ( ) |
Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º ano EFAI – 0011 /2020 Tema: Luta Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
Luta /Diferença de luta e briga
Endereço de apoio:
https://youtu.be/cz8_2xD2C5E
08/07 - 3º ano EF - Educação Física - Lutas do contexto comunitário
https://youtu.be/y5xhlOAWgko
Quintal da Cultura - A Briga - 06/04/12
https://youtu.be/vwLsG_zPwbU Tá de brincadeira - Pega o Rabo - 08/09/1
Roberto Galante – 2019 Roberto Galante – 2019 https://festivalforrodaluacheia.com.br/pega-rabo
1º) Tabela de
tipos de lutas, golpes, características
|
|
Luta livre |
|
Equilíbrio |
|
|
Jiu-jitsu |
|
Capoeira |
|
Força |
Boxe |
|
Soco |
|
Golpe |
|
|
Muay Thai |
|
MMA |
|
Imobilizar |
Judô |
|
Chutes |
|
Combate |
|
|
Tae-kwon-do |
|
Joelhada |
|
Kung Fu |
A) identifique na tabela acima os tipos de
lutas, golpes e características da luta e preencha a tabela abaixo:
Tipos de
Lutas |
Golpes |
Características
|
Tae-kwon-do (Exemplo) |
Soco (Exemplo) |
Golpe (Exemplo) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2º). Na tabela abaixa temos
algumas palavras que corresponde ao tema luta e diferente de briga:
A). Preencha a tabela a baixo
com as palavras ou frases correspondentes:
Agressão, Olímpica, Não tem regras |
Não e legal, Tem regras, Jogos competitivo |
Tem respeito, E
considerado Esporte E saudavel |
O que é
briga: |
O que é luta: |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3º).
Assista o vídeo acima e veja como e a brincadeira Pega pano. Realize a
brincadeira com seu responsável e registre com foto ou vídeo, fale me como você
sentiu fazendo a atividade.
Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.
*************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º ano EFAI – 0012 /2020 Tema: lutas Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
Dambe/ Equilíbrio e defesa na luta
Nesta atividade :Vamos
conversar sobre lutas? E realizar a atividade proposta. Trabalhando a força
equilíbrio e agilidade.
Endereço de apoio:
https://youtu.be/LJpCk6P0lmw
15/07 - 3º ano EF - Educação Física -
Vamos conversar sobre lutas?
Dambe - Arte marcial
Nigeriana/Africa que se relaciona com algumas lutas praticada aqui no Brasil
(ex: muaythai, kickboxing, etc.) No passado esta luta foi utilizada como parte de rituais em períodos
de colheitas em aldeias no interior do País onde membros de castas diferentes
se enfrentam. A Dambe passou a ser praticada como treinamento base para os
guerreiros em combate.Para guerra. |
➢ A luta é dividida em três
rounds, não há luvas para proteger dos contatos, apenas um braço que é
chamado de “lança,” é envolvido por uma corda. A mão livre é chamada de
“escudo”, que deve ser usada para bloquear o ataque do adversário, e também
tem o objetivo de derrubar o adversário. No Dambe apenas a mão da luva pode
desferir golpes de percussão enquanto a mão que está livre serve para desviar
o bloqueio do oponente. |
ttps://www.pinterest.pt/pin/398498267021756724/ https://i.ytimg.com/vi/UWlZ1z36suc/maxresdefault.jpg
Explicação
da atividade:
1º) Acesse o
link acima e assista a aula introdutória a temática de Lutas do Centro mídia.
Se possível realize as atividades proposta pelas professoras junto com seu
responsável:
2º) Imprima/
ou copie esta atividade e responda as perguntas abaixo:
a) Quais lutas você conheceu nessas últimas aulas?
b) Qual luta mais você gostou?
c) Qual a diferença entre briga e
lutas?
e) Realize a atividade de equilíbrio
cronometrando o tempo, marque o maior e o menor tempo feito por você e pelo seu
responsável.
Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.
************************************************
***********************************************
E.E
Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º ano EFAI -013 /2020 Tema: Danças Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
Dança gestos e movimento
Endereço de
recursos de apoio:
https://youtu.be/eGl3WaMFGkY Quintal da Cultura -Dança de Gana - 02/04/12
https://youtu.be/urWxc60m5yM Quintal da Cultura – Maketu
https://youtu.be/zRYF5f5nJQI Coral Palavra Cantada RJ |
África
https://www.diariodasaude.com.br/
Explicação da
atividade:
Bora “Brincar de Dançar?!”
E o seu desafio é se divertir, Ok?!
Realizando os gestos
1)Acesse o link acima e se divirta
com as crianças do vídeo. Escute e sinta a música, acompanhe o ritmo
movimentando o corpo. Você pode imitar os gestos ou inventar os seus gestos,
realizando os seus próprios movimentos.
2)Em uma folha de sulfite escreva:
- seu nome completo, ano cursado e
turma;
- título, nome da atividade: “Maketu” ou
“Dança de Gana” e a data em que está realizando;
3) - escreva o que você achou da música”
Coral Palavra Cantada RJ | África” (se gostou ou não, o que você observou nos
gestos da música no vídeo, características, sentimentos; comente sobre a dança,
os movimentos...) e registre como você estava se sentindo antes de dançar; se
sentiu alguma dificuldade durante a dança e como se sentiu após, ok?! Registre
através de desenho ou fotografia, você brincando de dançar. Utilize lápis de
cor, giz de cera, canetinha... capriche!!!
4)
No vídeo qual espaço foi utilizado para realizar a dança? E qual espaço
você utilizou para realizar os seus movimentos?
Considerações gerais aos familiares e/ou responsáveis...
A Dança sempre esteve presente na
história da evolução humana. A Educação
Física visa trazer conhecimentos culturais referente a dança, promovendo o
respeito a diversidade de manifestações artísticas, bem como propiciar diversas
experiências agradáveis para que a Dança seja opção de atividade física
saudável.
************************************************
***********************************************
E.E
Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º ano EFAI 0014 /2020 Tema: Danças Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
Danças do Brasil
https://www.slideshare.net/evandrolhp/catira-76824188
Considerada uma das mais genuínas danças rurais brasileiras, cujo nome vem da língua tupi. Dança-se em duas filas, uma de homens outra de mulheres, que evolucionam um diante dos outros, é uma espécie de sapateado com bate-pé́ ao som de palmas e violas, sendo bastante conhecida nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás (onde é denominada catira ou cateretê).
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/Jziw2TXGrdc 29/07 - 3º ano EF - Educação Física -
Danças do Brasil
https://youtu.be/BskGVZdpps8
Quintal Musical - João de Barro - 14/06/12
https://www.slideshare.net/evandrolhp/catira-76824188 Catira
Explicação da
atividade:
Bora “Dançar?!”
E o seu desafio é se divertir, Ok?!
Vamos mexer o corpo
1º
Acesse o link acima no endereço de apoio..
2º Durante a música eles falaram sobre
as partes do corpo e seus movimentos, escreva esses gestos:
3º Qual versão da música você mais gostou?
4º Convide a família para o desafio da
Catira, escute e sinta a música, acompanhe o ritmo movimentando o corpo e
marcando os passos, as batidas do pé e da mão.
5º Registre a atividade com foto,
vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua linda atividade.
O que você achou da dança Catira?
Você já conhecia cateretê (catira)?
No vídeo da catira quais os passos marcantes?
Considerações gerais aos familiares e/ou responsáveis...
A
Dança sempre esteve presente na história da evolução humana. A Educação Física visa trazer conhecimentos
culturais referente a dança, promovendo o respeito a diversidade de
manifestações artísticas, bem como propiciar diversas experiências agradáveis
para que a Dança seja opção de atividade física saudável. Participe junto com
ele desde momento divertido.
Desde já agradeço a todos
os responsáveis pela participação nas aulas.
************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º
ano EFAI0015 /2020 Tema: Brincadeiras e jogos inclusivos Prof.ª Maria Ed. Física
Boliche sentado
Nesta atividade você irá: Nesta atividade além de desenvolver o esquema corporal e estimular a percepção espacial, vamos aprender sobre a inclusão social, onde a atividade física e para todos, que podemos adaptar para que todos participem, e como e importante todos se ajudarem.
Saite de apoio http://portaliniciaoparadesportiva.blogspot.com/2013/12/boliche-adaptado-para-deficientes.html
Endereço de apoio:
https://youtu.be/5qr3420kBHE Boliche (Música Infantil
de Incentivo aos Esportes)
https://www.tempojunto.com/2015/10/27/brincadeira-de-movimento-com-boliche-caseiro/ https://pt.slideshare.net/FaniaAntunes/apresentao1-35892177
Material: Algumas
Garrafa pet com números (Marque a pontuação desejada em cada garrafa) 1 Bola (pode ser de meia) Sacola plástica (para enrolar a bola) |
Regras: O jogo do
boliche consiste de 10 lances. Cada jogador lança a bola duas vezes em cada
lance, a menos que derrube todos os pinos na primeira bola, fazendo um
strike. O valor do strike é de 10 pontos, dobrando os pontos dos dois lances
seguintes. Caso o jogador marque o strike no seu último lance, terá o direito
a 02 bolas extras. Se nesses lances fizer 02 strikes atingue os 300 pontos o
número máximo no jogo. |
Boliche sentado: 1ºIniciamos fazendo uma marca no chão
onde será posicionado as garrafas, 2ºDepois conte alguns passos e marque
no chão onde os jogadores ficaram sentado. 3ºNao esqueça de enrolar a bola na
sacola, para simbolizar o gizo da bola utilizada pelos deficientes visuais. 4ºCom a ajuda do responsável vende os
olhos lance a bola. 5ºVarei as brincadeiras vendando os
olhos, depois sentado em uma cadeira, no sofá ou no chão. |
Tabela para o Jogo
Nomes dos jogadores |
1º Jogada Quantidade de pinos derrubados. |
2º Jogada Quantidade de pinos derrubados |
3º Jogada Quantidade de pinos derrubados |
4º Jogada Quantidade de pinos derrubados |
Total de Pinos derrubados |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
***********************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º ano
EFAI 16 /2020 Tema: Brincadeiras e
jogos inclusivos II Prof.ª Maria Ed.
Física
“BRINCADEIRAS E JOGOS INCLUSIVOS” |
|
Se desenvolver brincando. Refletir sobre a importância de
respeitar e incluir as pessoas com necessidades
especiais.
|
Explicação da
atividade: 1º )Acesse o link
abaixo assista a aula do Centro de Mídias da Educação de São Paulo e, se
possível, realize a brincadeira do ESPELHO junto com o seu responsável. https://youtu.be/1uImQntQ6EE 12/08 - 3º ano EF - Educação Física - Brincadeiras
e jogos inclusivos: II
A)Escreva abaixo os nomes das
brincadeiras que você conhece e que podemos brincar conforme a orientação: |
Não esqueça
de registra você brincando e as atividades com foto, contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA
ATIVIDADE e enviar.
Considerações
aos Pais e/ou Responsáveis
Brincar
e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem
junto, e se divirtam.
***********************************************
3º Bimestre 😍⚽ Semana 17/08 A 20/08
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º
ano EFAI – 0017 /2020 Tema: Ginastica Geral Prof.ª Maria Ed. Física
Movimentos Básicos da Ginástica
Nesta atividade você irá: Conhecer elementos básicos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros e rotações, com e sem materiais, de forma individual adotando procedimentos de segurança
Ginástica Elementos da Ginástica
Endereço
de recursos de apoio:
https://youtu.be/SLZLV5QUyFw Sacudir o Esqueleto - Alongamento - 15/10/13
https://youtu.be/7vJ7YvxWxlA 19/08 - 3º ano EF - Educação Física - Ginástica geral
Explicação da atividade:
Bora
“Brincar?!”
E
o seu desafio é se divertir, Ok?!
Realizando os gestos:
1º Acesse o link acima no endereço de apoio..
2º
Com a ajuda do seu responsável assista o
vídeo e realize o alongamento ”Sacudir o
Esqueleto”
3º
Convide a família para o desafio da Ginastica, “Amarelinha das bolinhas” no
endereço de apoio explicado pelas professoras, depois responda:
4º Registre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua linda atividade.
Considerações aos Pais e/ou Responsáveis
Brincar e muito importante, faça
dessa atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.
Não esqueça de
registra a atividade com você brincando e a atividade escrita, tire foto junto
com o responsável contendo o seu NOME
COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e
vídeos.
Desde já agradeço a todos os responsáveis pela participação na aula.
******************************************************************************
3º Bimestre 😍⚽ Semana 31/08 A 04/09
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º ano EFAI – 0018 /2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
A realização da atividade física e muito
importante para nossa saúde. Esse ano vamos realizar o nosso Agita Galera de
uma forma diferente, em nossa casa, mas com muita alegria. Veja no quadro ao lado os benefícios da
atividade física. |
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/S-hOeeLeJVs
Aquecimento com a Nana
https://youtu.be/bf59CrTef4o Ginástica Infantil e Educação Física: Game
do Movimento parte 02😃 Educação
Infantil
https://youtu.be/gfRgQGqXBQc Movimentos Básicos da Ginástica - Educação
Física Escolar
Explicação
da atividade:
Bora
“Brincar?!”
E o seu
desafio é se divertir, Ok?!
1)Acesse
o link no endereço de apoio “Aquecimento
com a Nana” e vamos realizar o nosso aquecimento.
2). Acesse o link no endereço de apoio,
identificado no endereço acima Ginástica
Infantil e Educação Física: Game do Movimento parte 02😃 Educação Infantil. Execute, fazendo os movimentos
solicitados. Se possível for, chame mais alguém para com fazer com você.
4) Depois de realizar o “Game
do movimento” acesse no endereço de apoio o link dos Movimentos
Básicos da Ginástica - Educação Física Escolar, identificada no endereço
acima.se preferir pode utilizar os cartões do movimento ginastico.
5). Realize os movimentos solicitados
prestando muita atenção.
Em uma folha de sulfite escreva:
- o seu nome completo, ano cursado e
turma;
- registre através de desenho ou foto,
você fazendo os movimentos solicitados, escreva abaixo do desenho como você se
sentiu realizando a atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha...
Capriche!!!
Movimentos basicos da ginastica:
Recorte e brinque com a
familia para ver quem acerta os movimentos de cada figuraa :
******************************************************************************
3º Bimestre 😍⚽ Semana 31/08 A 04/09
E.E Professora Juventina Marcondes
Domingues de Castro
3º ano EFAI – 0019 / 2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
Ginástica Elementos da Ginástica |
Endereço de recursos
de apoio:
https://youtu.be/S-hOeeLeJVs
Aquecimento com a Nana
https://youtu.be/sPQUagfMMhw Festival de Ginástica Para Todos | Esporte
Criança 6 a 10 anos
1º
Acesse no endereço de apoio o link “Aquecimento
com a Nana” e realize o aquecimento.
2ºAcesse no endereço de apoio o link
“Festival de Ginástica Para Todos |
Esporte Criança 6 a 10 anos” assista o vídeo e escreva os nomes dos
materiais utilizados na apresentação da ginastica:
3º O que você achou da
apresentação da ginastica?
4º Quais materiais foram utilizados
para realizar a coreografia?
Você sabia que na ginastica também utilizamos
objetos, entre eles estão as Maças ou (Massa), a Corda, a Fita o Arco, e
a Bola.
Considerações aos Pais
e/ou Responsáveis
Brincar e muito importante, faça dessa atividade um
momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.
Não esqueça de registra a atividade com
você brincando e a atividade escrita, tire foto junto com o responsável
contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/
TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e vídeos.
Desde já agradeço a
todos os responsáveis pela participação na aula.
3º Bimestre 😍⚽ Semana 14/09 A 18/09
E.E Professora
Juventina Marcondes Domingues de Castro
Endereço de recursos de apoio: https://youtu.be/S-hOeeLeJVs Aquecimento com a Nana https://youtu.be/RkIcLvW57z0 Ginástica Folclore: Lenda Saci CRE https://youtu.be/aoieobfJuOM Ginástica Folclore: Lenda Iara! Explicação da atividade: 1)Acesse o link no endereço de apoio o vídeo do youtube “Aquecimento com a Nana” e vamos realizar o nosso aquecimento. 2) Acesse no
endereço de apoio o link o vídeo
do youtube “Ginástica
Folclore: Lenda Saci CRE”
identificada no endereço acima. 3) Acesse no
endereço de apoio o link o vídeo do
youtube “Ginástica Folclore: Lenda Iara! ” Identificada no endereço acima. 4) Qual lenda folclórica Brasileira você mais gostou? 6) Escolha um vídeo e realize os movimentos solicitados
com muito cuidado e atenção. Em uma folha de sulfite escreva: - o seu nome completo, ano cursado e turma; -
registre através de desenho ou foto, você fazendo os movimentos
solicitados, escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando a
atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... Capriche!!! ****************************************************************************** 3 Bimestre 😍⚽ Semana 21/09 A 25/09
****************************************************************************** 3º Bimestre 😍⚽ Semana 28/09 A 02/10 E.E Professora Juventina Marcondes Domingues
de Castro 3ºano
EFAI – 22/2020 Tema: Jogos e brincadeiras Profª Maria ED
.Física
* |
******************************************************************************
Sejam bem vindos 😍
*******************************************************************************
4º Bimestre ⚽😍 Semana 19/10 A 23/10
E.E Professora Juventina
Marcondes Domingues de Castro
3º ano EFAI –24/2020 Tema: Jogos
e brincadeiras Profª Maria ED .Física
O Jogo da Velha
|
|
Materiais:
Giz, ou fita crepe (para fazer o
tabuleiro) jogo da velha no chão, garrafas pet (para fazer o circuito), objetos,
brinquedos ou panos (para a marcação dos pontos).
Tabuleiro: do jogo da velha, existem
duas linhas paralelas na horizontal que são cruzadas por outras duas linhas
paralelas na vertical, com espaço formando um quadrado no meio, com 8 pontas
formando quadrados abertos.
Dica :comece o jogo sem o circuito depois
coloque garrafas pet, formando um circuito, onde o participante terá que
fazer zig zag na ida e na volta.
Explicação da atividade: Regras jogos
Jogo entre duas pessoas 1ºExperimentaremos
o jogo da velha gigante, vamos separar 2 equipes (ou duas pessoas) por
exemplo, equipe vermelha azul. 2º
agora desenhe o tabuleiro de jogo da velha no chão (com giz, ou fita crepe)
separe objetos (brinquedos), ou panos, que podem ser utilizados na
brincadeira autorizado pelo responsável. 3ºLogo
após, deve-se delimitar certa distância entre os tabuleiros e as equipes
devem se posicionar paralelamente. (Um do lado do outro) 4º
Joguem par ou ímpar para ver quem iniciara o jogo. 5º Ao sinal de início, que pode ser
combinado pelos próprios integrantes da equipe, o jogador da equipe que
venceu no par ou ímpar deve correr até o tabuleiro e escolher uma casa do
jogo e colocar sua marcação. 6ºCada
equipe tem três objetos e o intuito do jogo é marcar 3 casas com seus objetos
nas horizontais ou verticais ou diagonais. Se no final ninguém tiver marcado
ponto significa que deu velha, e o jogo se reinicia. |
Variação para jogar com 4 ou
mais pessoas 1ºO
primeiro integrante de cada equipe corre com o primeiro tecido, coloca no
tabuleiro e volta correndo, bate na mão do próximo da fila. 2º
O segundo então após receber o toque na mão, sai e coloca o segundo tecido,
volta e toca no próximo. 3º
Sai o terceiro da fila com o último objeto, como a equipe adversária está
fazendo o mesmo, nem sempre já consegue marcar três casas e ganhar, portanto,
se não conseguir ele volta e bate na mão do próximo da fila, que está sem
pano. 4º
Este corre até o tabuleiro e pode retirar o objeto da equipe. 5º
continuam sucessivamente até que alguém consiga marcar Durante a atividade, fique atento, não pode, por exemplo, sair da
fila antes de seu colega de equipe chegar, pegar o tecido da equipe
adversária sem querer. |
Explicação
da atividade:
1).
Com a Ajuda de um adulto separe o material e faça o Jogo da velha.
2).
Encontre com o seu responsável o espaço para brincar e chamem quem estiver em
casa para brincar com você. Lembre-se de fazer os exercícios de aquecimento
antes de brincar! Nada melhor que brincar e se divertir em família.
Divirtam-se!
3).
Em uma folha escreva: - o seu nome
completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade: JOGO da VELHA, a
data em que está realizando; escreva quem brincou com você. Registre através de
desenho ou fotografia, você brincando.
****************************************************************************
4º Bimestre ⚽😍 Semana 26/10 A30/10
E.E Professora
Juventina Marcondes Domingues de Castro
3º ano
EFAI 25/2020 Tema: Jogos e brincadeiras Profª Maria ED
.Física
SHISINA
História: Jogo criado no leste africano (Quênia) representando a extensão das
águas conforme o significado da palavra
Shisima na língua Tiriki.
Objetivo: Alinhar três peças de mesma cor em
uma linha reta.
Materiais:
Folha de caderno ou sulfite.
Tesoura
Tampinhas de garrafa pet ou botões.
Um pedaço de papelão para apoiar (opcional)
Número de participantes: 2 alunos.
Como jogar: Para iniciar o jogo os
jogadores disputam par ou ímpar. Na disposição inicial, as peças ficam no tabuleiro
como indicado na figura.
O jogador que iniciar a partida poderá
movimentar sua peça pelo tabuleiro em cima da linha até a Aresta(ponto) mais próxima que estiver vazia,
sem pular qualquer outra peça.
O objetivo do jogo é posicionar as três peças
alinhadas como se pode ver abaixo.
Explicação da atividade:
1ºCom a ajuda de um
adulto assista o vídeo do Youtube: https://youtu.be/eLf2cOG1ZdY Jogos de Tabuleiro – Shisima, depois separe o
material e faça o tabuleiro do jogo da Velha use a criatividade! Nada melhor
que brincar e se divertir em família. Divirtam-se
Registre através de
desenho ou fotografia, você brincando.
**********************************************
4º Bimestre ⚽😍 Semana 09/11 A 13/11
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3ºano EFAI 26/2020 Tema: Esportes Profª Maria ED.Física
Mímica dos esportes
Depois da leitura do texto junto com o seu responsável vamos brincar de mímica:
Explicação da atividade:
1ºCom a ajuda de um adulto assista
o vídeo do Youtube: https://youtu.be/xgSV5FzvCOM Mímica dos Esportes - Educação Física na Quarentena e realize a atividade.
Atenção: Os alunos que não conseguirem acessar
o youtube, com a ajuda do responsável escreva o
nome dos esportes que você conhece, recorte, coloque dentro de um copo de
plástico, sorteei os nomes e realize a mímica para o seu colega adivinhar
depois troque de lugar.
2ºEm uma
folha de sulfite escreva: - o seu nome
completo, nome da atividade: Mímica dos esportes, escreva quem brincou
com você.
Registre através de desenho
ou fotografia, você brincando e envie pelo WhatsApp.
**********************************************
4º Bimestre ⚽😍 Semana 16/11 A 20/11
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3ºano EFAI 28/2020 Tema: Danças Profª Maria ED.Física
Tapete do movimento
Nesta atividade vamos retomar o tema dança e
vamos construir o nosso tapete do movimento.
Tapete
Base:
4
Folhas coloridas, 4 cores diferentes (podem ser de EVA, folha pintada, ou
marcações com setas)
Tesoura
sem ponta
Fita
adesiva
Cartões
ou placas de comando:
4
Folhas coloridas (podem ser de EVA, folha pintada, ou marcações com setas) das mesmas
cores da base.
OBS: Se você não tiver o material colorido,
pode usar no lugar das cores símbolos, setas ou números para determinar as
cores, só não esqueçam de fazer os mesmos números ou símbolos nos cartões de
comando você pode escolher a sua musica
preferida e seguir os comandos.
OBS: Sugestao de tapete/se você fazer o tapete colorido não precisa fazer esse.
Explicação da atividade:
1ºCom a ajuda de um adulto assista o vídeo do
Youtube: https://youtu.be/kBALajC6IzI
Tapete do Movimento - Educação Física Escolar - Fund 1 e
2
Atenção: Os alunos que não conseguirem acessar o youtube, com a ajuda do responsável use os cartões de comando
para marcar mudar de lugar.
2ºEm uma
folha de sulfite escreva: - o seu nome
completo, nome da atividade Tapete do Movimento - Educação Física
Escolar - Fund 1 e 2:, escreva quem brincou com você. Se divirtam!
Tire uma foto da sua atividade e envie para a professora
**********************************************
4º Bimestre ⚽😍 Semana 30/11 A 04/12
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3ºano EFAI 29/ 2020 Tema: Esporte Profª Maria ED.Física
Material:
Bexiga (ou uma sacola cheia de ar)
Barbante (ou linha, para marcar o
espaço)
Pedaços de papelão (ou capa de
caderno, ou próprio caderno)
Regras:
Faça a divisória dos
campos(espaços) com o barbante.
Tire par ou ímpar para ver quem
iniciará o jogo.
Para realizar o jogo bata com o
caderno na bexiga lançando a para o seu colega sem ultrapassar a marcação, o
seu colega vai rebater a bexiga devolvendo a para o seu lado.
Objetivo do jogo: Não pode
deixar a bexiga cair. Se você deixar a bexiga cair, o seu colega marca ponto.
Ganha quem marcar mais pontos.
Explicação da atividade:
1ºCom a ajuda de um adulto assista o vídeo do
Youtube: Clique no link
abaixo
https://youtu.be/NdJpnA_lfEg Esportes
de rede (Jogo pré desportivo - Adaptado)
Atenção: Os alunos que não conseguirem acessar o youtube, com a ajuda do responsável pode seguir as
regras escritas acima.
2ºEm uma
folha de sulfite escreva: - o seu nome
completo, nome da atividade: Esportes de rede vôlei
adaptado, escreva quem brincou com você.
Nesta
brincadeira vamos a atenção e a imaginação das crianças.
***************************************************************************
4º Bimestre ⚽😍 Semana 07/12 A 11/12
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
3ºano EFAI 30/ 2020 Tema: Brincadeiras e jogos Inclusivos Profª Maria ED.Fí
Zig zag vendado / Bola no aro
Cones
(Garrafa pet)
Venda
(um pedaço de pano para vendar os olhos)
Bola
(se não tiver uma bola, pode fazer uma bola de meia)
Bambolê
(Balde)
Explicação da atividade: Zig zag vendado
1ºCom a ajuda de um adulto assista o vídeo da aula do CMSP do dia 08/12 :
Clique no link abaixo
https://youtu.be/b_GNF3Wj1iI 08/12 - 3º ano EF - Educação Física - Brincadeiras e jogos inclusivos
2º Com a ajuda do seu responsável realize sobre Brincadeiras e jogos
Inclusivos
3º Outra opção para realizar a atividade:
Com
a ajuda do seu responsável realize a atividade.
Espalhe os cone (garrafa pet), vende os olhos do seu colega, você será o
guia,com o seu comando de voz ele passará pelos cones(garrafa pet),desviando
dos obstáculos. Depois troque de lugar vende os olhos e seu colega será o guia.
Explicação da atividade: Bola
no aro
1º Com a ajuda do seu responsável realize Brincadeiras e
jogos Inclusivos
2º Outra
opção para realizar a atividade: Com a ajuda do seu
responsável realize a atividade. Separe
a Bola (Bola de meia) e o Bambolê (Balde). Faça um X no
chão marcando a posição da pessoa que ficará em pé segurando o bambolê(balde),
depois determine uma distância marque outro X onde ficará o lançador da
bola que estará sentado. O objetivo do jogo e lançar a bola no aro para marcar
pontos.
3ºEm uma
folha de sulfite escreva: o seu nome completo, nome da atividade: Zig zag vendado/Bola no aro, escreva quem brincou com você e qual
brincadeira você mais gostou. Não esqueça de fazer o registro e enviar para a
professora.
***************************************************************************
4º Bimestre ⚽😍 Semana 09/11 A 13/11
***************************************************************************
4º Bimestre ⚽😍 Semana 09/11 A 13/11
***************************************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário