Educação Física profª Maria 3º anos A/B/C

***********************************************
1º Bimestre  😍    Semana 27/04 a 30/04
***********************************************

     E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3ºano EFAI – 002/2020 Jogos e brincadeiras de origem indígena  Profª Maria ED. Física

https://mapadobrincar.folha.com.br/

        Cama de gato ou elástico de mão

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           https://br.pinterest.com/

        Essa brincadeira é conhecida como cama de gato, de origem africana. Corte um pedaço de barbante (pode ser elástico ou fita também), dê um nó entre as duas pontas. Deixando as mãos verticalmente paralelas, coloque o barbante nas pontas dos dedos, formando uma espécie de retângulo uniforme. Sem dobrar os dedos, ou tirar o barbante da posição inicial, leve a mão direita até a esquerda e passe-a por baixo da lateral do barbante de forma que este fique enrolado. Faça a mesma coisa com a mão esquerda. Passe o dedo do meio de cada mão por baixo do barbante recém enrolado, algo semelhante a letra x se formará em cada um dos lados. A partir daí o objetivo é passar o barbante para a mão dos outros jogadores sem que esta saia da mão do primeiro, formando outra ‘figura’ a ser desatada em segui.

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/qaxEdtco9JU   Tutorial de Cama de Gato

1) Acesse o link identificado no endereço acima e assista o vídeo.

2) Em uma folha escreva, o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade, a data em que está realizando,

3) Registre através de desenho você realizando a atividade, utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha , escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando quem puder tire uma foto brincando .Capriche!!!


Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.




**************************************************

1º Bimestre  😍    Semana 04/05 a 08/05
**************************************************

       E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro                      

3ºano EFAI – 002/2020 Tema: Jogos e brincadeiras  Profª Maria ED .Física


  Barra-manteiga     


       https://anamaria.uol.com.br/
                                                                                            

Barra-manteiga foi uma brincadeira muito popular na região Sudeste do Brasil, que colabora para a valorização do trabalho em equipe, da agilidade e da coordenação motora.

Tipo de jogo: Competição

O que estimula: Atenção, agilidade, velocidade, trabalho em equipe e coordenação motora.

Idade recomendada: a partir de 5 anos

Simples de ser elaborada e só exige um giz para marcar o campo e 4 crianças no mínimo.

Como jogar: Trace no chão duas linhas paralelas, deixando uma distância entre elas.

Divida os participantes em duas equipes.

Os jogadores devem ficar enfileirados, atrás da linha da sua equipe, com o braço esticado e a palma da mão virada para cima.

Um representante de uma das equipes vai até o time adversário e passa de um em um, batendo levemente nas mãos estendidas, e a qualquer momento ele deve dar um toque mais forte em um dos adversários e sair correndo de volta para sua equipe, gritando: "Barra manteiga, na fuça da nega".

Quem for tocado corre atrás do outro jogador, e este se for pego antes de voltar ao seu time, passa a integrar a equipe adversária.

Vence a equipe que ficar com todos os jogadores.

Dica: Para dificultar a brincadeira, os participantes podem aumentar ainda mais a distância entre os dois grupos. Se o caminho tiver obstáculos, pode deixar a brincadeira ainda mais divertida.

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/Hg5S4PTQuDg    Brincadeiras Regionais | Sudeste

1) Acesse na internet os link’s acima. No vídeo:Brincadeiras Regionais | Sudeste” você terá dicas de como brincar de Barra manteiga , Use a criatividade e encontre com o seu responsável algo que possa utilizar para marcar o chão e brincar com você, Se não for possível utilizar internet, não tem problema , leia a explicação acima com um adulto.

2). Agora é hora de se exercitar! Lembre-se de fazer os exercícios de aquecimento antes, lembra dos nossos alongamentos agora e a sua vez de fazer com os seus responsáveis e se divertir.

3). Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, ano cursado e turma;o título, nome da atividade: ‘Barra Manteiga “e a data em que está realizando;escreva como estava se sentindo antes de brincar; se sentiu alguma dificuldade durante a brincadeira e como se sentiu após, ok?! Registre através de desenho ou fotografia, utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha.... Capriche!!!

Brincar e muito importante, além de nós manter ativos e saudáveis. Resgatamos nessa atividades brincadeiras populares muitas vezes esquecidas e que nos faz bem .Então vamos brincar e aprender, valorizando a nossa cultura ! Um grande abraço meus queridos e até a volta.

 Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.




**************************************************

1º Bimestre  😍⚽    Semana 11/05 a 15/05
**************************************************

      E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro                              

  3º ano   EFAI – 005 /2020   Tema: Jogos e brincadeiras   Profª Maria ED .Física

     

 Amarelinha Africana                                                            

A Amarelinha Africana ou Teca-Teca é uma brincadeira super gostosa de brincar e que traz a cultura de outra região na linguagem das crianças.Com essa atividade as crianças trabalham a diversidade cultural, a lateralidade, coordenação motora, o espaço temporal, a cooperação e o cognitivo.

 

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://www.youtube.com/watch?v=-7CgMxVgal4 “Amarelinha Africana - Herkesin aradığı o şarkı minue (MİNUE ) VERSİYON 2 çocuk dansı” (3m50s) disponível  em: Acesso em 10/09/2019.

https://www.youtube.com/watch?v=fI3xcXp0pJU  Amarelinha Africana Teca Teca original e variações, (3m23s)


Imagens :https://br.pinterest.com      

 1º) Atividade:

Material Necessário: Espaço livre, giz, ou fita crepe.

Modo de Jogar

desenhar no chão o traçado do jogo. Pode ser com giz, ou fita crepe. É preciso formar um quadrado, com 16 quadrados menores dentro.

cada participante começa a brincadeira de um lado do gráfico, com cada pé de frente para um quadrado.  Quando começar eles devem pular para os quadrados a frente à direita ao mesmo tempo.

Depois de pular para os dois quadrados ao lado, eles pulam de volta onde começaram o jogo. Aí saltam para os quadrados em frente.

 . Em algum momento, os jogadores se encontram no meio da amarelinha. Se estiverem coordenados, vão cruzar o tabuleiro, sem se baterem.

2º) Identifique com o número as amarelinhas correspondentes nas imagens abaixo:º

1-      Amarelinha caracol

2-      Amarelinha africana

3-      Amarelinha tradicional

4-      Amarelinha 4 ou ziguezague

 

(      )           

 

(       )

 

(       )

 

 

 

 

Imagens :https://br.pinterest.com

 

( 2 )  Exemplo

Explicação da atividade:1).Acesse na internet os link’s acima. Você terá dicas de como brincar etc... Use a criatividade e encontre com o seu responsável o espaço e os materiais para utilizar. Lembre-se de fazer os exercícios de aquecimento antes de brincar!. Se não for possível utilizar a internet, não tem problema!  Olhe as imagens e peça ajuda aos seus familiares. Divirtam-se!

2). Na atividade número   você vai identificar outras amarelinhas.

3). Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade: Amarelinha Africana e a data em que está realizando; escreva quem brincou com você, se sentiu alguma dificuldade durante a brincadeira. Registre através de desenho ou fotografia, você brincando. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha.... Capriche!!! 

Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. 


*************************************************

1º Bimestre  😍    Semana 18/05 a 21/05
*************************************************

        E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro                              

  3º ano   EFAI – 006 /2020     Tema: Jogos e brincadeiras    Profª Maria ED .Física

 

        VAI-VEM STOP                                                                           

O vai vem e um brinquedo simples e antigo que brincamos até hoje, ele e bem divertido, ainda mais quando podemos fazer utilizando matérias recicláveis, resgatando. Essa atividade estimular a coordenação motora, espaço temporal, ritmo, trabalho em equipe, atenção e agilidade.


                                     http://www.fabricadebrinquedos.com.br/vaivem.html                      https://pt.slideshare.net/leialidice/oficina-de-ludicidade-grupo-2

Materiais necessários: 2 garrafas PET, barbantes ou varal de 3 a 4 metros de comprimento cada, 4 argolas (opções: para fazer as argolas você pode usar rolos de papel higiênico, ou 4 frascos de amaciante de roupas, ou retirar quarto círculos do meio da garrafa pet, só não esqueça de encapar), tesoura sem ponta, durex colorido (ou fitas adesivas).

 

 


http://www.chumbogordo.com.br/

 

1º Peça a um adulto que corte a garrafa ao meio.

 

2º Corte ao meio as duas garrafas de refrigerante e encaixe uma na outra, com as bocas das garrafas para o lado de fora.

 

3º Cole as garrafas com fita adesiva e use o material para decorar a peça

 

4º Passe os cordões pelo corpo do vaivém, juntos, por dentro do brinquedo não deixe que se cruzem.

 

5º Amarre uma pulseira de plástico em cada um dos fios, uma em cada ponta. Faça um nó bem forte para não soltar.

 


Modo de jogar: os participantes da atividade devem segurar nas extremidades, dando impulso ao abrir os braços, enviando o objeto para a outra extremidade. Se não alcançar fala o nome de uma pessoa, ou objeto, animal, fruta com a letra do alfabeto iniciando pela letra A, se não conseguir falar o nome dentro do tempo estipulado pelos participantes paga a prenda correndo no lugar, enquanto o colega conta até 10.

 Explicação da atividade:

1). Com a Ajuda de um adulto separe o material e faça seu brinquedo VAI-VEM, use a criatividade.

2). Encontre com o seu responsável o espaço para brincar. Lembre-se de fazer os exercícios de aquecimento antes de brincar! Nada melhor que brincar e se divertir em família. Divirtam-se!

3). Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade: VAI-VEM STOP a data em que está realizando; escreva quem brincou com você, se sentiu alguma dificuldade durante a brincadeira. Registre através de desenho ou fotografia, você brincando. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha.... Capriche!!!

Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível ou meio de comunicação indicado pela escola


*************************************************

1º Bimestre  😍⚽    Semana 25/05 a 29/05
*************************************************

    

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3º ano   EFAI – 007 /2020    Tema: Lutas    Profª Maria ED. Física

    

Diferenças  de Lutas de Brigas                                                    

O que posso aprender com as lutas?Lutas : E um dos esportes  competitivos mas antigos do mundo,aparecendo em pinturas no EGITO com mais de 5000 Anos ,com o passar do tempo, os combates que originaram a luta olimpica perderam suas formas violentas e deram lugar a desafios que não geram risco ao atletas.Com a luta desenvolvemos habilidades como Lateralidade,equilibrio,força, dominio, atençao, percepçao, etc..

Luta  e briga  são a mesma  coisa?  Com certeza Não que fique claro, luta   e   briga   são   assuntos diferentes, e quando entendemos essa diferença passamos a valorizar a prática das diferentes modalidades esportivas de lutas e não aceitar jamais a violência, buscando sempre o diálogo para resolver nossos problemas.

Vamos entender qual é essa diferença?

Lutas: Nas lutas existem regras, valores e respeito ao oponente. Lutamos e nós defendemos sem machucar alguém de propósito. São sistemas para treinamento de combate, geralmente sem uso de armas, com regras bem estabelecidas. Podem ser praticadas como treinamento militar ou policial, como defesa pessoal ou como esporte. Observa-se sempre a presença de regras, respeito, disciplina entre os praticantes . A luta pode ser bem saudável existem varias modalidades de lutas podemos usá-la com esporte , entre elas : boxe, capoeira, judô, Karatê, sumo, Jiu-jitsu, Tae-kwon-do Karatê, Judô, Muay thai, kick boxe, etc...  Algumas modalidades são consideradas olímpica

Brigas: Nas brigas não existe regras, valores ou qualquer tipo de respeito, o objetivo de uma briga e agredir fisicamente ou moralmente outra pessoa e normamente um  combate   corpo-a-corpo ilegal ao   contrário   das   lutas, uma   briga   pode envolver   armas, vários   adversários   e não tem regras está   sempre   presente   a violência e muitas vezes resultam em ferimentos graves ou mesmo a morte.

 

Já que estamos falando da diferença entre brigas e lutas, vamos entender também a diferença de brincadeira e agressão.

Machucar pessoas não é legal, não e um ato de cidadania,respeito e dignidade.

Para refletir :

Não confunda agressão com brincadeira.

Para quem ainda não pensou nisso, este é o momento:

 

Brincadeira:  e ação de brincar, se divertir ,de entreter, de distrair, se alegrar.Onde ambos se sintam bem .

 Agressao: agredir , machucar  o outro, deixá-lo triste e com vergonha.

Portanto  percebemos   que   a   ação   de   brincar   e totalmente diferente de agredir.

 Dessa   forma devemos   rever   nossas   atitudes   e refletir se  estamos   brincando   de   forma   violenta   com   nossos colegas.

 

 

 Vamos observar as imagens para começar a entender essas diferenças uma das imagens referência a briga                                                                    

Figura 1: Capoeira (Luta)    Figura 2 : Boxe (Luta)       Figura: 3 Caratê (Luta)    Figura 4: Judô (Luta )   Figura 5: Os Simpsons (Briga)                                                       

       

http://afisha.bigmir.net      http://portalcostanorte.       http://sgnh.com.br     www.tenisclubedesuzano.com.br   http://blogs.estadao.com.br                                                                   

⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽

1º) Assinale as afirmativas com V para  verdadeiro e F para  falso seguindo o exemplo abaixo:

Luta e briga são iguais (     )  

Algumas modalidades de lutas são consideradas olímpica (     )

Brincadeira e agressão são iguais(      )

 

Judô e uma luta (      )

 

A luta não e saudável (      )

Capoeira e uma briga (     ) 

A luta não tem regras (F )

Com a luta desenvolvemos lateralidade, equilíbrio, força, domínio, atenção, percepção, etc..(       )

A Luta e um dos esportes competitivos mas antigos do mundo (     )

Brigas são ilegais (      )

As Luta tem regras (     ) 

 

 

Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível ou meio de comunicação indicado pela escola




************************************************


                         😍 2º BIMESTRE 



************************************************

2º Bimestre  😍    Semana 15/06 a 19/06
*************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3º ano   EFAI – 008 /2020  Tema: Jogos e Brincadeira   Prof.ª Maria ED. Física

      

Amarelinha Zig Zag                                                                   

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/aaHVZHHYTKI  AULA  CMSP 3º ano EF - Educação Física - Jogos e brincadeiras

       

https://criandocriancas.blogspot.                                                                                https://br.pinterest.com/pin/293437731966217938/

Regras:

Cada jogador precisa de uma pedrinha. Jogue Par ou Ímpar para escolher quem vai iniciar.

Quem começar o jogo, joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa com um pé só, partindo da casa 2, até o céu.

Só pode por um pé em cada casa de cada vez.

Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2 (sem colocar o pé no chão)

A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.Se errar passa a vez.

 

Perde a vez quem:

• Pisar nas linhas do jogo

• Pisar na casa onde está a pedrinha

• Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair

• Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta

•Pisar na casa com o nome do colega.

Atenção:

Quem conseguir passar por todas as casas vai até o céu, fica de costas e atira a pedrinha. Depois, escreve seu nome na casa onde ela caiu. Os demais não poderão pisar na casa marcada, mas o dono poderá até colocar os dois pés sobre ela para descansar. Se a pedra cair fora do jogo, ele não marca nada. Vence quem conseguir marcar mais casas.

 Ganha quem pular todas as casas primeiro

Assinale as afirmativas falso  ou verdadeiro marcando um  X na alternativa correta:

Posso perder a vez se esquecer de pegar a pedrinha.

Verdadeiro (    )      

Falso (      )

Só posso por um pé em cada casa de cada vez.

Verdadeiro (    )      

Falso (      )

Posso pisar na casa que estiver a pedrinha.

Verdadeiro (    )      

Falso (      )

Depois que passou do último número da amarelinha não acabou a brincadeira. Chegou a hora de colocar o nome nas casinhas.      

Verdadeiro (    )      

Falso (      )

Posso pisar na casa com o nome do meu colega

Verdadeiro (    )      

Falso (      )

Quem começar o jogo, joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa, com um pé só, partindo da casa 2, até o céu.

Verdadeiro (    )      

Falso (      )

Depois que passou do último número da amarelinha acabou a brincadeira.

Verdadeiro (    )      

Falso (      )


Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.


 


*************************************************

2º Bimestre  😍⚽    Semana 22/06 a 26
*************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3º ano   EFAI – 009/2020   Tema: Luta     Prof.ª Maria ED. Física

Capoeira

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/jjqvuYlhdx0 Você sabe jogar capoeira? | Quintal Cultura

http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293  Capoeira Infantil



http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293

Movimentos da Capoeira

Defesas: cocorinha, esquivas, negativas, resistência;

Ataques Rodados: armada, chapéu de couro, meia-lua, meia-lua de compasso, meia-lua solta, queixada;

Ataques Frontais: bênção, chapa, esporão, martelo, ponteira;

Ataques Voadores: armada, martelo voador, meia-lua solta, queixada, vôo do morcego;

Movimentações: ginga, eu ia, rolê, fuga, troca, atravessa, meia volta, volta ao mundo;

Golpes de Mao: abafador, asfixiante, cutilada, galopante, godeme, quebra-queixo;

Acrobacias: aú, compasso, duplo S, eclipse, giro de cabeça, macaquinho, palhacinho, queda de rins, salto (uno, duplo e triplo e mortal), saudação, voador;

Desequilibrastes: arrastão, bandas, chibata, rasteira, tesouradas, vingativas;

Especiais: batida de frente, boca de calça, cabeçada, carrinho de mão, coice, trava de perna.

           

http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293

 Inicia-se desenhando um triangulo no chão, o triangulo é o desenho que baseará a movimentação da ginga para o iniciante na capoeira.                                                                     

                        

   https://lutas1pucpr.blogspot.com/2013/04/fundamentos-da-capoeira-aula-pratica-i.html

Explicação da atividade:

1) Acesse na internet, “Você sabe jogar capoeira? | Quintal Cultura” identificada no endereço acima.

 2) Faça o tiangulo no chão  e realize o o movimentos solicitados somente o da ginga junto com seu responsável, chame mais alguém para fazer com você. Se possível escolha ima música na internet para acompanhar o movimento.

3) Em uma folha de sulfite escreva:

     - o seu nome completo, ano cursado e turma;

     - o título, nome da atividade: ”Ginga da capoeira” e a data em que está realizando;

     -  registre através de desenho, foto ou filmagem você fazendo os movimentos solicitados, escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando a atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... Capriche!!!

Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.

 


*************************************************

2º Bimestre 😍 ⚽    Semana 29/06 a 03/07
*************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3º ano   EFAI – 0010/2020          Tema: Luta     Prof.ª Maria ED. Física

              Huka Huka                                     

https://venum.com.br/blog/conheca-o-huka-huka-arte-marcial-do-xingu/

Nesta atividade vamos conhecer, mas uma luta da nossa cultura indígena, assim conhecendo a nossa cultura e observando que nossa luta mais conhecida teve origem dos nossos povos e como e importante e rica a cultura do nosso pais. Lembrando que as lutas são de grandes benefícios para o nosso corpo e mente

   A luta Huka-Huka é uma luta originalmente brasileira, mais especificamente do Estado de Mato Grosso do Sul e criada pelos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi. Ela é uma luta corporal praticada pelos índios Kamayurás desde a infância e costuma ser praticada durante os festejos do Kuarup (um ritual que homenageia os mortos na cultura indígena). A luta possui regras: Um homem chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e escolhe os oponentes chamando-os pelo nome. Inicia-se com os praticantes frente a frente ajoelhados e agarrados entre si, girando em círculo. O objetivo é tentar derrubar o adversário ou agarrar as suas pernas. Durante toda luta os oponentes podem levantar ou permanecer ajoelhados e não são permitidos socos, chutes ou pontapés. Praticado nas aldeias na terra, mas também pode ser praticado no (tatame, grama, tapete, areia, terra) ,eles se preparam pintando o corpo, normalmente  suas vestimentas são panos nas articulações e pele de onça na cintura, os  oponentes são dois lutadores, a oposição presentes  são as imobilização, equilíbrio, ataque e defesa. A luta Huka Huka  e semelhante as características  jiu jtsu e judô.

Vamos lembrar um pouco da aula

1º Nesta  semana vimos no CMSP a Luta indígenas Huka Huka , agora vamos identificar abaixo quais afirmativas  se correspondem com as perguntas   e classificar com as letras a da tabela.

 

A-Imobilização, equilíbrio, ataque E defesa)

B- Pintura corporal

C-  Terra ou no tatame, grama, tapete, areia, terra

D-Vestimentas adequadas, panos nas articulações e pele de onça na cintura

E- Jiu jtsu e judô

F- Dois lutadores


Em que local é praticado?    (     )      

Como se preparam para a luta?    EXEMPLO  ( D  )       

Utilizam de equipamentos?   (        ) 

Há oponentes?  (        ) 

Quais características de oposição presentes?  (        ) 

Há qual (quais) outras modalidades de lutas o Huka Huka se assemelha quanto às suas características?   (        )

Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.


*************************************************

2º Bimestre  😍⚽    Semana 06/07 a 10/07
*************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3º ano  EFAI – 0011 /2020    Tema: Luta   Prof.ª Maria Ed. Física   2ºBimestre              

Luta /Diferença de luta e briga

Endereço de apoio:

https://youtu.be/cz8_2xD2C5E 08/07 - 3º ano EF - Educação Física - Lutas do contexto comunitário
https://youtu.be/y5xhlOAWgko Quintal da Cultura - A Briga - 06/04/12

https://youtu.be/vwLsG_zPwbU  Tá de brincadeira - Pega o Rabo - 08/09/1

                 

              Roberto Galante – 2019                                                      Roberto Galante – 2019                                             https://festivalforrodaluacheia.com.br/pega-rabo                                   

1º) Tabela de tipos de lutas, golpes, características

 

 

Luta livre

 

Equilíbrio

 

 

Jiu-jitsu

 

Capoeira

 

Força

Boxe

 

Soco

 

Golpe

 

 

Muay Thai

 

MMA

 

Imobilizar

Judô

 

Chutes

 

Combate

 

 

Tae-kwon-do

 

Joelhada

 

Kung Fu


A) identifique na tabela acima os tipos de lutas, golpes e características da luta e preencha a tabela abaixo:

Tipos de Lutas

Golpes

Características

 

Tae-kwon-do   (Exemplo)

Soco (Exemplo)

Golpe (Exemplo)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º). Na tabela abaixa temos algumas palavras que corresponde ao tema luta e diferente de briga:

A). Preencha a tabela a baixo com as palavras ou frases correspondentes:

Agressão,

Olímpica,

Não tem regras

Não e legal,

Tem regras,

Jogos competitivo

Tem respeito,

 E considerado Esporte

E saudavel

 

O que é briga:

 O que é luta:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º). Assista o vídeo acima e veja como e a brincadeira Pega pano. Realize a brincadeira com seu responsável e registre com foto ou vídeo, fale me como você sentiu fazendo a atividade.      

 

 

Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.


************************************************

2º Bimestre  😍    Semana 13/07 a 17/07

*************************************************

      E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3º ano EFAI – 0012 /2020    Tema: lutas   Prof.ª Maria Ed. Física   2ºBimestre    

 

                 Dambe/ Equilíbrio e defesa na luta                                                

Nesta atividade :Vamos conversar sobre lutas? E realizar a atividade proposta. Trabalhando a força equilíbrio e agilidade.                                                             

Endereço de apoio:

https://youtu.be/LJpCk6P0lmw  15/07 - 3º ano EF - Educação Física - Vamos conversar sobre lutas?

 

Dambe - Arte marcial Nigeriana/Africa que se relaciona com algumas lutas praticada aqui no Brasil (ex: muaythai, kickboxing, etc.)

No passado esta luta foi utilizada como parte de rituais em períodos de colheitas em aldeias no interior do País onde membros de castas diferentes se enfrentam. A Dambe passou a ser praticada como treinamento base para os guerreiros em combate.Para guerra.

A luta é dividida em três rounds, não há luvas para proteger dos contatos, apenas um braço que é chamado de “lança,” é envolvido por uma corda. A mão livre é chamada de “escudo”, que deve ser usada para bloquear o ataque do adversário, e também tem o objetivo de derrubar o adversário. No Dambe apenas a mão da luva pode desferir golpes de percussão enquanto a mão que está livre serve para desviar o bloqueio do oponente.

 

 

     ttps://www.pinterest.pt/pin/398498267021756724/                                          https://i.ytimg.com/vi/UWlZ1z36suc/maxresdefault.jpg                                                                                          

Explicação da atividade:

 

1º) Acesse o link acima e assista a aula introdutória a temática de Lutas do Centro mídia. Se possível realize as atividades proposta pelas professoras junto com seu responsável:

 

2º) Imprima/ ou copie esta atividade e responda as perguntas abaixo:

 

a) Quais lutas você conheceu nessas últimas aulas?

 

b) Qual luta mais você gostou?

 

c) Qual a diferença entre briga e lutas?

             

 e) Realize a atividade de equilíbrio cronometrando o tempo, marque o maior e o menor tempo feito por você e pelo seu responsável.

 


Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.


 ************************************************


2º Bimestre  😍    Semana 20/07 a 24/07

***********************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3º ano EFAI -013 /2020    Tema: Danças  Prof.ª Maria Ed. Física   2ºBimestre

           

Dança gestos e movimento

Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/eGl3WaMFGkY  Quintal da Cultura -Dança de Gana - 02/04/12

https://youtu.be/urWxc60m5yM  Quintal da Cultura – Maketu

https://youtu.be/zRYF5f5nJQI Coral Palavra Cantada RJ | África

https://www.diariodasaude.com.br/                                                                                                       

Explicação da atividade:

Bora “Brincar de Dançar?!”

E o seu desafio é se divertir, Ok?!

Realizando os gestos

1)Acesse o link acima e se divirta com as crianças do vídeo. Escute e sinta a música, acompanhe o ritmo movimentando o corpo. Você pode imitar os gestos ou inventar os seus gestos, realizando os seus próprios movimentos.

2)Em uma folha de sulfite escreva:

        - seu nome completo, ano cursado e turma;

 - título, nome da atividade: “Maketu” ou “Dança de Gana” e a data em que está realizando;

3) - escreva o que você achou da música” Coral Palavra Cantada RJ | África” (se gostou ou não, o que você observou nos gestos da música no vídeo, características, sentimentos; comente sobre a dança, os movimentos...) e registre como você estava se sentindo antes de dançar; se sentiu alguma dificuldade durante a dança e como se sentiu após, ok?! Registre através de desenho ou fotografia, você brincando de dançar. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... capriche!!!

4)  No vídeo qual espaço foi utilizado para realizar a dança? E qual espaço você utilizou para realizar os seus movimentos?

Considerações gerais aos familiares e/ou responsáveis...

A Dança sempre esteve presente na história da evolução humana.  A Educação Física visa trazer conhecimentos culturais referente a dança, promovendo o respeito a diversidade de manifestações artísticas, bem como propiciar diversas experiências agradáveis para que a Dança seja opção de atividade física saudável.

 Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio decomunicação indicado pela escola.

************************************************


2º Bimestre  😍    Semana 27/07 a 31/07

***********************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3º ano EFAI 0014 /2020   Tema: Danças   Prof.ª Maria Ed. Física   2ºBimestre                     

                                                            Danças do Brasil

https://www.slideshare.net/evandrolhp/catira-76824188

Considerada uma das mais genuínas danças rurais brasileiras, cujo nome vem da língua tupi. Dança-se em duas filas, uma de homens outra de mulheres, que evolucionam um diante dos outros, é uma espécie de sapateado com bate-pé́ ao som de palmas e violas, sendo bastante conhecida nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás (onde é denominada catira ou cateretê).

Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/Jziw2TXGrdc 29/07 - 3º ano EF - Educação Física - Danças do Brasil

https://youtu.be/BskGVZdpps8 Quintal Musical - João de Barro - 14/06/12

https://www.slideshare.net/evandrolhp/catira-76824188  Catira

Explicação da atividade:

Bora “Dançar?!”

E o seu desafio é se divertir, Ok?!

Vamos mexer o corpo

1º  Acesse o link acima no endereço de apoio..

2º Durante a música eles falaram sobre as partes do corpo e seus movimentos, escreva esses gestos:

 

3º Qual versão da música você mais gostou?

4º Convide a família para o desafio da Catira, escute e sinta a música, acompanhe o ritmo movimentando o corpo e marcando os passos, as batidas do pé e da mão.

5º Registre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua linda atividade.

O que você achou da dança Catira?

Você já conhecia cateretê (catira)?

No vídeo da catira quais os passos marcantes?

Considerações gerais aos familiares e/ou responsáveis...

A Dança sempre esteve presente na história da evolução humana.  A Educação Física visa trazer conhecimentos culturais referente a dança, promovendo o respeito a diversidade de manifestações artísticas, bem como propiciar diversas experiências agradáveis para que a Dança seja opção de atividade física saudável. Participe junto com ele desde momento divertido.

Desde já agradeço a todos os responsáveis pela participação nas aulas.

************************************************

************************************************

Sejam bem vindos😍

                         😍 3º BIMESTRE 



************************************************

3º Bimestre  😍    Semana 03/08 a 07/08

    E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3º ano  EFAI0015 /2020 Tema: Brincadeiras e jogos inclusivos  Prof.ª Maria Ed. Física

                              Boliche sentado                                   

Nesta atividade você irá: Nesta atividade além de desenvolver o esquema corporal e estimular a percepção espacial, vamos aprender sobre a inclusão social, onde a atividade física e para todos, que podemos adaptar para que todos participem, e como e importante todos se ajudarem.

      

                     Saite de apoio    http://portaliniciaoparadesportiva.blogspot.com/2013/12/boliche-adaptado-para-deficientes.html    

Endereço de apoio:

https://youtu.be/5qr3420kBHE Boliche (Música Infantil de Incentivo aos Esportes)

 

https://www.tempojunto.com/2015/10/27/brincadeira-de-movimento-com-boliche-caseiro/                                                                       https://pt.slideshare.net/FaniaAntunes/apresentao1-35892177

Material:

 Algumas Garrafa pet com números (Marque a pontuação desejada em cada garrafa)

1 Bola (pode ser de meia)

Sacola plástica (para enrolar a bola)

Regras:

O jogo do boliche consiste de 10 lances. Cada jogador lança a bola duas vezes em cada lance, a menos que derrube todos os pinos na primeira bola, fazendo um strike. O valor do strike é de 10 pontos, dobrando os pontos dos dois lances seguintes. Caso o jogador marque o strike no seu último lance, terá o direito a 02 bolas extras. Se nesses lances fizer 02 strikes atingue os 300 pontos o número máximo no jogo.

Boliche sentado:

Iniciamos fazendo uma marca no chão onde será posicionado as garrafas,

Depois conte alguns passos e marque no chão onde os jogadores ficaram sentado.

Nao esqueça de enrolar a bola na sacola, para simbolizar o gizo da bola utilizada pelos deficientes visuais.

Com a ajuda do responsável vende os olhos lance a bola.

Varei as brincadeiras vendando os olhos, depois sentado em uma cadeira, no sofá ou no chão.

                     Tabela para o Jogo                                                   

Nomes dos jogadores

1º Jogada

Quantidade de pinos derrubados.

2º Jogada

Quantidade de pinos derrubados

3º Jogada

Quantidade de pinos derrubados

4º Jogada

Quantidade de pinos derrubados

Total de Pinos derrubados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


***********************************************




3º Bimestre  😍    Semana 10/08 A 14/08

 E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro    

3º ano EFAI 16 /2020  Tema: Brincadeiras e jogos inclusivos II Prof.ª Maria Ed. Física

                                                             

  “BRINCADEIRAS E JOGOS INCLUSIVOS”


 

Nesta atividade você irá:

Se desenvolver brincando.

Refletir sobre a importância de respeitar e

incluir as pessoas com necessidades especiais.

 

Explicação da atividade:

1º )Acesse o link abaixo assista a aula do Centro de Mídias da Educação de São Paulo e, se possível, realize a brincadeira do ESPELHO junto com o seu responsável.

https://youtu.be/1uImQntQ6EE 12/08 - 3º ano EF - Educação Física - Brincadeiras e jogos inclusivos: II

 

A)Escreva abaixo os nomes das brincadeiras que você conhece e que podemos brincar conforme a orientação:


 

Não esqueça de registra você brincando e as atividades com foto, contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar.

 

Considerações aos Pais e/ou Responsáveis

Brincar e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.

***********************************************

3º Bimestre  😍⚽    Semana 17/08 A 20/08

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3º ano  EFAI – 0017 /2020   Tema: Ginastica  Geral Prof.ª Maria Ed. Física

                                                        Movimentos Básicos da Ginástica

Nesta atividade você irá: Conhecer elementos básicos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros e rotações, com e sem materiais, de forma individual adotando procedimentos de segurança  

          Ginástica                                                 Elementos    da Ginástica                                                                                            

    

Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/SLZLV5QUyFw   Sacudir o Esqueleto - Alongamento - 15/10/13

https://youtu.be/7vJ7YvxWxlA 19/08 - 3º ano EF - Educação Física - Ginástica geral

Explicação da atividade:

Bora “Brincar?!”

E o seu desafio é se divertir, Ok?!

Realizando os gestos:

1º  Acesse o link acima no endereço de apoio..

2º Com a  ajuda do seu responsável assista o vídeo e realize o alongamento ”Sacudir  o Esqueleto”

3º Convide a família para o desafio da Ginastica, “Amarelinha das bolinhas” no endereço de apoio explicado pelas professoras, depois responda:                 

      

4º Registre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua linda atividade.

Considerações aos Pais e/ou Responsáveis

Brincar e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.

Não esqueça de registra a atividade com você brincando e a atividade escrita, tire foto junto com o responsável contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e vídeos.

Desde já agradeço a todos os responsáveis pela participação na aula.

 

******************************************************************************

3º Bimestre  😍⚽    Semana 31/08 A 04/09

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3º ano  EFAI – 0018 /2020     Tema: Ginástica       Prof.ª Maria Ed. Física         

 


A realização da atividade física e muito importante para nossa saúde. Esse ano vamos realizar o nosso Agita Galera de uma forma diferente, em nossa casa, mas com muita alegria.

Veja no quadro ao lado os benefícios da atividade física.

 

Endereço de recursos de apoio:

 

https://youtu.be/S-hOeeLeJVs   Aquecimento com a Nana

https://youtu.be/bf59CrTef4o   Ginástica Infantil e Educação Física: Game do Movimento parte 02😃 Educação Infantil

https://youtu.be/gfRgQGqXBQc  Movimentos Básicos da Ginástica - Educação Física Escolar

 

 

Explicação da atividade:

Bora “Brincar?!”

E o seu desafio é se divertir, Ok?!

 

1)Acesse o link no endereço de apoio “Aquecimento com a Nana” e vamos realizar o nosso aquecimento.

2). Acesse o link no endereço de apoio, identificado no endereço acima Ginástica Infantil e Educação Física: Game do Movimento parte 02😃 Educação Infantil. Execute, fazendo os movimentos solicitados. Se possível for, chame mais alguém para com fazer com você.

4)  Depois de realizar   o “Game do movimento” acesse no endereço de apoio o link dos   Movimentos Básicos da Ginástica - Educação Física Escolar, identificada no endereço acima.se preferir pode utilizar os cartões do movimento ginastico.

 

 5). Realize os movimentos solicitados prestando muita atenção.

 

 Em uma folha de sulfite escreva:

     - o seu nome completo, ano cursado e turma;

    

     -  registre através de desenho ou foto, você fazendo os movimentos solicitados, escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando a atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... Capriche!!!


 

Movimentos basicos da ginastica:

Recorte e brinque com a familia para ver quem acerta os movimentos de cada figuraa :


    




******************************************************************************

3º Bimestre  😍⚽    Semana 31/08 A 04/09

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3º ano EFAI – 0019 / 2020   Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física

   

            Ginástica                         Elementos    da Ginástica                     

           

Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/S-hOeeLeJVs   Aquecimento com a Nana

https://youtu.be/sPQUagfMMhw Festival de Ginástica Para Todos | Esporte Criança 6 a 10 anos

1º Acesse no endereço de apoio o link “Aquecimento com a Nana” e realize o aquecimento.

2ºAcesse no endereço de apoio o link “Festival de Ginástica Para Todos | Esporte Criança 6 a 10 anos” assista o vídeo e escreva os nomes dos materiais utilizados na apresentação da ginastica:

3º O que você achou da apresentação da ginastica?

4º Quais materiais foram utilizados para realizar a coreografia?

Você sabia que na ginastica também utilizamos objetos, entre eles estão as Maças ou (Massa), a Corda, a Fita o Arco, e a Bola.

Considerações aos Pais e/ou Responsáveis

Brincar e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.

Não esqueça de registra a atividade com você brincando e a atividade escrita, tire foto junto com o responsável contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e vídeos.

Desde já agradeço a todos os responsáveis pela participação na aula.

 

 ******************************************************************************

3º Bimestre  😍⚽    Semana 14/09 A 18/09

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3º ano EFAI – 0020 / 2020   Tema: Ginástica    Prof.ª Maria Ed. Física

                                                                                                          

  Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/S-hOeeLeJVs   Aquecimento com a Nana

https://youtu.be/RkIcLvW57z0  Ginástica Folclore: Lenda Saci CRE

https://youtu.be/aoieobfJuOM  Ginástica Folclore: Lenda Iara!

 



Explicação da atividade:                  

1)Acesse o link no endereço de apoio o vídeo do  youtube “Aquecimento com a Nana” e vamos realizar o nosso aquecimento.

 2) Acesse no endereço de apoio o link o vídeo do  youtube   “Ginástica Folclore: Lenda Saci CRE”   identificada no endereço acima.

 3) Acesse no endereço de apoio o link o vídeo do  youtube  “Ginástica Folclore: Lenda Iara! ”   Identificada no endereço acima.

4) Qual lenda folclórica Brasileira você mais gostou?

6) Escolha um vídeo e realize os movimentos solicitados com muito cuidado e atenção.

 

 Em uma folha de sulfite escreva:

     - o seu nome completo, ano cursado e turma;

     -  registre através de desenho ou foto, você fazendo os movimentos solicitados, escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando a atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... Capriche!!!

******************************************************************************

3 Bimestre  😍⚽    Semana 21/09 A 25/09

  E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3ºano EFAI – 21/2020      Tema: Jogos e brincadeiras        Profª Maria ED .Física

                                                      Peteca

        

    

                                                                                                                                                                                                                              


Por que brincar de peteca?

A Peteca é uma brincadeira da nossa cultura, de origem indígena. Brincar de peteca nos traz benefícios físicos e emocionais. 

A brincadeira e divertida e proporciona flexibilidade das articulações, agilidade dos movimentos, amplia a capacidade respiratória, aumenta os reflexos, melhora a convivência em grupo; a compreender e respeitar as regras; apropriar e utilizar com maior controle as próprias possibilidades expressivas.

Confeccionar uma peteca estimular e desenvolve as capacidades físicas e emocionais, fortalecer elos familiar, de amizade, e amplia o conhecimento. A brincadeira pode começar na construção do próprio brinquedo é quando brincamos nos movimentamos naturalmente valorizados hábitos culturais.

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://www.youtube.com/watch?v=wXEjjIUOCck    Brincadeiras com petecas nas diversas regiões do Brasil         

https://www.youtube.com/watch?v=CUncBTo4ERs  Como fazer uma peteca com sacola plástica                           

Explicação da atividade:

 1º. Assista o vídeo do Youtube no link acima: “Brincadeiras com petecas nas diversas regiões do Brasil” e “Como fazer uma peteca com sacola plástica”. Veja que legal!

 2º.. Agora é a sua vez de construir o seu brinquedo, a sua peteca! (Se não for possível utilizar internet, segue abaixo as instruções.)

Tire uma foto Brincando com a Peteca e envie para a professora.

            Instruções de como fazer uma peteca                                     Aprendendo sobre a nossa cultura

PETECA

Materiais necessários:

1 sacola plástica pequena

1 tesoura sem ponta

Folhas de papel (jornal, revista, etc.)

Modo de fazer:

Estique a sacola plástica sobre a mesa;

Pegue a tesoura e corte as alças, reserve;

Corte o fundo;

Corte as laterais, tirando excessos para que fiquem dois quadrados;

Pegue duas ou três folhas de papel

Amassar e formar uma bola;

Colocar a bola no meio dos quadrados feitos com a sacola e embrulhá-la, dando o formato de peteca;

Amarrar com a alça da sacola;

Cortar as pontas que sobraram;

Agora é só brincar.... Divirta-se!!!

 



******************************************************************************

3º Bimestre  😍⚽    Semana 28/09 A 02/10

 E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3ºano EFAI – 22/2020      Tema: Jogos e brincadeiras      Profª Maria ED .Física



Endereço de recursos de apoio na internet:

 https://youtu.be/tyBuEnTbv3A Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda - Reloginho

 

Explicação da atividade:

 1º. Assista o vídeo do Youtube no link acima: “Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda - Reloginho”. Veja que legal!

 2º.. Agora é a sua vez de brincar.                                                                                                                   

 




Instruções:

Saltando o feijão

De origem nigeriana, o único material necessário para desenvolver a brincadeira é uma corda (pode adaptar com um fio).

Um dos participantes será escolhido para ser o “balançador”, que será o responsável por girar uma corda no chão como se fosse os ponteiros do relógio.

Os demais formarão um círculo ao seu redor e quando o balançador gira a corda no chão os colegas devem saltá-la sem que sejam atingidos.

 Se isso acontecer, o participante estará fora da competição. Aquele que ficar por último será o vencedor.

Agora é só brincar.... Divirta-se!!!

 

 

 

Tire uma foto brincando envie para a professora.

    3º Bimestre  😍⚽    Semana 05/10  A 09/10










*



******************************************************************************

Sejam bem vindos  😍

                        😍 4º BIMESTRE 

 

*******************************************************************************

4º Bimestre  😍    Semana 19/10 A 23/10

   E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

  3º ano   EFAI –24/2020 Tema: Jogos e brincadeiras  Profª Maria ED .Física

                                                                                O Jogo da Velha




 







 

Materiais:

Giz, ou fita crepe (para fazer o tabuleiro) jogo da velha no chão, garrafas pet (para fazer o circuito), objetos, brinquedos ou panos (para a marcação dos pontos).

Tabuleiro: do jogo da velha, existem duas linhas paralelas na horizontal que são cruzadas por outras duas linhas paralelas na vertical, com espaço formando um quadrado no meio, com 8 pontas formando quadrados abertos.

Dica :comece o jogo sem o circuito depois coloque garrafas pet, formando um circuito, onde o participante terá que fazer zig zag na ida e na volta.

Explicação da atividade: Regras jogos

Jogo entre duas pessoas

Experimentaremos o jogo da velha gigante, vamos separar 2 equipes (ou duas pessoas) por exemplo, equipe vermelha azul.

agora desenhe o tabuleiro de jogo da velha no chão (com giz, ou fita crepe) separe objetos (brinquedos), ou panos, que podem ser utilizados na brincadeira autorizado pelo responsável.

Logo após, deve-se delimitar certa distância entre os tabuleiros e as equipes devem se posicionar paralelamente. (Um do lado do outro)

Joguem par ou ímpar para ver quem iniciara o jogo.

Ao sinal de início, que pode ser combinado pelos próprios integrantes da equipe, o jogador da equipe que venceu no par ou ímpar deve correr até o tabuleiro e escolher uma casa do jogo e colocar sua marcação.

Cada equipe tem três objetos e o intuito do jogo é marcar 3 casas com seus objetos nas horizontais ou verticais ou diagonais. Se no final ninguém tiver marcado ponto significa que deu velha, e o jogo se reinicia.

Variação para jogar com 4 ou mais pessoas

O primeiro integrante de cada equipe corre com o primeiro tecido, coloca no tabuleiro e volta correndo, bate na mão do próximo da fila.

O segundo então após receber o toque na mão, sai e coloca o segundo tecido, volta e toca no próximo.

Sai o terceiro da fila com o último objeto, como a equipe adversária está fazendo o mesmo, nem sempre já consegue marcar três casas e ganhar, portanto, se não conseguir ele volta e bate na mão do próximo da fila, que está sem pano.

Este corre até o tabuleiro e pode retirar o objeto da equipe.

continuam sucessivamente até que alguém consiga marcar

Durante a atividade, fique atento, não pode, por exemplo, sair da fila antes de seu colega de equipe chegar, pegar o tecido da equipe adversária sem querer.

Explicação da atividade:

1). Com a Ajuda de um adulto separe o material e faça o Jogo da velha.

2). Encontre com o seu responsável o espaço para brincar e chamem quem estiver em casa para brincar com você. Lembre-se de fazer os exercícios de aquecimento antes de brincar! Nada melhor que brincar e se divertir em família. Divirtam-se!

3). Em uma folha escreva:  - o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade: JOGO da VELHA, a data em que está realizando; escreva quem brincou com você. Registre através de desenho ou fotografia, você brincando.

 

 


****************************************************************************

4º Bimestre  😍    Semana 26/10 A30/10

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

  3º ano   EFAI 25/2020 Tema: Jogos e brincadeiras   Profª Maria ED .Física

                                                                      SHISINA


História: Jogo criado no leste africano (Quênia) representando a extensão das

águas conforme o significado da palavra Shisima na língua Tiriki.

Objetivo: Alinhar três peças de mesma cor em uma linha reta.

Materiais:

Folha de caderno ou sulfite.

Tesoura

Tampinhas de garrafa pet ou botões.

Um pedaço de papelão para apoiar (opcional)

Número de participantes: 2 alunos.

Como jogar: Para iniciar o jogo os jogadores disputam par ou ímpar. Na disposição inicial, as peças ficam no tabuleiro como indicado na figura.


O jogador que iniciar a partida poderá movimentar sua peça pelo tabuleiro em cima da linha até a  Aresta(ponto) mais próxima que estiver vazia, sem pular qualquer outra peça.

O objetivo do jogo é posicionar as três peças alinhadas como se pode ver abaixo.


Explicação da atividade:

Com a ajuda de um adulto assista o vídeo do Youtube: https://youtu.be/eLf2cOG1ZdY   Jogos de Tabuleiro – Shisima, depois separe o material e faça o tabuleiro do jogo da Velha use a criatividade! Nada melhor que brincar e se divertir em família. Divirtam-se

Registre através de desenho ou fotografia, você brincando.

 

**********************************************

4º Bimestre  😍    Semana 09/11 A 13/11 

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3ºano EFAI  26/2020   Tema: Esportes   Profª Maria ED.Física         

            Mímica dos esportes                                     


Depois da leitura do texto junto com o seu responsável vamos brincar de mímica:

 Explicação da atividade:

Com a ajuda de um adulto assista o vídeo do Youtube: https://youtu.be/xgSV5FzvCOM Mímica dos Esportes - Educação Física na Quarentena  e realize a atividade.

Atenção: Os alunos que não conseguirem acessar o youtube, com a ajuda do responsável escreva o nome dos esportes que você conhece, recorte, coloque dentro de um copo de plástico, sorteei os nomes e realize a mímica para o seu colega adivinhar depois troque de lugar.

Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, nome da atividade: Mímica dos esportes, escreva quem brincou com você.


Registre através de desenho ou fotografia, você brincando e envie pelo WhatsApp.


**********************************************

4º Bimestre  😍    Semana 16/11 A 20/11               

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

3ºano EFAI  28/2020    Tema:  Danças    Profª Maria ED.Física                          

           Tapete do movimento                                                         

 Nesta atividade vamos retomar o tema dança e vamos construir o nosso tapete do movimento.

                                                         


Material necessário:

Tapete Base:

4 Folhas coloridas, 4 cores diferentes (podem ser de EVA, folha pintada, ou marcações com setas)

Tesoura sem ponta

Fita adesiva

Cartões ou placas de comando:

4 Folhas coloridas (podem ser de EVA, folha pintada, ou marcações com setas) das mesmas cores da base.


 

OBSSe você não tiver o material colorido, pode usar no lugar das cores símbolos, setas ou números para determinar as cores, só não esqueçam de fazer os mesmos números ou símbolos nos cartões de comando você pode escolher a sua musica preferida e seguir os comandos.                                                                        

OBS: Sugestao de tapete/se você fazer o tapete colorido não precisa fazer esse.


 

Explicação da atividade:

Com a ajuda de um adulto assista o vídeo do Youtube: https://youtu.be/kBALajC6IzI Tapete do Movimento - Educação Física Escolar - Fund 1 e 2

Atenção: Os alunos que não conseguirem acessar o youtube, com a ajuda do responsável use os cartões de comando para marcar mudar de lugar.

Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, nome da atividade Tapete do Movimento - Educação Física Escolar - Fund 1 e 2:, escreva quem brincou com você. Se divirtam!

Tire uma foto da sua atividade e envie para a professora 

**********************************************

4º Bimestre  😍    Semana 30/11 A 04/12 

 E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro              

3ºano EFAI  29/ 2020          Tema: Esporte             Profª  Maria ED.Física

                                        Esportes de rede vôlei adaptado

Material:

Bexiga (ou uma sacola cheia de ar)

Barbante (ou linha, para marcar o espaço)

Pedaços de papelão (ou capa de caderno, ou próprio caderno)

Regras:

Faça a divisória dos campos(espaços) com o barbante.

Tire par ou ímpar para ver quem iniciará o jogo.

Para realizar o jogo bata com o caderno na bexiga lançando a para o seu colega sem ultrapassar a marcação, o seu colega vai rebater a bexiga devolvendo a para o seu lado.

Objetivo do jogo: Não pode deixar a bexiga cair. Se você deixar a bexiga cair, o seu colega marca ponto.

Ganha quem marcar mais pontos.

Explicação da atividade:

Com a ajuda de um adulto assista o vídeo do Youtube: Clique no link abaixo

https://youtu.be/NdJpnA_lfEg Esportes de rede (Jogo pré desportivo - Adaptado)

 

Atenção: Os alunos que não conseguirem acessar o youtube, com a ajuda do responsável pode seguir as regras escritas acima.

Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, nome da atividade: Esportes de rede vôlei adaptado, escreva quem brincou com você.

Nesta brincadeira vamos a atenção e a imaginação das crianças. 

***************************************************************************

4º Bimestre  😍    Semana 07/12 A 11/12

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro              

3ºano EFAI  30/ 2020     Tema:  Brincadeiras e jogos Inclusivos  Profª  Maria ED.Fí 


Zig zag vendado / Bola no aro


Material:

Cones (Garrafa pet)

Venda (um pedaço de pano para vendar os olhos)

Bola (se não tiver uma bola, pode fazer uma bola de meia)

Bambolê (Balde)

Explicação da atividade: Zig zag vendado

Com a ajuda de um adulto assista o vídeo da aula do CMSP do dia 08/12 : Clique no link abaixo

https://youtu.be/b_GNF3Wj1iI 08/12 - 3º ano EF - Educação Física - Brincadeiras e jogos inclusivos

Com a ajuda do seu responsável realize sobre Brincadeiras e jogos Inclusivos     

3º  Outra opção para realizar a atividade: Com a ajuda do seu responsável realize a atividade.  Espalhe os cone (garrafa pet), vende os olhos do seu colega, você será o guia,com o seu comando de voz ele passará pelos cones(garrafa pet),desviando dos obstáculos. Depois troque de lugar vende os olhos e seu colega será o guia.

Explicação da atividade: Bola no aro

Com a ajuda do seu responsável realize Brincadeiras e jogos Inclusivos     

2º  Outra opção para realizar a atividade: Com a ajuda do seu responsável realize a atividade.  Separe a Bola (Bola de meia) e o Bambolê (Balde). Faça um X no chão marcando a posição da pessoa que ficará em pé segurando o bambolê(balde), depois determine uma distância marque outro X onde ficará o lançador da bola que estará sentado. O objetivo do jogo e lançar a bola no aro para marcar pontos.

Em uma folha de sulfite escreva: o seu nome completo, nome da atividade: Zig zag vendado/Bola no aro, escreva quem brincou com você e qual brincadeira você mais gostou. Não esqueça de fazer o registro e enviar para a professora.

 

 

 

***************************************************************************

4º Bimestre  😍    Semana 09/11 A 13/11 

***************************************************************************

4º Bimestre  😍    Semana 09/11 A 13/11 

***************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário