Educação Física Profª Maria 5º anos A/B/C



*************************************************

1º Bimestre  😍  Semana  27/04 a 30/04
*************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5ºano EFAI – 002/2020  Tema: Brincadeiras e jogos  Profª Maria ED .Física

                            

                                                                                                                                          I                                                                                                                                                         

magens: https://www.google.com/search

O que você vai aprender com essa atividade:

Vamos falar sobre brincadeiras e os jogos populares e tradicionais do mundo, explicando suas

Características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/017VJD6Yxxk Exposição de Brinquedos e Brincadeiras do Mundo - Repórter Brasil

https://youtu.be/Hg5S4PTQuDg Brincadeiras Regionais | Sudeste

https://youtu.be/wXEjjIUOCck Território do Brincar | Série de MiniDocs | Brincadeiras com petecas nas diversas

regiões do Brasil.

1)Acesse o link  identificado no endereço acima e assista  o vídeo.

2)Em uma folha escreva ,o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade, a data em que está realizando,.

3) No videio acima foi falado sobre brinquedos e brincadeiras no museu, brincadeiras regionais, qual delas você mais gostou e gostaria de realizar na próxima aula?

4)  Escolha uma das atividades, depois de realizar registre como você se sentiu realizando, quem puder tire uma foto brincando capriche!!!,

5) identifique qual a origem das brincadeiras do videio?

6) Quem realizou a atividade com você?

Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie  pelo meio de comunicação indicado pela escola. ⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽




*************************************************

1º Bimestre  😍⚽  Semana  04/05 a  8/05
***************************************************

  E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

 5ºano EFAI – 002/2020   Tema: Corpo, Movimento e Saúde  Profª Maria ED .Física

          

Imagens: https://www.google.com/search

Nesta atividade você vai aprender:

Como é complexo o corpo humano, e assim perceber, o quão importante é preservá-lo!

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://www.youtube.com/watch?v=-3adho_PG3I Sistemas do Corpo Humano para crianças - O sistema ósseo, muscular, nervoso, respiratório, ...

https://youtu.be/UJN1cljyhVg  Alongamento Basico1

https://youtu.be/7RkDXBVAhpE Disney Piano Collection - Relaxing Piano Music - Music For Relax, Study, Work

 

Explicação da atividade:

1)      Acesse na internet o link acima e assista o vídeo: “Sistemas do Corpo Humano para crianças - O sistema ósseo, muscular, nervoso, respiratório, ...” Se não for possível utilizar internet, pesquise e visualize em livros de Ciências, imagens sobre os sistemas do Corpo Humano.

2)      Acesse o terceiro link Alongamento Basico1 O aquecimento prepara o indivíduo tanto fisiologicamente como psicologicamente antes do exercício e também ajuda a prevenir lesões. ... alongar e aquecer antes da prática esportiva também e importante para criar hábito e incentivar uma vida mais saudável.

        Acompanhe o vídeo e realize a atividade.

 3) Acesse o terceiro link: Disney Piano Collection - Relaxing Piano Music - Music For Relax, Study, Work; e realize os exercícios que fazemos no início de nossas aulas: Chame o responsável e o convide para realizar a atividade. Coloque o vídeo e em quando ele fala o movimento em voz calma você realiza, depois você pode ler e ele realizar. Se divirtam!

Coloque-se na posição inicial, respire profundamente, sinta e perceba o teu corpo... Lembre-se das imagens... Dos sistemas... Perceba o quão lindo e perfeito é o seu corpo!

Respire fundo elevando os braços, exercitando vibrações, desejos positivos...

Paz! Amor! Sabedoria! Felicidade! Saúde! Respeito! Para os pensamentos... Para os Sentimentos... Para as atitudes!!!

Inicie os movimentos para aquecer e lubrificar as articulações: pescoço, ombros, cotovelos, punhos, articulações das mãos, quadris, joelhos, tornozelos e articulações dos pés...

Realize os exercícios de alongamento: Musculatura do pescoço, braços, tórax (peito), dorsal (costas), musculatura lateral do corpo e pernas.

Inspire profundamente elevando os braços, entrelace os dedos das mãos e alongue-se expirando, soltando o ar.

Feche os olhos... Coloque as mãos sobre o coração... E exercite a Gratidão!

 3) Em uma folha de sulfite escreva:

     - o seu nome completo, ano cursado e turma;

     - o título, nome da atividade: “Corpo Humano/ Meu Corpo” e a data em que está realizando;

     - como foi se exercitar, movimentar e sentir o seu corpo, após identificar “tudo o que tá funcionando dentro de você”;

     - Pesquise, recorte e cole imagens dos sistemas: esquelético, muscular, cardiovascular, respiratório e nervoso. E cole.

Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie  pelo meio de comunicação indicado pela escola. 

Considerações Gerais aos Responsáveis

O autoconhecimento, adquirido através de conceitos e percepções através da prática, favorecem a aquisição de hábitos saudáveis. Valorize este aprendizado exercitando-se junto com seu(sua) filho(a). Divirtam-se!!!






















***************************************************


1º Bimestre  😍  Semana  11/05 a 15/05
***************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

 5ºano   EFAI  05/2020     Tema: Brincadeiras e jogos  Profª Maria ED. Física


“Corpo Humano – A importância do Aquecimento Físico” 


Na aula anterior você aprendeu: Como é complexo o corpo humano, e assim percebeu, o quão importante é preservá-lo! A importância do alongamento, do aquecimento e alguns benefícios, para realização da atividade física dentro e fora da escola.

Nesta atividade você aprendera: identificar quais são os membros e os movimentos do aquecimento

         Aquecimento fisico                                                                    

1º) Leia os movimentos do aquecimento de cada membro :

Pescoço: girar levemente a cabeça para esquerda e para a direita e, em seguida, fazer movimento circular

Ombro: com os braços esticados, fazer movimentos circular para frente e para trás.    

Braços: esticar o braço a frente do corpo, dobrar o punho para baixo e pressionara-lo.              

Pulso: entrelaçar os dedos e fazer movimentos circular com o punho

Tronco: com as pernas abertas, levar o braço para cima da cabeça, flexionando o tronco para a esquerda e depois (inverte) para a direita.

Coluna: com as pernas semi-aberta tocar as mãos no chão, flexionado levemente o joelho e, em seguida, erguer e levar os braços para trás.            

Cintura: com as pernas semi-abertas e as mãos na cintura girar o tronco para a direita e esquerda

Pernas: com as pernas semi-abertas, abaixe-se esticando uma perna e flexionando a outra (com o calcanhar no chão).

Joelho: com os joelhos semi-flexionados, fazer movimentos circular, para direita e esquerda. 

Tornozelo: apoiar no chão com a ponta dos pés e fazer movimentos circular (primeiro o pé direito depois (inverte) o esquerdo).

2º) Marque os movimentos do aquecimento identificando com a letra correspondente, seguindo o exemplo:                                      

A) Pescoço

B) Tronco

C) Coluna

D) Ombro

  E) Braços

 

F) Cintura

G) Pulso

H) Pernas

I) Joelho

J) Tornozelo

 

(     )

(    )

(    )

(     )

(     )

 

(      )

(        )

 

(       )

(       )

(C) EXEMPLO    https://www.coladaweb.com/

Escreva na tabela abaixo quais são os membros superiores e quais são os inferiores:


https://www.slideshare.net/

Escreva os membros inferiores:

Escreva os membros superiores:


http://chaodeestrelascassilandia.blogspot.com/

Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie  pelo meio de comunicação indicado pela escola. 

Considerações Gerais aos Responsáveis: “O aquecimento é importante porque ninguém será criança para sempre, é o objetivo da Educação Física é fazer com que o aluno leve uma vida e crie uma cultura de hábitos saudáveis realizando uma atividade física.


***************************************************


1º Bimestre   😍 Semana  18/05 a 21/05
***************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5ºano   EFAI – 006/2020     Tema: Brincadeiras e jogos  Profª Maria ED. Física

 JOGO DA ONÇA                                                             

HISTÓRIA DO JOGO DA ONÇA

O jogo da onça, conhecido pelos Bororos como adugo e pelos Guaranis como jaguá ixive, é um jogo de estratégia conhecido em várias partes do mundo. Nos países nórdicos, ele é chamado de “raposas e gansos”; no Nepal, bhaga chal; na Índia lau kati kata. Aqui na América, ele era jogado pelo antigo povo Inca, no Peru. A diferença básica entre todos eles são as peças do jogo. No Peru, as peças representam o puma (uma onça muito comum nos Andes) e os carneiros. Na Índia, tigre e cabras. E aqui no Brasil, a onça e os cachorros. A relação é a mesma em todos os casos: a peça solitária representa um animal ou um homem poderoso e as outras peças são mais fracas, mas numerosas (no caso da China, o duelo era entre o senhor feudal e os camponeses). Segundo alguns historiadores esse jogo já era conhecido pelos índios brasileiros antes da chegada de Cabral ao Brasil.

Endereço de apoio da internet: Jogo da Onça - Aprenda como jogar

https://youtu.be/SMqSJL8dZ_Y  Jogo da Onça  15 de set. de 2018

https://youtu.be/sWMWOpoCcsI  ATIVIDADE 3: JOGO DA ONÇA 14 de abr. de 2020

https://youtu.be/OJ7pxJSBRNs #JogoDaOnça #Ludico #Origem

Regras do jogo da onça

1. Preparativos: Material alternativo: Tampa de garrafa pet, um pedaço de papelão, folha de caderno ou sulfite

O jogo de Trilha tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar

Montem um tabuleiro e organizem as peças de acordo com no desenho. Uma peça representa a onça e as demais (catorze) representam os cachorros.

Jogo de tabuleiro da onça

O tabuleiro é composto por um quadrado principal e um triângulo ligado a um dos lados do quadrado. As duas figuras geométricas principais são cortadas por linhas retas, horizontais verticais, diagonais, formando novos quadrados e triângulos no interior do tabuleiro.

As casas do tabuleiro são as intersecções dessas linhas. Temos um total de 31 casas.

As peças são: 01 onça e 14 cachorros.

É um jogo para duplas: um fica com a peça que representa a onça e o outro com as 14 peças dos cachorros. Para vencer o jogador com a onça deve capturar cinco cachorros e o jogador com os cachorros deve encurralar a onça            .

Quantidade de jogadores: 2 dois

3. Como jogar:

Decidam quem será a onça e quem representará os catorze cachorros. A onça começa a partida deslocando-se para qualquer casa vizinha que esteja vazia, em qualquer direção. Depois é a vez de um dos cachorros se deslocar para uma casa vizinha vazia, também em qualquer direção.

Caso a onça entre na toca, que é a parte triangular do tabuleiro, ficará presa. A captura de um cachorro acontece quando a onça pula sobre ele para uma casa vazia, em qualquer direção (como acontece no jogo de damas).

A onça pode fazer mais de uma captura em uma mesma jogada se for possível (também como acontece no jogo de damas).

A onça não pode ser capturada, apenas presa, imobilizada, de modo que não possa mais se mover no tabuleiro.

Site de apoio de pesquisa http://www.palavrinhas.org/2019/10/regras-do-jogo-da-onca-1.html                                                                                   

4. Fim do jogo:

O jogo termina ou com a captura de cinco cachorros por parte da onça ou com a prisão da onça por parte dos cachorros.

Explicação da atividade:

1). Com a ajuda de um adulto assista o vídeo de apoio no endereço acima, depois separe o material e faça o tabuleiro do jogo da ONÇA use a criatividade. ! Nada melhor que brincar e se divertir em família. Divirtam-se!

2).  Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade:  JOGO da ONÇA data em que está realizando; escreva quem brincou com você, se sentiu alguma dificuldade durante

a brincadeira. Registre através de desenho ou fotografia, você brincando. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha.... Capriche!!! 

Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie  pelo meio de comunicação indicado pela escola. 

***************************************************


1º Bimestre  😍  Semana  25/05 a 29/05
***************************************************

  E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano   EFAI – 007 /2020    Tema: Lutas     Prof.ª Maria ED. Física                     

    

  Difereças  de Lutas de Brigas                                                                

 

O que posso aprender com as lutas?Lutas : E um dos esportes  competitivos mas antigos do mundo,aparecendo em pinturas no EGITO com mais de 5000 Anos ,com o passar do tempo, os combates que originaram a luta olimpica perderam suas formas violentas e deram lugar a desafios que não geram risco ao atletas.Com a luta desenvolvemos habilidades como Lateralidade,equilibrio,força, dominio, atençao, percepçao, etc..

Luta  e briga  são a mesma  coisa?  Com certeza Não que fique claro, luta   e   briga   são   assuntos diferentes, e quando entendemos essa diferença passamos a valorizar a prática das diferentes modalidades esportivas de lutas e não aceitar jamais a violência, buscando sempre o diálogo para resolver nossos problemas.

Vamos entender qual é essa diferença?

Lutas: Nas lutas existem regras, valores e respeito ao oponente. Lutamos e nós defendemos sem machucar alguém de propósito. São sistemas para treinamento de combate, geralmente sem uso de armas, com regras bem estabelecidas. Podem ser praticadas como treinamento militar ou policial, como defesa pessoal ou como esporte. Observa-se sempre a presença de regras, respeito, disciplina entre os praticantes . A luta pode ser bem saudável existem varias modalidades de lutas podemos usá-la com esporte , entre elas : boxe, capoeira, Karatê, sumo, Jiu-jitsu, Tae-kwon-do Karatê, Judô, Muay thai, kick boxe, etc...  Algumas modalidades são consideradas olímpica.

Brigas: Nas brigas não existe regras, valores ou qualquer tipo de respeito, o objetivo de uma briga e agredir fisicamente ou moralmente outra pessoa e normamente um  combate   corpo-a-corpo ilegal ao   contrário   das   lutas, uma   briga   pode envolver   armas, vários   adversários   e não tem regras está   sempre   presente   a violência e muitas vezes resultam em ferimentos graves ou mesmo a morte.

Já que estamos falando da diferença entre brigas e lutas, vamos entender também a diferença de brincadeira e agressão.

Machucar pessoas não é legal, não e um ato de cidadania,respeito e dignidade.

Para refletir :

Não confunda agressão com brincadeira.

Para quem ainda não pensou nisso, este é o momento:

 

Brincadeira:  e ação de brincar, se divertir ,de entreter, de distrair, se alegrar.Onde ambos se sintam bem .

 Agressao: agredir , machucar  o outro, deixá-lo triste e com vergonha.

Portanto  percebemos   que   a   ação   de   brincar   e totalmente diferente de agredir.

 Dessa   forma devemos   rever   nossas   atitudes   e refletir se  estamos   brincando   de   forma   violenta   com   nossos colegas.

 

 

    

Vamos observar as imagens para começar a entender as diferenças uma imagens e uma referência a briga:                                                                    

 

    Figura 1: Capoeira (Luta)       Figura 2 : Boxe (Luta)                      Figura: 3 Caratê (Luta)             Figura 4: Judô (Luta)          Figura 5: Os Simpsons (Briga)                                                    

                             http://afisha.bigmir.net    http://portalcostanorte.meionorte.com   http://sgnh.com.br    www.tenisclubedesuzano.com.br   http://blogs.estadao.com.br                                                                                           

1º) Preencha os espaços com as palavras correspondentes de acordo com o texto acima:

A)Nas lutas existem __________,_______________ e _____________ ao oponente.

B)Observa-se sempre a presença de _________________ , ___________ e _________entre os praticantes.

C)Nas brigas não existe______________ ,______________ ou qualquer tipo de ____________.

D)Normamente a_____________e  um  combate corpo-a-corpo____________ ao contrário   das____________.

E)A_____________e ação de brincar,se divertir ,de entreter, de distrair, se alegrar.Onde ambos se sintam bem.

F)Algumas modalidades de lutas podemos usár como esporte: boxe,___________,__________, sumo, Jiu-jitsu, Tae-kwon-do Karatê,___________, Muay thai, kick boxe, etc... 

Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie  pelo meio de comunicação indicado pela escola. 


***************************************************


😍 2º BIMESTRE


***************************************************

2º Bimestre  😍  Semana  15/ 06 a 19/06
*************************************************

         E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano  EFAI – 008 /2020   Tema: Jogos e Brincadeira     Prof.ª Maria ED. Física           

     Jogo da velha triangular                                                  

Objetivos: Desenvolver habilidades de raciocínio dedutivo. Trabalhar técnicas de resolução de problemas. Desenvolver habilidades de percepção espacial. Promover o trabalho em equipe.

O jogo-da-velha triangular e uma variação do jogo da velha tradicional um dos jogos mais antigos, introduzida na nossa da nossa cultura.

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/QzB7gEVm8o4  Jogo da velha triangular

Material:

 Um tabuleiro (pedaço de papelão).

 Folha para desenhar o jogo; régua.

10 Marcadores ou mais, em dois formatos ou cores diferentes, pode ser (tampinhas de garrafa pet).

 Lápis para marcar as jogadas.

OBS: Pode utilizar as tampinhas de garrafa pet para fazer os círculos

Meta: Ser o primeiro a alinhar 3 de suas marcas no tabuleiro.

Regras:

1. Cada jogadora escolhera um marcador deferente para marcar.  Se for em equipes jogaram alternadamente.

2. Cada jogador, na sua vez, poderá colocar sua marca em um círculo qualquer.

3. Ganhara a equipe ou o Jogador que colocar três de suas marcas alinhadas de acordo com as linhas do tabuleiro.

Variações do jogo

1 – Adicionar a regra de que cada jogador pode fazer no máximo 4 jogadas.

2 – Alterar a regra 3 para: perde quem alinhar 3 de suas marcas

Assinale as afirmativas falso ou verdadeiro marcando um X na alternativa correta:

 A meta do jogo e alinhar 3 de suas marcas no tabuleiro.

Verdadeiro (    )      

Falso (      )

Cada jogador escolhe um marcador deferente para marcar.

Verdadeiro (    )      

Falso (      )

 O Jogador, na sua vez, não pode colocar sua marca em um círculo qualquer.

Verdadeiro (    )      

Falso (      )

O jogo-da-velha triangular não é uma variação do jogo da velha.

Verdadeiro (    )      

Falso (      )

O jogo da velha triangular estimula o raciocínio lógico.

Verdadeiro (    )      

Falso (      )

O jogo-da-velha triangular e uma variação do jogo da velha.

Verdadeiro (    )      

Falso (      )

Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom ,se não for possível envie  pelo meio de comunicação indicado pela escola. 


***************************************************


2º Bimestre  😍⚽  Semana  22/ 06 a 26/06
*************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano   EFAI – 009 /2020          Tema: Luta     Prof.ª Maria ED. Física

      Capoeira/Huka Huka                                                                               

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/jjqvuYlhdx0 Você sabe jogar capoeira? | Quintal Cultura

http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293   Capoeira Infantil



https://venum.com.br/blog/conheca-o-huka-huka-arte-marcial-do-xingu/

Huka-Huka é o wrestling dos povos nativos

O índio brasileiro também tem sua própria arte marcial. O Huka é 100% nativo da América do sul, mais precisamente do Xingu (reserva indígena no norte mato grossense).

O Huka-Huka é uma luta similar ao wrestling: sem golpes traumáticos, baseada em quedas, imobilizações e chaves. A luta esportiva começa de joelhos, o objetivo é levantar o atleta e derrubá-lo novamente no chão.

Fora da competição, a luta é usada para os jovens índios mostrarem que estão prontos para a vida adulta. Os combates acontecem sempre depois do Quarup, um ritual que homenageia os mortos na cultura indígena. O chefe do grupo de lutas começa o combate, intimando o atleta que deve enfrentar, caso seja derrotado, ele perde o status de líder até reconquistar dentro da luta. Tem competição a feminina e masculina.


https://lutas1pucpr.blogspot.com/2013/04/fundamentos-da-capoeira-aula-pratica-i.html




Inicia-se desenhando um triangulo no chão, o triangulo é o desenho que baseará a movimentação da ginga para o iniciante na capoeira.                                                                     

 A capoeira: Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

Movimentos da Capoeira

Defesas: cocorinha, esquivas, negativas, resistência;

Ataques Rodados: armada, chapéu de couro, meia-lua, meia-lua de compasso, meia-lua solta, queixada;

Ataques Frontais: bênção, chapa, esporão, martelo, ponteira;

Ataques Voadores: armada, martelo voador, meia-lua solta, queixada, vôo do morcego;

Movimentações: ginga, eu ia, rolê, fuga, troca, atravessa, meia volta, volta ao mundo;

http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293

Golpes de Mao: abafador, asfixiante, cutilada, galopante, godeme, quebra-queixo;

Acrobacias: aú, compasso, duplo S, eclipse, giro de cabeça, macaquinho, palhacinho, queda de rins, salto (uno, duplo e triplo e mortal), saudação, voador;

Desequilibrastes: arrastão, bandas, chibata, rasteira, tesouradas, vingativas;

Especiais: batida de frente, boca de calça, cabeçada, carrinho de mão, coice, trava de perna.

     Explicação da atividade:

 1) Acesse na internet, “Você sabe jogar capoeira? | Quintal Cultura” identificada no endereço acima.

2). Faça o triângulo no chão e realize o o movimentos solicitados somente o da ginga junto com seu responsável, chame mais alguém para fazer com você. Se possível escolha ima música na internet para acompanhar o movimento.

3) Faça uma lista com os nomes dos movimentos realizados na capoeira e fale o que você entendeu sobre a luta HUKA-Huka

 Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie  pelo meio de comunicação indicado pela escola. 



*************************************************

2º Bimestre  😍⚽  Semana  29/ 06 a 03/07
*************************************************

    E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano   EFAI – 0010/2020          Tema: Luta     Prof.ª Maria ED. Física

                                                 Idjassú

Nesta atividade vamos conhecer, mas uma luta da nossa cultura indígena, assim conhecendo a nossa cultura e observando que nossa luta mais conhecida teve origem dos nossos povos e como e importante e rica a cultura do nosso pais. Lembrando que as lutas são de grandes benefícios para o nosso corpo e mente

https://www.google.com/imgres?imgurl=

                  Um pouco de história das lutas indígenas 

    Idjassú  

A luta Idjassú é um estilo de luta livre tradicional brasileira dos Karajá do Tocantins. Os princípios da luta são parecidos com a Huka-Huka. Mas o que diferencia essas lutas? No Idjassú, os atletas iniciam a luta em pé, acontece a chamada com os atletas um de frente para o outro girando em círculos até o encontro deles, onde é feito o agarre na cintura do outro com o objetivo de levar o adversário ao chão. O atleta vencedor abre os braços e dança em volta do oponente, cantando e imitando uma ave. É praticada em terrenos de terra. Essa luta faz parte dos Jogos Indígenas como luta demonstrativa.

    Huka Huka

A luta Huka-Huka é uma luta originalmente brasileira, mais especificamente do Estado de Mato Grosso do Sul e criada pelos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi. Ela é uma luta corporal praticada pelos índios Kamayurás desde a infância e costuma ser praticada durante os festejos do Kuarup (um ritual que homenageia os mortos na cultura indígena). A luta possui regras: Um homem chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e escolhe os oponentes chamando-os pelo nome. Inicia-se com os praticantes frente a frente ajoelhados e agarrados entre si, girando em círculo. O objetivo é tentar derrubar o adversário ou agarrar as suas pernas. Durante toda luta os oponentes podem levantar ou permanecer ajoelhados e não são permitidos socos, chutes ou pontapés. Praticado nas aldeias na terra, mas também pode ser praticado no (tatame, grama, tapete, areia, terra) ,eles se preparam pintando o corpo, normalmente  suas vestimentas são panos nas articulações e pele de onça na cintura, os  oponentes são dois lutadores, a oposição presentes  são as imobilização, equilíbrio, ataque e defesa. A luta Huka Huka  e semelhante as características  jiu jtsu e judô.

1º com base no texto e nas aulas do CMSP responder as questões: 

A-Já ouviram falar na luta Idjassú?

B- O que o atleta vencedor faz quando ganha aluta?

C-  Como inicia a luta os atletas iniciam a luta?

D- Qual é o estilo da luta Idjassú?

E-O que diferencia a luta Huka a Huka da luta Idajassú?

F-Em que local é praticado o Huka a Huka?

G- Como os lutadores de huka huka se preparam para a luta?

H- Há qual (quais) outras modalidades de lutas o Huka Huka se assemelha quanto às suas características?

Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie  pelo meio de comunicação indicado pela escola. 


*************************************************

2º Bimestre  😍⚽  Semana  06/ 07 a 10/07
*************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano  EFAI 11 /2020     Tema: Luta   Prof.ª Maria Ed. Física   2º Bimestre         

Luta/Domínio, percussão e mista

          

              Roberto Galante – 2019                                        Roberto Galante – 2019                     https://festivalforrodaluacheia.com.br/pega-rab                                                                                   

Endereço de apoio:

https://youtu.be/l_2oDQfStoQ 08/07 - 5º ano EF - Educação Física - Lutas do contexto comunitário e regional: Indígena e africana
https://youtu.be/7rrODuhgcXE Ludo Vlog - Desafio Olímpico - Luta Olímpica

https://youtu.be/vwLsG_zPwbU Tá de brincadeira - Pega o Rabo - 08/09/1

 

Luta olímpica características

Regras:

1.Luta Livre (meninos e meninas)

2.Grego Romano (só menino)

3.Local

4.Técnicas

5.Disciplina

6.Respeito

As lutas de domínio são modalidades onde têm que agarrar ou puxar, derrubar ou imobilizar o adversário para vencer o combate, exemplos de lutas de domínio: judô, jiu jitsu, sumo, entre outras.

As lutas de percussão são todas aquelas modalidades onde os lutadores precisam tocar o adversário para conseguir pontos para vencer o combate, exemplos de lutas de percussão: boxe, taekwondo, karate, muaythai, esgrima, entre outros.

Existem também as lutas mistas, onde estão envolvidas as técnicas de domínio e percussão, que tem como objetivo tocar e/ou agarrar o adversário, exemplo: MMA (mixedmartialarts) que é uma modalidade que se utiliza de golpes em pé e também da técnica de chão.

1º). Agora vamos identificar as semelhanças e as diferenças entre as lutas de domínio, percussão e  a mista

 

 Lutas de Domínio

Lutas de Percussão

Mista

Semelhança

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diferença

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º). Nas brincadeiras realizadas desenvolvemos: velocidade, agilidade, equilíbrio, força entre outras habilidades, assim já treinando as técnicas para as práticas da luta desde as brincadeiras .

A). Assista o vídeo acima e veja como e a brincadeira Pega Rabo. Realize a brincadeira com seu responsável e registre com foto ou vídeo, e como você sentiu fazendo a atividade.    

 

 

 

“A atividade física na infância, ou o movimento do corpo, tem um papel essencial para o desenvolvimento infantil! Esses movimentos expressam emoções, ampliam a postura corporal, e desenvolvem a capacidade afetiva e intelectual através da luta” Incentive-os!!!

Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie  pelo meio de comunicação indicado pela escola. 


*************************************************


2º Bimestre  😍⚽  Semana  13/ 07 a 17/07
*************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano EFAI  12 /2020  Tema: lutas    Prof.ª Maria Ed. Física   2ºBimestre                   

                                                   Dambe / Lutas do contexto Africano

Endereço de apoio:

 https://youtu.be/LG5Orkpuzbc 15/07 - 5º ano EF - Educação Física - Lutas do contexto africano

Nesta atividade :Vamos conversar sobre lutas? Conhecer um pouco sobre a luta africana Dambe e realizar a atividade trabalhando a força equilíbrio e agilidade.

Dambe - Arte marcial Nigeriana/África que se relaciona com algumas lutas praticada aqui no Brasil (ex: muaythai, kickboxing, etc.)

No passado esta luta foi utilizada como parte de rituais em períodos de colheitas em aldeias no interior do País onde membros de castas diferentes se enfrentam. A Dambe passou a ser praticada como treinamento base para os guerreiros em combate. Para guerra.

A luta é dividida em três rounds, não há luvas para proteger dos contatos, apenas um braço que é chamado de “lança,” é envolvido por uma corda. A mão livre é chamada de “escudo”, que deve ser usada para bloquear o ataque do adversário, e também tem o objetivo de derrubar o adversário. No Dambe apenas a mão da luva pode desferir golpes de percussão enquanto a mão que está livre serve para desviar o bloqueio do oponente.


             

  https://br.pinterest.com/pin/657314508086209030/        htps://br.pinterest.com/pin/      http://www.araraquara.sp.gov.br/educacao/atividades2ci-edfisica.pdf                                                                                                                                                                                 

   Explicação da atividade:

1º) Acesse o link acima e assista a aula introdutória a temática de Lutas do Centro mídia. Se possível realize as atividades proposta pelas professoras junto com seu responsável:

2º) Imprima/ ou copie esta atividade e responda as perguntas abaixo:

 

a) Quais  foram as lutas  que você conheceu nessas últimas aulas?

 

b)Qual luta você mais  gostou?

 

c) NO Dambe qual a função da mão direita e da mão esquerda durante a luta?

 

d)Com qual artes marciais praticada no Brasil a luta Dambe se relaciona?

  

E)  NO Dambe qual é a mão de ataque é a mão de defesa?        

 

F) Crie o seu próprio tapete de equilíbrio e realize a atividade de equilíbrio cronometrando o tempo, marque o maior e o menor tempo feito por você e pelo seu responsável.

 

 

Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie  pelo meio de comunicação indicado pela escola. 

 

*************************************************

2º Bimestre  😍⚽  Semana  20 a24/07

*************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano EFAI 13 /2020   Tema: Danças   Prof.ª Maria Ed. Física   2ºBimestre                       


Danças do Brasil


FORRÓ

É um estilo de dança e gênero musical influenciado por africanos e europeus relacionada à região nordeste que extraiu e espalhou para o país os embalos de um ritmo ora lento, ora rápido, recheado de instrumentos como o triângulo, a sanfona e a zabumba.

 

 

SAMBA

É uma forma de dança originária do Brasil. É ligada ao ritmo musical de mesmo nome, e muito praticada por passistas de escolas de samba e em pagodes.

 

XAXADO

Dança pernambucana restrita ao sexo masculino, que se expandiu pelo Nordeste levada por cangaceiros. Sem acompanhamento instrumental para o canto, pode apresentar a marcação rítmica de pancadas de rifles no chão.

 

FREVO

Dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira.

 

JONGO

Dança de roda de origem africana do tipo batuque ou samba, com acompanhamento de tambores, solista no centro e eventual presença da umbigada, e cujo canto é do tipo estrofe e refrão

 

CATIRA

Dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos.

A Dança Cateretê-Catira


https://www.slideshare.net/evandrolhp/catira-76824188

         Considerada uma das mais genuínas danças rurais brasileiras, cujo nome vem da língua tupi. Dança-se em duas filas, uma de homens outra de mulheres, que evolucionam um diante dos outros, é uma espécie de sapateado com bate-pé́ ao som de palmas e violas, sendo bastante conhecida nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás (onde é denominada catira).

 

 

Endereço de recursos de apoio:

www.youtube.com/watch?v=UJ2R7zu2uGo>   - Acesso em 17 mar. 2020.  Apresentação de Dança - Catira

https://youtu.be/BskGVZdpps8  Quintal Musical - João de Barro - 14/06/12

https://www.slideshare.net/evandrolhp/catira-76824188   Catira

1º Assista os vídeos no endereço de recurso de apoio e despois responda:

Você já dançou a Catira?

 Já assistiu alguém dançando ao vivo ou pela mídia?

Conhece alguém que dança   a Catira?

Você gostou do ritmo da Catira?

Agora faça umas entrevistas com os vizinhos, parentes, pais, avós, sobre o que eles conhecem sobre o cateretê (catira):

1ºEntrevista:

Nome do entrevistado:                                                                                      

Você conhece cateretê (catira)?

O que é?

Como você conheceu?

Já dançou o cateretê (catira)?

 

2ºEntrevista:

Nome do entrevistado:                                                                                      

Você conhece cateretê (catira)?

O que é?

Como você conheceu?

Já dançou o cateretê (catira)?

 

3ºEntrevista:

Nome do entrevistado:                                                                                      

Você conhece cateretê (catira)?

O que é?

Como você conheceu?

Já dançou o cateretê (catira)?

 *************************************************


2º Bimestre  😍⚽  Semana  27/07 a 31/07

 ************************************************

 

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castr

 5º ano EFAI – 0014 /2020     Tema: Danças  Prof.ª Maria Ed. Física   2ºBimestre          

Danças do Brasil- Elementos Constitutivo da Dança

 

Elementos constitutivo da Dança

 

Variaçoede ritimo:Lento,moderado e rápido

Diferentes direçoes: Movimentos com deslocamento para frente,para trás e para os lados .

Diferentes niveis(Plano):

Movimentos no plano alto(em pé),

Movimentos no plano médio(abaixado,agachado);

Movimentos no plano baixo(movimentos no solo).

 

 


 

Uma volta ao Mundo


Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/OUAAwMoLspY 29/07 - 5º ano EF - Educação Física - Danças do mundo: Frevo

https://youtu.be/XePzKIYLDiw  ALECRIM - Frevo | Valéria Vicente

https://youtu.be/ekQ3aGcezb4 Tango - La cumparsita (M. Godoy & M. Ayala)

https://youtu.be/qy6dlGpC3NsThe Nutcracker – Sugar Plum pas de deux: Adagio (Nuñez, Muntagirov, The Royal Ballet)

Explicação da atividade:

Realizando os gestos

1ºAcesse o link acima e se divirta. Escute e sinta a música, acompanhe o ritmo movimentando o corpo. Você pode imitar os gestos ou inventar os seus gestos, realizando os seus próprios movimentos.

2º  Acesse os vídeos no endereço de apoio e analise os elementos constitutivo das danças abaixo:

        Analise da Dança Salsa

Dança

 

Salsa

Ritmo

 

Direções

 

Plano

 

        Analise da Dança Tango

Dança

 

Tango

Ritmo

 

Direções

 

Plano

 

       Analise da Dança Ballet

Dança

 

Ballet

Ritmo

 

Direções

 

Plano

 

 

1ºQuais estilos de dança do mundo você conhece?

2ºQual a origem dessa dança:

Frevo:

Tango:

Ballet:

3º Onde eles estão dançando?

Frevo:

Tango:

Ballet:

5º Escolha a música que mais gostou e dance com alguém da sua família, tire foto e envie para sua professora:

 

Considerações gerais aos familiares e/ou responsáveis...

Bora “Brincar de Dançar?!” E o seu desafio é se divertir, Ok?!

A Dança sempre esteve presente na história da evolução humana.  A Educação Física visa trazer conhecimentos culturais referente a dança, promovendo o respeito a diversidade de manifestações artísticas, bem como propiciar diversas experiências agradáveis para que a Dança.

     Desde já agradeço a todos os responsáveis pela participação nas aulas.

 *************************************************

*************************************************




Sejam bem vindos 

                                       😍 3º BIMESTRE 




 

*****************************************

3º Bimestre  😍⚽  Semana  03/08 A 07/08

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano  EFAI – 0015 /2020   Tema: Ginastica Prof.ª Maria Ed. Física 

   

            Movimentos Básicos da ginástica                                                   

Nesta atividade você irá: Conhecer elementos básicos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros e rotações, com e sem materiais, de forma individual adotando procedimentos de segurança.                                                                            

 

  Classificação da ginastica

Elementos da ginastica geral   

    Alongamento e aquecimento:


Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/SLZLV5QUyFw   Sacudir o Esqueleto - Alongamento - 15/10/13

https://youtu.be/gfRgQGqXBQc   Movimentos Básicos da Ginástica - Educação Física Escolar

https://youtu.be/zcUZD3495OU  ELO - GGU Ânima - Finlândia 2015

Explicação da atividade:

E o seu desafio é se divertir, Ok?!

Realizando os gestos:

1º Acesse o link acima no endereço de apoio.

2º Com a ajuda do seu responsável assista o vídeo “Sacudir o Esqueleto - Alongamento - 15/10/13 “e realize o alongamento.

3º Convide a família para o desafio da Ginastica, assista o vídeo” Movimentos básicos da ginastica” no endereço de apoio.

4º Assista o vídeo “ELO - GGU Ânima - Finlândia 2015”(só para assistir).

5ºO que você achou e como se sentiu assistindo à apresentação do grupo de ginastica “ELO - GGU Ânima - Finlândia 2015”?

6º O que e ginastica Geral?

7ºQuais movimentos da ginástica você conhece?

8ºQuais são os elementos da ginástica?

9ºRegistre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua linda atividade.

Considerações gerais aos familiares e/ou responsáveis...

Participe junto deste momento divertido, faça essa atividade como um momento de lazer.

Desde já agradeço a todos os responsáveis pela participação nas aulas


Movimentos básicos da ginástica:

Recorte brinque com a familia para ver quem acerta os movimentos decada figura:


 

*****************************************

3º Bimestre  😍⚽  Semana  10/08 A14/08

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano  EFAI – 0016 /2020   Tema: Ginástica   Prof.ª Maria Ed. Física

  Ginástica                        Elementos da Ginástica

    
 

1)Acesse o link a seguir abaixo  assista e responda a questão  A:

https://youtu.be/QvnQOpm_EzU   Grupo Ginástico Unicamp - Gotas

A) Escreva os elementos da Ginastica que você conseguiu identificar no Vídeo.

 

 

 2) Acesse o link a seguir assista a aula de Educação Física do CMSP - Centro de Mídias da Educação de São Paulo, escolha a brincadeira que você mais gostou, realize junto com o seu responsável depois responda:

https://youtu.be/ui-j8lWw82g  12/08 - 5º ano EF - Educação Física - Ginástica geral

A)Responda :

Nome da Brincadeira que você escolheu do CMSP:

Quais elementos da ginástica você identificou na brincadeira?

 

 

 

Considerações aos Pais e/ou Responsáveis

Brincar e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.

Não esqueça de registra a atividade com você brincando e a atividade escrita, tire foto junto com o responsável contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e vídeos.

 



*****************************************
Bimestre  😍⚽  Semana  17/08 A 20/08 

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano  EFAI – 0017 /2020   Tema: Ginástica   Prof.ª Maria Ed. Física

Ginástica

Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/cC5RyILIrCw 19/08 - 5º ano EF - Educação Física - Ginástica geral

https://youtu.be/sPQUagfMMhw    Festival de Ginástica Para Todos | Esporte Criança 6 a 10 anos

https://youtu.be/nezIDLNrvXo Manejo de aparelho da Ginástica Rítmica – Fita

Explicação da atividade:

Vamos se divertir construindo a nosso material para a aula de ginastica

1º  Acesse o link acima no endereço de apoio..

2º Com a ajuda do seu responsável assista o vídeo e realize a atividade fazendo o seu Balangandã. No endereço de apoio temos a aula do CMSP com a explicação de como fazer.

3º Acesse no endereço de apoio o link “Festival de Ginástica Para Todos | Esporte Criança 6 a 10 anos” assista o vídeo e escreva os nomes dos materiais utilizados na apresentação da ginastica:

 

4º O que você achou da apresentação da ginastica “Festival de Ginástica Para Todos | Esporte Criança 6 a 10 anos”?

 

5º O que você achou dos movimentos da ginastica do vídeo “Manejo de aparelho da Ginástica Rítmica – Fita”?

 

6ºVamos realizar alguns movimentos:

5º Registre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua linda atividade.

 

Considerações aos Pais e/ou Responsáveis

Brincar e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.

Não esqueça de registra a atividade com você brincando e a atividade escrita, tire foto junto com o responsável contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e vídeos.

Desde já agradeço a todos os responsáveis pela participação



*****************************************
3º Bimestre  😍⚽  Semana   31/08 A 04/09

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano  EFAI – 0018/ 2020   Tema: Ginástica   Prof.ª Maria Ed. Física         

 


A realização da atividade física e muito importante para nossa saúde. Esse ano vamos realizar o nosso Agita Galera de uma forma diferente, em nossa casa, mas com muita alegria.

Veja no quadro ao lado os benefícios da atividade física.

 

Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/8znnuzUCWys  Aquecimento com música infantil 2 - DANCE COM ANGEL

https://youtu.be/bf59CrTef4o   Ginástica Infantil e Educação Física: Game do Movimento parte 02😃 Educação Infantil

https://youtu.be/aTcs4wi7WOw  02/09 - 5º ano EF - Educação Física - Ginástica geral

Explicação da atividade:

Bora “Brincar?!”

E o seu desafio é se divertir, Ok?!

 

1). Acesse o link no endereço de apoio  “Aquecimento com música infantil 2 - DANCE COM ANGEL e vamos realizar o nosso aquecimento.

2). Acesse o link no endereço de apoio, identificado no endereço acima Ginástica Infantil e Educação Física: Game do Movimento parte 02😃 Educação Infantil. Execute, fazendo os movimentos solicitados. Se possível for, chame mais alguém para com fazer com você.


3)Acesse o link no endereço de apoio  “Ginástica geral” realize os movimentos da ginastica solicitados pelas professoras do Centro de mídia. Com muito cuidado

 


5). Realize os movimentos solicitados prestando muita atenção:

Rolamento Lateral.

Pirueta.

Avião

Giro

Salto afastado

Salto grupado

 

Em uma folha de sulfite escreva:

     - o seu nome completo, ano cursado e turma;

          -  registre através de desenho ou foto, você fazendo os movimentos solicitados, escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando a atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... Capriche!!!

                                                                                                                                                        


*****************************************
3º Bimestre  😍⚽  Semana  07/09 A 11/09

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano EFAI – 0019 2020   Tema: Ginástica   Prof.ª Maria Ed. Física

Ginástica

 

 

Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/S-hOeeLeJVs    Aquecimento com a Nana

https://youtu.be/gp6Eu0ZzQCM 09/09 - 5º ano EF - Educação Física - Vamos saltar?

 

Explicação da atividade:                       

1)Acesse o link no endereço de apoio “Aquecimento com a Nana” e vamos realizar o nosso aquecimento.

2) Acesse o link a seguir assista a aula de Educação Física do CMSP - Centro de Mídias da Educação de São Paulo, e realize a atividade “Salto Certo” realizado pelas professoras depois responda:

A) Responda :

Considerações aos Pais e/ou Responsáveis

Brincar e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.

Não esqueça de registra a atividade com você brincando e a atividade escrita, tire foto junto com o responsável contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e vídeos.

 


*****************************************
3º Bimestre  😍⚽  Semana 14/09 A 18/09

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano EFAI – 020 / 2020   Tema: Ginástica   Prof.ª Maria Ed. Física

                                        Ginástica/ Posições acrobáticas    

Vamos conhecer algumas posições acrobáticas, na imagem acima, exemplificamos algumas figuras acrobáticas:

Agora vamos ler algumas das suas funções específicas divididas em:

1. Base - pessoa que sustenta a formação, geralmente é maior e mais forte e resistentes;

2. Intermediário - pessoa mais versátil podendo servir de apoio ao volante quando se agrupam em trios

ou mais, ou fazer a vez do volante;

3. Volante - geralmente os menores e mais leves que ficam no topo e realizam acrobacias estudantes para

servir de base em algumas posições.

1)Acesse o link do youtube no endereço de apoio “Grupo Robson de Ginástica - CONSTRUÇÕES ACROBÁTICAS [Apresentação 21.10.2018] ”  OBS: Somente par assistir e responder as perguntas.

2) Analise o quadro das posições acrobáticas e identifique quais posições você visualizou no vídeo (Base, Intermediário, Volante)?

3) Você já tinha assistido uma apresentação de ginastica?

4) O que você achou da apresentação?


Considerações aos Pais e/ou Responsáveis

Brincar e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.

Não esqueça de registra a atividade escrita, tire foto contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE.

 




*****************************************
3º Bimestre  😍⚽  Semana  21/09 A 25/09

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5ºano EFAI – 21 / 2020  Tema: Brincadeiras e Jogos   Profª Maria ED .Física

 

                  


 

O que você vai aprender com essa atividade:

Vamos falar sobre brincadeiras e os jogos populares e tradicionais do mundo, explicando suas

Características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

 

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/017VJD6Yxxk  Exposição de Brinquedos e Brincadeiras do Mundo - Repórter Brasil

https://youtu.be/NFWkmLzZ_CY Brincadeiras em diferentes lugares do mundo

 

Explicação da atividade:

 1º. Assista os vídeos do Youtube no link acima “Exposição de Brinquedos e Brincadeiras do Mundo - Repórter Brasil” ,“Brincadeiras em diferentes lugares do mundo”.

No videio acima foi falado sobre brinquedos e brincadeiras no museu, e brincadeiras do mundo, qual delas você mais gostou e gostaria de realizar?


 3º. Agora é a sua vez de brincar e se divertir. Escolha a brincadeira que você mais gostou e brinque com a família.

Tire uma foto brincando e envie para a professora.




*****************************************

3º Bimestre  😍⚽  Semana 28/09 a 02/10

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5ºano EFAI – 22 / 2020  Tema: Brincadeiras e Jogos   Profª Maria ED .Física


O que você vai aprender com essa atividade:

Vamos falar sobre uma brincadeira popular e tradicionais do mundo, explicando suas

Características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas. É uma ótima brincadeira para as crianças (e para adultos também), pois desenvolve muitas habilidades como a consciência corporal e espacial, a leitura dos movimentos do adversário, a visão periférica e claro, os reflexos!

 

Nome da Brincadeira:

“Manu Ti” (Nova Zelândia) - “Manu Ti” é uma brincadeira tradicional dos maoris, que são o povo nativo da Nova Zelândia.

Explicação da atividade:

Idade: A partir de 4 anos.

Número de participantes: Duplas. Se houver vários jogadores dividam-se em várias duplas e os vencedores vão jogando entre si até que haja somente 1 ganhador.

Materiais:  Uma pena (Raukura, em maori) para cada jogador ou algum outro objeto semelhante.


Instruções: É uma brincadeira de dupla, um contra um. Os jogadores devem estar um de frente para o outro com as pernas abertas na largura do ombro e estando a distância menor de, 1 metro um do outro. Cada jogador terá uma pena (ou um papel do tamanho de uma pena) presa em sua cabeça com uma bandana. Pode-se também ficar com a pena presa na boca. (Mas se optar pela boca tenha muito cuidado e atenção)

A partir do momento em que o jogo começa, nenhum dos dois pode tirar o pé do chão (se tirar irá perder), e não podem se encostar. Ambos devem tentar tirar a pena de seu adversário (da boca ou da cabeça). Que conseguir vence o jogo.

Objetivo: O jogador deve retirar a pena que está na cabeça do adversário sem tocá-lo e sem movimentar seus pés.

Espaço: Pode-se jogar em espaço pequenos dependendo da quantidade de jogadores (fica bem divertido).

 OBS:Tire uma foto brincando e envie para a professora



*****************************************
3º Bimestre  😍⚽  Semana 05/10 A 09/10 

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5ºano EFAI – 23 2020  Tema: Corpo saude e movimento  Profª Maria ED  .Física                           

                 A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO


Nesta atividade você vai aprender:

A importância do aquecimento, e assim perceber, o quão importante é preservá-lo!

Explicação da atividade:

Acesse o link do youtube no endereço de apoio “Alongamento Basico1” e realize o alongamento. Se não for possível realize o alongamento que realizamos antes das aulas práticas de Ed. Física.

Acesse o link do youtube no endereço de apoio” Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda - Vem Pular Corda” e realize o aquecimento com a brincadeira” Pula Corda”.

O Aquecimento :Relaxa,diminui  a tensao muscular,melhora a flexibilidade ,melhora a cordenação o motora,aumenta a frequência respiratória , aumenta a frequência cardíaca ,motiva e previne leções.

Brincar e muito importante, além de nós manter ativos e saudáveis.... Divirta-se!!!

Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho. Enviei para a professora


*****************************************

*******************************************************************************

*******************************************************************************

Sejam bem vindos  😍

                        😍 4º BIMESTRE 

 

*******************************************************************************

 *******************************************************************************

 4º Bimestre   😍⚽  Semana 19/10 A  23/10

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5º ano EFAI – 0024/ 2020 Tema: Jogos e brincadeira Prof.ª Maria Ed. Física

TRILHA

 O que você vai aprender com o Jogo da TRILHA: O jogo trabalha coordenação motora, lateralidade, raciocino lógico e agilidade nos movimentos.

Material alternativo: Tampa de garrafa pet, um pedaço de papelão, folha de caderno ou sulfite

O jogo de Trilha tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.

Jogadores - 2

Peças - 18 peças sendo 9 brancas e 9 pretas.

Tabuleiro - tabuleiro com 24 casa interligados horizontalmente e verticalmente.

Objetivo

Deixar o adversário com 2 peças no tabuleiro 

ou deixá-lo sem movimentos.

                                                             O JOGO                           

Esquema do tabuleiro                                                  






https://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_(jogo)

O jogo consiste em três partes principais:

Colocando as peças: Esta é a fase inicial do jogo onde cada jogador coloca uma peça de cada vez alternando entre jogadores, caso um dos jogadores forme uma linha horizontal ou vertical com três peças (uma trilha / moinho), ele terá o direito de remover uma peça de seu adversário do tabuleiro.

 

Movendo as peças: Esta fase se inicia quando ambos os jogadores colocarem suas nove peças em jogo. Consiste em mover suas peças ao longo de uma das linhas do tabuleiro para uma outra casa adjacente. Caso um dos jogadores tenha somente 3 peças em jogo, ele pode "voar" com suas peças, podendo mover para qualquer casa que não esteja ocupada por uma peça do adversário.




https://blog.megajogos.com.br/

Removendo peças adversárias: Em qualquer uma das fases acima quando um jogador forma uma linha horizontal ou vertical com 3 peças ele fará uma trilha / moinho, isso lhe dá o direito de remover uma peça de seu adversário, contudo você não poderá remover uma peça do seu adversário que faz parte de uma trilha/moinho moinho dele, a não ser que não exista outra peça para remover.

Uma possível situação de jogo




https://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_(jogo)

 

Estratégia

No começo do jogo, é muito importante colocar as peças nos lugares mais versáteis para tentar formar imediatamente moinhos e não cometer o erro de concentrar as peças próprias em uma área do tabuleiro.

Uma posição ideal, que geralmente resulta em uma vitória, é ser capaz de colocar uma peça que possa se movimentar entre dois moinhos diferentes.

Fim da Partida

O jogo termina quando 3 situações são alcançadas:

Se um jogador reduzir as peças de seu adversário para 2.

Se um jogador deixar seu adversário sem nenhuma jogada válida. Caso seu adversário tenha somente 3 peças em jogo, ele não poderá ser "trancado".

Se ambos jogadores estiverem com 3 peças em jogo e, a partir deste momento, se em 10 jogadas não houver vencedor, o jogo terminará e será declarado um empate.

Apoio pesquisa http://lugardagente.blogspot.com/p/damas.html

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/EzvgdQdCfAA   Como jogar trilha (ou Moinho)

Explicação da atividade:

1). Com a ajuda de um adulto assista o vídeo de apoio no endereço acima, depois separe o material e faça o tabuleiro do jogo TRILHA use a criatividade! Nada melhor que brincar e se divertir em família. Divirtam-se!

2).  Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade:  JOGO TRILHA a data em que está realizando; escreva quem brincou com você. Registre através de desenho ou fotografia, você brincando.

 *******************************************************************************

 4º Bimestre   😍⚽  Semana 19/10 A  23/10

 E.E Professora Juventina Marcondes Domingue

5ºano  EFAI 25/2020     Tema: Brincadeiras e jogos       Profª Maria ED. Física

                                                                                      JOGO DA ONÇA

HISTÓRIA DO JOGO DA ONÇA

O jogo da onça, conhecido pelos Bororos como adugo e pelos Guaranis como jaguá ixive, é um jogo de estratégia conhecido em várias partes do mundo. Nos países nórdicos, ele é chamado de “raposas e gansos”; no Nepal, bhaga chal; na Índia lau kati kata. Aqui na América, ele era jogado pelo antigo povo Inca, no Peru. A diferença básica entre todos eles são as peças do jogo. No Peru, as peças representam o puma (uma onça muito comum nos Andes) e os carneiros. Na Índia, tigre e cabras. E aqui no Brasil, a onça e os cachorros. A relação é a mesma em todos os casos: a peça solitária representa um animal ou um homem poderoso e as outras peças são mais fracas, mas numerosas (no caso da China, o duelo era entre o senhor feudal e os camponeses). Segundo alguns historiadores esse jogo já era conhecido pelos índios brasileiros antes da chegada de Cabral ao Brasil.

Regras do jogo da onça

1. Preparativos: Material alternativo: Tampa de garrafa pet, um pedaço de papelão, folha de caderno ou sulfite

O jogo de Trilha tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar

Montem um tabuleiro e organizem as peças de acordo com no desenho. Uma peça representa a onça e as demais (catorze) representam os cachorros.


Jogo de tabuleiro da onça

O tabuleiro é composto por um quadrado principal e um triângulo ligado a um dos lados do quadrado. As duas figuras geométricas principais são cortadas por linhas retas, horizontais verticais, diagonais, formando novos quadrados e triângulos no interior do tabuleiro.

As casas do tabuleiro são as intersecções dessas linhas. Temos um total de 31 casas.

As peças são: 01 onça e 14 cachorros.

É um jogo para duplas: um fica com a peça que representa a onça e o outro com as 14 peças dos cachorros. Para vencer o jogador com a onça deve capturar cinco cachorros e o jogador com os cachorros deve encurralar a onça             .

Quantidade de jogadores: 2 dois

3. Como jogar:

Decidam quem será a onça e quem representará os catorze cachorros. A onça começa a partida deslocando-se para qualquer casa vizinha que esteja vazia, em qualquer direção. Depois é a vez de um dos cachorros se deslocar para uma casa vizinha vazia, também em qualquer direção.

Caso a onça entre na toca, que é a parte triangular do tabuleiro, ficará presa. A captura de um cachorro acontece quando a onça pula sobre ele para uma casa vazia, em qualquer direção (como acontece no jogo de damas).

A onça pode fazer mais de uma captura em uma mesma jogada se for possível (também como acontece no jogo de damas).

A onça não pode ser capturada, apenas presa, imobilizada, de modo que não possa mais se mover no tabuleiro.

Site de apoio de pesquisa http://www.palavrinhas.org/2019/10/regras-do-jogo-da-onca-1.html                                                                                   

4. Fim do jogo:

O jogo termina ou com a captura de cinco cachorros por parte da onça ou com a prisão da onça por parte dos cachorros.

 

Explicação da atividade:

1). Com a ajuda de um adulto assista os vídeos do Youtube :Jogo da Onça - Aprenda como jogar.

https://youtu.be/sWMWOpoCcsI  ATIVIDADE 3: JOGO DA ONÇA 14 de abr. de 2020

https://youtu.be/OJ7pxJSBRNs  #JogoDaOnça #Ludico #Origem

Depois separe o material e faça o tabuleiro do jogo da Onça use a criatividade! Nada melhor que brincar e se divertir em família. Divirtam-se!

2).  Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, o título, nome da atividade:  Jogo da Onça escreva quem brincou com você. Registre através de desenho ou fotografia, você brincando.

 *******************************************************************************

  4º Bimestre   😍⚽  Semana 09/11 A  13/11

 E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5ºano EFAI  26 /2020   Tema: Esportes  Profª Maria ED.Física       

                         Esporte rede/parede                                                     


Explicação da atividade:

Assista os Links dos vídeos do Youtube e amos conhecer um pouco sobre os esportes de rede e de parede:

https://youtu.be/3JNYb1VDk8A Esportes de Rede/parede de rebote

https://youtu.be/fLUTLligj4U Aula 3 - Atividade Prática (Esportes de Rede e Parede) 4 Anos C e D o


 

 *******************************************************************************

4º Bimestre   😍⚽  Semana 16/11 A  20/11

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5ºano EFAI  27 2020      Tema: Ginastica     Profª Maria ED.Física

                                                         Jogos dos cartões

 

Explicação da atividade:

Nesta atividade vamos realizar a brincadeira “Jogos dos cartões” vamos lembrar de alguns movimentos da ginastica como girar, saltar, avião etc

Escreva no quadro abaixo os procedimentos de segurança o que devemos ter antes das atividades práticas:


Etapa: cortes alguns cartões e escreva os movimentos da ginastica. (Se não tiver o material para fazer os cartões, pode escrever o nome dos movimentos em uma folha de papel recorte cada nome e coloque em um pote para sortear).

Etapa: realizando todos os procedimentos de segurança, após o alongamento realize a brincadeira. Se divirtam!

 *******************************************************************************

4º Bimestre   😍⚽  Semana 30/11 A  04/12

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5ºano EFAI  29/2020      Tema: Esporte     Profª Maria ED.Física             

                         Esportes de rede vôlei

Material:

Objetos (como Garrafa pet, ou brinquedo)

Bola (se não tiver uma bola, pode fazer uma bola de meia)

 

Explicação da atividade:

Com a ajuda de um adulto assista o vídeo do Youtube: Clique no link abaixo

https://youtu.be/zj2-n34F-_Q  Pré-desportivo(vôlei).

 

Coloque os objetos como explicado no vídeo, como se fossem os jogadores, cada um em sua posição.Com a ajuda do seu responsável realize a atividade.

 

Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, nome da atividade: Esportes de rede vôlei, escreva quem brincou com você. Não esqueça de fazer o registro e enviar para a professora.

 *******************************************************************************

4º Bimestre   😍⚽  Semana 07/12 A 11/12

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

5ºano EFAI  30/2020 Tema:  Corpo, movimento e saúde Profª Maria ED.Física

                  Capacidades físicas / Comando Ginástico

Explicação da atividade:

Com a ajuda de um adulto assista o vídeo da aula do CMSP do dia 08/12 : Clique no link abaixo

https://youtu.be/qFOhFSvtxBc 08/12 - 5º ano EF - Educação Física - Capacidades físicas

Depois de assistir o vídeo responda a questão.

Com a ajuda do seu responsável realize a brincadeira da ginastica “Comando da Ginastica

Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, nome da atividade: Comando da Ginastica”,escreva quem brincou com você. Não esqueça de fazer o registro e enviar para a professora.

*******************************************************************************

4º Bimestre   😍⚽  Semana 14/12 A 18/12

*******************************************************************************

4º Bimestre   😍⚽  Semana 21/12 A 25/12

 *******************************************************************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário