E.E Professora Juventina
Marcondes Domingues de Castro
5ºano EFAI – 002/2020 Tema: Brincadeiras e jogos Profª Maria ED .Física
I
magens: https://www.google.com/search
O que você vai aprender
com essa atividade:
Vamos falar sobre
brincadeiras e os jogos populares e tradicionais do mundo, explicando suas
Características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.
Endereço de recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/017VJD6Yxxk Exposição
de Brinquedos e Brincadeiras do Mundo - Repórter Brasil
https://youtu.be/Hg5S4PTQuDg Brincadeiras
Regionais | Sudeste
https://youtu.be/wXEjjIUOCck Território
do Brincar | Série de MiniDocs | Brincadeiras com petecas nas diversas
regiões do Brasil.
1)Acesse o link identificado no endereço acima e assista o vídeo.
2)Em uma folha escreva ,o
seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade, a data em
que está realizando,.
3) No videio acima foi
falado sobre brinquedos e brincadeiras no museu, brincadeiras regionais, qual
delas você mais gostou e gostaria de realizar na próxima aula?
4) Escolha uma das atividades, depois de
realizar registre como você se sentiu realizando, quem puder tire uma foto
brincando capriche!!!,
5) identifique qual a origem
das brincadeiras do videio?
6) Quem realizou a
atividade com você?
Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola. ⚽⚽⚽⚽⚽⚽⚽
E.E Professora Juventina Marcondes
Domingues de Castro 5ºano EFAI –
002/2020 Tema: Corpo, Movimento e
Saúde Profª Maria ED .Física |
Imagens: https://www.google.com/search |
Nesta atividade
você vai aprender: Como é complexo o corpo humano, e assim perceber, o quão importante é preservá-lo! |
Endereço de
recursos de apoio na internet: https://www.youtube.com/watch?v=-3adho_PG3I Sistemas do Corpo Humano para crianças - O
sistema ósseo, muscular, nervoso, respiratório, ... https://youtu.be/UJN1cljyhVg Alongamento Basico1 https://youtu.be/7RkDXBVAhpE
Disney Piano Collection - Relaxing Piano Music - Music For Relax, Study, Work |
Explicação da
atividade: 1) Acesse na internet o link acima e assista o vídeo: “Sistemas do Corpo Humano para crianças - O sistema ósseo, muscular, nervoso, respiratório, ...” Se não for possível utilizar internet, pesquise e visualize em livros de Ciências, imagens sobre os sistemas do Corpo Humano. 2) Acesse o terceiro link Alongamento Basico1 O aquecimento prepara o indivíduo tanto fisiologicamente como psicologicamente antes do exercício e também ajuda a prevenir lesões. ... alongar e aquecer antes da prática esportiva também e importante para criar hábito e incentivar uma vida mais saudável. Acompanhe
o vídeo e realize a atividade. 3) Acesse o terceiro link: Disney Piano Collection - Relaxing Piano Music - Music For Relax, Study, Work; e realize os exercícios que fazemos no início de nossas aulas: Chame o responsável e o convide para realizar a atividade. Coloque o vídeo e em quando ele fala o movimento em voz calma você realiza, depois você pode ler e ele realizar. Se divirtam! Coloque-se na posição inicial, respire profundamente, sinta e perceba
o teu corpo... Lembre-se das imagens... Dos sistemas... Perceba o quão lindo
e perfeito é o seu corpo! Respire fundo elevando os braços, exercitando vibrações, desejos positivos... Paz! Amor! Sabedoria! Felicidade! Saúde! Respeito! Para os
pensamentos... Para os Sentimentos... Para as atitudes!!! Inicie os movimentos para aquecer e lubrificar as articulações:
pescoço, ombros, cotovelos, punhos, articulações das mãos, quadris, joelhos,
tornozelos e articulações dos pés... Realize os exercícios de alongamento: Musculatura do pescoço, braços,
tórax (peito), dorsal (costas), musculatura lateral do corpo e pernas. Inspire profundamente elevando os braços, entrelace os dedos das mãos
e alongue-se expirando, soltando o ar. Feche os olhos... Coloque as mãos sobre o coração... E exercite a
Gratidão! 3) Em uma folha de sulfite escreva: - o seu nome completo, ano cursado e turma; - o título, nome da atividade: “Corpo Humano/ Meu Corpo” e a data em que está realizando; - como foi se exercitar, movimentar e sentir o seu corpo, após identificar “tudo o que tá funcionando dentro de você”; - Pesquise, recorte e cole imagens dos sistemas: esquelético, muscular, cardiovascular, respiratório e nervoso. E cole. |
Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola. |
Considerações Gerais aos Responsáveis O autoconhecimento, adquirido através de conceitos e percepções através da prática, favorecem a aquisição de hábitos saudáveis. Valorize este aprendizado exercitando-se junto com seu(sua) filho(a). Divirtam-se!!! |
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5ºano EFAI 05/2020 Tema: Brincadeiras e jogos Profª Maria
ED. Física
“Corpo Humano – A importância do Aquecimento Físico”
Na aula anterior você aprendeu: Como é
complexo o corpo humano, e assim percebeu, o quão importante é preservá-lo! A
importância do alongamento, do aquecimento e alguns benefícios, para realização
da atividade física dentro e fora da escola.
Nesta atividade você aprendera: identificar quais são os membros e os
movimentos do aquecimento
Aquecimento fisico
1º) Leia os movimentos do aquecimento de
cada membro :
Pescoço: girar levemente a cabeça para esquerda e
para a direita e, em seguida, fazer movimento circular
Ombro: com os braços esticados, fazer movimentos
circular para frente e para trás.
Braços: esticar o braço a frente do corpo, dobrar o
punho para baixo e pressionara-lo.
Pulso: entrelaçar os dedos e fazer movimentos
circular com o punho
Tronco: com as pernas abertas, levar o braço para
cima da cabeça, flexionando o tronco para a esquerda e depois (inverte) para a
direita.
Coluna: com as pernas semi-aberta tocar as mãos no
chão, flexionado levemente o joelho e, em seguida, erguer e levar os braços
para trás.
Cintura: com as pernas semi-abertas e as mãos na
cintura girar o tronco para a direita e esquerda
Pernas: com as pernas semi-abertas, abaixe-se
esticando uma perna e flexionando a outra (com o calcanhar no chão).
Joelho: com os joelhos semi-flexionados, fazer
movimentos circular, para direita e esquerda.
Tornozelo: apoiar no chão com a ponta dos pés e fazer
movimentos circular (primeiro o pé direito depois (inverte) o esquerdo).
2º) Marque os movimentos do aquecimento
identificando com a letra correspondente, seguindo o exemplo:
A) Pescoço |
B) Tronco |
C) Coluna |
D) Ombro |
E) Braços |
F) Cintura |
G) Pulso |
H) Pernas |
I) Joelho |
J) Tornozelo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Escreva na tabela abaixo quais são os
membros superiores e quais são os inferiores:
https://www.slideshare.net/ |
Escreva os membros inferiores: |
Escreva os membros superiores:
|
http://chaodeestrelascassilandia.blogspot.com/ |
Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.
Considerações Gerais aos Responsáveis: “O aquecimento é importante porque ninguém será
criança para sempre, é o objetivo da Educação Física é fazer com que o aluno
leve uma vida e crie uma cultura de hábitos saudáveis realizando uma atividade
física.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5ºano EFAI – 006/2020 Tema: Brincadeiras e jogos Profª Maria ED. Física
JOGO DA ONÇA
HISTÓRIA DO JOGO DA ONÇA
O
jogo da onça, conhecido pelos Bororos como adugo e pelos Guaranis como jaguá
ixive, é um jogo de estratégia conhecido em várias partes do mundo. Nos países
nórdicos, ele é chamado de “raposas e gansos”; no Nepal, bhaga chal; na Índia
lau kati kata. Aqui na América, ele era jogado pelo antigo povo Inca, no Peru.
A diferença básica entre todos eles são as peças do jogo. No Peru, as peças
representam o puma (uma onça muito comum nos Andes) e os carneiros. Na Índia,
tigre e cabras. E aqui no Brasil, a onça e os cachorros. A relação é a mesma em
todos os casos: a peça solitária representa um animal ou um homem poderoso e as
outras peças são mais fracas, mas numerosas (no caso da China, o duelo era
entre o senhor feudal e os camponeses). Segundo
alguns historiadores esse jogo já era conhecido pelos índios brasileiros antes
da chegada de Cabral ao Brasil.
Endereço de apoio da internet: Jogo da Onça - Aprenda como jogar
https://youtu.be/SMqSJL8dZ_Y Jogo da Onça
15 de set. de 2018
https://youtu.be/sWMWOpoCcsI
ATIVIDADE 3: JOGO DA ONÇA 14 de abr. de
2020
https://youtu.be/OJ7pxJSBRNs
#JogoDaOnça #Ludico #Origem
Regras do jogo da onça
1.
Preparativos: Material
alternativo: Tampa de garrafa pet, um pedaço de papelão, folha de caderno ou
sulfite O jogo de Trilha tem
dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar Montem um tabuleiro e organizem as peças de acordo com no desenho.
Uma peça representa a onça e as demais (catorze) representam os cachorros. Jogo
de tabuleiro da onça O tabuleiro é composto
por um quadrado principal e um triângulo ligado a um dos lados do quadrado.
As duas figuras geométricas principais são cortadas por linhas retas,
horizontais verticais, diagonais, formando novos quadrados e triângulos no
interior do tabuleiro. As casas do tabuleiro
são as intersecções dessas linhas. Temos um total de 31 casas. As peças são: 01 onça
e 14 cachorros. É um jogo para duplas:
um fica com a peça que representa a onça e o outro com as 14 peças dos
cachorros. Para vencer o jogador com a onça deve capturar cinco cachorros e o
jogador com os cachorros deve encurralar a onça . Quantidade
de jogadores: 2 dois |
3.
Como jogar: Decidam quem será a onça e quem representará os catorze cachorros. A
onça começa a partida deslocando-se para qualquer casa vizinha que esteja
vazia, em qualquer direção. Depois é a vez de um dos cachorros se deslocar
para uma casa vizinha vazia, também em qualquer direção. Caso a onça entre na toca, que é a parte triangular do tabuleiro,
ficará presa. A captura de um cachorro acontece quando a onça pula sobre ele
para uma casa vazia, em qualquer direção (como acontece no jogo de damas). A onça pode fazer mais de uma captura em uma mesma jogada se for
possível (também como acontece no jogo de damas). A onça não pode ser capturada, apenas presa, imobilizada, de modo que
não possa mais se mover no tabuleiro. Site de apoio de pesquisa http://www.palavrinhas.org/2019/10/regras-do-jogo-da-onca-1.html
|
4. Fim
do jogo: O jogo termina ou com a captura de cinco cachorros por parte da onça
ou com a prisão da onça por parte dos cachorros. |
Explicação
da atividade:
1). Com a
ajuda de um adulto assista o vídeo de apoio no endereço acima, depois separe o
material e faça o tabuleiro do jogo da ONÇA use a criatividade. ! Nada melhor
que brincar e se divertir em família. Divirtam-se!
2). Em uma folha de sulfite escreva: - o seu nome completo, ano cursado e turma; o
título, nome da atividade: JOGO da ONÇA
data em que está realizando; escreva quem brincou com você, se sentiu alguma
dificuldade durante
a brincadeira. Registre através de desenho ou fotografia, você brincando. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha.... Capriche!!!
Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5º ano EFAI – 007 /2020 Tema: Lutas Prof.ª Maria ED. Física
Difereças de Lutas de Brigas
O que posso aprender com as lutas?Lutas : E um dos
esportes competitivos mas antigos do
mundo,aparecendo em pinturas no EGITO com mais de 5000 Anos ,com o passar do
tempo, os combates que originaram a luta olimpica perderam suas formas
violentas e deram lugar a desafios que não geram risco ao atletas.Com a luta
desenvolvemos habilidades como Lateralidade,equilibrio,força, dominio, atençao,
percepçao, etc..
Luta e
briga são a mesma coisa?
Com
certeza Não
que fique claro, luta e briga
são assuntos diferentes, e
quando entendemos essa diferença passamos a valorizar a prática das diferentes
modalidades esportivas de lutas e não aceitar jamais a violência, buscando
sempre o diálogo para resolver nossos problemas.
Vamos entender qual é essa diferença?
Lutas: Nas lutas existem regras,
valores
e respeito
ao oponente. Lutamos e nós defendemos sem machucar alguém de propósito. São
sistemas para treinamento de combate, geralmente sem uso de armas, com regras
bem estabelecidas. Podem ser praticadas como treinamento militar ou policial,
como defesa pessoal ou como esporte. Observa-se sempre a presença de regras,
respeito,
disciplina entre os praticantes . A luta pode ser bem saudável
existem varias modalidades de lutas podemos usá-la com esporte , entre elas :
boxe, capoeira, Karatê, sumo, Jiu-jitsu, Tae-kwon-do Karatê, Judô, Muay thai,
kick boxe, etc... Algumas modalidades
são consideradas olímpica. |
Brigas: Nas brigas não existe regras, valores ou qualquer
tipo de respeito, o objetivo de uma briga e agredir fisicamente ou
moralmente outra pessoa e normamente um combate
corpo-a-corpo ilegal ao contrário
das lutas, uma briga
pode envolver armas,
vários adversários e não tem regras está sempre
presente a violência
e muitas vezes resultam em ferimentos graves ou mesmo a morte. Já que
estamos falando da diferença entre brigas e lutas, vamos entender também a diferença
de brincadeira e agressão. Machucar pessoas não é legal,
não e um ato de cidadania,respeito e dignidade. |
Para refletir : Não
confunda agressão com brincadeira. Para quem
ainda não pensou nisso, este é o momento: Brincadeira: e ação de brincar, se divertir ,de entreter, de
distrair, se alegrar.Onde ambos se sintam bem . Agressao: agredir ,
machucar o outro, deixá-lo triste e
com vergonha. Portanto percebemos
que a ação
de brincar e totalmente diferente de agredir. Dessa
forma devemos rever nossas
atitudes e refletir se estamos
brincando de forma
violenta com nossos colegas.
|
Vamos observar as imagens para começar
a entender as diferenças uma imagens e uma referência a briga:
Figura 1: Capoeira (Luta) Figura 2 : Boxe (Luta) Figura: 3 Caratê (Luta) Figura 4: Judô (Luta) Figura 5: Os Simpsons (Briga)
http://afisha.bigmir.net http://portalcostanorte.meionorte.com http://sgnh.com.br www.tenisclubedesuzano.com.br http://blogs.estadao.com.br
1º) Preencha os espaços com as palavras
correspondentes de acordo com o texto acima:
A)Nas
lutas existem __________,_______________
e _____________ ao oponente.
B)Observa-se
sempre a presença de _________________ ,
___________ e _________entre os
praticantes.
C)Nas brigas
não existe______________ ,______________
ou qualquer tipo de ____________.
D)Normamente
a_____________e um
combate corpo-a-corpo____________
ao contrário das____________.
E)A_____________e ação de brincar,se
divertir ,de entreter, de distrair, se alegrar.Onde ambos se sintam bem.
F)Algumas
modalidades de lutas podemos usár como esporte: boxe,___________,__________, sumo,
Jiu-jitsu, Tae-kwon-do Karatê,___________,
Muay thai, kick boxe, etc...
Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5º ano EFAI – 008 /2020 Tema: Jogos e Brincadeira Prof.ª Maria ED. Física
Jogo da velha triangular
Objetivos: Desenvolver habilidades de raciocínio dedutivo.
Trabalhar técnicas de resolução de problemas. Desenvolver habilidades de
percepção espacial. Promover o trabalho em equipe.
O jogo-da-velha triangular
e uma variação do jogo da velha tradicional um dos jogos mais antigos,
introduzida na nossa da nossa cultura.
Endereço de recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/QzB7gEVm8o4 Jogo da velha triangular
Material:
Um tabuleiro (pedaço de papelão).
Folha para desenhar o jogo; régua.
10
Marcadores ou mais, em dois formatos ou cores diferentes, pode ser (tampinhas
de garrafa pet).
Lápis para marcar as jogadas.
OBS: Pode utilizar as tampinhas de garrafa pet para fazer os círculos
Meta: Ser o primeiro a alinhar 3 de suas marcas no tabuleiro.
Regras:
1.
Cada jogadora escolhera um marcador deferente para marcar. Se for em equipes jogaram alternadamente.
2.
Cada jogador, na sua vez, poderá colocar sua marca em um círculo qualquer.
3. Ganhara a equipe ou o Jogador que colocar três de suas marcas alinhadas de acordo com as linhas do tabuleiro.
Variações do jogo
1
– Adicionar a regra de que cada jogador pode fazer no máximo
4 jogadas.
2
– Alterar a regra 3 para: perde quem alinhar 3 de suas marcas
Assinale as afirmativas falso ou verdadeiro
marcando um X na alternativa
correta:
A meta do jogo e alinhar 3 de suas marcas no
tabuleiro. |
Verdadeiro ( ) |
Falso ( ) |
Cada jogador escolhe um marcador
deferente para marcar. |
Verdadeiro ( ) |
Falso ( ) |
O Jogador, na sua vez, não pode colocar sua
marca em um círculo qualquer. |
Verdadeiro ( ) |
Falso ( ) |
O jogo-da-velha triangular não é uma
variação do jogo da velha. |
Verdadeiro ( ) |
Falso ( ) |
O jogo da velha triangular estimula o
raciocínio lógico. |
Verdadeiro ( ) |
Falso ( ) |
O jogo-da-velha triangular e uma
variação do jogo da velha. |
Verdadeiro ( ) |
Falso ( ) |
Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho e escreva como foi realizar essa atividade e como se sentiu brincando. Enviei para a professora pelo Classroom ,se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5º ano EFAI – 009 /2020 Tema: Luta Prof.ª Maria ED. Física
Capoeira/Huka Huka
Endereço de recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/jjqvuYlhdx0 Você sabe jogar capoeira?
| Quintal Cultura
http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293 Capoeira Infantil
https://venum.com.br/blog/conheca-o-huka-huka-arte-marcial-do-xingu/ |
Huka-Huka é o wrestling dos povos nativos O índio brasileiro também tem sua própria arte marcial. O Huka é 100%
nativo da América do sul, mais precisamente do Xingu (reserva indígena no
norte mato grossense). O Huka-Huka é uma luta similar ao wrestling: sem golpes traumáticos,
baseada em quedas, imobilizações e chaves. A luta esportiva começa de
joelhos, o objetivo é levantar o atleta e derrubá-lo novamente no chão. Fora da competição, a luta é usada para os jovens índios mostrarem
que estão prontos para a vida adulta. Os combates acontecem sempre depois do
Quarup, um ritual que homenageia os mortos na cultura indígena. O chefe do
grupo de lutas começa o combate, intimando o atleta que deve enfrentar, caso
seja derrotado, ele perde o status de líder até reconquistar dentro da luta.
Tem competição a feminina e masculina. |
https://lutas1pucpr.blogspot.com/2013/04/fundamentos-da-capoeira-aula-pratica-i.html Inicia-se desenhando um triangulo no chão, o triangulo é o desenho
que baseará a movimentação da ginga para o iniciante na capoeira. |
A capoeira: Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar
qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos
de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira,
uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da
resistência cultural e física dos escravos brasileiros. Movimentos
da Capoeira Defesas: cocorinha, esquivas,
negativas, resistência; Ataques Rodados: armada, chapéu de
couro, meia-lua, meia-lua de compasso, meia-lua solta, queixada; Ataques Frontais: bênção, chapa,
esporão, martelo, ponteira; Ataques Voadores: armada, martelo
voador, meia-lua solta, queixada, vôo do morcego; Movimentações: ginga, eu ia, rolê,
fuga, troca, atravessa, meia volta, volta ao mundo; http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293 |
Golpes de Mao: abafador, asfixiante,
cutilada, galopante, godeme, quebra-queixo; Acrobacias: aú, compasso, duplo S,
eclipse, giro de cabeça, macaquinho, palhacinho, queda de rins, salto (uno,
duplo e triplo e mortal), saudação, voador; Desequilibrastes: arrastão, bandas,
chibata, rasteira, tesouradas, vingativas; Especiais: batida de frente, boca de
calça, cabeçada, carrinho de mão, coice, trava de perna. |
Explicação
da atividade:
1) Acesse na internet, “Você sabe jogar
capoeira? | Quintal Cultura” identificada no endereço acima.
2).
Faça o triângulo no chão e realize o o movimentos solicitados somente o da ginga junto com seu responsável, chame
mais alguém para fazer com você. Se possível escolha ima música na internet
para acompanhar o movimento.
3)
Faça uma lista com os nomes dos movimentos realizados na capoeira e fale o que você
entendeu sobre a luta HUKA-Huka
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5º ano EFAI – 0010/2020 Tema: Luta Prof.ª Maria ED. Física
Idjassú
Nesta atividade vamos conhecer, mas
uma luta da nossa cultura indígena, assim conhecendo a nossa cultura e
observando que nossa luta mais conhecida teve origem dos nossos povos e como e
importante e rica a cultura do nosso pais. Lembrando que as lutas são de
grandes benefícios para o nosso corpo e mente
https://www.google.com/imgres?imgurl=
Um
pouco de história das lutas indígenas
Idjassú
A luta Idjassú é um estilo de luta livre tradicional
brasileira dos Karajá do Tocantins. Os princípios da luta são parecidos com a Huka-Huka.
Mas o que diferencia essas lutas? No Idjassú, os atletas iniciam a luta em pé,
acontece a chamada com os atletas um de frente para o outro girando em círculos
até o encontro deles, onde é feito o agarre na cintura do outro com o objetivo
de levar o adversário ao chão. O atleta vencedor abre os braços e dança em
volta do oponente, cantando e imitando uma ave. É praticada em terrenos de
terra. Essa luta faz parte dos Jogos Indígenas como luta demonstrativa.
Huka
Huka
A luta Huka-Huka é uma luta
originalmente brasileira, mais especificamente do Estado de Mato Grosso do Sul
e criada pelos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi. Ela é uma luta
corporal praticada pelos índios Kamayurás desde a infância e costuma ser
praticada durante os festejos do Kuarup (um ritual que homenageia os mortos na
cultura indígena). A luta possui regras: Um homem chefe, que é considerado o
dono da luta, vai até a parte central de uma arena e escolhe os oponentes
chamando-os pelo nome. Inicia-se com os praticantes frente a frente ajoelhados
e agarrados entre si, girando em círculo. O objetivo é tentar derrubar o
adversário ou agarrar as suas pernas. Durante toda luta os oponentes podem
levantar ou permanecer ajoelhados e não são permitidos socos, chutes ou pontapés.
Praticado nas aldeias na terra, mas também pode ser praticado no (tatame,
grama, tapete, areia, terra) ,eles se preparam pintando o corpo,
normalmente suas vestimentas são panos
nas articulações e pele de onça na cintura, os
oponentes são dois lutadores, a oposição presentes são as imobilização, equilíbrio, ataque e
defesa. A luta Huka Huka e semelhante as
características jiu jtsu e judô.
1º com base no texto e nas aulas do CMSP responder as questões:
A-Já ouviram falar na luta Idjassú?
B- O que o atleta vencedor faz quando
ganha aluta?
C-
Como inicia a luta os atletas iniciam a luta?
D- Qual é o estilo da luta Idjassú?
E-O que diferencia a luta Huka a Huka
da luta Idajassú?
F-Em que local é praticado o Huka a
Huka?
G- Como os lutadores de huka huka se
preparam para a luta?
H- Há qual (quais) outras modalidades de lutas o Huka Huka se assemelha
quanto às suas características?
Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5º ano EFAI 11 /2020 Tema: Luta Prof.ª Maria Ed. Física 2º Bimestre
Luta/Domínio, percussão e mista
Roberto Galante – 2019 Roberto Galante – 2019 https://festivalforrodaluacheia.com.br/pega-rab
Endereço de apoio:
https://youtu.be/l_2oDQfStoQ 08/07 - 5º ano EF - Educação Física - Lutas do contexto
comunitário e regional: Indígena e africana
https://youtu.be/7rrODuhgcXE Ludo Vlog - Desafio Olímpico - Luta
Olímpica
https://youtu.be/vwLsG_zPwbU Tá de brincadeira - Pega o Rabo - 08/09/1
Luta
olímpica características Regras: 1.Luta Livre (meninos e meninas) 2.Grego Romano (só menino) 3.Local 4.Técnicas 5.Disciplina 6.Respeito |
As lutas de
domínio são
modalidades onde têm que agarrar ou puxar, derrubar ou imobilizar o
adversário para vencer o combate, exemplos de lutas de domínio: judô, jiu
jitsu, sumo, entre outras. |
As lutas de
percussão são todas
aquelas modalidades onde os lutadores precisam tocar o adversário para
conseguir pontos para vencer o combate, exemplos de lutas de percussão: boxe,
taekwondo, karate, muaythai, esgrima, entre outros. |
Existem também as lutas mistas, onde estão
envolvidas as técnicas de domínio e percussão, que tem como objetivo tocar
e/ou agarrar o adversário, exemplo: MMA (mixedmartialarts) que é uma
modalidade que se utiliza de golpes em pé e também da técnica de chão. |
1º). Agora vamos identificar as
semelhanças e as diferenças entre as lutas de domínio, percussão e a mista
|
Lutas de Domínio |
Lutas de
Percussão |
Mista |
Semelhança |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Diferença |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2º).
Nas brincadeiras realizadas desenvolvemos: velocidade, agilidade, equilíbrio,
força entre outras habilidades, assim já treinando as técnicas para as práticas
da luta desde as brincadeiras .
A). Assista o vídeo acima e veja como e a brincadeira Pega Rabo.
Realize a brincadeira com seu responsável e registre com foto ou vídeo, e como
você sentiu fazendo a atividade.
“A atividade física na
infância, ou o movimento do corpo, tem um papel essencial para o desenvolvimento infantil! Esses movimentos expressam
emoções, ampliam a postura corporal, e desenvolvem a capacidade afetiva e
intelectual através da luta” Incentive-os!!!
Enviei para a professora pelo Classroom,se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5º ano EFAI 12 /2020 Tema: lutas Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
Dambe / Lutas do contexto Africano
Endereço
de apoio:
https://youtu.be/LG5Orkpuzbc 15/07
- 5º ano EF - Educação Física - Lutas do contexto africano
Nesta
atividade :Vamos conversar sobre lutas? Conhecer um pouco sobre a
luta africana Dambe e realizar a atividade trabalhando a força equilíbrio e
agilidade.
No passado esta luta foi utilizada como parte de rituais em períodos
de colheitas em aldeias no interior do País onde membros de castas diferentes
se enfrentam. A Dambe passou a ser praticada como treinamento base para os
guerreiros em combate. Para guerra. |
➢ A luta é dividida em três
rounds, não há luvas para proteger dos
contatos, apenas um braço que é chamado de “lança,”
é envolvido por uma corda. A mão livre é chamada de “escudo”, que deve ser usada para bloquear o ataque
do adversário, e também tem o objetivo de derrubar o adversário. No Dambe
apenas a mão da luva pode desferir golpes de percussão enquanto a mão que
está livre serve para desviar o bloqueio do oponente. |
https://br.pinterest.com/pin/657314508086209030/ htps://br.pinterest.com/pin/ http://www.araraquara.sp.gov.br/educacao/atividades2ci-edfisica.pdf
Explicação da atividade:
1º) Acesse o
link acima e assista a aula introdutória a temática de Lutas do Centro mídia.
Se possível realize as atividades proposta pelas professoras junto com seu
responsável:
2º) Imprima/
ou copie esta atividade e responda as perguntas abaixo:
a) Quais foram as
lutas que você conheceu nessas últimas
aulas?
b)Qual luta você mais gostou?
c) NO Dambe qual a função da mão
direita e da mão esquerda durante a luta?
d)Com qual artes marciais praticada
no Brasil a luta Dambe se relaciona?
E)
NO Dambe qual é a mão de ataque é a mão de defesa?
F) Crie o seu próprio tapete de
equilíbrio e realize a atividade de equilíbrio cronometrando o tempo, marque o
maior e o menor tempo feito por você e pelo seu responsável.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5º ano EFAI 13 /2020 Tema: Danças Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
Danças do Brasil
É um estilo de dança e gênero musical influenciado por africanos e
europeus relacionada à região nordeste que extraiu e espalhou para o país os
embalos de um ritmo ora lento, ora rápido, recheado de instrumentos como o
triângulo, a sanfona e a zabumba. |
É uma forma de dança originária do Brasil. É ligada ao ritmo musical
de mesmo nome, e muito praticada por passistas de escolas de samba e em
pagodes. |
Dança pernambucana restrita ao sexo masculino, que se expandiu pelo
Nordeste levada por cangaceiros. Sem acompanhamento instrumental para o
canto, pode apresentar a marcação rítmica de pancadas de rifles no chão. |
Dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. Sua música
baseia-se na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua
dança foi influenciada pela capoeira. |
Dança de roda de origem africana do tipo batuque ou samba, com
acompanhamento de tambores, solista no centro e eventual presença da
umbigada, e cujo canto é do tipo estrofe e refrão |
Dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela
batida dos pés e mãos dos dançarinos. |
A Dança Cateretê-Catira
https://www.slideshare.net/evandrolhp/catira-76824188 |
Considerada uma das mais genuínas
danças rurais brasileiras, cujo nome vem da língua tupi. Dança-se em duas
filas, uma de homens outra de mulheres, que evolucionam um diante dos outros,
é uma espécie de sapateado com bate-pé́ ao som de palmas e violas, sendo
bastante conhecida nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás (onde é
denominada catira). |
Endereço de recursos de apoio:
www.youtube.com/watch?v=UJ2R7zu2uGo> - Acesso em 17 mar. 2020. Apresentação de Dança - Catira
https://youtu.be/BskGVZdpps8 Quintal Musical - João de Barro - 14/06/12
https://www.slideshare.net/evandrolhp/catira-76824188 Catira
1º Assista os vídeos no endereço de recurso
de apoio e despois responda:
Você já dançou a Catira?
Já assistiu alguém dançando ao vivo ou pela
mídia?
Conhece alguém que dança a Catira?
Você gostou do ritmo da Catira?
Agora faça
umas entrevistas com os vizinhos, parentes, pais, avós, sobre o que eles
conhecem sobre o cateretê (catira):
1ºEntrevista:
Nome do entrevistado:
Você conhece cateretê (catira)?
O que é?
Como você conheceu?
Já dançou o cateretê (catira)?
2ºEntrevista:
Nome do entrevistado:
Você conhece cateretê (catira)?
O que é?
Como você conheceu?
Já dançou o cateretê (catira)?
3ºEntrevista:
Nome do entrevistado:
Você conhece cateretê (catira)?
O que é?
Como você conheceu?
Já dançou o cateretê (catira)?
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castr
5º ano EFAI – 0014 /2020 Tema: Danças Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
Danças do Brasil- Elementos Constitutivo da Dança
Elementos constitutivo da Dança
Variaçoede ritimo:Lento,moderado e rápido Diferentes direçoes: Movimentos com deslocamento para frente,para trás e
para os lados . Diferentes
niveis(Plano): Movimentos no plano alto(em pé), Movimentos no plano
médio(abaixado,agachado); Movimentos no plano
baixo(movimentos no solo). |
|
Uma
volta ao Mundo |
|
|
|
|
|
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/OUAAwMoLspY 29/07 - 5º ano EF - Educação Física -
Danças do mundo: Frevo
https://youtu.be/XePzKIYLDiw ALECRIM - Frevo | Valéria Vicente
https://youtu.be/ekQ3aGcezb4 Tango - La cumparsita (M. Godoy & M.
Ayala)
https://youtu.be/qy6dlGpC3NsThe Nutcracker – Sugar Plum pas de deux:
Adagio (Nuñez, Muntagirov, The Royal Ballet)
Explicação da atividade:
Realizando os gestos
1ºAcesse o link acima e se divirta. Escute e sinta a música,
acompanhe o ritmo movimentando o corpo. Você pode imitar os gestos ou inventar
os seus gestos, realizando os seus próprios movimentos.
2º
Acesse os vídeos no endereço de apoio e analise os elementos
constitutivo das danças abaixo:
Analise da Dança Salsa
Dança |
Salsa |
Ritmo |
|
Direções |
|
Plano |
|
Analise
da Dança Tango
Dança |
Tango |
Ritmo |
|
Direções |
|
Plano |
|
Analise
da Dança Ballet
Dança |
Ballet |
Ritmo |
|
Direções |
|
Plano |
|
1ºQuais estilos de dança do mundo
você conhece?
2ºQual
a origem dessa dança:
Frevo:
Tango:
Ballet:
3º
Onde eles estão dançando?
Frevo:
Tango:
Ballet:
5º
Escolha a música que mais gostou e dance com alguém da sua família, tire foto e
envie para sua professora:
Considerações gerais aos familiares e/ou
responsáveis...
Bora “Brincar de Dançar?!” E o seu
desafio é se divertir, Ok?!
A Dança sempre esteve presente na história da evolução humana. A Educação Física visa trazer conhecimentos culturais referente a dança, promovendo o respeito a diversidade de manifestações artísticas, bem como propiciar diversas experiências agradáveis para que a Dança.
*************************************************
Sejam bem vindos
*****************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5º ano EFAI – 0015 /2020 Tema: Ginastica Prof.ª Maria Ed. Física
Movimentos Básicos da ginástica
Nesta atividade você irá: Conhecer elementos básicos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros e rotações, com e sem materiais, de forma individual adotando procedimentos de segurança.
|
Classificação da ginastica |
Elementos da
ginastica geral |
Alongamento e aquecimento: |
Endereço
de recursos de apoio:
https://youtu.be/SLZLV5QUyFw Sacudir o Esqueleto - Alongamento - 15/10/13
https://youtu.be/gfRgQGqXBQc Movimentos
Básicos da Ginástica - Educação Física Escolar
https://youtu.be/zcUZD3495OU ELO - GGU Ânima - Finlândia 2015
Explicação da atividade:
E
o seu desafio é se divertir, Ok?!
Realizando os gestos:
1º Acesse o link acima no endereço
de apoio.
2º Com a ajuda do seu responsável
assista o vídeo “Sacudir o Esqueleto - Alongamento - 15/10/13 “e realize o
alongamento.
3º Convide a família para o
desafio da Ginastica, assista o vídeo” Movimentos básicos da ginastica” no
endereço de apoio.
4º Assista o vídeo “ELO - GGU
Ânima - Finlândia 2015”(só para assistir).
5ºO que você achou e como se
sentiu assistindo à apresentação do grupo de ginastica “ELO - GGU Ânima -
Finlândia 2015”?
6º O que e ginastica Geral?
7ºQuais movimentos da ginástica
você conhece?
8ºQuais são os elementos da ginástica?
9ºRegistre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua linda atividade.
Considerações gerais aos familiares e/ou responsáveis...
Participe junto deste momento divertido,
faça essa atividade como um momento de lazer.
Desde já agradeço a todos os
responsáveis pela participação nas aulas
Movimentos básicos da ginástica:
Recorte brinque com a
familia para ver quem acerta os movimentos decada figura:
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5º ano EFAI – 0016 /2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
Ginástica Elementos da Ginástica
1)Acesse o
link a seguir abaixo assista e responda
a questão A:
https://youtu.be/QvnQOpm_EzU
Grupo Ginástico Unicamp - Gotas
A) Escreva os elementos da Ginastica
que você conseguiu identificar no Vídeo.
2) Acesse o link a seguir assista a aula de Educação Física do
CMSP - Centro de Mídias da Educação de São Paulo, escolha a brincadeira que
você mais gostou, realize junto com o seu responsável depois responda:
https://youtu.be/ui-j8lWw82g 12/08 - 5º ano EF - Educação Física -
Ginástica geral
A)Responda : Nome da
Brincadeira que você escolheu do CMSP: |
Quais
elementos da ginástica você identificou na brincadeira? |
|
|
|
Considerações
aos Pais e/ou Responsáveis Brincar e muito importante, faça dessa atividade um
momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam. |
Não esqueça de registra a atividade com você brincando e
a atividade escrita, tire foto junto com o responsável contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA
ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e vídeos. |
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5º ano EFAI – 0017 /2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
Ginástica
Endereço de recursos de
apoio:
https://youtu.be/cC5RyILIrCw 19/08 - 5º ano EF - Educação Física -
Ginástica geral
https://youtu.be/sPQUagfMMhw Festival de Ginástica Para Todos | Esporte
Criança 6 a 10 anos
https://youtu.be/nezIDLNrvXo Manejo de aparelho da Ginástica Rítmica – Fita
Explicação da atividade:
Vamos se divertir construindo
a nosso material para a aula de ginastica
1º Acesse o link acima no endereço de apoio..
2º Com a ajuda do seu
responsável assista o vídeo e realize a atividade fazendo o seu Balangandã. No
endereço de apoio temos a aula do CMSP com a explicação de como fazer.
3º Acesse no endereço de
apoio o link “Festival de Ginástica Para
Todos | Esporte Criança 6 a 10 anos” assista o vídeo e escreva os nomes dos
materiais utilizados na apresentação da ginastica:
4º O que você achou da
apresentação da ginastica “Festival de Ginástica Para Todos | Esporte
Criança 6 a 10 anos”?
5º O que você achou dos movimentos da ginastica do
vídeo “Manejo de aparelho da Ginástica
Rítmica – Fita”?
6ºVamos realizar alguns
movimentos:
5º
Registre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua
linda atividade.
Considerações
aos Pais e/ou Responsáveis
Brincar e muito importante, faça dessa
atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.
Não esqueça
de registra a atividade com você brincando e a atividade escrita, tire foto
junto com o responsável contendo o seu NOME
COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e
vídeos.
Desde já
agradeço a todos os responsáveis pela participação
E.E
Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5º
ano EFAI – 0018/ 2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
A realização da atividade física e muito
importante para nossa saúde. Esse ano vamos realizar o nosso Agita Galera de
uma forma diferente, em nossa casa, mas com muita alegria. Veja no quadro ao lado os benefícios da
atividade física. |
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/8znnuzUCWys Aquecimento
com música infantil 2 - DANCE COM ANGEL
https://youtu.be/bf59CrTef4o Ginástica Infantil e Educação Física: Game
do Movimento parte 02😃 Educação
Infantil
https://youtu.be/aTcs4wi7WOw 02/09 - 5º ano EF - Educação Física -
Ginástica geral
Explicação
da atividade:
Bora
“Brincar?!”
E o seu
desafio é se divertir, Ok?!
1).
Acesse o link no endereço de apoio “Aquecimento
com música infantil 2 - DANCE COM ANGEL” e vamos
realizar o nosso aquecimento.
2). Acesse o link
no endereço de apoio, identificado no endereço acima Ginástica Infantil e Educação Física: Game do Movimento parte 02😃 Educação Infantil. Execute, fazendo os movimentos
solicitados. Se possível for, chame mais alguém para com fazer com você.
3)Acesse
o link no endereço de apoio “Ginástica geral” realize os movimentos da ginastica
solicitados pelas professoras do Centro
de mídia. Com muito cuidado |
5).
Realize os movimentos solicitados prestando muita atenção: Rolamento Lateral. Pirueta. Avião Giro Salto afastado Salto grupado |
Em
uma folha de sulfite escreva:
- o seu nome completo, ano cursado e
turma;
-
registre através de desenho ou foto, você fazendo os movimentos
solicitados, escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando a
atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... Capriche!!!
E.E Professora Juventina Marcondes
Domingues de Castro
5º ano EFAI – 0019 2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
Ginástica
|
|
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/S-hOeeLeJVs
Aquecimento com a Nana
https://youtu.be/gp6Eu0ZzQCM 09/09 - 5º ano EF - Educação Física - Vamos saltar?
Explicação da atividade:
1)Acesse o link no endereço de apoio “Aquecimento com a Nana”
e vamos realizar o nosso aquecimento.
2) Acesse o link a seguir assista a
aula de Educação Física do CMSP - Centro de Mídias da Educação de São Paulo, e
realize a atividade “Salto Certo” realizado pelas professoras depois responda:
A) Responda : |
Considerações aos Pais e/ou Responsáveis Brincar
e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem
junto, e se divirtam. |
Não esqueça
de registra a atividade com você brincando e a atividade escrita, tire foto
junto com o responsável contendo o seu NOME
COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e
vídeos. |
E.E Professora Juventina Marcondes
Domingues de Castro
5º ano EFAI – 020 / 2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
Ginástica/ Posições acrobáticas
Vamos conhecer algumas
posições acrobáticas, na imagem acima, exemplificamos algumas figuras
acrobáticas:
Agora vamos ler algumas
das suas funções específicas divididas em:
1. Base - pessoa que
sustenta a formação, geralmente é maior e mais forte e resistentes;
2. Intermediário - pessoa
mais versátil podendo servir de apoio ao volante quando se agrupam em trios
ou mais, ou fazer a vez do
volante;
3. Volante - geralmente os menores e mais leves que
ficam no topo e realizam acrobacias estudantes para
servir de base em algumas posições.
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/neGlZVWcLfU Grupo Robson de Ginástica - CONSTRUÇÕES ACROBÁTICAS [Apresentação 21.10.2018]
1)Acesse
o link do youtube no endereço de apoio “Grupo Robson de Ginástica -
CONSTRUÇÕES ACROBÁTICAS [Apresentação 21.10.2018] ” OBS: Somente
par assistir e responder as perguntas.
2) Analise o quadro das posições
acrobáticas e identifique quais posições você visualizou no vídeo (Base, Intermediário, Volante)?
3) Você já tinha assistido uma apresentação de ginastica?
4) O que você achou da apresentação?
Considerações
aos Pais e/ou Responsáveis Brincar
e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem
junto, e se divirtam. |
Não esqueça de registra a atividade escrita, tire foto
contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/
TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE.
|
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5ºano EFAI – 21 / 2020
Tema: Brincadeiras e Jogos Profª
Maria ED .Física
O que você vai aprender
com essa atividade:
Vamos falar sobre
brincadeiras e os jogos populares e tradicionais do mundo, explicando suas
Características e a
importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes
culturas.
Endereço de
recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/017VJD6Yxxk Exposição de Brinquedos
e Brincadeiras do Mundo - Repórter Brasil
https://youtu.be/NFWkmLzZ_CY Brincadeiras em diferentes lugares do mundo
Explicação da atividade:
1º. Assista os vídeos do Youtube no link
acima “Exposição de Brinquedos e Brincadeiras do Mundo - Repórter Brasil” ,“Brincadeiras
em diferentes lugares do mundo”.
2º No videio acima foi
falado sobre brinquedos e brincadeiras no museu, e brincadeiras do mundo, qual
delas você mais gostou e gostaria de realizar?
3º. Agora é a sua vez de brincar e se
divertir. Escolha a brincadeira que você mais gostou e brinque com a família.
4º Tire
uma foto brincando e envie para a professora.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5ºano EFAI – 22 / 2020 Tema: Brincadeiras e Jogos Profª Maria ED .Física
O que você vai aprender
com essa atividade:
Vamos falar sobre uma brincadeira
popular e tradicionais do mundo, explicando suas
Características e a
importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes
culturas. É uma
ótima brincadeira para as crianças (e para adultos também), pois desenvolve
muitas habilidades como a consciência corporal e espacial, a leitura dos
movimentos do adversário, a visão periférica e claro, os reflexos!
Nome
da Brincadeira:
“Manu Ti”
(Nova Zelândia) - “Manu Ti” é uma brincadeira
tradicional dos maoris, que são o povo nativo da Nova Zelândia.
Explicação da atividade:
Idade: A partir de
4 anos.
Número de participantes: Duplas. Se
houver vários jogadores dividam-se em várias duplas e os vencedores vão jogando
entre si até que haja somente 1 ganhador.
Materiais: Uma pena (Raukura, em maori) para
cada jogador ou algum outro objeto semelhante.
Instruções: É uma brincadeira
de dupla, um contra um. Os jogadores devem estar um de frente para o outro com
as pernas abertas na largura do ombro e estando a distância menor de, 1 metro
um do outro. Cada jogador terá uma pena (ou um papel do tamanho de uma pena)
presa em sua cabeça com uma bandana. Pode-se também ficar com a pena presa na boca.
(Mas se optar pela boca tenha muito cuidado e atenção)
A
partir do momento em que o jogo começa, nenhum dos dois pode tirar o pé do chão
(se tirar irá perder), e não podem se encostar. Ambos devem tentar tirar a pena
de seu adversário (da boca ou da cabeça). Que conseguir vence o jogo.
Objetivo: O jogador deve
retirar a pena que está na cabeça do adversário sem tocá-lo e sem movimentar
seus pés.
Espaço: Pode-se
jogar em espaço pequenos dependendo da quantidade de jogadores (fica bem
divertido).
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5ºano EFAI – 23 2020 Tema: Corpo saude e movimento Profª Maria ED .Física
A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO
Nesta atividade você vai
aprender:
A importância do aquecimento, e assim perceber, o quão importante é preservá-lo!
Endereço de recursos de
apoio na internet:
https://youtu.be/UJN1cljyhVg Alongamento
Basico1
https://youtu.be/OW--8tozWx8 Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda - Vem Pular Corda
Explicação da atividade:
1º
Acesse o link do youtube no endereço de apoio “Alongamento Basico1” e realize o
alongamento. Se não for possível realize o alongamento que realizamos antes das
aulas práticas de Ed. Física.
2º Acesse o link do youtube
no endereço de apoio” Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda - Vem Pular Corda”
e realize o aquecimento com a brincadeira” Pula Corda”.
O Aquecimento
:Relaxa,diminui a tensao
muscular,melhora a flexibilidade ,melhora a cordenação o motora,aumenta a frequência
respiratória , aumenta a frequência cardíaca ,motiva e previne leções.
Brincar e muito importante, além de nós manter ativos e saudáveis....
Divirta-se!!!
Registre a atividade, você brincando com
foto ou desenho. Enviei para a professora
*******************************************************************************
*******************************************************************************
Sejam bem vindos 😍
*******************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5º ano EFAI – 0024/ 2020 Tema: Jogos e brincadeira Prof.ª Maria Ed. FísicaTRILHA
O que você vai aprender com o Jogo da TRILHA: O jogo
trabalha coordenação motora, lateralidade, raciocino lógico e agilidade nos
movimentos.
Material alternativo: Tampa de garrafa pet, um pedaço de papelão, folha de caderno
ou sulfite
O jogo de Trilha tem dois participantes, que usam um
tabuleiro para jogar.
Jogadores - 2 |
Peças - 18 peças sendo 9 brancas e 9 pretas. |
Tabuleiro - tabuleiro com 24 casa
interligados horizontalmente e verticalmente. |
Objetivo - Deixar o adversário com 2 peças no tabuleiro ou deixá-lo sem movimentos. |
O JOGO
https://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_(jogo) O jogo consiste em três partes
principais: Colocando as peças: Esta
é a fase inicial do jogo onde cada jogador coloca uma peça de cada vez
alternando entre jogadores, caso um dos jogadores forme uma linha horizontal
ou vertical com três peças (uma trilha / moinho), ele terá o direito de
remover uma peça de seu adversário do tabuleiro. |
Movendo as peças: Esta
fase se inicia quando ambos os jogadores colocarem suas nove peças em jogo.
Consiste em mover suas peças ao longo de uma das linhas do tabuleiro para uma
outra casa adjacente. Caso um dos jogadores tenha somente 3 peças em jogo,
ele pode "voar" com suas peças, podendo mover para qualquer casa
que não esteja ocupada por uma peça do adversário. https://blog.megajogos.com.br/ |
Removendo peças
adversárias: Em
qualquer uma das fases acima quando um jogador forma uma linha horizontal ou
vertical com 3 peças ele fará uma trilha / moinho, isso lhe dá o direito de
remover uma peça de seu adversário, contudo você não poderá remover uma peça
do seu adversário que faz parte de uma trilha/moinho moinho dele, a não ser
que não exista outra peça para remover. Uma possível
situação de jogo https://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_(jogo) |
Estratégia No
começo do jogo, é muito importante colocar as peças nos lugares mais
versáteis para tentar formar imediatamente moinhos e não cometer o erro de
concentrar as peças próprias em uma área do tabuleiro. Uma
posição ideal, que geralmente resulta em uma vitória, é ser capaz de colocar
uma peça que possa se movimentar entre dois moinhos diferentes. |
Fim da Partida O jogo termina quando 3 situações são
alcançadas: Se
um jogador reduzir as peças de seu adversário para 2. Se
um jogador deixar seu adversário sem nenhuma jogada válida. Caso seu
adversário tenha somente 3 peças em jogo, ele não poderá ser
"trancado". Se
ambos jogadores estiverem com 3 peças em jogo e, a partir deste momento, se
em 10 jogadas não houver vencedor, o jogo terminará e será declarado um
empate. Apoio pesquisa
http://lugardagente.blogspot.com/p/damas.html |
Endereço
de recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/EzvgdQdCfAA Como jogar trilha (ou Moinho)
Explicação da atividade:
1). Com a
ajuda de um adulto assista o vídeo de apoio no endereço acima, depois separe o
material e faça o tabuleiro do jogo TRILHA use a criatividade! Nada melhor que
brincar e se divertir em família. Divirtam-se!
2). Em uma folha de
sulfite escreva: - o seu nome completo,
ano cursado e turma; o título, nome da atividade: JOGO TRILHA a data em que está realizando;
escreva quem brincou com você. Registre através de desenho ou fotografia, você
brincando.
E.E Professora Juventina Marcondes Domingue
5ºano EFAI 25/2020 Tema: Brincadeiras e jogos Profª Maria ED. Física
JOGO DA ONÇA
HISTÓRIA DO JOGO DA ONÇA
O jogo da onça, conhecido pelos Bororos como adugo e pelos
Guaranis como jaguá ixive, é um jogo de estratégia conhecido em várias partes
do mundo. Nos países nórdicos, ele é chamado de “raposas e gansos”; no Nepal,
bhaga chal; na Índia lau kati kata. Aqui na América, ele era jogado pelo antigo
povo Inca, no Peru. A diferença básica entre todos eles são as peças do jogo.
No Peru, as peças representam o puma (uma onça muito comum nos Andes) e os
carneiros. Na Índia, tigre e cabras. E aqui no Brasil, a onça e os cachorros. A
relação é a mesma em todos os casos: a peça solitária representa um animal ou
um homem poderoso e as outras peças são mais fracas, mas numerosas (no caso da
China, o duelo era entre o senhor feudal e os camponeses). Segundo alguns historiadores esse jogo já era conhecido pelos índios
brasileiros antes da chegada de Cabral ao Brasil.
Regras do jogo da onça
1. Preparativos: Material alternativo: Tampa de garrafa pet, um pedaço de
papelão, folha de caderno ou sulfite O jogo de Trilha tem dois participantes, que usam um tabuleiro
para jogar Montem
um tabuleiro e organizem as peças de acordo com no desenho. Uma peça representa
a onça e as demais (catorze) representam os cachorros. Jogo de tabuleiro da onça O tabuleiro é composto por um quadrado principal e um triângulo
ligado a um dos lados do quadrado. As duas figuras geométricas principais são
cortadas por linhas retas, horizontais verticais, diagonais, formando novos
quadrados e triângulos no interior do tabuleiro. As casas do tabuleiro são as intersecções dessas linhas. Temos
um total de 31 casas. As peças são: 01 onça e 14 cachorros. É um jogo para duplas: um fica com a peça que representa a onça
e o outro com as 14 peças dos cachorros. Para vencer o jogador com a onça
deve capturar cinco cachorros e o jogador com os cachorros deve encurralar a
onça . Quantidade de jogadores: 2 dois |
3. Como jogar: Decidam
quem será a onça e quem representará os catorze cachorros. A onça começa a
partida deslocando-se para qualquer casa vizinha que esteja vazia, em
qualquer direção. Depois é a vez de um dos cachorros se deslocar para uma
casa vizinha vazia, também em qualquer direção. Caso a
onça entre na toca, que é a parte triangular do tabuleiro, ficará presa. A
captura de um cachorro acontece quando a onça pula sobre ele para uma casa
vazia, em qualquer direção (como acontece no jogo de damas). A onça
pode fazer mais de uma captura em uma mesma jogada se for possível (também
como acontece no jogo de damas). A onça
não pode ser capturada, apenas presa, imobilizada, de modo que não possa mais
se mover no tabuleiro. Site
de apoio de pesquisa http://www.palavrinhas.org/2019/10/regras-do-jogo-da-onca-1.html
|
4. Fim do jogo: O jogo
termina ou com a captura de cinco cachorros por parte da onça ou com a prisão
da onça por parte dos cachorros. |
Explicação
da atividade:
1). Com a ajuda de um adulto assista os
vídeos do Youtube :Jogo da Onça - Aprenda como
jogar.
https://youtu.be/sWMWOpoCcsI ATIVIDADE 3: JOGO DA ONÇA 14 de abr. de 2020
https://youtu.be/OJ7pxJSBRNs #JogoDaOnça #Ludico #Origem
Depois separe o material e faça o
tabuleiro do jogo da Onça use a criatividade! Nada melhor que brincar e se
divertir em família. Divirtam-se!
2).
Em uma folha de sulfite escreva:
- o seu nome completo, o título, nome da atividade: Jogo da Onça escreva quem brincou com você.
Registre através de desenho ou fotografia, você brincando.
5ºano EFAI 26 /2020 Tema: Esportes Profª Maria ED.Física
Esporte rede/parede
Explicação da atividade:
1º Assista os Links dos vídeos do Youtube e amos
conhecer um pouco sobre os esportes de rede e de parede:
https://youtu.be/3JNYb1VDk8A Esportes de Rede/parede de rebote
https://youtu.be/fLUTLligj4U Aula 3 - Atividade Prática (Esportes de Rede e Parede) 4
Anos C e D o
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5ºano EFAI 27 2020 Tema: Ginastica Profª Maria ED.Física
Jogos dos cartões
Explicação da
atividade:
Nesta atividade vamos realizar a brincadeira “Jogos
dos cartões” vamos lembrar de alguns movimentos da ginastica como girar,
saltar, avião etc
1ºEscreva no quadro abaixo os
procedimentos de segurança o que devemos ter antes das atividades práticas:
2ºEtapa: cortes alguns cartões e escreva os movimentos da ginastica. (Se não tiver o material para fazer os cartões, pode escrever o nome dos movimentos em uma folha de papel recorte cada nome e coloque em um pote para sortear).
3º Etapa: realizando todos os procedimentos de segurança, após
o alongamento realize a brincadeira. Se divirtam!
*******************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
5ºano EFAI 29/2020 Tema: Esporte Profª Maria ED.Física
Material:
Objetos (como Garrafa pet, ou
brinquedo)
Bola (se não tiver uma bola, pode
fazer uma bola de meia)
Explicação da atividade:
1ºCom a ajuda de um adulto assista o vídeo do
Youtube: Clique no link
abaixo
https://youtu.be/zj2-n34F-_Q
Pré-desportivo(vôlei).
Coloque os objetos como explicado no vídeo, como se fossem os
jogadores, cada um em sua posição.Com a ajuda do seu responsável realize a atividade.
2ºEm uma
folha de sulfite escreva: - o seu nome
completo, nome da atividade: Esportes de rede vôlei,
escreva quem brincou com você. Não esqueça de fazer o registro e enviar para
a professora.
E.E Professora Juventina
Marcondes Domingues de Castro
5ºano EFAI 30/2020 Tema: Corpo, movimento e saúde Profª Maria ED.Física
Capacidades
físicas / Comando Ginástico
1ºCom
a ajuda de um adulto assista o vídeo da aula do CMSP do dia 08/12 : Clique no link abaixo
https://youtu.be/qFOhFSvtxBc 08/12 - 5º ano EF - Educação Física
- Capacidades físicas
2ºDepois de assistir o vídeo responda a questão.
3º Com a ajuda do seu responsável realize a brincadeira da ginastica “Comando
da Ginastica”
4ºEm uma folha de sulfite escreva: - o seu nome completo, nome da atividade: “Comando da Ginastica”,escreva quem brincou com você. Não esqueça de fazer o registro e enviar para a professora.
*******************************************************************************
*******************************************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário