Educação Física Profª Maria 4º anos A/B/C/D



**********************************************************************

 1ºBimestre  😍    Semana 27/04 a 30/04

**********************************************************************

       E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4ºano EFAI – 002/2020  Tema: Jogos e brincadeiras  Profª Maria ED .Física



                https://mapadobrincar.folha.com.br/                     

Dom Frederico                                                                          

                                                       

http://diario3001cd.blogspot.com/

Dom Frederico Jeito, de brincar:

Em dupla, as crianças batem palmas, cantam e fazem os gestos como indicado ao lado dos versos da música.

O movimento básico da brincadeira, isto é, o repetido durante a música inteira, é o de bater uma mão em cima e a outra embaixo e na sequência bater as duas mãos para frente.

Esse gesto é intercalado com outros específicos, que representam cada verso da canção.

 

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/Hg5S4PTQuDg   Brincadeiras Regionais | Sudeste

 

1) Acesse o link identificado no endereço acima e assista o vídeo.

2) Em uma folha escreva, o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade, a data em que está realizando,

3) Registre através de desenho você realizando a atividade, utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha , escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando  quem puder tire uma foto brincando Capriche!!!,

4) No videio acima foi falado sobre outras brincadeiras regionais, qual delas você mas gostou e gostaria de realizar na próxima aula?

5) Identifique qual a origem das brincadeiras do videio?

6) Quem realizou a atividade com você?

5)Registre através de desenho ou fotografia,  Utilize lápis de cor, giz de cera. Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível   envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.


**********************************************************************

 

1ºBimestre  😍⚽    Semana 04/05 a 08/05

***********************************************************************

       E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

 4ºano EFAI – 003/2020      Tema: Jogos e brincadeiras   Profª Maria ED .Física

           

                                                                                                                                                        I                                                                                                                                                         imagens: https://www.google.com/search

                                                   Briga de galo                                                                                                                                                                                                  

A brincadeira Briga de galo e uma brincadeira popular de origem indígena. É proveitosa para qualquer idade, apesar de precisar de um pouco de espaço para executá-la. Nela trabalhamos agilidade, estratégia e atenção.

Mesmo que você não tenha visto o vídeo, com as regras abaixo pode realizar a brincadeira, peça a ajuda de um adulto para brincar com você

Parte Prática: Para brincar de Briga de Galo, precisamos de pelo menos dois participantes. Dentro de um círculo, de pelo menos 3 metros de diâmetro, eles deverão ficar frente a frente com os olhos fechados/vendados, enquanto alguém, por trás deles, prende com um alfinete um pedaço de tecido colorido nas costas de ambos. Então os participantes abrem os olhos e começam a brincadeira. Nenhum dos dois pode sair de dentro do círculo, quem sair perde. O objetivo é tentar descobrir qual a cor do tecido do outro sem usar as mãos que devem ficar posicionadas nas costas. Ganha quem acertar a cor do tecido primeiro.

Dica 1: Pode usar também uma folha de papel com o nome da cor, com letras grandes para facilitar, ou menores para dificultar, você pode prendê-lo próximo a cintura na parte mais baixa da camiseta, isso torna um pouco mais fácil descobrir a cor do outro, pois basta inclinar a coluna para o lado para perceber. Depois você pode prender nas costas (mais próximo à cabeça) para dificultar as coisas.

Dica 2: Quanto maior a área (círculo ou quadrado) que eles tiverem para explorar, mais mobilidade eles terão para tentar alcançar o objetivo da brincadeira que e descobri a cor do colega. O mínimo necessário são 3 metros de diâmetro (3 passos largos aproximadamente), menor que isso já prejudica um pouco a atividade.

Algumas Regras Úteis: Ninguém deve soprar para eles a cor do outro; Não vale usar as mãos, elas devem ficar para trás o tempo todo; Não vale sair do círculo, quem sai perder a vez; Os demais podem ficar em volta do círculo enquanto esperam a sua vez.

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/Hg5S4PTQuDg  Brincadeiras Regionais | Sudeste

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1) Acesse na internet os link’s acima. No vídeo: “Brincadeiras Regionais | Sudeste” você terá dicas de como brincar, ,Se não for possível utilizar internet, não tem problema , leia a explicação acima com um adulto.

2) Agora é hora de se exercitar! Lembre-se de fazer os exercícios de aquecimento antes, convide os adultos da casa para brincar a também. Lembra dos nossos alongamentos agora e a sua vez de fazer com os seus responsáveis e se divertir!

3) Em uma folha de sulfite escreva: o seu nome completo, ano cursado e turma;o título, nome da atividade: ‘Briga de galo” e a data em que está realizando;

  -  escreva como estava se sentindo antes de brincar; se sentiu alguma dificuldade durante a brincadeira e como se sentiu após, ok?! Registre através de desenho ou fotografia, Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... Capriche!!!Brincar e muito importante, além de nós manter ativos e saudáveis, resgatamos nessas atividades brincadeiras populares muitas vezes esquecidas e que nos faz bem .Então vamos brincar e aprender, valorizando a nossa cultura ! Um grande abraço meus queridos e até a volta.

Registre através de desenho ou fotografia,  Utilize lápis de cor, giz de cera. Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível   envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.

*********************************************************************


1ºBimestre  😍⚽    Semana 11/05 a 15/05

*********************************************************************

        E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

 4 ºano   EFAI – 004/2020   Tema: Brincadeiras e jogos    Prof.ª Maria ED. Física

                                          Jogos Mundiais dos Povos Indígenas  

Nesta atividade você vai aprender: Sobre a etnia , interação,cultura ,esporte e  que  muitas brincadeiras que realizamos são herança dos povos indígenas. Conheça alguns esportes praticados pelos povos indignas .

Endereço de recursos de apoio: 

https://youtu.be/61O26x6gbXE   Kalí: uma homenagem a várias etnias

https://youtu.be/vc0inLdjo9g   Cabo de Força - Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015

https://youtu.be/l8P4pG8uZaM   Natação - Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015

https://youtu.be/OREjxlmDrH4      Canoagem - Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015

Essa semana vimos no CMSP alguns jogos dos povos indígenas, agora vamos identificar na imagem abaixo quais esportes são esses e classificar com os números da tabela.

1- Arco e Flecha   

2- Natação 

3- Canoagem   

4- Futebol  

5- Peteca

6-  Corrida de 100 metros 

7- Zarabatana

8-Arremesso de Lança 

9- Corrida com Tora 

10- Cabo de Força

11- Futebol de cabeça

12-  Jogos com Bastão

13-Luta Corporal   

14-Peikrãn (peteca)

 

   Imagens retiradas do Google e https://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br e CMSP
 

   (      )               (       )          (      )              (     )                 (       )

          

  (    )                 (      )                      (     )                  (      )                                                                                                                                        

           

 (      )                        (      )               (       )                    14 ) EXEMPLO                                                                

      Imagens retiradas do Google e https://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br e CMSP                                                                                                                    

 

Registre através de desenho ou fotografia,  Utilize lápis de cor, giz de cera. Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível   envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.


********************************************************************

 

1ºBimestre  😍    Semana 18/05 a 21/05

********************************************************************

          E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4ºano   EFAI – 005/2020   Tema: Brincadeiras e jogo    Profª Maria ED. Física

 TRILHA            

 O que você vai aprender com o Jogo da TRILHA: O jogo trabalha coordenação motora, lateralidade, raciocino lógico e agilidade nos movimentos.

Material alternativo: Tampa de garrafa pet, um pedaço de papelão, folha de caderno ou sulfite

O jogo de Trilha tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.

Jogadores - 2

Peças - 18 peças sendo 9 brancas e 9 pretas.

Tabuleiro - tabuleiro com 24 casa interligados horizontalmente e verticalmente.

Objetivo - Deixar o adversário com 2 peças no tabuleiro ou deixá-lo sem movimentos.

                                                                       O JOGO                           

Esquema do tabuleiro                                               

https://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_(jogo)

O jogo consiste em três partes principais:

Colocando as peças: Esta é a fase inicial do jogo onde cada jogador coloca uma peça de cada vez alternando entre jogadores, caso um dos jogadores forme uma linha horizontal ou vertical com três peças (uma trilha / moinho), ele terá o direito de remover uma peça de seu adversário do tabuleiro.

 

Movendo as peças: Esta fase se inicia quando ambos os jogadores colocarem suas nove peças em jogo. Consiste em mover suas peças ao longo de uma das linhas do tabuleiro para uma outra casa adjacente. Caso um dos jogadores tenha somente 3 peças em jogo, ele pode "voar" com suas peças, podendo mover para qualquer casa que não esteja ocupada por uma peça do adversário.


https://blog.megajogos.com.br/

Removendo peças adversárias: Em qualquer uma das fases acima quando um jogador forma uma linha horizontal ou vertical com 3 peças ele fará uma trilha / moinho, isso lhe dá o direito de remover uma peça de seu adversário, contudo você não poderá remover uma peça do seu adversário que faz parte de uma trilha/moinho moinho dele, a não ser que não exista outra peça para remover.

Uma possível situação de jogo


https://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_(jogo)

 

Estratégia

No começo do jogo, é muito importante colocar as peças nos lugares mais versáteis para tentar formar imediatamente moinhos e não cometer o erro de concentrar as peças próprias em uma área do tabuleiro.

Uma posição ideal, que geralmente resulta em uma vitória, é ser capaz de colocar uma peça que possa se movimentar entre dois moinhos diferentes.

Fim da Partida

O jogo termina quando 3 situações são alcançadas:

Se um jogador reduzir as peças de seu adversário para 2.

Se um jogador deixar seu adversário sem nenhuma jogada válida. Caso seu adversário tenha somente 3 peças em jogo, ele não poderá ser "trancado".

Se ambos jogadores estiverem com 3 peças em jogo e, a partir deste momento, se em 10 jogadas não houver vencedor, o jogo terminará e será declarado um empate.

Apoio pesquisa http://lugardagente.blogspot.com/p/damas.html

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/EzvgdQdCfAA   Como jogar trilha (ou Moinho)

Explicação da atividade:

1). Com a ajuda de um adulto assista o vídeo de apoio no endereço acima, depois separe o material e faça o tabuleiro do jogo TRILHA use a criatividade. ! Nada melhor que brincar e se divertir em família. Divirtam-se!

2).  Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade:  JOGO TRILHA a data em que está realizando; escreva quem brincou com você, se sentiu alguma dificuldade durante a brincadeira. Registre através de desenho ou fotografia, você brincando. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha.... Capriche!!!


Registre através de desenho ou fotografia,  Utilize lápis de cor, giz de cera. Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível   envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.


***********************************************************************


1ºBimestre  ⚽ 😍   Semana 25/05 a 29/05

***********************************************************************

    E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º ano   EFAI – 006 /2020      Tema: Lutas   Prof.ª Maria ED. Física                    

                                        Difereças  de Lutas de Brigas                             

O que posso aprender com as lutas?Lutas : E um dos esportes  competitivos mas antigos do mundo,aparecendo em pinturas no EGITO com mais de 5000 Anos ,com o passar do tempo, os combates que originaram a luta olímpica perderam suas formas violentas e deram lugar a desafios que não geram risco ao atletas.Com a luta desenvolvemos habilidades como Lateralidade,equilíbrio,força, domínio, atenção, percepção, etc..

Luta  e briga  são a mesma  coisa?  Com certeza Não que fique claro, luta   e   briga   são   assuntos diferentes, e quando entendemos essa diferença passamos a valorizar a prática das diferentes modalidades esportivas de lutas e não aceitar jamais a violência, buscando sempre o diálogo para resolver nossos problemas.

Vamos entender qual é essa diferença?


Lutas: Nas lutas existem regras, valores e respeito ao oponente. Lutamos e nós defendemos sem machucar alguém de propósito. São sistemas para treinamento de combate, geralmente sem uso de armas, com regras bem estabelecidas. Podem ser praticadas como treinamento militar ou policial, como defesa pessoal ou como esporte. Observa-se sempre a presença de regras, respeito, disciplina entre os praticantes . A luta pode ser bem saudável existem varias modalidades de lutas podemos usá-la com esporte , entre elas : boxe, capoeira, judô, Karatê, sumo, Jiu-jitsu, Tae-kwon-do Karatê, Judô, Muay thai, kick boxe, etc...  Algumas modalidades são consideradas olímpica

Brigas: Nas brigas não existe regras, valores ou qualquer tipo de respeito, o objetivo de uma briga e agredir fisicamente ou moralmente outra pessoa e normalmente um  combate   corpo-a-corpo ilegal ao   contrário   das   lutas, uma   briga   pode envolver   armas, vários   adversários   e não tem regras está   sempre   presente   a violência e muitas vezes resultam em ferimentos graves ou mesmo a morte.

 

Já que estamos falando da diferença entre brigas e lutas, vamos entender também a diferença de brincadeira e agressão.

Machucar pessoas não é legal, não e um ato de cidadania,respeito e dignidade.

Para refletir :

Não confunda agressão com brincadeira.

Para quem ainda não pensou nisso, este é o momento:

 

Brincadeira:  e ação de brincar, se divertir ,de entreter, de distrair, se alegrar.Onde ambos se sintam bem .

 Agressao: agredir , machucar  o outro, deixá-lo triste e com vergonha.

Portanto  percebemos   que   a   ação   de   brincar   e totalmente diferente de agredir.

 Dessa   forma devemos   rever   nossas   atitudes   e refletir se  estamos   brincando   de   forma   violenta   com   nossos colegas.

 

 

 Vamos observar as imagens para começar a entender essas diferenças uma das imagens e uma referência a briga:                                                                     

  Figura 1: Capoeira (Luta)        Figura 2 : Boxe (Luta)                  Figura: 3 Caratê (Luta)             Figura 4: Judô (Luta)                     Figura 5: Os Simpsons(Briga)                                                                                   

                                                                                             

 http://afisha.bigmir.net  http://portalcostanorte.meionorte.com  http://sgnh.com.br   www.tenisclubedesuzano.com.br   http://blogs.estadao.com.br

1º) Assinale as afirmativas com V para  verdadeiro e F para  falso seguindo o exemplo abaixo:

Luta e briga são iguais (     )  

Algumas modalidades de lutas são consideradas olímpica (       )

Brincadeira e agressão são iguais(      )

 

Judô e uma luta (        )

 

A luta não e saudável (      )

Capoeira e uma briga (       ) 

A luta não tem regras ( F )

Com a luta desenvolvemos lateralidade, equilíbrio, força, domínio, atenção, percepção, etc..(       )

A Luta e um dos esportes competitivos mas antigos do mundo (         )

Brigas são ilegais (      )

As Luta tem regras (     ) 

 

 

  Registre com fotografia. Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível   envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.

 **********************************************************************                              

                    

                          😍   2º BIMESTRE   

             

***********************************************************************

 

2ºBimestre  😍⚽    Semana 15/06 a 19/06

*****************************************************************************

    E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º anoEFAI – 007 /2020   Tema: Jogos e Brincadeira Prof.ª Maria ED. Física             

                                                 BARANGANDÃO          

Barangandão: Estimula o desenvolvimento motor, a criatividade, as artes marciais, agilidade, atenção. E um brinquedo muito interessante, fácil de fazer, de custo muito baixo e que serve tanto para crianças brincarem como para alegrar uma dinâmica de adultos.

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/Jtds-GsQFsg Atividade Pedagógica Como Fazer Barangandão Foguetinho Brinquedos Folclóricos

HISTÓRIA DO BARANGANDÃO

Há muito tempo.... Na época das avós de nossas avós, as mulheres reuniam-se na boca do rio. Elas sentavam-se em roda para contar estórias. As mais velhas contavam para as mais novas, as mais novas contavam para as mais velhas, e assim iam... até que o tempo se esvaísse numa imensidão de palavras coloridas. Mas, na roda, sempre havia aquela moça envergonhada, que não queria compartilhar suas estórias. Então, as mais experientes resolveram imaginar uma dinâmica de corpo e, para isso, inventaram um brinquedo que denominaram de BARANGANDÃO.BARANGANDÃO, o brinquedo inventado, era usado para esquentar o corpo, para relaxar.... Elas rodavam, rodavam, ondulavam as cinturas e libertavam suas palavras de calor. Surgiam estórias da vida, estórias do sonho, estórias do medo, palavras inventadas.

(Adaptação da lenda do brinquedo folclórico)

Fonte de apoio: http://saraubarangandao.blogspot.com/2008/06/barangando.html

COMO FAZER UM BARANGANDÃO:

Passo a passo:

Material:

1 folha de jornal, fita adesiva.                                                           

Barbante (80 cm).

Papel crepom colorido (ou camiseta velha autorizada pelo responsável)                                                                                         

      

 https://catarinacalavera.wordpress.com/2016/07/13/barangandans/

 

1ºCorte tiras de papel crepom de 4cm. Dobre a folha de jornal na metade, depois na metade da meta por 5 vezes


  2ºPasse a fita adesiva para segurar

 

 https://catarinacalavera.wordpress.com/2016/07/13/barangandans/

3ºAbra as tiras de crepom. Costumo usar cinco tiras

4º.Arrume as tiras uma encima da outra. Cole no jornal com fita adesiva

5ºSobre a fita adesiva amarre uma das pontas do barbante.

 https://catarinacalavera.wordpress.com/2016/07/13/barangandans/

Reforce com mais fita adesiva.

 

6- Pronto! Agora o só brincar! ♥♥

 




Registre através de desenho ou fotografia,  Utilize lápis de cor, giz de cera. Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível   envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.


**********************************************************************

2ºBimestre  😍⚽    Semana 22/06 a 26/04

**********************************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º ano EFAI – 009 /2020   Tema: Luta  Prof.ª Maria ED. Física

         Capoeira                                                                                                     

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/jjqvuYlhdx0 Você sabe jogar capoeira? | Quintal Cultura

http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293   Capoeira Infantil                                                                                                                                                  

 

 http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293

Movimentos da Capoeira

Defesas: cocorinha, esquivas, negativas, resistência;

Ataques Rodados: armada, chapéu de couro, meia-lua, meia-lua de compasso, meia-lua solta, queixada;

Ataques Frontais: bênção, chapa, esporão, martelo, ponteira;

Ataques Voadores: armada, martelo voador, meia-lua solta, queixada, vôo do morcego;

Movimentações: ginga, eu ia, rolê, fuga, troca, atravessa, meia volta, volta ao mundo;

Golpes de Mao: abafador, asfixiante, cutilada, galopante, godeme, quebra-queixo;

Acrobacias: aú, compasso, duplo S, eclipse, giro de cabeça, macaquinho, palhacinho, queda de rins, salto (uno, duplo e triplo e mortal), saudação, voador;

Desequilibrastes: arrastão, bandas, chibata, rasteira, tesouradas, vingativas;

Especiais: batida de frente, boca de calça, cabeçada, carrinho de mão, coice, trava de perna.

Inicia-se desenhando um triangulo no chão, o triangulo é o desenho que baseará a movimentação da ginga para o iniciante na capoeira.                                                                    

       

   https://lutas1pucpr.blogspot.com/2013/04/fundamentos-da-capoeira-aula-pratica-i.html

Explicação da atividade:

1) Acesse na internet, “Você sabe jogar capoeira? | Quintal Cultura” identificada no endereço acima.

2) Faça o triângulo no chão  e realize o o movimentos solicitados somente o da ginga junto com seu responsável, chame mais alguém para fazer com você. Se possível escolha ima música na internet para acompanhar o movimento.

3)Faça uma lista com os nomes dos movimentos realizados na capoeira:

     -  registre através de desenho, foto ou filmagem você fazendo os movimentos solicitados, escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando a atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... Capriche!!!


*****************************************************************************


2ºBimestre  😍    Semana 29/06 a 03/07

*****************************************************************************

      E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º ano   EFAI – 0010/2020     Tema: Luta  Prof.ª Maria ED. Física

       Huka Huka                                            

https://venum.com.br/blog/conheca-o-huka-huka-arte-marcial-do-xingu/

 

Nesta atividade vamos conhecer, mas uma luta da nossa cultura indígena, assim conhecendo a nossa cultura e observando que nossa luta mais conhecida teve origem dos nossos povos e como e importante e rica a cultura do nosso pais. Lembrando que as lutas são de grandes benefícios para o nosso corpo e mente

 

   A luta Huka-Huka é uma luta originalmente brasileira, mais especificamente do Estado de Mato Grosso do Sul e criada pelos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi. Ela é uma luta corporal praticada pelos índios Kamayurás desde a infância e costuma ser praticada durante os festejos do Kuarup (um ritual que homenageia os mortos na cultura indígena). A luta possui regras: Um homem chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e escolhe os oponentes chamando-os pelo nome. Inicia-se com os praticantes frente a frente ajoelhados e agarrados entre si, girando em círculo. O objetivo é tentar derrubar o adversário ou agarrar as suas pernas. Durante toda luta os oponentes podem levantar ou permanecer ajoelhados e não são permitidos socos, chutes ou pontapés. Praticado nas aldeias na terra, mas também pode ser praticado no (tatame, grama, tapete, areia, terra) ,eles se preparam pintando o corpo, normalmente  suas vestimentas são panos nas articulações e pele de onça na cintura, os  oponentes são dois lutadores, a oposição presentes  são as imobilização, equilíbrio, ataque e defesa. A luta Huka Huka  e semelhante as características  jiu jtsu e judô.

Vamos lembrar um pouco da aula

 

1º Nesta  semana vimos no CMSP a Luta indígenas Huka Huka , agora vamos identificar abaixo quais afirmativas  se correspondem com as perguntas   e classificar com as letras a da tabela.


 

A-Imobilização, equilíbrio, ataque E defesa)

B- Pintura corporal

C-  Terra ou no tatame, grama, tapete, areia, terra

D-Vestimentas adequadas, panos nas articulações e pele de onça na cintura

E- Jiu jtsu e judô

F- Dois lutadores

 

Em que local é praticado?    (     )      

Como se preparam para a luta?    EXEMPLO   )       

Utilizam de equipamentos?   (        ) 

Há oponentes?  (        ) 

Quais características de oposição presentes?  (        ) 

Há qual (quais) outras modalidades de lutas o Huka Huka se assemelha quanto às suas características?   (        )

 

Registre através de desenho ou fotografia, você brincando de pular corda. Utilize lápis de cor, giz de cera. Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível   envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.


*****************************************************************************

2ºBimestre  😍    Semana 06/07 a 10/07

*****************************************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º ano  EFAI – 0011 /2020  Tema: Luta   Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre                    

Luta/ Domínio, percussão e mista

                      

              Roberto Galante – 2019                                           Roberto Galante – 2019                           https://festivalforrodaluacheia.com.br/pega-rabo                                                                        

Endereço de apoio :

https://youtu.be/PtYl5qLwzks 08/07 - 4º ano EF - Educação Física - Lutas do contexto regional
https://youtu.be/7rrODuhgcXE Ludo Vlog - Desafio Olímpico - Luta Olímpica

https://youtu.be/vwLsG_zPwbU Tá de brincadeira - Pega o Rabo - 08/09/1

 

Luta olímpica características

Regras:

1.Luta Livre ( meninos e meninas )

2.Grego romano (so menino)

3.Local

4.Técnicas

5.Disciplina

6.Respeito

As lutas de domínio são modalidades onde têm que agarrar ou puxar, derrubar ou imobilizar o adversário para vencer o combate, exemplos de lutas de domínio: judô, jiu jitsu, sumo, entre outras.

As lutas de percussão são todas aquelas modalidades onde os lutadores precisam tocar o adversário para conseguir pontos para vencer o combate, exemplos de lutas de percussão: boxe, taekwondo, karate, muaythai, esgrima, entre outros.

Existem também as lutas mistas, onde estão envolvidas as técnicas de domínio e percussão, que tem como objetivo tocar e/ou agarrar o adversário, exemplo: MMA (mixedmartialarts) que é uma modalidade que se utiliza de golpes em pé e também da técnica de chão.

 

1º). Agora vamos para nossa pesquisa de campo identifiquem as lutas praticadas lutas de domínio ou lutas de percussão realizada na sua cidade ou bairro que você ou seu familiar conhece e coloque no quadro:

Lutas de Domínio

Lutas de Percussão

 

 

 

 

 

 

 

2º). Nas brincadeiras realizadas desenvolvemos: velocidade, agilidade, equilíbrio, força assim já treinando as técnicas para as práticas da luta

 

A). Assista o vídeo acima e veja como e a brincadeira Pega Rabo. Realize a brincadeira com seu responsável e registre com foto ou vídeo, e como você sentiu fazendo a atividade.    

 

 

 

 

Considerações gerais...

“A atividade física na infância, ou o movimento do corpo, tem um papel essencial para o desenvolvimento infantil! Esses movimentos expressam emoções, ampliam a postura corporal, e desenvolvem a capacidade afetiva e intelectual através da luta” Incentive-os!!!


*****************************************************************************


2ºBimestre  😍    Semana 13/07 a 17/07

*****************************************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º ano EFAI – 0012 /2020      Tema: lutas       Prof.ª Maria Ed. Física   2ºBimestre

                                            Dambe /  Equilíbrio e defesa na luta

Endereço de apoio:

https://youtu.be/xYMLlVghKYQ 15/07 - 4º ano EF - Educação Física - Conhecendo as lutas

Nesta atividade :Vamos conversar sobre lutas? Conhecer um pouco sobre a luta africana Dambe e realizar a atividade trabalhando a força equilíbrio e agilidade.

Dambe - Arte marcial Nigeriana/Africa que se relaciona com algumas lutas praticada aqui no Brasil (ex: muaythai, kickboxing, etc.)

No passado esta luta foi utilizada como parte de rituais em períodos de colheitas em aldeias no interior do País onde membros de castas diferentes se enfrentam. A Dambe passou a ser praticada como treinamento base para os guerreiros em combate. Para guerra.

A luta é dividida em três rounds, não há luvas para proteger dos contatos, apenas um braço que é chamado de “lança,” é envolvido por uma corda. A mão livre é chamada de “escudo”, que deve ser usada para bloquear o ataque do adversário, e também tem o objetivo de derrubar o adversário. No Dambe apenas a mão da luva pode desferir golpes de percussão enquanto a mão que está livre serve para desviar o bloqueio do oponente.

                                                                                                                                  

   

     ttps://www.pinterest.pt/pin/398498267021756724/                                                                                                         https://i.ytimg.com/vi/UWlZ1z36suc/maxresdefault.jpg                          

Explicação da atividade:

1º) Acesse o link acima e assista a aula introdutória a temática de Lutas do Centro mídia. Se possível realize as atividades proposta pelas professoras junto com seu responsável:

2º) Imprima/ ou copie esta atividade e responda as perguntas abaixo:

a)Quais lutas você conheceu nessas últimas aulas?

 

b)Qual luta você mas gostou?

 

c) NO Dambe qual a função da mão direita e da esquerda durante a luta?

 

d)Com qual artes marciais praticada no Brasil a luta Dambe se relaciona?

  

E) no Dambe  qual é a mão de ataque é a mão de defesa?       

 

F)Realize a atividade de equilíbrio cronometrando o tempo, marque o maior e o menor tempo feito por você e pelo seu responsável.


 

  Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível   envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.

 

*****************************************************************************


2ºBimestre  😍    Semana 20/07 a 24/07

*****************************************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º ano EFAI –013 /2020  Tema: Danças Prof.ª Maria Ed. Física   2ºBimestre                      

      Danças do Brasil- A Dança Cateretê-Catira                                         

                                          

https://www.slideshare.net/evandrolhp/catira-76824188

 

   Considerada uma das mais genuínas danças rurais brasileiras, cujo nome vem da língua tupi. Dança-se em duas filas, uma de homens outra de mulheres, que evolucionam um diante dos outros, é uma espécie de sapateado com bate-pé́ ao som de palmas e violas, sendo bastante conhecida nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás (onde é denominada catira).

 

Endereço de recursos de apoio:

www.youtube.com/watch?v=UJ2R7zu2uGo>  - Acesso em 17 mar. 2020.  Apresentação de Dança - Catira

https://youtu.be/BskGVZdpps8 Quintal Musical - João de Barro - 14/06/12

https://www.slideshare.net/evandrolhp/catira-76824188  Catira

 

Vamos mexer o corpo.

Qual o significado da dança para você?

Quais os estilos de dança que você conhece? Já dançou algum?

Você conhece cateretê (catira)?

O que é?

Como você conheceu?

Já dançou o cateretê (catira)?

 

Agora faça umas entrevistas com os vizinhos, parentes, pais, avós, sobre o que eles conhecem sobre o cateretê (catira):

1ºEntrevista:

Nome do entrevistado:                                                                                      

Você conhece cateretê (catira)?

O que é?

Como você conheceu?

Já dançou o cateretê (catira)?

 

2ºEntrevista:

Nome do entrevistado:                                                                                      

Você conhece cateretê (catira)?

O que é?

Como você conheceu?

Já dançou o cateretê (catira)?

*****************************************************************************


2ºBimestre  😍    Semana 27/07 a 31/07

*****************************************************************************

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º ano EFAI – 0014 /2020           Tema: Danças               Prof.ª Maria Ed. Física   2ºBimestre

 

Danças do Brasil- Elementos Constitutivo da Dança -Frevo

Elementos constitutivo da Dança

 

Variaçoede ritimo:Lento,moderado e rápido

Diferentes direçoes: Movimentos com deslocamento para frente,para trás e para os lados .

Diferentes niveis(Plano):

Movimentos no plano alto(em pé),

Movimentos no plano médio(abaixado,agachado);

Movimentos no plano baixo(movimentos no solo).

 

Frevo

 


Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/hppUfB4cOAg   29/07 - 4º ano EF - Educação Física - Danças do Brasil

https://youtu.be/eGl3WaMFGkY Quintal da Cultura -Dança de Gana - 02/04/12

https://youtu.be/zRYF5f5nJQI Coral Palavra Cantada RJ | África

https://youtu.be/XePzKIYLDiw ALECRIM - Frevo | Valéria Vicente

 

Explicação da atividade:

Realizando os gestos

1ºAcesse o link acima e se divirta. Escute e sinta a música, acompanhe o ritmo movimentando o corpo. Você pode imitar os gestos ou inventar os seus gestos, realizando os seus próprios movimentos.

2º  Acesse os vídeos no endereço de apoio e analise os elementos constitutivo da dança frevo, seguindo o exemplo da análise da dança catira:

  Analise Dança Catira EXEMPLO:

Dança

 

Catira                                            

Ritmo

1ºLenta, 2º Moderada

Direções

 Diversas direções

Plano

Médio

  Analise da Dança FREVO

Dança

 

Frevo

 

Ritmo

 

Direções

 

Plano

 

 

2º Qual Dança você mais gostou de Catira, Frevo, ou a Gana?

3º Escolha a música que mais gostou e dance com alguém da sua família, tire foto e envie para sua professora:

Considerações gerais aos familiares e/ou responsáveis...

Bora “Brincar de Dançar?!” E o seu desafio é se divertir, Ok?!

A Dança sempre esteve presente na história da evolução humana.  A Educação Física visa trazer conhecimentos culturais referente a dança, promovendo o respeito a diversidade de manifestações artísticas, bem como propiciar diversas experiências agradáveis para que a Dança seja opção de atividade física saudável

Desde já agradeço a todos os responsáveis pela participação nas aulas.

************************************************ 

************************************************  

 Sejam bem vindos 😍      


                      😍   3º BIMESTRE   

                  ************************************************ 

************************************************         


3ºBimestre  😍⚽    Semana 03/08 a 07/08

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º ano  EFAI – 0015 /2020   Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física


                                                     Movimentos Básicos da ginástica

 Nesta atividade você irá: Conhecer elementos básicos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros e rotações, com e sem materiais, de forma individual adotando procedimentos de segurança.                                                   

 

  Classificação da ginástica

Elementos da ginástica geral   

    Alongamento e aquecimento


Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/SLZLV5QUyFw   Sacudir o Esqueleto - Alongamento - 15/10/13

https://youtu.be/gfRgQGqXBQc   Movimentos Básicos da Ginástica - Educação Física Escolar

https://youtu.be/zcUZD3495OU  ELO - GGU Ânima - Finlândia 2015

Explicação da atividade:

E o seu desafio é se divertir, Ok?!

Realizando os gestos:

1º Acesse o link acima no endereço de apoio.

2º Com a ajuda do seu responsável assista o vídeo “Sacudir o Esqueleto - Alongamento - 15/10/13 “e realize o alongamento.

3º Convide a família para o desafio da Ginastica, assista o vídeo” Movimentos básicos da ginastica” no endereço de apoio.

4º Assista o vídeo “ELO - GGU Ânima - Finlândia 2015”(só para assistir).

5ºO que você achou e como se sentiu assistindo à apresentação do grupo de ginástica “ELO - GGU Ânima - Finlândia 2015”?

6º O que e giáastica Geral?

7ºQuais são os elementos da ginástica geral?

8ºRegistre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua linda atividade.

Considerações gerais aos familiares e/ou responsáveis...

Participe junto deste momento divertido, faça essa atividade como um momento de lazer.

Desde já agradeço a todos os responsáveis pela participação na aula.


 Movimentos basicos da ginastica:

Recorte e brinque com a familia para ver quem acerta os movimentos de cada figuraa :


************************************************ 

************************************************  

3ºBimestre  😍⚽    Semana 10/08 A 14/08

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º ano  EFAI – 0016/2020  Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física                               

                                                                          

          Ginástica                                                                   Elementos    da   Ginástica                                                                                                  

         

 

Explicação da atividade:

Acesse o link a seguir, assista a aula de Educação Física do CMSP - Centro de Mídias da Educação de São Paulo e execute a atividades da Amarelinha Africana com a bola realizando os movimentos manipulativos.

https://youtu.be/a--mXbBEWjo 12/08 - 4º ano EF - Educação Física - Ginástica geral

 

Encontre no caça palavras abaixo os seis elementos da Ginástica Geral apresentados no vídeo do CMSP:

A

T

S

D

F

G

N

Ç

D

A

L

U

A

K

H

G

D

S

A

D

F

G

F

G

Q

W

E

R

T

Y

U

Q

E

A

S

F

G

H

J

K

L

Ç

A

S

D

F

G

H

J

K

L

Ç

Z

X

C

V

B

N

M

Q

W

E

A

Q

S

Z

X

C

V

*

B

N

M

Y

Q

I

E

R

T

Y

U

I

O

P

Z

X

C

V

B

N

M

Q

R

F

U

A

S

D

F

G

H

J

K

L

Ç

Q

A

S

D

F

G

H

J

K

L

Ç

S

Ç

Q

E

R

T

Y

U

A

I

S

D

*

Z

X

C

V

B

N

H

J

K

L

Ç

A

S

D

F

G

H

J

O

L

Ç

O

Q

T

N

C

Z

L

X

B

N

M

N

A

S

G

H

J

K

L

O

I

T

R

E

G

H

N

V

R

G

X

C

V

H

T

U

D

Í

A

S

D

F

G

H

J

K

L

Ç

Z

X

C

V

B

N

M

A

D

F

G

I

J

V

B

N

M

F

E

L

B

H

J

K

L

O

P

Y

T

F

R

O

T

A

Ç

Õ

E

S

V

O

A

F

G

E

H

N

I

S

A

F

C

R

B

A

S

D

F

G

H

J

K

F

Ç

Q

E

R

T

Y

U

I

O

Q

E

R

T

Y

U

I

A

F

D

R

I

V

A

S

D

F

P

A

S

D

I

G

H

J

J

K

L

Ç

C

*

A

V

N

B

V

X

E

L

Q

R

Y

O

B

D

C

O

M

*

E

*

S

E

M

*

M

A

T

E

R

I

A

I

S

A

Z

K

I

G

T

S

D

J

A

N

A

S

D

F

G

H

J

K

O

Ç

Z

X

C

V

B

N

E

R

T

Y

U

I

O

P

Q

O

C

A

L

F

H

Z

X

C

V

B

N

A

S

S

F

G

*

G

H

J

K

L

Ç

O

I

O

P

Q

E

R

S

T

Y

E

O

Q

E

R

T

Y

U

I

O

P

A

Ç

U

Y

T

R

E

A

S

D

F

G

H

J

K

L

Ç

O

A

S

A

S

D

F

R

H

J

K

U

T

Q

A

C

R

O

B

A

C

I

A

S

Q

E

B

A

I

L

X

T

E

A

D

E

V

A

S

D

F

G

H

J

K

L

Ç

Q

E

R

T

Y

U

I

O

P

Z

X

C

V

B

N

A

S

D

F

Q

R

T

Y

U

I

*

O

F

G

H

J

K

L

Ç

V

B

N

A

S

D

F

G

H

J

K

L

Ç

O

P

G

A

S

D

F

I

J

H

M

C

S

O

U

J

L

E

F

Q

M

O

G

I

R

O

S

E

R

T

Y

U

I

H

Q

E

R

*

T

Y

U

I

O

P

A

S

D

F

G

H

J

K

L

Ç

Z

X

C

V

*

B

N

A

S

D

J

A

S

D

F

G

H

J

K

L

Ç

Q

R

E

Y

U

I

O

P

K

H

G

F

D

S

R

E

C

V

T

U

RESPOSTA:  EQUILÍBRIO, SALTOS, GIROS, ROTAÇÕES, ACROBACIAS, COM E SEM MATERIAIS

 

Considerações aos Pais e/ou Responsáveis

Brincar e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.

Não esqueça de registra a atividade com você brincando e a atividade escrita, tire foto junto com o responsável contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e vídeos.

 

 ************************ * *************************

3ºBimestre  😍⚽    Semana  17/08 A 20/08

  E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º ano  EFAI – 0017/2020   Tema: Ginástica    Prof.ª Maria Ed. Física                           

                                                               

                                                TEMA: GINÁSTICA                                     

Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/4G0HoJEc7A0  19/08 - 4º ano EF - Educação Física - Ginástica geral

https://youtu.be/0YVNRmzk5rc  Como fazer as maças da Ginástica Rítmica com materiais alternativos.

 https://youtu.be/sPQUagfMMhw   Festival de Ginástica Para Todos | Esporte Criança 6 a 10 anos

Você sabia que na ginastica também utilizamos objetos, entre eles estão as Maças ou (Massa), a Corda, a Fita o Arco, e a Bola.

Explicação da atividade:

Vamos se divertir construindo a nosso material para a aula de ginastica

1º  Acesse o link acima no endereço de apoio..

2º Com a ajuda do seu responsável assista o vídeo e realize a atividade fazendo sua maça. No endereço de apoio temos a aula do CMSP com a explicação e um vídeo explicativo de como fazer esse objeto da Ginastica Rítmica. Escolha o melhor vídeo e realize a sua atividade. Não esqueça de guardar a suas maças para a aula seguinte.          

3º Acesse no endereço de apoio o link “Festival de Ginástica Para Todos | Esporte Criança 6 a 10 anos” assista o vídeo e escreva os nomes dos materiais utilizados na apresentação da ginastica:

 

4º O que você achou da apresentação da ginástica?

5º Registre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua linda atividade.

Considerações aos Pais e/ou Responsáveis

Brincar e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.

Não esqueça de registra a atividade com você brincando e a atividade escrita, tire foto junto com o responsável contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e vídeos.

Desde já agradeço a todos os responsáveis pela participação na aula.

 

 

 

 

************************ * *************************

3ºBimestre  😍⚽    Semana 31/08 A 04/09

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º ano  EFAI – 0018/ 2020  Tema: Ginástica  Prof.ª Maria Ed. Física          

 

A realização da atividade física e muito importante para nossa saúde. Esse ano vamos realizar o nosso Agita Galera de uma forma diferente, em nossa casa, mas com muita alegria.

Veja no quadro ao lado os benefícios da atividade física.

 

Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/S-hOeeLeJVs Aquecimento com a Nana

https://youtu.be/bf59CrTef4o   Ginástica Infantil e Educação Física: Game do Movimento parte 02😃 Educação Infantil

https://youtu.be/JR_KW46gcp8  02/09 - 4º ano EF - Educação Física - Ginástica geral

 

Explicação da atividade:

Bora “Brincar?!”

E o seu desafio é se divertir, Ok?!

 

1). Acesse o link  no endereço  de apoio “Aquecimento com a Nana” e vamos realizar o nosso aquecimento.

2). Acesse o link no endereço de apoio , identificado no endereço acima Ginástica Infantil e Educação Física: Game do Movimento parte 02😃 Educação Infantil. Execute, fazendo os movimentos solicitados. Se possível for, chame mais alguém para com fazer com você.

4)Acesse o link  no endereço de apoio “Ginástica geral” realize os movimentos da ginastica solicitados pelas professoras do Centro de mídia. Com muito cuidado.

   

5). Realize os movimentos solicitados prestando muita atenção:

 

Rolamento Lateral.

Pirueta.

Avião

Giro

Salto afastado

Salto grupado

 

 

Em uma folha de sulfite escreva:

     - o seu nome completo, ano cursado e turma;

          -  registre através de desenho ou foto, você fazendo os movimentos solicitados, escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando a atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... Capriche!!!

************************ * *************************

3ºBimestre  😍⚽    Semana 07/09 A 11/09

  E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º ano EFAI – 0019 /2020 Tema: Brincadeiras e jogos inclusivos Prof.ª Maria Ed. Física

                                                   “BRINCADEIRAS E JOGOS INCLUSIVOS”

 

 

Nesta atividade você irá:

Se desenvolver brincando.

Refletir sobre a importância de respeitar e

Incluir as pessoas com necessidades especiais.

 

Endereço de recursos de apoio:

https://youtu.be/ujBPzsu7OJ4 09/09 - 4º ano EF - Educação Física - Brincadeiras e jogos inclusivos

 

Explicação da atividade:

1º )Acesse o link abaixo assista a aula do Centro de Mídias da Educação de São Paulo e, se possível, realize a brincadeira do Jogo das cartas junto com o seu responsável.

 

 

A)Escreva abaixo os nomes das brincadeiras que você conhece e que podemos brincar conforme a orientação:

 

Não esqueça de registra você brincando e as atividades com foto, contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar.

Considerações aos Pais e/ou Responsáveis

Brincar e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.

 

 

 ************************ * *************************

3ºBimestre  😍⚽    Semana 14/09 A 18/09

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4º ano EFAI – 0020/2020 Tema: Brincadeiras e jogos inclusivos Prof.ª Maria Ed. Física

                                 

                          

Educação inclusiva, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças. Assim dando oportunidade a ambas para respeitar e ajudar o seu colega, tanto no ambiente escolar como na vida.  A educação física e para todos, com certos cuidados para algumas pessoas assim adaptando.

Atividade Chute ao gol às cegas adaptadas:

Material: Bola e um espaço

 1º. Pode fazer as traves com dois chinelos

 2º. Uma pessoa e vendada, e a outra sem venda e o orientador, guia os seus passos da pessoa vendada até o gol

3º O juiz verifica se as comandas estão sendo realizadas.

Comandas: são as direções que a criança não vendada tem que falar, exemplo: Direita esquerda para frente, para trás. Até marcar o gol.

4º.. Depois muda que está vendado passa a ser o orientador

Realize a atividade com a ajuda do responsável.

Temos vários esportes adaptados conheçam três deles:

Vôlei sentado


https://www.gratispng.com/png-38uro3/

Basquete em cadeira de rodas


http://pt.coolclips.com/m/vetores/vc004593/

 

Futebol às cegas


Fonte: arquivo Juventina

Agora seguindo o Roteiro conte sua experiência:

Explique com a suas palavras (se quiser pode gravar um vídeo), ou escrever no seu caderno:

Roteiro

Explique as regras da brincadeira (se preferir pode inventar uma brincadeira adaptada), explique como você se organizou para brincar:

Exemplo:

 Quais materiais foram usados

Quantas pessoas participaram

As regras da sua brincadeira

Se todos podem brincar da atividade realizada

E quais foram as dificuldades que você percebeu

Como você se sentiu ao realizar a atividade, se foi fácil? Teve dificuldades?

E como podemos ajudar o colega que possuem a deficiência visual durante a atividade


************************ * *************************

3ºBimestre  😍⚽    Semana 21/09 A25/09

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4ºano EFAI – 21/ 2020 Jogos e Brincadeiras de origem indígena    Profª Maria ED. Física

       

        

                                                                      

        Essa brincadeira é conhecida como cama de gato, de origem africana. Corte um pedaço de barbante (pode ser elástico ou fita também), dê um nó entre as duas pontas. Deixando as mãos verticalmente paralelas, coloque o barbante nas pontas dos dedos, formando uma espécie de retângulo uniforme. Sem dobrar os dedos, ou tirar o barbante da posição inicial, leve a mão direita até a esquerda e passe-a por baixo da lateral do barbante de forma que este fique enrolado. Faça a mesma coisa com a mão esquerda. Passe o dedo do meio de cada mão por baixo do barbante recém enrolado, algo semelhante a letra x se formará em cada um dos lados. A partir daí o objetivo é passar o barbante para a mão dos outros jogadores sem que esta saia da mão do primeiro, formando outra ‘figura’ a ser desatada em seguir.

Endereço de recursos de apoio na internet:

https://youtu.be/qaxEdtco9JU   Tutorial de Cama de Gato

Explicação da atividade:

 1º. Assista o vídeo do Youtube no link acima “Tutorial Cama de Gato”

 2º.. Agora é a sua vez de brincar e se divertir.

3º Tire uma foto brincando e envie para a professora.

 ************************ * *************************

3ºBimestre  😍⚽    Semana 28/09 A 02/10

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4ºano EFAI – 22/2020 Jogos e Brincadeiras de origem indígena    Profª Maria ED. Física

  https://anamaria.uol.com.br/

                                              Barra-manteiga                                                    

Vamos brincar e aprender, valorizando a nossa cultura!

Nessa atividade vamos resgatar uma brincadeira populares do nosso país, muitas vezes esquecidas.

Barra-manteiga e uma brincadeira muito popular na região Sudeste do Brasil, que colabora para a valorização do trabalho em equipe, da agilidade e da coordenação motora.

Tipo de jogo: Competição

O que estimula: Atenção, agilidade, velocidade, trabalho em equipe e coordenação motora.

Idade recomendada: a partir de 5 anos

Simples de ser elaborada e só exige um giz para marcar o campo e 4 crianças no mínimo.

Como jogar: Trace no chão duas linhas paralelas, deixando uma distância entre elas.

Divida os participantes em duas equipes.

Os jogadores devem ficar enfileirados, atrás da linha da sua equipe, com o braço esticado e a palma da mão virada para cima.

Um representante de uma das equipes vai até o time adversário e passa de um em um, batendo levemente nas mãos estendidas, e a qualquer momento ele deve dar um toque mais forte em um dos adversários e sair correndo de volta para sua equipe, gritando: "Barra manteiga, na fuça da nega".

Quem for tocado corre atrás do outro jogador, e este se for pego antes de voltar ao seu time, passa a integrar a equipe adversária.

Vence a equipe que ficar com todos os jogadores.

Dica: Para dificultar a brincadeira, os participantes podem aumentar ainda mais a distância entre os dois grupos. Se o caminho tiver obstáculos, pode deixar a brincadeira ainda mais divertida.

Endereço de recursos de apoio na internet:

 https://youtu.be/Hg5S4PTQuDg     Brincadeiras Regionais | Sudeste

Explicação da atividade:

 1. Assista o vídeo do Youtube no link acima: “Brincadeiras Regionais | Sudeste”. Você terá dicas de como brincar de Barra manteiga , Use a criatividade e encontre com o seu responsável algo que possa utilizar para marcar o chão e brincar com você, Se não for possível utilizar internet, não tem problema , leia a explicação acima com um adulto. Veja que legal!

2. Agora é hora de se exercitar! Lembre-se de fazer os exercícios de aquecimento antes, lembra dos nossos alongamentos agora e a sua vez de fazer com os seus responsáveis e se divertir.

3. Chegou a sua vez de brincar, depois do alongamento, realize a brincadeira “Barra Manteiga” .... Divirta-se!!!

4.Tire uma foto ou desenhe você brincando envie para a professora.

Brincar e muito importante, além de nós manter ativos e saudáveis.... Divirta-se!!!

*************************
3ºBimestre  😍⚽    Semana
 05/10 A 09/10


E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4ºano EFAI 23/ 2020 Jogos e Brincadeiras de origem indígena   Profª Maria ED. Física

                                              

                                                                                                

Pular elástico

Essa divertida brincadeira entretém, ajuda a socializar e desenvolve a coordenação motora.

Nesta atividade vamos brincar e falar de como podemos deixar a nossa brincadeira mais segura.

Faixa etária: a partir de 6 anos

Número de participantes: 3 ou mais

Material: 2 metros de elástico de costura (meia calça velha ou camisetas velhas cortadas em tiras e amaradas)

Como brincar:

1. Os dois participantes que vão segurar o elástico ficam em pé, frente a frente. O elástico fica na altura do tornozelo.

2. O terceiro participante que inicia pulando faz uma sequência de saltos: pula para dentro, em cima e para fora do elástico. O objetivo é completar a tarefa sem tropeçar.

3. Se ele fizer tudo direitinho, o elástico sobe – depois dos tornozelos, vai para os joelhos, coxas, quadril... E se a altura das crianças for diferente, é só fazer alguns ajustes.

4. Quando um dos participantes erra, é a vez de outro começar a brincar. Ganha quem fizer mais saltos.

 

1º Depois de ler as regras  do Pula elastico,o que podemos fazer para deixar a brincadeira mas segura antes de realizar a atividade?

Brincar e muito importante, além de nós manter ativos e saudáveis.... Divirta-se!!!

Registre a atividade, você brincando com foto ou desenho. Enviei para a professora

 

*******************************************************************************

*******************************************************************************

Sejam bem vindos  😍

                        😍 4º BIMESTRE 

 

*******************************************************************************

 *******************************************************************************

 4 º Bimestre   😍⚽  Semana 19/10 A 23/10

 E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4ºano EFAI – 24/2020   Tema: Jogos e brincadeiras  Profª Maria ED .Física

Endereço de recursos de apoio na internet:

 https://youtu.be/tyBuEnTbv3A Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda - Reloginho

 

Explicação da atividade:

 1º. Assista o vídeo do Youtube no link acima: “Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda - Reloginho”.

 Veja que legal!

 2º.. Agora é a sua vez de brincar: Nesta atividade vamos aprender uma brincadeira 

de origem Africana, conhecida como reloginho aqui no Brasil, que também desenvolver as habilidades motora, cognitiva.     

                                                                                                        

 

Instruções:

Saltando o feijão

De origem nigeriana, o único material necessário para desenvolver a brincadeira é uma corda (pode adaptar com um fio).

Um dos participantes será escolhido para ser o “balançador”, que será o responsável por girar uma corda no chão como se fosse os ponteiros do relógio.

Os demais formarão um círculo ao seu redor e quando o balançador gira a corda no chão os colegas devem saltá-la sem que sejam atingidos.

 Se isso acontecer, o participante estará fora da competição. Aquele que ficar por último será o vencedor.

Agora é só brincar.... Divirta-se!!!



  *******************************************************************************

 4 º Bimestre   😍⚽  Semana 26/10 A 30/10

 E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro     

4º ano   EFAI 25/2020       Tema: Jogos e Brincadeira          Prof.ª Maria ED. Física

                                                       Jogo da velha triangular

Objetivos: Desenvolver habilidades de raciocínio dedutivo. Trabalhar técnicas de resolução de problemas. Desenvolver habilidades de percepção espacial. Promover o trabalho em equipe.

O jogo-da-velha triangular e uma variação do jogo da velha tradicional um dos jogos mais antigos, introduzida na nossa da nossa cultura.

 

Material:

 Um tabuleiro (pedaço de papelão).

 Folha para desenhar o jogo; régua.

10 Marcadores ou mais, em dois formatos ou cores diferentes, pode ser (tampinhas de garrafa pet).

 Lápis para marcar as jogadas.

OBS: Pode utilizar as tampinhas de garrafa pet para fazer os círculos

Meta: Ser o primeiro a alinhar 3 de suas marcas no tabuleiro.

Regras:

1. Cada jogadora escolhera um marcador deferente para marcar.  Se for em equipes jogaram alternadamente.

2. Cada jogador, na sua vez, poderá colocar sua marca em um círculo qualquer.

3. Ganhara a equipe ou o Jogador que colocar três de suas marcas alinhadas de acordo com as linhas do tabuleiro.

Variações do jogo

1 – Adicionar a regra de que cada jogador pode fazer no máximo 4 jogadas.

2 – Alterar a regra 3 para: perde quem alinhar 3 de suas marcas

Explicação da atividade:

Com a ajuda de um adulto assista o vídeo do Youtube: https://youtu.be/QzB7gEVm8o4  Jogo da velha triangular , depois separe o material e faça o tabuleiro do jogo da Velha Triangular use a criatividade! Nada melhor que brincar e se divertir em família. Divirtam-se!

2ºAssinale as afirmativas falso ou verdadeiro marcando um X na alternativa correta:

 A meta do jogo e alinhar 3 de suas marcas no tabuleiro.

Verdadeiro 

(    )      

Falso

(      )

Cada jogador escolhe um marcador deferente para marcar.

Verdadeiro 

 (    )      

Falso 

(      )

 O Jogador, na sua vez, não pode colocar sua marca em um círculo qualquer.

Verdadeiro 

 (    )      

Falso 

(      )

O jogo-da-velha triangular não é uma variação do jogo da velha.

Verdadeiro 

 (    )      

Falso 

(      )

O jogo da velha triangular estimula o raciocínio lógico.

Verdadeiro 

 (    )      

Falso 

(      )

O jogo-da-velha triangular e uma variação do jogo da velha.

Verdadeiro 

 (    )      

Falso 

(      )

 



   *******************************************************************************

 4 º Bimestre   😍⚽  Semana 09/11 A   13/11

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4ºano EFAI  26 /2020      Tema: Esportes     Profª Maria ED.Física

                      Bola no alvo                                                                                                             

A habilidade motora é a capacidade de realizar movimentos, com esforço físico ou não, com destreza, graça, harmonia e coordenação. Isto é, quando o indivíduo possui uma coordenação motora desenvolvida, ele possui uma boa habilidade motora.

Vamos conhecer algumas habilidades motoras:


 

Nesta atividade vamos realizar a brincadeira Motora “bola no Alvo”(pode ser garrafa pet, de iogurte, copinho de Danone de qualquer que tamanho).

Explicação da atividade:

Etapa: Determine o ponto para cada copo ou garrafa e coloque as na posição, de alguns passos para trás até adquirir uma distância entre os copos e a bola, marque com X o local inicial e coloque a bola, Chute a bola e verifique quantos pontos você marcou anotando na tabela.

Etapa: Marque os nomes saltar, girar, equilibrar, desviar, em uma folha ou faça cartões, sorteei e antes de chutar a bola nos copos realize o movimento retirado no sorteio.

OBS: se o espaço for adequado pode colocar, mas alguns nomes como: correr, andar.


Registre através de desenho ou fotografia, você brincando. Divirtam-se!

*******************************************************************************

 4 º Bimestre   😍⚽  Semana 16/11 A 20/11

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4ºano EFAI  27/ 2020   Tema: Esportes / Jogods e brincadeiras Profª Maria ED.Física

                                                                 Mímica dos esportes



Depois da leitura do texto junto com o seu responsável vamos brincar de mímica:

 Explicação da atividade:

Com a ajuda de um adulto assista o vídeo do Youtube: https://youtu.be/xgSV5FzvCOM Mímica dos Esportes - Educação Física na Quarentena  e realize a atividade.

Atenção: Os alunos que não conseguirem acessar o youtube, com a ajuda do responsável escreva o nome dos esportes que você conhece, recorte, coloque dentro de um copo de plástico, sorteei os nomes e realize a mímica para o seu colega adivinhar depois troque de lugar.

Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, nome da atividade: Mímica dos esportes, escreva quem brincou com você.


Registre através de desenho ou fotografia, você brincando e envie pelo WhatsApp.

 


*******************************************************************************

 4 º Bimestre   😍⚽  Semana 30/11 A  04/11

E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4ºano EFAI  29 / 2020   Tema: Esporte   Profª Maria ED.Física              

     Desafio do Prendedor

Material: Nesta atividade será necessário providenciar:

 10 prendedores de roupa ou mais (05 para cada pessoa).

Giz ou fita para fazer a linha do chão.

Regras:

Faça uma marca no chão separando o seu território, (o seu lado) do seu amigo. Fixem os prendedores na roupa, em locais diferentes do corpo. Ao sinal, tentem retirar os prendedores do seu amigo esquivando-se para proteger os seus, sem sair do seu lado. Estabeleça um tempo. Vence quem conseguir tirar o maior número de prendedores, ou quem conseguir tirar todos os prendedores do amigo.

OBS: Os pregadores que caírem no chão não entram na contagem de pontos, somente os que estiverem em mãos é que valem; caso alguém deixar o prendedor cair não marca ponto, se sair do seu território perde ponto.

 

Explicação da atividade:

Com a ajuda de um adulto assista o vídeo do Youtube:

https://youtu.be/qmTiYxEH_OU  Educação Física - Jogo "Pega prendedor" como atividade remota

Atenção: Os alunos que não conseguirem acessar o youtube, com a ajuda do responsável pode seguir as regras escritas acima.

 

Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, nome da atividade: Jogo "Pega prendedor", escreva quem brincou com você.

******************************************************************************

 4 º Bimestre   😍⚽  Semana 07/12 A  11/12


E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro

4ºano EFAI  30/2020   Tema: Ginástica   Profª Maria ED.Física               

Explicação da atividade:

Com a ajuda de um adulto assista o vídeo da aula do CMSP do dia 08/12 : Clique no link abaixo

https://youtu.be/QX_6KGP0PEs  08/12 - 4º ano EF - Educação Física - Ginástica geral

Depois de assistir o vídeo responda a questão.

Com a ajuda do seu responsável escolha uma das brincadeiras apresentada na aula e realize “Saltando e pegando a bolinha   ou Salto, equilíbrio e giro copos”

Em uma folha de sulfite escreva:  - o seu nome completo, nome da atividade: “Saltando e pegando a bolinha        ou       Salto, equilíbrio e giro copos” , escreva quem brincou com você. Não esqueça de fazer o registro e enviar para a professora.

 

 

******************************************************************************

 4 º Bimestre   😍⚽  Semana 30/11 A  04/11


*******************************************************************************

 4 º Bimestre   😍⚽  Semana 30/11 A  04/11


Nenhum comentário:

Postar um comentário