**********************************************************************
1ºBimestre 😍⚽ Semana 27/04 a 30/04
**********************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4ºano EFAI – 002/2020 Tema: Jogos e brincadeiras Profª Maria ED .Física
https://mapadobrincar.folha.com.br/
Dom
Frederico
http://diario3001cd.blogspot.com/
Dom Frederico Jeito, de brincar:
Em
dupla, as crianças batem palmas, cantam e fazem os gestos como indicado ao lado
dos versos da música.
O
movimento básico da brincadeira, isto é, o repetido durante a música inteira, é
o de bater uma mão em cima e a outra embaixo e na sequência bater as duas mãos
para frente.
Esse
gesto é intercalado com outros específicos, que representam cada verso da
canção.
Endereço de recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/Hg5S4PTQuDg Brincadeiras Regionais | Sudeste
1)
Acesse o link identificado no endereço acima e assista o vídeo.
2)
Em uma folha escreva, o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome
da atividade, a data em que está realizando,
3)
Registre através de desenho você realizando a atividade, utilize lápis de cor,
giz de cera, canetinha , escreva abaixo do desenho como você se sentiu
realizando quem puder tire uma foto
brincando Capriche!!!,
4)
No videio acima foi falado sobre outras brincadeiras regionais, qual delas você
mas gostou e gostaria de realizar na próxima aula?
5)
Identifique qual a origem das brincadeiras do videio?
6)
Quem realizou a atividade com você?
5)Registre através de desenho ou fotografia, Utilize lápis de cor, giz de cera. Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.
**********************************************************************
1ºBimestre 😍⚽ Semana 04/05 a 08/05
***********************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4ºano EFAI – 003/2020 Tema: Jogos e brincadeiras Profª Maria ED .Física
I
imagens:
https://www.google.com/search
Briga de galo
A brincadeira Briga de galo e uma
brincadeira popular de origem indígena. É proveitosa para qualquer idade,
apesar de precisar de um pouco de espaço para executá-la. Nela trabalhamos
agilidade, estratégia e atenção.
Mesmo que você não tenha visto o
vídeo, com as regras abaixo pode realizar a brincadeira, peça a ajuda de um
adulto para brincar com você
Parte Prática: Para brincar de Briga de Galo, precisamos de pelo
menos dois participantes. Dentro de um círculo, de pelo menos 3 metros de
diâmetro, eles deverão ficar frente a frente com os olhos fechados/vendados,
enquanto alguém, por trás deles, prende com um alfinete um pedaço de tecido
colorido nas costas de ambos. Então os participantes abrem os olhos e começam a
brincadeira. Nenhum dos dois pode sair de dentro do círculo, quem sair perde. O
objetivo é tentar descobrir qual a cor do tecido do outro sem usar as mãos que devem
ficar posicionadas nas costas. Ganha quem acertar a cor do tecido primeiro.
Dica 1: Pode usar também uma folha de papel com o nome da cor, com
letras grandes para facilitar, ou menores para dificultar, você pode prendê-lo
próximo a cintura na parte mais baixa da camiseta, isso torna um pouco mais
fácil descobrir a cor do outro, pois basta inclinar a coluna para o lado para
perceber. Depois você pode prender nas costas (mais próximo à cabeça) para
dificultar as coisas.
Dica 2: Quanto maior a área (círculo ou quadrado) que eles tiverem
para explorar, mais mobilidade eles terão para tentar alcançar o objetivo da
brincadeira que e descobri a cor do colega. O mínimo necessário são 3 metros de
diâmetro (3 passos largos aproximadamente), menor que isso já prejudica um
pouco a atividade.
Algumas Regras Úteis: Ninguém deve soprar
para eles a cor do outro; Não vale usar as mãos, elas devem ficar para trás o
tempo todo; Não vale sair do círculo, quem sai perder a vez; Os demais podem
ficar em volta do círculo enquanto esperam a sua vez.
Endereço de recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/Hg5S4PTQuDg Brincadeiras
Regionais | Sudeste
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1) Acesse na internet os
link’s acima. No vídeo: “Brincadeiras Regionais | Sudeste” você terá dicas de
como brincar, ,Se não for possível utilizar internet, não tem problema , leia a
explicação acima com um adulto.
2) Agora é hora de se
exercitar! Lembre-se de fazer os exercícios de aquecimento antes, convide os
adultos da casa para brincar a também. Lembra dos nossos alongamentos agora e a
sua vez de fazer com os seus responsáveis e se divertir!
3) Em uma folha de sulfite
escreva: o seu nome completo, ano cursado e turma;o título, nome da atividade:
‘Briga de galo” e a data em que está realizando;
-
escreva como estava se sentindo antes de brincar; se sentiu alguma
dificuldade durante a brincadeira e como se sentiu após, ok?! Registre através
de desenho ou fotografia, Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha...
Capriche!!!Brincar e muito importante, além de nós manter ativos e saudáveis,
resgatamos nessas atividades brincadeiras populares muitas vezes esquecidas e
que nos faz bem .Então vamos brincar e aprender, valorizando a nossa cultura !
Um grande abraço meus queridos e até a volta.
Registre através de desenho ou fotografia, Utilize lápis de cor, giz de cera. Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.
*********************************************************************
1ºBimestre 😍⚽ Semana 11/05 a 15/05
*********************************************************************
E.E Professora
Juventina Marcondes Domingues de Castro
4 ºano EFAI – 004/2020 Tema: Brincadeiras e jogos Prof.ª Maria ED. Física
Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
Nesta atividade você vai
aprender: Sobre a etnia , interação,cultura ,esporte e que muitas
brincadeiras que realizamos são herança dos povos indígenas. Conheça alguns
esportes praticados pelos povos indignas .
Endereço de recursos de
apoio:
https://youtu.be/61O26x6gbXE
Kalí: uma homenagem a várias etnias
https://youtu.be/vc0inLdjo9g
Cabo de Força - Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015
https://youtu.be/l8P4pG8uZaM
Natação - Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015
https://youtu.be/OREjxlmDrH4
Canoagem - Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015
Essa semana vimos no CMSP alguns
jogos dos povos indígenas, agora vamos identificar na imagem abaixo quais
esportes são esses e classificar com os números da tabela.
1- Arco e Flecha |
2- Natação |
3- Canoagem |
4- Futebol |
5- Peteca |
6-
Corrida de 100 metros |
7- Zarabatana |
8-Arremesso de Lança |
9- Corrida com Tora |
10- Cabo de Força |
11- Futebol de cabeça |
12- Jogos
com Bastão |
13-Luta Corporal |
14-Peikrãn (peteca) |
|
Imagens retiradas do Google e https://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br e CMSP
( ) ( ) ( ) ( ) ( )
( ) ( ) ( ) ( )
( ) ( ) ( ) ( 14 ) EXEMPLO
Imagens retiradas do Google e https://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br e CMSP
Registre através de desenho ou fotografia, Utilize lápis de cor, giz de cera. Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.
********************************************************************
1ºBimestre ⚽😍 Semana 18/05 a 21/05
********************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4ºano EFAI – 005/2020 Tema: Brincadeiras e jogo Profª Maria ED. Física
TRILHA
O que você vai aprender com o Jogo da
TRILHA: O jogo trabalha coordenação motora, lateralidade, raciocino lógico e
agilidade nos movimentos.
Material alternativo: Tampa de garrafa pet, um pedaço de papelão,
folha de caderno ou sulfite
O jogo de Trilha tem dois participantes,
que usam um tabuleiro para jogar.
Jogadores
- 2 |
Peças - 18 peças sendo 9 brancas e 9 pretas. |
Tabuleiro - tabuleiro com 24 casa interligados horizontalmente e
verticalmente. |
Objetivo - Deixar o adversário com 2
peças no tabuleiro ou deixá-lo sem movimentos. |
O JOGO
Esquema do tabuleiro
https://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_(jogo) O jogo consiste em três partes
principais: Colocando
as peças: Esta é a fase inicial do
jogo onde cada jogador coloca uma peça de cada vez alternando entre
jogadores, caso um dos jogadores forme uma linha horizontal ou vertical com
três peças (uma trilha / moinho), ele terá o direito de remover uma peça de
seu adversário do tabuleiro. |
Movendo
as peças: Esta fase se inicia
quando ambos os jogadores colocarem suas nove peças em jogo. Consiste em
mover suas peças ao longo de uma das linhas do tabuleiro para uma outra casa
adjacente. Caso um dos jogadores tenha somente 3 peças em jogo, ele pode
"voar" com suas peças, podendo mover para qualquer casa que não
esteja ocupada por uma peça do adversário. https://blog.megajogos.com.br/ |
Removendo
peças adversárias: Em qualquer uma
das fases acima quando um jogador forma uma linha horizontal ou vertical com
3 peças ele fará uma trilha / moinho, isso lhe dá o direito de remover uma
peça de seu adversário, contudo você não poderá remover uma peça do seu
adversário que faz parte de uma trilha/moinho moinho dele, a não ser que não
exista outra peça para remover. Uma possível situação de jogo https://pt.wikipedia.org/wiki/Trilha_(jogo) |
Estratégia No começo do jogo, é muito importante colocar as peças nos lugares
mais versáteis para tentar formar imediatamente moinhos e não cometer o erro
de concentrar as peças próprias em uma área do tabuleiro. Uma posição ideal, que geralmente resulta em uma vitória, é ser capaz
de colocar uma peça que possa se movimentar entre dois moinhos diferentes. |
Fim da
Partida O jogo termina quando 3
situações são alcançadas: Se um jogador reduzir as peças de seu adversário para 2. Se um jogador deixar seu adversário sem nenhuma jogada válida. Caso
seu adversário tenha somente 3 peças em jogo, ele não poderá ser
"trancado". Se ambos jogadores estiverem com 3 peças em jogo e, a partir deste
momento, se em 10 jogadas não houver vencedor, o jogo terminará e será
declarado um empate. Apoio pesquisa
http://lugardagente.blogspot.com/p/damas.html |
Endereço de recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/EzvgdQdCfAA Como jogar trilha (ou Moinho)
Explicação da atividade:
1).
Com a ajuda de um adulto assista o vídeo de apoio no endereço acima, depois
separe o material e faça o tabuleiro do jogo TRILHA use a criatividade. ! Nada
melhor que brincar e se divertir em família. Divirtam-se!
2). Em uma folha de sulfite escreva: - o seu nome completo, ano cursado e turma; o
título, nome da atividade: JOGO TRILHA a
data em que está realizando; escreva quem brincou com você, se sentiu alguma
dificuldade durante a brincadeira. Registre através de desenho ou fotografia,
você brincando. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha.... Capriche!!!
***********************************************************************
1ºBimestre ⚽ 😍 Semana 25/05 a 29/05
***********************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º ano EFAI – 006 /2020 Tema: Lutas Prof.ª Maria ED. Física
Difereças de Lutas de Brigas
O que posso aprender com as lutas?Lutas : E um dos
esportes competitivos mas antigos do
mundo,aparecendo em pinturas no EGITO com mais de 5000 Anos ,com o passar do
tempo, os combates que originaram a luta olímpica perderam suas formas
violentas e deram lugar a desafios que não geram risco ao atletas.Com a luta
desenvolvemos habilidades como Lateralidade,equilíbrio,força, domínio, atenção, percepção, etc..
Luta e
briga são a mesma coisa?
Com
certeza Não
que fique claro, luta e briga
são assuntos diferentes, e
quando entendemos essa diferença passamos a valorizar a prática das diferentes
modalidades esportivas de lutas e não aceitar jamais a violência, buscando
sempre o diálogo para resolver nossos problemas.
Vamos entender qual é essa diferença?
Lutas: Nas lutas existem regras,
valores
e respeito
ao oponente. Lutamos e nós defendemos sem machucar alguém de propósito. São
sistemas para treinamento de combate, geralmente sem uso de armas, com regras
bem estabelecidas. Podem ser praticadas como treinamento militar ou policial,
como defesa pessoal ou como esporte. Observa-se sempre a presença de regras,
respeito,
disciplina entre os praticantes . A luta pode ser bem saudável
existem varias modalidades de lutas podemos usá-la com esporte , entre elas :
boxe, capoeira, judô, Karatê, sumo, Jiu-jitsu, Tae-kwon-do Karatê, Judô, Muay
thai, kick boxe, etc... Algumas
modalidades são consideradas olímpica |
Brigas: Nas brigas não existe regras, valores ou
qualquer tipo de respeito, o objetivo de uma briga e agredir fisicamente ou
moralmente outra pessoa e normalmente um combate
corpo-a-corpo ilegal ao contrário
das lutas, uma briga
pode envolver armas,
vários adversários e não tem regras está sempre
presente a violência
e muitas vezes resultam em ferimentos graves ou mesmo a morte. Já que
estamos falando da diferença entre brigas e lutas, vamos entender também a diferença
de brincadeira e agressão. Machucar pessoas não é legal,
não e um ato de cidadania,respeito e dignidade. |
Para refletir : Não
confunda agressão com brincadeira. Para quem
ainda não pensou nisso, este é o momento: Brincadeira: e ação de brincar, se divertir ,de entreter, de
distrair, se alegrar.Onde ambos se sintam bem . Agressao: agredir ,
machucar o outro, deixá-lo triste e
com vergonha. Portanto percebemos
que a ação
de brincar e totalmente diferente de agredir. Dessa
forma devemos rever nossas
atitudes e refletir se estamos
brincando de forma
violenta com nossos colegas.
|
Vamos observar as imagens para começar a entender essas diferenças uma
das imagens e uma referência a briga:
Figura 1: Capoeira (Luta) Figura 2 : Boxe (Luta) Figura: 3 Caratê (Luta) Figura 4: Judô (Luta) Figura 5: Os Simpsons(Briga)
http://afisha.bigmir.net http://portalcostanorte.meionorte.com http://sgnh.com.br www.tenisclubedesuzano.com.br http://blogs.estadao.com.br
1º) Assinale as afirmativas com V para verdadeiro e
F para falso seguindo
o exemplo abaixo:
Luta e briga são
iguais ( )
|
Algumas modalidades
de lutas são consideradas olímpica ( ) |
Brincadeira e
agressão são iguais( )
|
Judô e uma luta (
)
|
A luta não e saudável
(
) |
Capoeira e uma
briga ( )
|
A luta não tem
regras ( F ) |
Com a luta
desenvolvemos lateralidade, equilíbrio, força, domínio, atenção, percepção,
etc..( ) |
A Luta e um dos
esportes competitivos mas antigos do mundo ( ) |
Brigas são ilegais (
) |
As Luta tem regras (
)
|
|
Registre com fotografia. Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.
**********************************************************************
😍 2º BIMESTRE ⚽
***********************************************************************
2ºBimestre 😍⚽ Semana 15/06 a 19/06
*****************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º anoEFAI – 007 /2020 Tema: Jogos e Brincadeira Prof.ª Maria ED. Física
BARANGANDÃO
Barangandão: Estimula o desenvolvimento motor, a
criatividade, as artes marciais, agilidade, atenção. E um brinquedo muito
interessante, fácil de fazer, de custo muito baixo e que serve tanto para
crianças brincarem como para alegrar uma dinâmica de adultos.
Endereço de recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/Jtds-GsQFsg Atividade Pedagógica ♥ Como Fazer Barangandão ♥ Foguetinho ♥ Brinquedos Folclóricos
HISTÓRIA DO
BARANGANDÃO Há muito tempo.... Na época das
avós de nossas avós, as mulheres reuniam-se na boca do rio. Elas sentavam-se
em roda para contar estórias. As mais velhas contavam para as mais novas, as
mais novas contavam para as mais velhas, e assim iam... até que o tempo se
esvaísse numa imensidão de palavras coloridas. Mas, na roda, sempre havia
aquela moça envergonhada, que não queria compartilhar suas estórias. Então,
as mais experientes resolveram imaginar uma dinâmica de corpo e, para isso,
inventaram um brinquedo que denominaram de BARANGANDÃO.BARANGANDÃO, o
brinquedo inventado, era usado para esquentar o corpo, para relaxar.... Elas
rodavam, rodavam, ondulavam as cinturas e libertavam suas palavras de calor.
Surgiam estórias da vida, estórias do sonho, estórias do medo, palavras
inventadas. (Adaptação da lenda do
brinquedo folclórico) Fonte de apoio:
http://saraubarangandao.blogspot.com/2008/06/barangando.html |
COMO FAZER UM BARANGANDÃO:
Passo a
passo:
Material: 1 folha de jornal, fita
adesiva.
Barbante (80 cm). Papel crepom colorido (ou
camiseta velha autorizada pelo responsável)
|
|
1ºCorte tiras de papel crepom de 4cm. Dobre a folha de jornal na
metade, depois na metade da meta por 5 vezes 2ºPasse a fita adesiva para segurar https://catarinacalavera.wordpress.com/2016/07/13/barangandans/ |
3ºAbra as tiras de crepom. Costumo usar cinco tiras 4º.Arrume as tiras uma encima da
outra. Cole no jornal com fita adesiva 5ºSobre a fita adesiva amarre uma das pontas do barbante. https://catarinacalavera.wordpress.com/2016/07/13/barangandans/ Reforce com mais fita adesiva.
6- Pronto! Agora o só brincar! ♥♥
|
⚽ ⚽ ⚽ |
Registre através de desenho ou fotografia, Utilize lápis de cor, giz de cera. Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.
**********************************************************************
2ºBimestre 😍⚽ Semana 22/06 a 26/04
**********************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º
ano EFAI – 009 /2020 Tema: Luta Prof.ª Maria ED. Física
Capoeira
Endereço de recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/jjqvuYlhdx0 Você sabe jogar capoeira?
| Quintal Cultura
http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293 Capoeira Infantil
http://webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=processo&wq=14293 |
Movimentos da Capoeira Defesas: cocorinha, esquivas, negativas, resistência; Ataques Rodados: armada, chapéu de couro, meia-lua, meia-lua de compasso, meia-lua solta, queixada; Ataques Frontais: bênção, chapa, esporão, martelo, ponteira; Ataques Voadores: armada, martelo voador, meia-lua solta, queixada, vôo do morcego; Movimentações: ginga, eu ia, rolê, fuga, troca, atravessa, meia volta, volta ao mundo; |
Golpes de Mao: abafador, asfixiante, cutilada, galopante, godeme, quebra-queixo; Acrobacias: aú, compasso, duplo S, eclipse, giro de cabeça, macaquinho, palhacinho, queda de rins, salto (uno, duplo e triplo e mortal), saudação, voador; Desequilibrastes: arrastão, bandas, chibata, rasteira, tesouradas, vingativas; Especiais: batida de frente, boca de calça, cabeçada, carrinho de mão, coice, trava de perna. |
Inicia-se
desenhando um triangulo no chão, o triangulo é o desenho que baseará a
movimentação da ginga para o iniciante na capoeira.
https://lutas1pucpr.blogspot.com/2013/04/fundamentos-da-capoeira-aula-pratica-i.html
Explicação
da atividade:
1)
Acesse na internet, “Você sabe jogar capoeira? | Quintal Cultura” identificada
no endereço acima.
2)
Faça o triângulo no chão e realize o o
movimentos solicitados somente o da ginga junto
com seu responsável, chame mais alguém para fazer com você. Se possível escolha
ima música na internet para acompanhar o movimento.
3)Faça
uma lista com os nomes dos movimentos realizados na capoeira:
-
registre através de desenho, foto ou filmagem você fazendo os movimentos
solicitados, escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando a
atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... Capriche!!!
*****************************************************************************
2ºBimestre ⚽😍 Semana 29/06 a 03/07
*****************************************************************************
E.E
Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º ano EFAI – 0010/2020 Tema: Luta Prof.ª Maria ED. Física
Huka Huka
https://venum.com.br/blog/conheca-o-huka-huka-arte-marcial-do-xingu/
Nesta atividade vamos conhecer, mas
uma luta da nossa cultura indígena, assim conhecendo a nossa cultura e
observando que nossa luta mais conhecida teve origem dos nossos povos e como e
importante e rica a cultura do nosso pais. Lembrando que as lutas são de
grandes benefícios para o nosso corpo e mente
A luta
Huka-Huka é uma luta originalmente brasileira, mais especificamente do Estado
de Mato Grosso do Sul e criada pelos povos indígenas do Xingu e dos índios
Bakairi. Ela é uma luta corporal praticada pelos índios Kamayurás desde a
infância e costuma ser praticada durante os festejos do Kuarup (um ritual que
homenageia os mortos na cultura indígena). A luta possui regras: Um homem
chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e
escolhe os oponentes chamando-os pelo nome. Inicia-se com os praticantes frente
a frente ajoelhados e agarrados entre si, girando em círculo. O objetivo é
tentar derrubar o adversário ou agarrar as suas pernas. Durante toda luta os
oponentes podem levantar ou permanecer ajoelhados e não são permitidos socos,
chutes ou pontapés. Praticado nas aldeias na terra, mas também pode ser
praticado no (tatame, grama, tapete, areia, terra) ,eles se preparam pintando o
corpo, normalmente suas vestimentas são
panos nas articulações e pele de onça na cintura, os oponentes são dois lutadores, a oposição
presentes são as imobilização,
equilíbrio, ataque e defesa. A luta Huka Huka
e semelhante as características
jiu jtsu e judô.
Vamos lembrar um pouco da aula
1º Nesta semana vimos no CMSP a
Luta indígenas Huka Huka , agora vamos identificar abaixo quais
afirmativas se correspondem com as
perguntas e classificar com as letras a
da tabela.
A-Imobilização, equilíbrio, ataque E
defesa) |
B- Pintura corporal |
C- Terra ou no
tatame, grama, tapete, areia, terra |
D-Vestimentas adequadas, panos nas
articulações e pele de onça na cintura |
E- Jiu jtsu e judô |
F- Dois lutadores |
Em que local é praticado?
( ) |
Como se preparam para a
luta? EXEMPLO ( D ) |
Utilizam de
equipamentos? ( ) |
Há oponentes?
( ) |
Quais características de oposição
presentes? ( ) |
Há qual (quais) outras modalidades
de lutas o Huka Huka se assemelha quanto às suas características?
( ) |
Registre através de desenho ou fotografia, você brincando de pular corda. Utilize lápis de cor, giz de cera. Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.
*****************************************************************************
2ºBimestre 😍⚽ Semana 06/07 a 10/07
*****************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º ano EFAI – 0011 /2020 Tema: Luta Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
Luta/ Domínio,
percussão e mista
Roberto Galante – 2019 Roberto Galante – 2019 https://festivalforrodaluacheia.com.br/pega-rabo
Endereço de apoio :
https://youtu.be/PtYl5qLwzks 08/07 - 4º ano EF - Educação Física - Lutas do contexto regional
https://youtu.be/7rrODuhgcXE
Ludo Vlog - Desafio Olímpico - Luta Olímpica
https://youtu.be/vwLsG_zPwbU Tá de brincadeira - Pega o Rabo - 08/09/1
Luta
olímpica características Regras: 1.Luta Livre ( meninos e meninas ) 2.Grego romano (so menino) 3.Local 4.Técnicas 5.Disciplina 6.Respeito |
As lutas de
domínio são
modalidades onde têm que agarrar ou puxar, derrubar ou imobilizar o
adversário para vencer o combate, exemplos de lutas de domínio: judô, jiu
jitsu, sumo, entre outras. |
As lutas de
percussão são todas
aquelas modalidades onde os lutadores precisam tocar o adversário para
conseguir pontos para vencer o combate, exemplos de lutas de percussão: boxe,
taekwondo, karate, muaythai, esgrima, entre outros. |
Existem também as lutas mistas, onde estão
envolvidas as técnicas de domínio e percussão, que tem como objetivo tocar
e/ou agarrar o adversário, exemplo: MMA (mixedmartialarts) que é uma
modalidade que se utiliza de golpes em pé e também da técnica de chão. |
1º). Agora vamos para nossa
pesquisa de campo identifiquem as
lutas praticadas lutas de domínio ou
lutas de percussão realizada na sua cidade ou bairro que você ou seu familiar
conhece e coloque no quadro:
Lutas de Domínio |
Lutas de
Percussão |
|
|
|
|
|
|
2º).
Nas brincadeiras realizadas desenvolvemos: velocidade, agilidade, equilíbrio,
força assim já treinando as técnicas para as práticas da luta
A). Assista o vídeo acima e veja como e a brincadeira Pega Rabo.
Realize a brincadeira com seu responsável e registre com foto ou vídeo, e como
você sentiu fazendo a atividade.
Considerações gerais...
“A atividade física na
infância, ou o movimento do corpo, tem um papel essencial para o desenvolvimento infantil! Esses movimentos expressam
emoções, ampliam a postura corporal, e desenvolvem a capacidade afetiva e
intelectual através da luta” Incentive-os!!!
*****************************************************************************
2ºBimestre 😍⚽ Semana 13/07 a 17/07
*****************************************************************************
E.E
Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º ano
EFAI – 0012 /2020 Tema:
lutas Prof.ª Maria Ed.
Física 2ºBimestre
Dambe /
Equilíbrio e defesa na luta
Endereço
de apoio:
https://youtu.be/xYMLlVghKYQ
15/07 - 4º ano EF - Educação Física - Conhecendo as lutas
Nesta atividade :Vamos
conversar sobre lutas? Conhecer um pouco sobre a luta africana Dambe e realizar
a atividade trabalhando a força equilíbrio e agilidade.
Dambe - Arte marcial
Nigeriana/Africa que se relaciona com algumas lutas praticada aqui no Brasil
(ex: muaythai, kickboxing, etc.) No passado esta luta foi utilizada como parte de rituais em períodos
de colheitas em aldeias no interior do País onde membros de castas diferentes
se enfrentam. A Dambe passou a ser praticada como treinamento base para os
guerreiros em combate. Para guerra. |
➢ A luta é dividida em três
rounds, não há luvas para proteger dos contatos, apenas um braço que é
chamado de “lança,” é envolvido por uma corda. A mão livre é chamada de
“escudo”, que deve ser usada para bloquear o ataque do adversário, e também
tem o objetivo de derrubar o adversário. No Dambe apenas a mão da luva pode
desferir golpes de percussão enquanto a mão que está livre serve para desviar
o bloqueio do oponente. |
ttps://www.pinterest.pt/pin/398498267021756724/
https://i.ytimg.com/vi/UWlZ1z36suc/maxresdefault.jpg
Explicação da atividade:
1º) Acesse o
link acima e assista a aula introdutória a temática de Lutas do Centro mídia.
Se possível realize as atividades proposta pelas professoras junto com seu
responsável:
2º) Imprima/
ou copie esta atividade e responda as perguntas abaixo:
a)Quais lutas você conheceu nessas últimas aulas?
b)Qual luta você mas gostou?
c) NO Dambe qual a função da mão
direita e da esquerda durante a luta?
d)Com qual artes marciais praticada
no Brasil a luta Dambe se relaciona?
E) no Dambe qual é a mão de ataque é a mão de
defesa?
F)Realize a atividade de equilíbrio
cronometrando o tempo, marque o maior e o menor tempo feito por você e pelo seu
responsável.
Enviei para a professora pelo Classroom, se não for possível envie pelo meio de comunicação indicado pela escola.
*****************************************************************************
2ºBimestre 😍⚽ Semana 20/07 a 24/07
*****************************************************************************
E.E
Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º ano EFAI –013 /2020 Tema: Danças Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
Danças do Brasil- A Dança Cateretê-Catira
https://www.slideshare.net/evandrolhp/catira-76824188
Considerada uma das mais genuínas danças
rurais brasileiras, cujo nome vem da língua tupi. Dança-se em duas filas, uma
de homens outra de mulheres, que evolucionam um diante dos outros, é uma
espécie de sapateado com bate-pé́ ao som de palmas e violas, sendo bastante
conhecida nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás (onde é denominada
catira).
Endereço de recursos de apoio:
www.youtube.com/watch?v=UJ2R7zu2uGo>
- Acesso em 17 mar. 2020. Apresentação de Dança - Catira
https://youtu.be/BskGVZdpps8
Quintal Musical - João de Barro - 14/06/12
https://www.slideshare.net/evandrolhp/catira-76824188 Catira
Vamos mexer o corpo.
Qual o significado da dança para você?
Quais os estilos de dança que você
conhece? Já dançou algum?
Você conhece cateretê (catira)?
O que é?
Como você conheceu?
Já dançou o cateretê (catira)?
Agora faça
umas entrevistas com os vizinhos, parentes, pais, avós, sobre o que eles conhecem
sobre o cateretê (catira):
1ºEntrevista:
Nome do entrevistado:
Você conhece cateretê (catira)?
O que é?
Como você conheceu?
Já dançou o cateretê (catira)?
2ºEntrevista:
Nome do entrevistado:
Você conhece cateretê (catira)?
O que é?
Como você conheceu?
Já dançou o cateretê (catira)?
*****************************************************************************
2ºBimestre 😍⚽ Semana 27/07 a 31/07
*****************************************************************************
E.E
Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º ano EFAI – 0014
/2020 Tema: Danças Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
Danças do Brasil- Elementos Constitutivo da Dança -Frevo
Elementos constitutivo da Dança
Variaçoede ritimo:Lento,moderado e rápido Diferentes direçoes: Movimentos com deslocamento para frente,para trás e
para os lados . Diferentes
niveis(Plano): Movimentos no plano alto(em pé), Movimentos no plano
médio(abaixado,agachado); Movimentos no plano
baixo(movimentos no solo). |
Frevo
|
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/hppUfB4cOAg 29/07 - 4º ano EF - Educação Física - Danças
do Brasil
https://youtu.be/eGl3WaMFGkY Quintal da Cultura -Dança de Gana -
02/04/12
https://youtu.be/zRYF5f5nJQI Coral Palavra Cantada RJ | África
https://youtu.be/XePzKIYLDiw ALECRIM - Frevo | Valéria Vicente
Explicação da
atividade:
Realizando os gestos
1ºAcesse o link acima e se divirta.
Escute e sinta a música, acompanhe o ritmo movimentando o corpo. Você pode
imitar os gestos ou inventar os seus gestos, realizando os seus próprios
movimentos.
2º Acesse os vídeos no endereço de
apoio e analise os elementos constitutivo da dança frevo, seguindo o exemplo da
análise da dança catira:
Analise Dança Catira EXEMPLO:
Dança |
Catira
|
Ritmo |
1ºLenta, 2º Moderada |
Direções |
Diversas
direções |
Plano |
Médio |
Analise da Dança FREVO
Dança |
Frevo |
Ritmo |
|
Direções |
|
Plano |
|
2º Qual Dança você mais gostou de
Catira, Frevo, ou a Gana?
3º
Escolha a música que mais gostou e dance com alguém da sua família, tire foto e
envie para sua professora:
Considerações gerais aos familiares e/ou
responsáveis...
Bora “Brincar de Dançar?!” E o seu desafio é se divertir, Ok?!
A Dança sempre esteve presente na história da evolução humana. A Educação Física visa trazer conhecimentos culturais referente a dança, promovendo o respeito a diversidade de manifestações artísticas, bem como propiciar diversas experiências agradáveis para que a Dança seja opção de atividade física saudável
Desde já agradeço a todos
os responsáveis pela participação nas aulas.
************************************************
************************************************
Sejam bem vindos 😍
😍 3º BIMESTRE ⚽
************************************************
************************************************
3ºBimestre 😍⚽ Semana 03/08 a 07/08
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º
ano EFAI – 0015 /2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
Movimentos Básicos da ginástica
Nesta atividade você irá: Conhecer elementos básicos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros e rotações, com e sem materiais, de forma individual adotando procedimentos de segurança.
|
Classificação da ginástica |
Elementos da
ginástica geral |
Alongamento e aquecimento |
Endereço
de recursos de apoio:
https://youtu.be/SLZLV5QUyFw Sacudir o Esqueleto - Alongamento - 15/10/13
https://youtu.be/gfRgQGqXBQc Movimentos Básicos da Ginástica - Educação
Física Escolar
https://youtu.be/zcUZD3495OU ELO - GGU Ânima - Finlândia 2015
Explicação da atividade:
E
o seu desafio é se divertir, Ok?!
Realizando os gestos:
1º
Acesse o link acima no endereço de apoio.
2º
Com a ajuda do seu responsável assista o vídeo “Sacudir o Esqueleto -
Alongamento - 15/10/13 “e realize o alongamento.
3º
Convide a família para o desafio da Ginastica, assista o vídeo” Movimentos
básicos da ginastica” no endereço de apoio.
4º
Assista o vídeo “ELO - GGU Ânima - Finlândia 2015”(só para assistir).
5ºO
que você achou e como se sentiu assistindo à apresentação do grupo de ginástica
“ELO - GGU Ânima - Finlândia 2015”?
6º
O que e giáastica Geral?
7ºQuais
são os elementos da ginástica geral?
8ºRegistre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua linda atividade.
Considerações gerais aos familiares e/ou responsáveis...
Participe junto deste momento
divertido, faça essa atividade como um momento de lazer.
Desde já agradeço a todos os responsáveis
pela participação na aula.
Movimentos basicos da ginastica:
Recorte e brinque com a
familia para ver quem acerta os movimentos de cada figuraa :
************************************************
************************************************
3ºBimestre 😍⚽ Semana 10/08 A 14/08
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º ano EFAI – 0016/2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
Ginástica Elementos da Ginástica |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Explicação
da atividade: 1º Acesse o link a seguir, assista a aula de Educação Física do
CMSP - Centro de Mídias da Educação de São Paulo e execute a atividades da Amarelinha
Africana com a bola realizando os movimentos manipulativos. https://youtu.be/a--mXbBEWjo
12/08 - 4º ano EF - Educação Física - Ginástica geral 2ºEncontre no caça palavras
abaixo os seis elementos da Ginástica Geral apresentados no vídeo do CMSP:
RESPOSTA: EQUILÍBRIO,
SALTOS, GIROS, ROTAÇÕES, ACROBACIAS, COM E SEM MATERIAIS
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Considerações aos Pais e/ou
Responsáveis Brincar e muito importante, faça dessa atividade um momento de
descontração, brinquem junto, e se divirtam. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Não esqueça de registra a
atividade com você brincando e a atividade escrita, tire foto junto com o
responsável contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA
ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e vídeos.
|
3ºBimestre 😍⚽ Semana 17/08 A 20/08
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º ano EFAI – 0017/2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
TEMA: GINÁSTICA
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/4G0HoJEc7A0 19/08 - 4º ano EF - Educação Física -
Ginástica geral
https://youtu.be/0YVNRmzk5rc Como fazer as maças da Ginástica Rítmica com
materiais alternativos.
https://youtu.be/sPQUagfMMhw Festival de Ginástica Para Todos | Esporte Criança 6 a 10 anos
Você sabia que na ginastica também utilizamos
objetos, entre eles estão as Maças ou
(Massa), a Corda, a Fita o Arco, e a Bola.
Explicação da atividade:
Vamos se divertir construindo a nosso material para a
aula de ginastica
1º Acesse o link
acima no endereço de apoio..
2º Com a ajuda do seu responsável assista o vídeo e
realize a atividade fazendo sua maça. No endereço de apoio temos a aula do CMSP
com a explicação e um vídeo explicativo de como fazer esse objeto da Ginastica
Rítmica. Escolha o melhor vídeo e realize a sua atividade. Não esqueça de
guardar a suas maças para a aula seguinte.
3º Acesse no endereço de apoio o link “Festival de Ginástica Para Todos | Esporte
Criança 6 a 10 anos” assista o vídeo e escreva os nomes dos materiais
utilizados na apresentação da ginastica:
4º O que você achou da apresentação da ginástica?
5º Registre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua linda atividade.
Considerações aos Pais e/ou
Responsáveis
Brincar
e muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem
junto, e se divirtam.
Não esqueça de registra a atividade com
você brincando e a atividade escrita, tire foto junto com o responsável
contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/
TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e vídeos.
Desde já agradeço a todos os
responsáveis pela participação na aula.
************************ * *************************
3ºBimestre 😍⚽ Semana 31/08 A 04/09
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º ano EFAI – 0018/ 2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
A realização da atividade física e muito
importante para nossa saúde. Esse ano vamos realizar o nosso Agita Galera de
uma forma diferente, em nossa casa, mas com muita alegria. Veja no quadro ao lado os benefícios da
atividade física. |
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/S-hOeeLeJVs
Aquecimento com a Nana
https://youtu.be/bf59CrTef4o Ginástica Infantil e Educação Física: Game
do Movimento parte 02😃 Educação
Infantil
https://youtu.be/JR_KW46gcp8 02/09 - 4º ano EF - Educação Física -
Ginástica geral
Explicação
da atividade:
Bora
“Brincar?!”
E o seu
desafio é se divertir, Ok?!
1).
Acesse o link no endereço de apoio “Aquecimento
com a Nana”
e vamos realizar o nosso aquecimento.
2). Acesse o link
no endereço de apoio , identificado no endereço acima Ginástica Infantil e Educação Física: Game do Movimento parte 02😃 Educação Infantil. Execute, fazendo os movimentos
solicitados. Se possível for, chame mais alguém para com fazer com você.
4)Acesse
o link no endereço de apoio “Ginástica geral” realize os movimentos da ginastica
solicitados pelas professoras do Centro
de mídia. Com muito cuidado. |
|
5).
Realize os movimentos solicitados prestando muita atenção: Rolamento Lateral. Pirueta. Avião Giro Salto afastado Salto grupado |
Em
uma folha de sulfite escreva:
- o seu nome completo, ano cursado e
turma;
-
registre através de desenho ou foto, você fazendo os movimentos
solicitados, escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando a
atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... Capriche!!!
************************ * *************************
3ºBimestre 😍⚽ Semana 07/09 A 11/09
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º ano EFAI – 0019 /2020 Tema:
Brincadeiras e jogos inclusivos Prof.ª Maria Ed. Física
“BRINCADEIRAS E JOGOS INCLUSIVOS”
|
|
Se desenvolver brincando. Refletir sobre a importância de respeitar e Incluir as pessoas com necessidades especiais.
|
Endereço
de recursos de apoio: https://youtu.be/ujBPzsu7OJ4 09/09 - 4º ano EF - Educação Física - Brincadeiras
e jogos inclusivos
Explicação da atividade: 1º )Acesse o link abaixo assista a
aula do Centro de Mídias da Educação de São Paulo e, se possível, realize a
brincadeira do Jogo das cartas junto com o seu responsável.
|
A)Escreva abaixo os nomes das brincadeiras que você
conhece e que podemos brincar conforme a orientação:
Não esqueça de registra você brincando e as atividades com
foto, contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/
TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar.
Considerações aos Pais e/ou Responsáveis
Brincar e
muito importante, faça dessa atividade um momento de descontração, brinquem
junto, e se divirtam.
3ºBimestre 😍⚽ Semana 14/09 A 18/09
E.E Professora
Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º ano EFAI – 0020/2020
Tema: Brincadeiras e jogos inclusivos Prof.ª Maria Ed. Física
Educação inclusiva, significa
educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de
Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário.
Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como
diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a
visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.
Assim dando oportunidade a ambas para respeitar e ajudar o seu colega, tanto no
ambiente escolar como na vida. A
educação física e para todos, com certos cuidados para algumas pessoas assim
adaptando.
Temos
vários esportes adaptados conheçam três deles:
Agora seguindo o Roteiro conte
sua experiência: Explique com a suas palavras (se quiser
pode gravar um vídeo), ou escrever no seu caderno: Roteiro Explique as regras da brincadeira (se
preferir pode inventar uma brincadeira adaptada), explique como você se
organizou para brincar: Exemplo: Quais materiais foram usados Quantas pessoas participaram As regras da sua brincadeira Se todos podem brincar da atividade
realizada E quais foram as dificuldades que você
percebeu Como você se sentiu ao realizar a
atividade, se foi fácil? Teve dificuldades? E como
podemos ajudar o colega que possuem a deficiência visual durante a atividade |
************************ * *************************
3ºBimestre 😍⚽ Semana 21/09 A25/09
E.E Professora Juventina Marcondes
Domingues de Castro
4ºano EFAI – 21/ 2020 Jogos e Brincadeiras
de origem indígena Profª Maria ED.
Física
Essa
brincadeira é conhecida como cama de gato, de origem africana. Corte um pedaço
de barbante (pode ser elástico ou fita também), dê um nó entre as duas pontas.
Deixando as mãos verticalmente paralelas, coloque o barbante nas pontas dos
dedos, formando uma espécie de retângulo uniforme. Sem dobrar os dedos, ou
tirar o barbante da posição inicial, leve a mão direita até a esquerda e
passe-a por baixo da lateral do barbante de forma que este fique enrolado. Faça
a mesma coisa com a mão esquerda. Passe o dedo do meio de cada mão por baixo do
barbante recém enrolado, algo semelhante a letra x se formará em cada um dos
lados. A partir daí o objetivo é passar o barbante para a mão dos outros
jogadores sem que esta saia da mão do primeiro, formando outra ‘figura’ a ser
desatada em seguir.
Endereço de recursos de apoio na
internet:
https://youtu.be/qaxEdtco9JU Tutorial de Cama de
Gato
Explicação
da atividade:
1º. Assista o vídeo do Youtube no link acima
“Tutorial Cama de Gato”
2º.. Agora é a sua vez de brincar e se
divertir.
3º Tire uma foto brincando e envie para a professora.
3ºBimestre 😍⚽ Semana 28/09 A 02/10
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4ºano EFAI – 22/2020 Jogos e Brincadeiras
de origem indígena Profª Maria ED.
Física
Barra-manteiga
Vamos brincar e aprender,
valorizando a nossa cultura!
Nessa atividade
vamos resgatar uma brincadeira populares do nosso país, muitas vezes esquecidas.
Barra-manteiga e uma brincadeira muito popular na
região Sudeste do Brasil, que colabora para a valorização do trabalho em
equipe, da agilidade e da coordenação motora.
Tipo de jogo: Competição
O que estimula: Atenção, agilidade, velocidade, trabalho em equipe e
coordenação motora.
Idade recomendada: a partir de 5 anos
Simples de ser elaborada e só
exige um giz para marcar o campo e 4 crianças no mínimo.
Como jogar: Trace no chão duas linhas paralelas, deixando uma distância
entre elas.
Divida
os participantes em duas equipes.
Os
jogadores devem ficar enfileirados, atrás da linha da sua equipe, com o braço
esticado e a palma da mão virada para cima.
Um
representante de uma das equipes vai até o time adversário e passa de um em um,
batendo levemente nas mãos estendidas, e a qualquer momento ele deve dar um
toque mais forte em um dos adversários e sair correndo de volta para sua
equipe, gritando: "Barra manteiga, na fuça da nega".
Quem
for tocado corre atrás do outro jogador, e este se for pego antes de voltar ao
seu time, passa a integrar a equipe adversária.
Vence
a equipe que ficar com todos os jogadores.
Dica: Para dificultar a brincadeira, os participantes podem aumentar ainda mais a distância entre os dois grupos. Se o caminho tiver obstáculos, pode deixar a brincadeira ainda mais divertida.
Endereço de recursos de apoio na internet: https://youtu.be/Hg5S4PTQuDg
Brincadeiras Regionais | Sudeste |
Explicação da atividade: 1.
Assista o vídeo do Youtube no link acima: “Brincadeiras Regionais | Sudeste”.
Você terá dicas de como brincar de Barra manteiga , Use a criatividade e
encontre com o seu responsável algo que possa utilizar para marcar o chão e
brincar com você, Se não for possível utilizar internet, não tem problema ,
leia a explicação acima com um adulto. Veja que legal! 2. Agora é hora de se exercitar!
Lembre-se de fazer os exercícios de aquecimento antes, lembra dos nossos
alongamentos agora e a sua vez de fazer com os seus responsáveis e se
divertir. 3. Chegou a sua vez de brincar, depois
do alongamento, realize a brincadeira “Barra Manteiga” .... Divirta-se!!! 4.Tire
uma foto ou desenhe você brincando envie para a professora. |
Brincar
e muito importante, além de nós manter ativos e saudáveis.... Divirta-se!!! |
3ºBimestre 😍⚽ Semana 05/10 A 09/10
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4ºano EFAI 23/ 2020 Jogos e Brincadeiras
de origem indígena Profª Maria ED.
Física
Pular elástico
Essa divertida brincadeira entretém, ajuda a socializar e
desenvolve a coordenação motora.
Nesta atividade vamos brincar e falar de
como podemos deixar a nossa brincadeira mais segura.
Faixa etária: a partir de 6 anos
Número de participantes: 3 ou mais
Material: 2 metros de elástico de costura (meia calça velha ou camisetas velhas
cortadas em tiras e amaradas)
Como brincar:
1. Os dois participantes que vão segurar o elástico ficam em
pé, frente a frente. O elástico fica na altura do tornozelo.
2. O terceiro participante que inicia pulando faz uma sequência
de saltos: pula para dentro, em cima e para fora do elástico. O objetivo é
completar a tarefa sem tropeçar.
3. Se ele fizer tudo direitinho, o elástico sobe – depois dos
tornozelos, vai para os joelhos, coxas, quadril... E se a altura das crianças
for diferente, é só fazer alguns ajustes.
4. Quando um dos participantes erra, é a vez de outro começar
a brincar. Ganha quem fizer mais saltos.
1º Depois de ler as regras do Pula elastico,o que podemos fazer para
deixar a brincadeira mas segura antes de realizar a atividade?
Brincar e muito importante,
além de nós manter ativos e saudáveis.... Divirta-se!!!
Registre a atividade, você brincando
com foto ou desenho. Enviei para a professora
*******************************************************************************
*******************************************************************************
Sejam bem vindos 😍
*******************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues
de Castro
4ºano EFAI – 24/2020 Tema: Jogos e brincadeiras Profª Maria ED .Física
|
Instruções:
Saltando o feijão
De origem
nigeriana, o único material necessário para desenvolver a brincadeira é uma
corda (pode adaptar com um fio).
Um dos
participantes será escolhido para ser o “balançador”, que será o responsável
por girar uma corda no chão como se fosse os ponteiros do relógio.
Os demais formarão
um círculo ao seu redor e quando o balançador gira a corda no chão os colegas
devem saltá-la sem que sejam atingidos.
Se isso acontecer, o participante estará fora
da competição. Aquele que ficar por último será o vencedor.
Agora
é só brincar.... Divirta-se!!!
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4º ano EFAI 25/2020 Tema: Jogos e Brincadeira Prof.ª Maria ED. Física
Jogo da velha triangular
Objetivos: Desenvolver
habilidades de raciocínio dedutivo. Trabalhar técnicas de resolução de
problemas. Desenvolver habilidades de percepção espacial. Promover o trabalho
em equipe.
O jogo-da-velha triangular
e uma variação do jogo da velha tradicional um dos jogos mais antigos,
introduzida na nossa da nossa cultura.
Material:
Um tabuleiro (pedaço de papelão).
Folha para desenhar o jogo; régua.
10 Marcadores ou mais, em
dois formatos ou cores diferentes, pode ser (tampinhas de garrafa pet).
Lápis para marcar as jogadas.
OBS: Pode utilizar as
tampinhas de garrafa pet para fazer os círculos
Meta: Ser o primeiro
a alinhar 3 de suas marcas no tabuleiro.
Regras:
1. Cada jogadora escolhera
um marcador deferente para marcar. Se
for em equipes jogaram alternadamente.
2. Cada jogador, na sua vez,
poderá colocar sua marca em um círculo qualquer.
3. Ganhara a equipe ou o
Jogador que colocar três de suas marcas alinhadas de acordo com as linhas do
tabuleiro.
Variações do
jogo
1 – Adicionar a regra de que
cada jogador pode fazer no máximo 4 jogadas.
2 – Alterar a regra 3 para:
perde quem alinhar 3 de suas marcas
Explicação da atividade:
1ºCom a ajuda de um adulto assista o vídeo do Youtube: https://youtu.be/QzB7gEVm8o4 Jogo da velha triangular
, depois separe
o material e faça o tabuleiro do jogo da Velha Triangular use a criatividade!
Nada melhor que brincar e se divertir em família. Divirtam-se!
2ºAssinale as
afirmativas falso ou verdadeiro marcando um X na alternativa correta:
A meta do
jogo e alinhar 3 de suas marcas no tabuleiro. |
Verdadeiro ( )
|
Falso ( ) |
Cada jogador escolhe um marcador deferente para
marcar. |
Verdadeiro ( ) |
Falso ( ) |
O Jogador, na
sua vez, não pode colocar sua marca em um círculo qualquer. |
Verdadeiro ( ) |
Falso ( ) |
O jogo-da-velha triangular não é uma variação do
jogo da velha. |
Verdadeiro ( ) |
Falso ( ) |
O jogo da velha triangular estimula o raciocínio
lógico. |
Verdadeiro ( ) |
Falso ( ) |
O jogo-da-velha triangular e uma variação do jogo da
velha. |
Verdadeiro ( ) |
Falso ( ) |
E.E Professora
Juventina Marcondes Domingues de Castro
4ºano
EFAI 26 /2020 Tema: Esportes Profª Maria
ED.Física
Bola no alvo
A habilidade motora é a capacidade de realizar
movimentos, com esforço físico ou não, com destreza, graça, harmonia e
coordenação. Isto é, quando o indivíduo possui uma coordenação motora
desenvolvida, ele possui uma boa habilidade motora.
Vamos conhecer algumas habilidades motoras:
Nesta atividade vamos realizar a brincadeira Motora
“bola no Alvo”(pode ser garrafa pet, de iogurte, copinho de Danone de qualquer que
tamanho).
Explicação da
atividade:
1ºEtapa: Determine o ponto para cada copo ou garrafa e coloque
as na posição, de alguns passos para trás até adquirir uma distância entre os
copos e a bola, marque com X o local inicial e coloque a bola, Chute a bola e
verifique quantos pontos você marcou anotando na tabela.
2º Etapa: Marque os nomes saltar, girar, equilibrar, desviar,
em uma folha ou faça cartões, sorteei e antes de chutar a bola nos copos
realize o movimento retirado no sorteio.
OBS: se o espaço for adequado pode colocar, mas alguns
nomes como: correr, andar.
Registre
através de desenho ou fotografia, você brincando. Divirtam-se!
*******************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4ºano EFAI 27/ 2020
Tema: Esportes / Jogods e
brincadeiras Profª Maria ED.Física
Mímica dos esportes
Explicação da atividade:
1ºCom a ajuda de um adulto assista o vídeo do
Youtube: https://youtu.be/xgSV5FzvCOM
Mímica dos Esportes - Educação Física na Quarentena e realize a atividade.
Atenção: Os alunos que não conseguirem acessar
o youtube, com a ajuda do responsável escreva o
nome dos esportes que você conhece, recorte, coloque dentro de um copo de
plástico, sorteei os nomes e realize a mímica para o seu colega adivinhar
depois troque de lugar.
2ºEm uma
folha de sulfite escreva: - o seu nome
completo, nome da atividade: Mímica dos esportes, escreva quem brincou
com você.
Registre através de desenho ou fotografia, você brincando e envie pelo WhatsApp.
*******************************************************************************
E.E Professora Juventina
Marcondes Domingues de Castro
4ºano EFAI 29 / 2020 Tema: Esporte Profª Maria ED.Física
Desafio do Prendedor
Material: Nesta atividade
será necessário providenciar:
10 prendedores de roupa ou mais (05 para cada
pessoa).
Giz ou fita para fazer a linha do
chão.
Regras:
Faça uma marca no chão separando o
seu território, (o seu lado) do seu amigo. Fixem os prendedores na roupa, em
locais diferentes do corpo. Ao sinal, tentem retirar os prendedores do seu
amigo esquivando-se para proteger os seus, sem sair do seu lado. Estabeleça um
tempo. Vence quem conseguir tirar o maior número de prendedores, ou quem
conseguir tirar todos os prendedores do amigo.
OBS:
Os pregadores que caírem no chão não entram na contagem de pontos, somente os
que estiverem em mãos é que valem; caso alguém deixar o prendedor cair não
marca ponto, se sair do seu território perde ponto.
1ºCom
a ajuda de um adulto assista o vídeo do Youtube:
https://youtu.be/qmTiYxEH_OU Educação Física - Jogo "Pega
prendedor" como atividade remota
Atenção: Os alunos que não conseguirem acessar
o youtube, com a ajuda do responsável pode
seguir as regras escritas acima.
2ºEm uma folha de sulfite escreva: - o seu nome completo, nome da atividade:
Jogo "Pega prendedor", escreva quem brincou com você.
******************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
4ºano EFAI 30/2020 Tema: Ginástica Profª Maria ED.Física
Explicação da atividade:
1ºCom a ajuda de um adulto assista o vídeo da aula do
CMSP do dia 08/12 :
Clique no link abaixo
https://youtu.be/QX_6KGP0PEs 08/12 - 4º ano EF -
Educação Física - Ginástica geral
2ºDepois de assistir o vídeo responda a questão.
3º Com a ajuda do seu responsável
escolha uma das brincadeiras apresentada na aula e realize “Saltando e pegando a bolinha ou Salto, equilíbrio e giro copos”
4ºEm uma
folha de sulfite escreva: - o seu nome
completo, nome da atividade: “Saltando e pegando a bolinha ou
Salto, equilíbrio e giro copos” , escreva quem brincou com você. Não
esqueça de fazer o registro e enviar para a professora.
******************************************************************************
*******************************************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário