E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2ºano EFAI – 002/2020 Tema: Jogos e brincadeiras Profª Maria ED .Física
Endereço de recursos de
apoio na internet:
https://youtu.be/brw_6T9rJps BRINCADEIRA DE JOGAR AMARELINHA
https://youtu.be/bA4fMRt7g3c AMARELINHA
- CLIPE OFICIAL KEI KEI (Música Infantil)
1) Acesse o
link identificado no endereço acima e assista o vídeo.
2) Em uma
folha escreva, o seu nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da
atividade, a data em que está realizando,
3) Registre
através de desenho você realizando a atividade, utilize lápis de cor, giz de
cera, canetinha , escreva abaixo do desenho como você se sentiu realizando quem
puder grave um vídeo brincando e encaminhe neste e-mail... Capriche!!! Se
quiser pode escolher outro tipo de amarelinha para brincar.
4) Guarde a
atividade, traga para a escola quando retornarmos e entregue para a sua
professora de Educação Física.
***********************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2ºano EFAI – 003/2020 Tema: Jogos e brincadeiras /Pula corda Profª Maria ED
.Física
Imagens : https://www.google.com/search
Pula Corda
Nesta atividade você vai aprender
A superar seus limites! Como? Pulando
Corda!
Ah, você já sabe pular corda sozinho
(a) ?! Parabéns, vamos aumentar os desafios!
Você não sabe?! Tudo bem! É hora de
se dedicar para aprender!
Pular corda é uma brincadeira divertida para as crianças e uma atividade física para adultos. É uma atividade de lazer, para se divertir, e também para se exercitar, cuidar do corpo e da sua saúde!
Endereço de recursos de apoio na internet:
https://youtu.be/fRIMgmEiKHc
Patati Patatá - Pular Corda (DVD Coletânea )
https://youtu.be/Enp7GVAdnPk “Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda - Eu
Vou Tomar banho
https://youtu.be/OW--8tozWx8
Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda - Vem Pular corda https://youtu.be/zsdsQX1KBzg
Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda - Brincando Lá Fora
Explicação da atividade:
1).Acesse na internet os link’s
acima. No vídeo: “Como pular corda?”
você terá dicas de como pular corda sozinho(a). Caso você não tenha corda, peça
para um adulto um pedaço de fio de varal, cabo de algum eletrodoméstico que não
funciona mais, mangueirinha de chuveiro, etc... Use a criatividade e encontre
com o seu responsável algo que possa utilizar e não se machucar, ok?! Já no vídeo: “Palavra Cantada | Brincadeiras
de Corda - Eu Vou Tomar Banho”, você começará a conhecer diversas formas de
brincar de pular corda acompanhada de outras pessoas, lembre-se que um grande
desafio é aprender a “entrar na corda”, que é iniciar a brincadeira com a corda
já em movimento. Boa sorte!!!(Se não for possível utilizar internet, não tem
problema! Recorde-se das aulas que brincamos com corda e peça ajuda aos seus
familiares.) Divirtam-se!
2). Agora é hora de se exercitar!
Lembre-se de fazer os exercícios de aquecimento antes de pular corda!
3). Em uma folha de sulfite escreva: - o seu nome completo, ano cursado e turma; o
título, nome da atividade: “PULANDO CORDA” e a data em que está realizando;
escreva como estava se sentindo antes de brincar; se sentiu alguma dificuldade
durante a brincadeira e como se sentiu após, ok?! Registre através de desenho
ou fotografia, você brincando de pular corda. Utilize lápis de cor, giz de
cera, canetinha.... Capriche!!! Um grande abraço meus queridos.
***********************************************************************************
1 º Bimestre 😍⚽ Semana 11/05 a 08/05
***********************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes
Domingues de Castro 2ºano EFAI – 002/2020 Tema: Jogos e brincadeiras Profª Maria ED .Física |
||
Peteca |
||
Por que brincar de peteca? A Peteca é uma brincadeira da nossa cultura, de origem indígena. Brincar de peteca nos traz benefícios físicos e emocionais. A brincadeira e divertida e proporciona flexibilidade das articulações, agilidade dos movimentos, amplia a capacidade respiratória, aumenta os reflexos, melhora a convivência em grupo; a compreender e respeitar as regras; apropriar e utilizar com maior controle as próprias possibilidades expressivas. Confeccionar uma peteca estimular e desenvolve as capacidades físicas e emocionais , fortalecer elos familiar, de amizade, e amplia o conhecimento. A brincadeira pode começar na construção do próprio brinquedo é quando brincamos nos movimentamos naturalmente valorizados hábitos culturais. |
||
Endereço de recursos de apoio
na internet: https://www.youtube.com/watch?v=wXEjjIUOCck Brincadeiras com petecas nas diversas regiões do Brasil https://www.youtube.com/watch?v=CUncBTo4ERs Como fazer uma peteca com sacola plástica |
||
Explicação
da atividade: 1º. Acesse na internet os link’s acima: “Brincadeiras com petecas nas diversas regiões do Brasil” e “Como fazer uma peteca com sacola plástica”. Veja que legal! 2º.. Agora é a sua vez de construir o seu brinquedo, a sua peteca! (Se não for possível utilizar internet, segue abaixo as instruções.) |
||
Instruções de como fazer uma peteca Aprendendo sobre a nossa cultura
3º.. Em uma folha de sulfite escreva: - o seu nome completo, ano cursado e turma; - o título, nome da atividade: “PETECA” e a data em que está realizando; - registre o passo a passo da construção da sua peteca, através de desenho, tire uma fotografia, brincando com a peteca. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha... Escreva abaixo do desenho/fotografia, como você se sentiu realizando a atividade. Capriche!!! |
||
Guarde a atividade, traga para a escola quando retornarmos e
entregue para a sua professora de Educação Física, se possível envie pelo
meio de comunicação informado pela escola. |
***********************************************************************************
1 º Bimestre 😍⚽ Semana 18/05 a 21/05 *******************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º ano EFAI – 006 /2020 Tema: Jogos e brincadeiras Profª Maria ED .Física
Tabuleiro do jogo da velha Pontos marcados
Vertical Horizontal Diagonal https://pt.wikihow.com/
Materiais:
Giz, ou fita crepe (para fazer o
tabuleiro) jogo da velha no chão, garrafas pet(para fazer o circuito), objetos
,brinquedos, ou panos (para a marcação dos pontos).
Tabuleiro:
do jogo da velha, existem duas linhas paralelas na horizontal que são cruzadas
por outras duas linhas paralelas na vertical, com espaço formando um quadrado
no meio, com 8 pontas formando quadrados abertos.
Dica :comece o jogo sem o circuito depois coloque garrafas pet, formando um circuito, onde o participante terá que fazer zig zag na ida e na volta
Explicação da atividade: Regras jogos
Jogo entre duas pessoas 1ºExperimentaremos
o jogo da velha gigante, vamos separar 2 equipes por exemplo, equipe vermelha
azul. 2º
agora desenhe o tabuleiro de jogo da velha no chão (com giz, ou fita crepe)
separe objetos (brinquedos), ou panos, que podem ser utilizados na
brincadeira autorizado pelo responsável. 3ºLogo
após, deve-se delimitar certa distância entre os tabuleiros e as equipes
devem se posicionar paralelamente. (Um do lado do outro) 4º
Joguem par ou ímpar para ver quem iniciara o jogo. 5º Ao sinal de início, que pode ser
combinado pelos próprios integrantes da equipe, o jogador da equipe que
venceu no par ou ímpar deve correr até o tabuleiro e escolher uma casa do
jogo e colocar sua marcação. 6ºCada
equipe tem três objetos e o intuito do jogo é marcar 3 casas com seus objeto
na horizontais ou verticais ou diagonais. Se no final ninguém tiver marcado
ponto significa que deu velha, e o jogo se reinicia. |
Variação para jogar com 4 ou
mais pessoas 1ºO
primeiro integrante de cada equipe corre com o primeiro tecido, coloca no
tabuleiro e volta correndo, bate na mão do próximo da fila. 2º
O segundo então após receber o toque na mão, sai e coloca o segundo tecido,
volta e toca no próximo. 3º
Sai o terceiro da fila com o último objeto, como a equipe adversária está
fazendo o mesmo, nem sempre já consegue marcar três casas e ganhar, portanto,
se não conseguir ele volta e bate na mão do próximo da fila, que está sem
pano. 4º
Este corre até o tabuleiro e pode retirar o objeto da equipe. 5º
continuam sucessivamente até que alguém consiga marcar Durante a atividade, fique atento, não pode, por exemplo, sair da
fila antes de seu colega de equipe chegar, pegar o tecido da equipe
adversária sem querer. |
Explicação da atividade:
1). Com a
Ajuda de um adulto separe o material e faça o Jogo da velha.
2). Encontre
com o seu responsável o espaço para brincar e chamem quem estiver em casa para
brincar com você. Lembre-se de fazer os exercícios de aquecimento antes de
brincar! Nada melhor que brincar e se divertir em família. Divirtam-se!
3). Em uma
folha de sulfite escreva: - o seu nome
completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade: JOGO da VELHA, a
data em que está realizando; escreva quem brincou com você, se sentiu alguma
dificuldade durante a brincadeira. Registre através de desenho ou fotografia,
você brincando. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha.... Capriche!!!
Guarde a atividade enviei para a professora
pelo meio de comunicação indicado pela escola, se não for possível a entregue
quando voltar.
***********************************************************************************
1 º Bimestre 😍⚽ Semana 25/05 a 29/05
******************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º ano EFAI – 007 /2020 Tema: Dança Prof.ª Maria ED. Física
“Dança atividade rítmica”
Benefício da Dança
Valor Cultural da Dança representar um
fator de comunhão cultural transmitindo ideias e costumes de uma geração à
outra, sobretudo nas formas folclóricas e populares.
Causa
satisfação ao praticante, alivia as tensões, pressão dos acontecimentos
ambientais.
Oferece
oportunidades de expressão individual, ou coletiva de atividade criadora.
Proporciona
aos jovens o ensejo de poder iniciar a sua vida social.
Conduz
à prática de exercício físico melhora a (Coordenação motora, agilidade,
atenção, flexibilidade), o aperfeiçoamento de dons artísticos e o equilíbrio
emocional.
Quem pode dançar?
https://pt.slideshare.net/solangejazz/dana-tambm-atividade-fsica
Endereço de recursos de apoio na
internet:
https://youtu.be/slShEL-N1mA Palavra Cantada | Imitando os Bichos.
Explicação da
atividade:
1) Acesse na internet a música: “Imitando os Bichos”, identificada no endereço acima.
2) Escute-a
executando, fazendo os movimentos solicitados. Chame mais alguém para se
exercitar e dançar com você. (Se não for possível utilizar internet, cante a
música e vá se movimentando também, ok?!)
3) Em uma folha de sulfite, na posição
vertical, escreva:
- o seu nome completo, ano cursado e
turma;
- o título,
nome da atividade: ”Dança atividade
ritimica” e a data em que está realizando;noa fale quem dancou com voce, se
foi facil ou dificil.
-Grave um video ou tire uma foto realizando a atividade
junto com seu responsável, se não for possivel faça um desenho, você fazendo os
movimentos solicitados, escreva abaixo do desenho como você se sentiu
realizando a atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha...
Capriche!!!
OBS: Insentive seu filho a fazer
atividade fisica, a dança e uma atividade super legal! Vamos dancar!!
***********************************************************************************
2 º Bimestre 😍⚽ Semana 15/06 a 19/06
*********************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º ano
EFAI – 008 /2020 Tema:
Jogos e Brincadeira Prof.ª
Maria ED. Física
Pular corda com parlenda
Vamos brincar de corda com parlenda
A superar seus limites! Como? Pulando Corda! Trabalhando o equilíbrio, atenção, agilidade e coordenação motora,
Endereço de recursos de apoio
na internet:
https://youtu.be/aErmlOZGpWM
Quintal da Cultura - Brincadeira Musical
https://youtu.be/wbNEEQzKpLs
Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda - Salada Saladinha https://youtu.be/s9b56iUs88E Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda - O
Homem Bateu em Minha Porta
https://youtu.be/s9b56iUs88E
Palavra Cantada | Brincadeiras de Corda - O Homem Bateu em Minha Porta
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI7815-10528, BRINCADEIRAS+FOGUINHO.html O foguinho é uma versão de pular corda. Quem bate a corda vai repetindo: "Salada, saladinha, bem temperadinha, com sal, pimenta... fogo, foguinho." Cada vez que a palavra foguinho for dita, deve-se girar a corda mais rápido várias vezes. O vencedor é quem conseguir pular durante mais tempo sem esbarrar na corda. |
https://pt.slideshare.net/adelitacz/atividade-6-39056175 |
https://fliphtml5.com/ixnp/atib/basic/51-100
|
Pular corda é uma brincadeira divertida para as crianças e uma atividade física para adultos. É uma atividade de lazer, para se divertir, e também para se exercitar, cuidar do corpo e da sua saúde! |
Em uma folha
escreva: - o seu nome completo, ano
cursado e turma; o título, nome da atividade: “PULANDO CORDA COM PARLENDAS
“ e a data em que está realizando. Responda
as questões:
1º) Qual musica você mais gostou?
2º) Quem brincou com você?
3º) Foi divertido?
4º)Você conhece outra música para brincar
de corda? Qual?
5º)
Sentiu alguma dificuldade durante brincadeira? E como se sentiu após?
Registre através de
desenho ou fotografia, você brincando de pular corda. Utilize lápis de cor, giz
de cera. Enviei para a professora pelo Classroom, ou meio de comunicação
indicado pela escola, se não for possível a entregue quando voltar.
***********************************************************************************
2 º Bimestre 😍⚽ Semana 22/06 a 26/06
***********************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º
ano EFAI – 009 /2020 Tema: Brincadeiras e jogos inclusivos Prof.ª Maria ED. Física
Chute ao gol às cegas
http://euescolhipedagogia.blogspot.com
/ Endereço de apoio:
https://youtu.be/B0xW-dOjDrc 2º ano EF - Educação Física - Brincadeiras e jogos inclusivos
Educação inclusiva,
significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por
este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo
contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas
como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode
ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as
crianças. Assim dando oportunidade a ambas para respeitar e ajudar o seu
colega, tanto no ambiente escolar como na vida.
A educação física e para todos, com certos cuidados para algumas pessoas
assim adaptando
Atividade Chute ao gol às cegas adaptadas: Material: Bola e um espaço 1º. Pode fazer as traves com dois chinelos 2º. Uma pessoa e vendada, e a outra sem venda e o orientador, guia os seus passos da pessoa vendada até o gol 3º O juiz verifica se as comandas estão sendo realizadas. Comandas: são as direções que a criança não vendada tem que falar, exemplo: Direita esquerda para frente, para trás. Até marcar o gol. 4º.. Depois muda que esta vendado passa a ser o orientador Realize a atividade com a ajuda do responsável. |
Temos vários esportes adaptados conheçam três deles:
Vôlei sentado https://www.gratispng.com/png-38uro3/ |
Basquete em cadeira de rodas http://pt.coolclips.com/m/vetores/vc004593/ |
Futebol as cegas Fonte: arquivo Juventina |
Escreva no quadro algumas brincadeiras que
vocês conhecem que podemos brincar sem andar, sem falar, sem ver:
Sem andar |
Sem falar |
Sem ver |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Registre através de desenho ou fotografia, você
brincando de pular corda. Utilize lápis de cor, giz de cera. Enviei para a
professora pelo Classroom, ou meio de comunicação indicado pela escola, se não
for possível a entregue quando
**********************************************************************************
2 º Bimestre 😍⚽ Semana 29/06 a 03/06
*******************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º
ano EFAI – 0010 /2020 Tema: Brincadeiras e jogos inclusivos II Prof.ª Maria Ed. Física
Boliche
sentado
http://euescolhipedagogia.blogspot.com/ Saite de apoio http://portaliniciaoparadesportiva.blogspot.com/2013/12/boliche-adaptado-para-deficientes.html Endereço de apoio:
https://youtu.be/5qr3420kBHE
Boliche (Música Infantil de Incentivo
aos Esportes)
https://youtu.be/2gk0jn_krTk 2º ano EF - Educação Física - Brincadeiras
e jogos inclusivos II
https://www.tempojunto.com/2015/10/27/brincadeira-de-movimento-com-boliche-caseiro/
https://pt.slideshare.net/FaniaAntunes/apresentao1-35892177
Material: Algumas
Garrafa pet com números (Marque a pontuação desejada em cada garrafa) 1 Bola (pode ser de meia) Sacola plástica (para enrolar a bola) |
Regras: O jogo do
boliche consiste de 10 lances. Cada jogador lança a bola duas vezes em cada
lance, a menos que derrube todos os pinos na primeira bola, fazendo um
strike. O valor do strike é de 10 pontos, dobrando os pontos dos dois lances
seguintes. Caso o jogador marque o strike no seu último lance, terá o direito
a 02 bolas extras. Se nesses lances fizer 02 strikes atingue os 300 pontos o
número máximo no jogo. |
Boliche sentado: 1ºIniciamos fazendo uma marca no chão
onde será posicionado as garrafas, 2ºDepois conte alguns passos e marque
no chão onde os jogadores ficaram sentado. 3ºNao esqueça de enrolar a bola na
sacola, para simbolizar o gizo da bola utilizada pelos deficientes visuais. 4ºCom a ajuda do responsável vende os
olhos lance a bola. 5ºVarei as brincadeiras vendando os
olhos, depois sentado em uma cadeira, no sofá ou no chão. |
Tabela para o Jogo
Nomes dos jogadores |
1º Jogada Quantidade de pinos derrubados. |
2º Jogada Quantidade de pinos derrubados |
3º Jogada Quantidade de pinos derrubados |
4º Jogada Quantidade de pinos derrubados |
Total de Pinos derrubados |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
***********************************************************************************
2 º Bimestre 😍⚽ Semana 06/07 a 10/07
***********************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º
ano EFAI – 0011 /2020 Tema: Danças Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
Dança / Ritmo
https://pedagogiaaopedaletra.com/musicalizacao-infantil/ |
|
https://www.casadobrincar.com.br/fui-eu-que-fiz-chocalho-colorido/ |
0 vamos fazer um divertido
chocalho – ou Caxixi – colorido. É muito
simples. Você vai precisar de: 1 Garrafas plásticas Feijao ou milho Fita adesiva ou adesivo para enfeitar (opcional) |
Como fazer o nosso caxixi 1º separe as matérias 2ºcoloque um pouco de feijões dentro da garrafa, tampe (se quiser os
feijões coloridos pinte com guache e deixe secar antes de colocar na garrafa) Pronto, agora você já tem um caxixi para acompanhar a música
preferida das crianças. Variações: Com garrafas de diferentes tamanhos, com quantidades diferentes de
grãos, você vai conseguir sons diferentes. |
Explicação da atividade: 1) após fazer o seu caxixi ,vamos agora tocar junto com a música
2) Acesse na internet a música
Quintal da Cultura - A Loja do Mestre André , identificada no endereço acima. 3) Escute-a executando,
fazendo os movimentos solicitados. Se possível for, chame mais alguém para
com você. (Se não for possível utilizar internet, ligue o rádio ou cante uma
música bem animada e movimente-se bastante, ok?!) 4) Em uma folha de sulfite ou
no caderno escreva: - o seu nome completo,
ano cursado e turma; - o título, nome da
atividade: A Loja do Mestre André e a data em que está realizando; - registre através de desenho, você fazendo
os movimentos solicitados, escreva abaixo do desenho como você se sentiu
realizando a atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha...
Capriche!!! |
|
Considerações gerais... “A atividade física na infância, ou o movimento
do corpo, tem um papel essencial para o desenvolvimento infantil! Esses movimentos
expressam emoções, ampliam a postura corporal, auxiliam na linguagem
corporal, e desenvolvem a capacidade afetiva e intelectual através do ritmo e
da dança ” Incentive-os!!! |
***********************************************************************************
2 º Bimestre 😍⚽ Semana 13/07 a 17/07
***********************************************************************************
E.E
Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º ano EFAI – 0012
/2020 Tema: Danças Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
Rodas
cantadas e brincadeiras rítmicas
O que o aluno
poderá aprender com esta aula: Interagir com o grupo com respeito ao colega,
expressão corporal.
Aprofundar
os conhecimentos sobre alguns tipos de danças e ritmos nas cantigas de roda.
Conhecer,
debater e formular novos conhecimentos acerca da dança no Brasil., com muita movimentação,
alegria expressão e emoção.
Endereço de apoio:
https://youtu.be/dXpqnCzlxXk Quintal Musical - "Eu Entrei na
Roda" - 01/04/2015
https://br.pinterest.com/ https://www.google.com.br/search?q
http://cleidespedagoga.blogspot.com/2013/06/atividades.html https://www.smule.com
Explicação da atividade:
1) Acesse na internet a música
Quintal da Cultura - "Eu Entrei na Roda", identificada no endereço
acima.
2) Escute-a e brinque de roda, fazendo os movimentos,
como foi explicado na aula. Se possível for, chame mais alguém para fazer com
você. (Se não for possível cante bem animado e movimente-se bastante, ok?!)
3) Agora faça uma pesquisa em casa:
4)Qual
foi o ritmo que você mais gostou? O ritmo, mas rápido ou o mais lento?
5)Qual
das cantigas tem o ritmo mais rápido?
6)Qual
música você mais gostou?
7)Pergunte
para seus colega e familiares uma cantiga de roda que eles conheçam e que não
está aqui e anote.
8)A
cantiga de roda e tão legal que muitas pessoas não conseguem ler sem cantar. Quando
você leu você também já leu cantando?
***********************************************************************************
2 º Bimestre 😍⚽ Semana 20/07 a 24/07
***********************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º ano EFAI -13 /2020 Tema: Danças Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
Gestos nas danças e nas brincadeiras rítmicas
https://www.diariodasaude.com.br/
https://www.google.com.br/
Nesta atividade você irá:
Brincar e
dançar realizando os gestos e os espaços.
O que o aluno poderá aprender com esta aula: Interagir, expressão corporal
aprofundando os conhecimentos sobre alguns tipos de danças e ritmos nas
cantigas de roda.
Conhecer, debater e formular novos conhecimentos acerca da dança no Brasil, com muita movimentação, alegria expressão e emoção.
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/gwqKtlNwKRI Quintal
Musical - A Barata - 19/02/14
https://youtu.be/eGl3WaMFGkY Quintal
da Cultura -Dança de Gana - 02/04/12
https://youtu.be/0XvLMwwh34U Quintal Musical - Formiguinha - 14/01/14
Explicação da
atividade:
Bora “Brincar de Dançar?!”
E o seu desafio é se divertir, Ok?!
Realizando os gestos
1)Acesse o link acima e se divirta
com as crianças do vídeo. Escute e sinta a música, acompanhe o ritmo
movimentando o corpo. Você pode imitar os gestos ou inventar os seus gestos,
realizando os seus próprios movimentos.
2)Em uma folha de sulfite escreva:
- seu nome completo, ano cursado e
turma;
- título, nome da atividade: “A Barata” ou “Dança
de Gana” ou “Formiguinha” e a data em que está realizando;
3) - escreva o que você achou das músicas
(se gostou ou não, o que você observou na dança no vídeo, características,
sentimentos; comente sobre a dança, os movimentos...) e registre como você
estava se sentindo antes de dançar; se sentiu alguma dificuldade durante a
dança e como se sentiu após, ok?! Registre através de desenho ou fotografia,
você brincando de dançar. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha...
capriche!!!
4)
No vídeo qual espaço foi utilizado para realizar a dança? E qual espaço
você utilizou para realizar os seus movimentos?
Considerações gerais aos familiares e/ou responsáveis...
A Dança sempre esteve presente na
história da evolução humana. A Educação
Física visa trazer conhecimentos culturais referente a dança, promovendo o
respeito a diversidade de manifestações artísticas, bem como propiciar diversas
experiências agradáveis para que a Dança seja opção de atividade física
saudável.
***********************************************************************************
2 º Bimestre 😍⚽ Semana 27/07 a 31/07
E.E
Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º ano EFAI – 0014/2020 Tema: Danças Prof.ª Maria Ed. Física 2ºBimestre
“Eu vou Andar de Trem”
Nesta atividade você irá:
Brincar
e dançar realizando os gestos e os espaços.
O que o aluno poderá aprender com esta
aula:
Conhecer
danças do contexto comunitário e regional, identificar e comparar os gestos e
brincadeiras com movimento.
https://www.letras.mus.br/cancoes-escoteiras/998134/
Endereço
de recursos de apoio:
https://youtu.be/iX-WX5ZHWkg
29/07 - 2º ano EF - Educação Física - Bate a mão, bate o pé
https://youtu.be/s1DbU0f7khg
EU VOU ANDAR DE TREM - BRINCADEIRA CANTADA COM RÚBIA MESQUITA ça a cabeça
https://youtu.be/MITfjO-GiI4 Sacudir o esqueleto - Dança do Trem - 16/05
Explicação da atividade:
Bora
“Brincar de Dançar?!”
E
o seu desafio é se divertir, Ok?!
Realizando os gestos:
1º Acesse o link acima no endereço de apoio..
2º
Durante a música eles falaram sobre as partes do corpo e seus movimentos,
escreva abaixo esses gestos:
3º
Qual versão da música “ Eu vou andar de trem você mais gostou?
4º
Convide a família para o desafio do TREM, escute e sinta a música, acompanhe o
ritmo movimentando o corpo e façam os movimentos imitando os gestos ou
realizando os seus próprios gestos acompanhando a música.
5º Registre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua linda atividade.
Considerações gerais aos familiares e/ou responsáveis...
A Dança sempre esteve presente na
história da evolução humana. A Educação
Física visa trazer conhecimentos culturais referente a dança, promovendo o
respeito a diversidade de manifestações artísticas, bem como propiciar diversas
experiências agradáveis para que a Dança seja opção de atividade física
saudável. Participe junto com ele desde momento divertido.
Desde já agradeço a todos os
responsáveis pela participação nas aulas.
*******************************************************************************
*******************************************************************************
Sejam bem vindos 😍
*******************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º
ano EFAI -15 /2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
Movimentos Básicos da Ginástica
Nesta atividade você irá: Conhecer elementos básicos da ginástica e da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros e rotações, com e sem materiais, de forma individual adotando procedimentos de segurança.
Endereço
de recursos de apoio:
https://youtu.be/SLZLV5QUyFw Sacudir o Esqueleto - Alongamento - 15/10/13
https://youtu.be/gfRgQGqXBQc Movimentos Básicos da Ginástica - Educação
Física Escolar
Explicação da atividade:
Bora
“Brincar !”
E
o seu desafio é se divertir, Ok?!
Realizando os gestos:
1º Acesse o link acima no endereço de apoio..
2º
Com a ajuda do seu responsável assista o
vídeo e realize o alongamento.
3º
Convide a família para o desafio da Ginastica, assista o vídeo Movimentos
básicos da ginastica no endereço de apoio.
5º Registre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua linda atividade.
Considerações gerais aos familiares e/ou responsáveis...
Participe junto deste momento
divertido, faça essa atividade como um momento de lazer.
Desde já agradeço a todos os
responsáveis pela participação na aula.
Recorte e brinque com a
familia para ver quem acerta os movimentos de cada figuraa :
***********************************************************************************
3 º Bimestre 😍⚽ Semana 10/08 A 14/08
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º ano EFAI – 0016 /2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
Equilíbrio
Endereço
de recursos de apoio:
https://youtu.be/PpsiQ1HzM-0
Sacudir o Esqueleto - Equilíbrio -
05/06/2012
Explicação da atividade:
Bora
“Brincar?!”
E
o seu desafio é se divertir, Ok?!
Realizando os gestos:
1º Acesse o link acima no endereço de apoio..
2º
Com a ajuda do seu responsável assista o vídeo e realize o Equilíbrio.
3º
Convide a família para o desafio do
Equilíbrio realizando a atividade de equilibrio da turminha do Quintal da
Cultura.
5º
Registre a atividade com foto, vídeo ou com um lindo desenho e envie a sua
linda atividade.
Considerações aos Pais e/ou Responsáveis
Brincar e muito importante, faça
dessa atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.
Não esqueça de
registra a atividade com você brincando e a atividade escrita, tire foto junto
com o responsável contendo o seu NOME
COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e
vídeos.
Desde já agradeço a todos os
responsáveis pela participação na aula.
3 º Bimestre 😍⚽ Semana 17/08 A 20/08
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º ano EFAI – 0017 /2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/--CwaIIqNRM 19/08 - 2º ano EF - Educação Física - Ginástica geral
Alguns aparelho da Ginástica: Você sabia que na ginastica também utilizamos objetos, entre eles estão as Maça ou (massa), a Corda, a Fita o Arco, e a Bola. Agora vamos identificar quais objetos são esses? |
Escreva em baixo dos objetos a cor da roupa utilizado pela ginasta correspondente: Arco: Corda: Maça(massa): Bola: Fita: |
Na aula do CMSP realizado
nesta semana as professoras ensinaram a brincadeira do Pedra papel e tesoura com os movimentos da Ginástica. Agora chegou
a sua fez de registrar esses movimentos junto com o seu responsável. Acesse o
link da aula de ED.fisica para lembrar a atividade e realize essa atividade super
legal.
Considerações aos Pais e/ou Responsáveis
Brincar e muito importante, faça dessa
atividade um momento de descontração, brinquem junto, e se divirtam.
Não esqueça de registra a atividade com você brincando e a atividade escrita, tire foto junto com o responsável contendo o seu NOME COMPLETO, ANO/ TURMA, Nº e TÍTULO DA ATIVIDADE e enviar incluindo fotos e vídeos.
Desde já agradeço a todos os
responsáveis pela participação na aula.
***********************************************************************************
***********************************************************************************
3 º Bimestre 😍⚽ Semana 31/08 A 04/09
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º
ano EFAI – 0018 /2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
A
realização da atividade física e muito importante para nossa saúde. Esse ano
vamos realizar o nosso Agita Galera de uma forma diferente, em nossa casa,
mas com muita alegria. Veja
no quadro ao lado os benefícios da atividade física. |
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/S-hOeeLeJVs
Aquecimento com a Nana
https://youtu.be/8e3MBmvAv0k A Batalha do Movimento - Músicas e Canções
para Crianças
https://youtu.be/bf59CrTef4o Ginástica Infantil e Educação Física: Game do
Movimento parte 02😃 Educação Infantil
Explicação da atividade:
1)Acesse o link no endereço de
apoio “Aquecimento com a Nana” e
vamos realizar o nosso aquecimento.
2) Acesse no endereço de apoio o link da
música Batalha do Movimento,
identificada no endereço acima.
3) Escute-a executando, fazendo os movimentos
solicitados. Se possível for, chame mais alguém para “batalhar” com você. (Se
não for possível utilizar internet, ligue o rádio ou cante uma música bem
animada e movimente-se bastante, ok?!)
4) Depois de realizar Batalha do Movimento acesse o link, identificado no endereço acima Ginástica Infantil e Educação Física: Game
do Movimento parte 02😃
Educação Infantil.
5)
Realize os movimentos solicitados prestando muita atenção.
Em
uma folha de sulfite escreva:
- o seu nome completo, ano cursado e
turma;
- registre através de desenho ou foto,
você fazendo os movimentos solicitados, escreva abaixo do desenho como você se
sentiu realizando a atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera, canetinha...
Capriche!!!
3 º Bimestre 😍⚽ Semana 07/09 A 11/09
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º ano EFAI – 0019 / 2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/S-hOeeLeJVs Aquecimento com a Nana
https://youtu.be/RkIcLvW57z0 Ginástica Folclore: Lenda Saci CRE
https://youtu.be/aoieobfJuOM Ginástica Folclore: Lenda Iara!
Explicação da atividade:
1)Acesse
o link no endereço de apoio “Aquecimento
com a Nana” e vamos realizar o nosso aquecimento.
2) Acesse no endereço de apoio o link “Ginástica
Folclore: Lenda Saci CRE” identificada no endereço acima.
3) Acesse no endereço de apoio o link “Ginástica
Folclore: Lenda Iara! ” identificada no endereço acima.
4)
Qual lenda folclórica Brasileira você mais gostou?
6)
Escolha um vídeo e realize os movimentos solicitados com muito cuidado e atenção.
Em
uma folha de sulfite escreva:
- o seu nome completo, ano cursado e
turma;
- registre através de desenho ou
foto, você fazendo os movimentos solicitados, escreva abaixo do desenho como
você se sentiu realizando a atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera,
canetinha... Capriche!!!
3 º Bimestre 😍⚽ Semana 14/09 A 18/09
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues
de Castro
2º
ano EFAI – 0020 / 2020 Tema: Ginástica Prof.ª Maria Ed. Física
Explicação da atividade:
Nesta atividade
vamos realizar alguns movimentos da ginastica na atividade do Yoga.
1) Acesse o link no endereço de apoio
(vídeo no youtube) “Yoga para
crianças - Saudação ao sol” realize os movimentos de vagar com muito
cuidado e atenção, respire fundo antes de muda de posição. Convite toda a
família para realizar essa atividade relaxante com você.
2) Qual posição da Yoga você mais
gostou?
3)Como você sentiu depois de
realizar a atividade?
Em uma folha de sulfite escreva:
- o seu nome completo, ano cursado e
turma;
- registre através de desenho ou
foto, você fazendo os movimentos solicitados, escreva abaixo do desenho como
você se sentiu realizando a atividade. Utilize lápis de cor, giz de cera,
canetinha... Capriche!!!
***********************************************************************************
3 º Bimestre 😍⚽ Semana 21/09 A 25/09
E.E Professora
Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º ano EFAI – 0021 / 2020 Tema: Jogos e brincadeira Prof.ª Maria Ed. Física
Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/Hg5S4PTQuDg Brincadeiras Regionais | Sudeste
Explicação
da atividade:
1º. Assista o vídeo do Youtube no link acima:
“Brincadeiras Regionais | Sudeste” Veja que legal!
2º.. Agora é a sua vez de brincar,
escolha uma brincadeira e brinque com a sua família.
3º Qual nome da brincadeira que
você escolheu?
4º Tire uma foto brincando e envie
para a professora.
***********************************************************************************
3 º Bimestre 😍⚽ Semana 28/09 A 02/10
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro 2º ano EFAI – 0022/2020 Tema: Jogos e brincadeira Prof.ª Maria
Ed. Física |

Endereço de recursos de apoio:
https://youtu.be/mybZyqlE1tw Pedra, Papel ou Tesoura - Paco O Marinheiro | O
Reino Infantil
Explicação da atividade:
1º. Assista o vídeo do Youtube no link acima: “Pedra, Papel ou Tesoura - Paco O Marinheiro |O Reino Infantil” Veja que legal!

2º. Agora é a sua vez de brincar com a
sua família. |
Chame a família para brincar com você. Faça duas fileiras com X,
marque o chão igual a imagem ao lado e na posição inicial jogue o Pedra,
papel e tesoura, quem acertar avança um X.
Ganha Aquele que chegar no último X
primeiro. Brinque quantas vezes quiser, o importante e se
divertir!!!!!
3º
Tire uma foto brincando e envie para a professora.
|
|
***********************************************************************************
3 º Bimestre 😍⚽ Semana 05/10 A 09/10
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2º ano EFAI – 0023/ 2020 Tema: Jogos e brincadeira Prof.ª Maria Ed.
Física
Amarelinha Zig Zag
*******************************************************************************
Sejam bem vindos 😍
*******************************************************************************
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2ºano EFAI – 24/2020 Tema: Jogos e brincadeiras Profª Maria
ED .Física
Corrida Maluca Com
os Brinquedos
Nesta atividade vamos desenvolver a cordenaçao motora fina,atenção e agilidade.
Material:
Folha
Lápis
Cronômetro ( do relógio ou do celular)
Objetos (brinquedo ou até mesmo tampinhas de garrafa pet
para serem os carrinhos).
Explicação da brincadeira:
1º Com a ajuda de um adulto separe os materiais, chamem quem estiver em
casa para brincar com você.
2º Em uma folha
faça as pistas da corrida igual a imagem
acima,escolha um objeto ( brinquedo ou até mesmo tampinhas de garrafa pet para
serem os carrinhos).
3º Escolha uma pista
para começar,com a ajuda do seu responsável cronometre o tempo a ser percorrido
na pista.
4º Após realizar passe a vez para outra pessoa e
cronometre a corrida dela.Depois compare quem chegou primeiro.
5º Realize a corrida em todas as pistas comparando o tempo
percorrido com o seu colega.
6º Em uma folha escreva: - o seu
nome completo, ano cursado e turma; o título, nome da atividade, a data em que
está realizando; escreva quem brincou com você. Registre através de desenho
ou fotografia, você brincando. Nada melhor que brincar e se divertir em
família. Divirtam-se!
Tabela da corrida para marcar o tempo
Nomes
dos jogadores |
1º Pista |
2º Pista |
3º Pista |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
***********************************************************************************
4 º Bimestre 😍⚽ Semana 26/10 A/10 30
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues
de Castro
2ºano
EFAI 25/2020 Tema: Jogos e brincadeiras Profª Maria
ED .Física
Bilboquê
Construir o próprio brinquedo através de materiais descartáveis,
estimulando a criatividade.
MATERIAL NECESSÁRIO:
1 Garrafa pet
2 Tampas de uma garrafa
1 Tesoura (sem ponta)
1 Barbante, lã ou linha trançada.
Material para enfeitar o brinquedo (papéis picados, fitas adesivas
coloridas etc.)
Explicação da atividade:
1ºCom a ajuda de um adulto assista o vídeo do Youtube: https://youtu.be/1e_cbx0fxmQ , depois separe o material e faça o seu Bilboquê
use a criatividade!
Como fazer:Corte a
parte de cima da garrafa pet.
Corte o barbante.
Amarre o barbante no bico da garrafa pet, aquela onde se coloca a tampa
para fechar a garrafa, depois com a outra ponta do barbante amarre ou cole na
outra tampinha com fita crepe.
Como Brincar: Segure
o Bilboquê com uma das mãos realizando os movimentos
tentando colocar a tampinha dentro, sem tocar nela. Nada melhor que brincar e se divertir em
família. Divirtam-se!
2ºEm uma folha de sulfite escreva:
- o seu nome completo, nome da atividade: Bilboquê, escreva quem brincou
com você. Registre através de desenho ou fotografia, você brincando.
**************************************************************************4 º Bimestre 😍⚽ Semana 09/11A 13/11
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2ºano EFAI 26/202 Tema: Esportes Profª Maria ED.Física
Depois da leitura do texto junto com o seu responsável vamos brincar de mímica:
Explicação da atividade:
1ºCom a ajuda de um adulto assista
o vídeo do Youtube: https://youtu.be/xgSV5FzvCOM Mímica dos Esportes - Educação Física na Quarentena e realize a atividade.
Atenção: Os alunos que não conseguirem acessar
o youtube, com a ajuda do responsável escreva o
nome dos esportes que você conhece, recorte, coloque dentro de um copo de plástico,
sorteei os nomes e realize a mímica para o seu colega adivinhar depois troque
de lugar.
2ºEm uma
folha de sulfite escreva: - o seu nome
completo, nome da atividade: Mímica dos esportes, escreva quem brincou
com você.
3ºVoce
gostou da brincadeira?
4ºFoi fácil
adivinhar os esportes?
Registre através de desenho
ou fotografia, você brincando e envie pelo WhatsApp.
***********************************************************************************
4 º Bimestre 😍⚽ Semana 16/11 A 20/11
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
2ºano EFAI 27/2020 Tema: Brincadeiras e jogos
inclusivos Profª
Maria ED.Física
Brincadeira do Espelho
Nesta atividade vamos lembrar da
atividade Educação física para todos, seguindo a aula do CMSP vimos várias
brincadeiras adaptadas agora vamos brincar da brincadeira do espelho.
1ºCom a ajuda de um adulto assista
o vídeo do Youtube: https://youtu.be/SQI4Cuqx9Lc Quintal
da Cultura - Brincar de espelho - 28/06/12 , responda o quadro das brincadeiras e depois realize a
brincadeira do espelho e se divirta!
Atenção: Os alunos que não conseguirem acessar o youtube, pode realizar a brincadeira seguindo, as
instruções abaixo:
Explicação da
brincadeira:
Crianças em duplas, frente a frente. Uma delas é
espelho da outra. O objetivo é imitar os movimentos do competidor sem rir.
Quando o “espelho” rir, a brincadeira se inverte.
***********************************************************************************
4 º Bimestre 😍⚽ Semana 30/11 A 04/12
E.E Professora Juventina
Marcondes Domingues de Castro
2ºano EFAI 29/ 2020
Tema: Jogos e brincadeiras Profª Maria ED.Física
Passa Anel
Material:
Um anel (ou tampinha pequena)
Regras:
Na brincadeira chamada Passa Anel,
as crianças são posicionadas em roda ou ao lado uma da outra com as mãos
fechadas em forma de concha. Então uma das crianças vai passando pelas outras
também com as mãos fechadas em forma de concha, dizendo: receba esse anel e não
conte a ninguém.
A criança que está com o anel passa as suas
mãos por dentro das mãos das outras e escolhe uma para deixar o anel sem que
ninguém saiba, elas devem disfarçar para que o adivinhador não perceba quem
recebeu o anel. Por fim, o adivinhador tenta descobrir com quem está o anel. Se
ele acertar, torna-se o passador de anel, se errar, aquele que ficou com o anel
escondido nas mãos torna-se o passador e começa de novo a brincadeira.
OBS:
Todos devem estar com as mãos fechadas em forma de concha até o final da
brincadeira;
O número de tentativas de acerto do
adivinhador será determinado pelos participantes;
Pode-se usar ou não a letra da música durante
a brincadeira.
1ºCom
a ajuda de um adulto assista o vídeo do Youtube: Clique no link abaixo
https://youtu.be/XJwBavQosJk Tá de brincadeira - Passa Anel - 18/08/15
https://youtu.be/WEd1O08xLSc PASSA ANEL CANTADO
Atenção: Os alunos que não conseguirem acessar
o youtube, com a ajuda do responsável pode
seguir as regras escritas acima.
2ºEm uma folha de sulfite escreva: - o seu nome completo, nome da atividade:
Passa Anel, escreva quem brincou com você.
Nesta brincadeira vamos a atenção e a
imaginação das crianças.
**************************************************************************
4 º Bimestre 😍⚽ Semana 07/12 A 11/12
E.E Professora Juventina Marcondes Domingues de Castro
Terra Mar/Movimentos da ginastica
Material:
Giz, corda ou fita (fazer uma
linha no chão)
2 Copo plástico (para guarda os
movimentos da ginastica)
Papel e lápis ( para fazer os
desenhos dos movimentos da ginastica se necessário )
Explicação da atividade:
1ºCom a ajuda de um adulto assista o vídeo do
Youtube: Clique no link
abaixo
https://youtu.be/3H0OKZ0Aywc Terra
Mar- Brincadeira africana
2º Com a ajuda do seu responsável realize sobre Terra
Mar/Movimentos da ginastica
3º Junto com o seu responsável
vamos realizar atividade.
Depois de aprender a brincar de Terra e mar, vamos escolher alguns movimentos
da ginastica para ser da terra e outros para ser do mar (pode
desenhar os movimentos escolhidos e coloque em copos separado). Faça uma linha
no chão separando o lado da terra e o lado do mar.
Agora chegou a hora de brincar, escolha um lado para começar
a brincadeira, siga a comanda saltitando para terra ou para o mar de acordo com
o que o seu colega falar. Quando você saltar para terra pegue um movimento
ginastico da terra e realize, quando saltar para o mar pegue um movimento
ginastico do mar e realize. (Os movimentos podem ser mostrado pelo colega).
Depois de realizado todos os movimentos escolhidos troque de lugar, e chegada a
hora de você dar as comandas para seu colega realizar.
3ºEm uma
folha de sulfite escreva: o seu nome completo, nome da atividade: Terra Mar/Movimentos da ginastica, escreva quem brincou com você. Não
esqueça de fazer o registro e enviar para a professora.
**************************************************************************
4 º Bimestre 😍⚽ Semana
***********************************************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário