Artes prof. Vânia 2º anos

Atividade de Arte 1º Bimestre – 2º ano A, B, C, D, E para semana de 11/05/2020 a 15/05/2020

Boa Tarde alunos!

Prof. Vânia


Dança Indígena


            (http://revistazelo.com.br/post/exposicao-festas-e-dancas-no-palacio-da-cultura)


Assista ao vídeo, ENTENDENDO A DANÇA INDÍGENA


No youtube e responda as questões no caderno.

https://www.youtube.com/watch?v=20YgX5k_FQk


Questões:

 a)Qual o significado da

b)O que é dança ritual?

c)Faça um desenhe em seu caderno de artes sobre uma dança ritual?


==========================================================

 Atividade de Arte – 2º ano A, B, C ,D, E  Referente ao período de 18/05/2020 a 19/05/2020

Boa Tarde alunos!

Prof° Vânia               

                                        Dança Indígena 

A dança indígena tem o objetivo de realizar rituais que podem ser por várias razões, como: fazer homenagem às pessoas mortas, agradecer pela colheita, pesca, além de outros motivos. Dessa maneira, entende-se que a dança indígena possui intenções diferentes de outras danças porque é uma prática que abrange rituais e costumes. 

Existem diversas danças praticas pelos indígenas no brasil. Algumas se tornam-se mais conhecidas, duas delas são Toré e o Kuarup.

 A dança indígena objetiva realizar rituais. (Foto: Agência Brasil)


                 

              Pesquise e responda no caderno:

1.    Explique o significado da dança o Toré?

2.    Explique o significado da dança


=================================================

Atividade de Arte – 2º ano A, B, C, D e E para semana de 26/05/2020 a 29/05/2020

 Boa Tarde alunos!

Prof° Vânia

             

Atividade do livro LIGAMUNDO 2º ano Arte, pagina 32 e 33.

1.    OS NÍVEIS DO ESPAÇO

Nessa atividade você deverá fazer recortes dos níveis de movimentos alto, baixo e médio. Cole em seu caderno e identifique em qual nível está o movimento.

2.    O SENTIDO DO MOVIMENTO

Atividade deverá ser realizada a lápis no livro didático.


=======================================================

Atividade de Arte 2º bimestre – 2º ano A, B, C, D e E para semana de 08/06/2020 a 12/06/2020

Boa Tarde alunos!

Prof. Vânia

Criando personagens

Nesta atividade vamos criar uma história diferente, conforme as orientações da aula do centro de mídias do dia 12/06/2020 - 2º ano. Se você não assistiu segue o link abaixo.

https://youtu.be/L4iLwZTp62I

 


======================================================

Atividade de Arte 2º bimestre – 2º ano A, B, C, D e E para semana de 15/06/2020 a 19/06/2020

 Boa Tarde alunos!

  Prof. Vânia

 Sons com o corpo

 

Nessa aula vamos participar realizando os movimentos, com as instruções do professor Joelson Lima. Registre esse momento com fotos ou vídeo curto de no máximo 1 minuto.

Segue abaixo o link desta atividade do Centro de mídias da educação de São Paulo, do dia 19/06/2020 – 2º ano EF- ARTE.

https://www.youtube.com/watch?v=IWTK_UXlnYc


Ciranda: Casa de Farinha

Mandei fazer uma casa de farinha

Bem maneirinha que o vento possa levar

Oi passa o sol oi passa a chuva, oi passa o vento

Só não passa o movimento do cirandeiro a rodar.

 

Achei bom, bonito, meu amor brincar!

Ciranda maneira, vem cá, cirandeiro,

Vem cá balançar!


===================================================

Atividade de Arte 2º bimestre – 2º ano A, B, C, D e E para semana de 22/06/2020 a 26/06/2020

 

Boa Tarde alunos!

Prof. Vânia

AQUARELA

 

No primeiro momento você irá ler a música abaixo, depois você irá ouvir a música, no youtube tem vários links desta música, mas se não tiver como acessar a internet não tem problema somente com a leitura conseguiremos fazer nossa atividade. Após a leitura da música pegue o caderno de arte e desenhe a primeira linha (numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo) esse será nosso 1º desenho de 17 no total, mas tenha calma que faremos os outros no decorrer das aulas.

Obrigada e ótimo desenho

Adicionar legenda

Aquarela

Toquinho

 

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo

Um menino caminha e caminhando chega no muro

=========================================================

Atividade de Arte 2º bimestre – 2º ano A, B, C, D e E para semana de 29/06/2020 a 03/07/2020

Boa Tarde alunos!

Prof. Vânia 

Dançar no Espaço

O Meu Chapéu Tem Três Pontas

Cantigas Populares

 

(No Brasil)

O meu chapéu tem três pontas

 

Acompanhe a aula do CMSP do dia 30/06/2020 e realize os movimentos da música, “O meu chapéu tem três pontas” grave um vídeo de 30 segundos ou tire fotos para encaminha a professora. Segue o link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=Yp24PbU0ma4&list=PL60RgCqDy5uXCjgdb_IotFrdFcFFxNWrM&index=5


=========================================================

Atividade de Arte 2º bimestre – 2º ano A, B, C, D e E para semana de 06/07/2020 a 10/07/2020

 Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

Higiene bucal

 

Hoje vamos falar sobre higiene bucal, assista a aula do CMSP e aprenda a cuidar melhor da sua boca, no link que está disponível abaixo a aula é de “ciências”, vamos utilizar esta aula para criar os nossos dentinhos triste e feliz. Para esta aula vamos precisar de um folheto de mercado, cola, tesoura, lápis e lápis de cor.

https://www.youtube.com/watch?v=ZoXmSTPhBRs&t=65s


Atividade:

Desenhe em seu caderno de arte dois dentinhos, faça recortes ou desenhe o que deixa ele feliz ou triste. Segue abaixo o modelo da atividade.



=========================================================

Atividade de Arte 2º bimestre – 2º ano A, B, C, D, E para semana de 13/07/2020 a 17/07/2020

 Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia


                               Danças em São Paulo

 

Assista a aula do CMSP do dia 14/07/2020 e responda as questões abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=7lyJJwwyQYE


Questões:

  1.  Você sabe o que é uma manifestação artística
  2.  Procure uma imagem de uma manifestação artística e cole em seu caderno.
/

          ===============================================

Atividade de Arte 2º bimestre – 2º ano A, B, C, D, E para semana de 20/07/2020 a 24/07/2020


EXPRESSÕES DA DANÇA

Assista a aula do CMSP do dia 21/07/2020 e responda as questões abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=DeOpSddKbXs


Questões:

1.Qual a origem da dança catira?

2.Como é executada a dança catira?

                =====================================================


Atividade de Arte 2º bimestre – 2º ano A, B, C, D, E para semana de 27/07/2020 a 31/07/2020

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 

Brincadeira de dançar

Assista a aula do CMSP do dia 28/07/2020 e responda a questão abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=mOeOQoJsSaw 


Responda:

Pense em Brincadeiras, jogos, dança, canções e histórias que você conhece, fale sobre duas delas, quem ensinou você?

                ===============================================


Atividade de Arte 3º bimestre – 2º ano A, B, C, D, E para semana de 03/08/2020 a 07/08/2020

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 História com bonecos

 

Assista a aula do CMSP do dia 04/08/2020 e responda as questões abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=zGx1ys5WBAw

Agora observe a imagem é escreva ao lado qual o tipo de boneco representa a imagem.

 

  1 -------------------------------                                                                                                                                                                                                       2 -------------------------------                                                                                                                                                                                                    3 ------------------------------

 4 -----------------------------------

 5 ------------------------------------

                                 ==============================================

Atividade de Arte 3º bimestre – 2º ano A, B, C, D, E para semana de 10/08/2020 a 14/08/2020

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia 

O casamento do senhor barata

 

Assista a aula do CMSP do dia 11/08/2020 – O casamento do senhor barata                                                                                                                                                                                                       https://www.youtube.com/watch?v=Ozw2xdHz5JU   


   Vamos criar um fantoche de palito:

Desenhe um personagens pode ser um animal, boneco, ou um objeto. Pinte, recorte e cole em um palito sem ponta. Não esqueça de dar um nome ao seu personagem.

      =========================================


Atividade de Arte 3º bimestre – 2º ano A, B, C, D, E para semana de 17/08/2020 a 21/08/2020

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

Mala de Histórias 

 

Assista a aula do dia 18/08 - 2º ano EF - Arte - Mala de histórias – Responda as questões abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=Xh7ueYB_tKs

Responda:

Pensando em contação de histórias,

1)      O que é pra vocês imitar?

2)      Fazer de conta?

         =======================================

Atividade de Arte 3º bimestre – 2º ano A, B, C, D, E para semana de 31/08/2020 a 04/09/2020

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 

Mala de Histórias: Parte II  

Nessa aula vamos aprender a identificar variadas entonações de voz em diferentes personagens. Assista a aula do dia 01/09 - 2º ano EF - Arte - Mala de histórias: Parte II – Responda abaixo.  

https://www.youtube.com/watch?v=_Hld5N6Y2H8

 

Agora vamos brincar de faz de conta? Crie uma historinha com no mínimo dois personagens e me conte através do nosso grupo de whatssapp como foi essa experiência.

           ===============================================                                                                                   

Atividade de Arte 3º bimestre – 2º ano A, B, C, D, E para semana de 08/09/2020 a 11/09/2020

 

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 

A CASINHA

 

Assista a aula do dia 08/09 - 2º ano EF - Arte – A casinha – Responda abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=5_ihPBYou8A                        

A CASINHA

(Domínio público)

 

EU TENHO UMA CASINHA

QUE É ASSIM, ASSIM.

E QUANDO EU QUERO ENTRAR,

BATO NA PORTA ASSIM, ASSIM

EU ENTRO NA CASINHA

ASSIM, ASSIM, ASSIM!

Pensando nas aulas anteriores, imitar e fazer de conta, vamos dar vida para nossa história. Crie sua casinha de faz de conta.

 =========================================

       

Atividade de Arte 3º bimestre – 2º ano A, B, C, D, E para semana de 14/09/2020 a 18/09/2020

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 

                                     Em cena com os animais

 

Assista a aula do dia 15/09 - 2º ano EF – Arte – Em cena com os animais.     

https://www.youtube.com/watch?v=gSTBaHHcDGs           

História da serpente

(Domínio Público)

Essa é a história da serpente

Que desceu o morro                                                          

Para procurara mais um pedaço

Do seu rabo.

E onde está?

E onde está?

E onde está?

Mais um pedaço

Desse rabo?

 

Com as orientações dos professores Joelsom Lima e Fernanda Borges, confeccione sua serpente com os materiais que tenha disponíveis em sua casa.

                 =====================================


Atividade de Arte 3º bimestre – 2º ano A, B, C, D, E para semana de 21/09/2020 a 25/09/2020 

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

  

Fontes sonoras


Segue abaixo o link da aula do centro de mídias da educação de São Paulo, 22/09 – 2° ano EF – Arte – Nessa aula vamos explorar os sons com o corpo.

https://www.youtube.com/watch?v=X_RzsbGm3sg

                          ============================================

Atividade de Arte 3º bimestre – 2º ano A, B, C, D, E para semana de 28/09/2020 a 02/10/2020

 

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 

INTENSIDADE, ALTURA E DURAÇÃO

 

O tempo todo estamos rodeados pelos mais diversos sons. Quando estamos em um ambiente movimentado, como uma avenida cheia de carros, ficamos expostos a alguns tipos e sons. Quando estamos em um ambiente tranquilo, como uma floresta ficamos expostos a outros tipos de sons.

 A característica sonora dos ambientes pode ser chamada de paisagem sonora.

Os sons podem ser classificados de acordo com a:

·         A intensidade: podem ser fortes ou fracos.

·         A duração: podem ser curtas ou longas.

·         A altura: podem ser agudos ou graves.

 

A aula de hoje vai nos ajudar a classificar o sons das coisas:

https://www.youtube.com/watch?v=i2QqVSV3m-0&t=1s 

Preencha o quadro abaixo:

 

INTENSIDADE

SONS FORTES

SONS FRACOS

 

 

 

 

 

 

 

DURAÇÃO

SONS CURTOS

SONS LONGOS

 

 

 

 

 

 

 

ALTURA

SONS AGUDOS

SONS GRAVES

 

 

 

 

 

 

 

                                =========================================

Atividade de Arte 3º bimestre – 2º ano A, B, C, D, E para semana de 05/10 a 09/10

 

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 

ALTURA: GRAVE OU AGUDO

Na aula de hoje vamos aprender como pode ser a altura dos sons.

Assista aula do CMSP 06/10.

https://www.youtube.com/watch?v=01arwcvccRE

Atividade:

Sons graves e agudos:  https://www.youtube.com/watch?v=bCiLaxp1Aw8

Em seu caderno de artes vocês irão desenha eu recortar quarto figuras que tenha som grave e quarto figuras que tenha som agudo.

               ========================================

Atividade de Arte – 2º ano A, B, C, D e E para semana de 19/10 a 23/10

Recuperação/ reforço

Boa Tarde alunos!

Prof. Vânia

 

Criando personagens

Nesta atividade vamos criar uma história diferente, conforme as orientações da aula do centro de mídias do dia 12/06/2020 - 2º ano. Se você não assistiu segue o link abaixo.

https://youtu.be/L4iLwZTp62I



 



                     ===============================================

 Atividade de Arte - 4º bimestre, 2º ano A, B, C, D, E - semana de 26/10 a 30/10

Professora: Vânia C. Souza

 

Ação Expressiva

Nesta atividade estudaremos sobre a pintura como modalidade das artes visuais. Olhar uma obra de arte envolve abrir a mente, é como fazer uma viagem com muitas possibilidades envolvendo sentimentos e emoções.

Obra “São Francisco pregando aos pássaros”, do artista paulista Candido Portinari.

Candido Portinari – São Francisco pregando aos pássaros, 1934 – Afresco – 137 x 227 cm.

Reflita:

Que nome você daria a obra? O que a obra representa? O que aparece na obra? Quais cores predominam? O que foi utilizado para pintá-la? Que lugar é este? Que época é esta? Quais sentimentos a obra transmite?

 

Atividade:

Nesta atividade vamos fazer uma releitura da obra – reler uma obra não se trata reproduzi-la e sim recriá-la. O foco principal da releitura e criar algo novo, que mantem o elo com a obra que serviu de inspiração. Após observar a obra “São Francisco pregando aos pássaros”, do artista paulista Candido Portinari. Façam uma nova obra com um toque pessoal de acordo com as suas próprias experiências, considerando os dias de hoje.

Este é um exercício de criatividade, em seu caderno de desenho ou folhas de papel sulfite, utilize, canetinhas, lápis de cor ou giz de cera, para criar a releitura da obra.

                         =========================================                             

Atividade de Arte - 4º bimestre, 2º ano A, B, C, D, E - semana de 03/11 a 06/11

Professora: Vânia C. Souza

 

A Linguagem das Artes Visuais

 

As artes visuais compõem-se de diversas modalidades, e sua história se confunde com existência humana, pois não há povo, cultura ou época que não as tenha produzido ou estado em contato com elas. Muito do que sabemos hoje sobre a história da humanidade, da vida, do planeta, chegou até nós por meio de registros visuais deixados em pedras, ossos, madeiras, argila e metais.

 

Responda:

 

1. Vocês sabem o que são artes visuais?

2. O que é um desenho? Quais materiais são utilizados para desenhar?

3. Conhecem algum artista ou alguém que desenha?

4. O que é uma pintura? Quais materiais são utilizados para pintar?

5. Conhecem algum artista ou alguém que pinta?

6. O que é modelagem? Quais materiais são utilizados para fazer modelagem?

7. Conhecem algum artista ou alguém que faz modelagem?

8. Vocês sabem o que é escultura? Quais materiais são utilizados para fazer escultura?

9. Conhecem algum artista ou alguém que faz escultura? 

                     ==================================                                                        

 Atividade de Arte - 4º bimestre, 2º ano A, B, C, D, E - semana de 09/11 a 13/11

Professora: Vânia C. Souza 

Jogo do labirinto da Arte

No jogo você terá que achar os caminhos das esculturas e das modelagens, percorrendo o labirinto. Se possível, utilizar lápis de cores diferentes para cada caminho. Testem os caminhos antes de riscar, pois um deles é uma “pegadinha”. Será necessário providenciar uma cópia, do modelo disponibilizado abaixo.                                                                                            

 

Fotografias do acervo pessoal de Raphael Pedretti.

 ===================================


Atividade de Arte - 4º bimestre, 2º ano A, B, C, D, E - semana de 16/11 a 20/11

Professora: Vânia C. Souza 

Ação Expressiva

Nesta atividade vocês terão que reconhecer qual é a modalidade em que a imagens se encaixa.

Modalidade: desenho, pintura, escultura e modelagem

 

 

 

 

Leonardo da Vinci - Monalisa – 1503 – Óleo sobre tela - 77 cm x 53 cm.

 

                
                          ==================================


Atividade de Arte - 4º bimestre, 2º ano A, B, C, D, E - semana de 23/11 a 27/11

Professora: Vânia C. Souza

 

Elementos constitutivos do desenho:

 

·  Ponto - é o menor, e o mais simples dos elementos da linguagem visual, se o ponto estivesse unido ao outro, numa sequência, teríamos uma linha.

·    Linha - uma sequência de pontos contínuos resulta numa linha, há vários tipos de linhas: reta, curva, quebrada, entre outras.

·    Forma - ocorre na intenção da junção de uma ou mais linhas ou no espaço obtido por elas, definindo e dando sentido a uma imagem.

·     Proporção - a proporção indica a relação entre dois elementos e/ou imagens de tamanhos diferentes, apontando a sua correlação de proporcionalidade

·    Perspectiva - é a sensação de distanciamento entre elementos e/ou imagens numa obra, onde elementos próximos são maiores que os mais distantes.

·     Luz e sombra - num desenho, os efeitos de luz e sombra são percebidos pelas variações entre claro e escuro, e criam diferentes sensações, perspectivas, planos etc. 

Atividade:

Para essa atividade será utilizado caderno de desenho ou folhas de sulfite, e de preferência somente “canetinhas”.  Já sabemos que uma sequência de pontos resulta numa linha. Vocês deverão produzir um desenho a partir do ponto. Segue alguns exemplos abaixo:



                                     =====================================
    
Atividade de Arte - 4º bimestre, 2º ano A, B, C, D, E - semana de 30/11 a 04/12

Professora: Vânia C. Souza

 

Atividade 2 – Apreciação

Você sabe o que são técnicas convencioneis e técnica não convencionais?

Técnicas convencionais: São aquelas, tradicionalmente utilizadas, nas quais se utiliza materiais e instrumentos comuns. Por exemplo: desenho de imaginação, de memória, de observação, ilustração; Pintura com dedo, com pincel, com lápis de cor, com giz de cera; recorte e colagem de papeis; modelagem de argila.

Técnicas não convencionais: São aquelas, pouco ou raramente utilizadas, que permitem experimentação e podem utilizar materiais e instrumentos comuns ou pouco comuns. Por exemplo: pintura de observação pelo espelho

Uso sustentável de materiais e instrumentos: Requer a noção de que os recursos são limitados, e por isso devem ser usados de forma adequada e consciente.

Assista ao vídeo com algumas técnicas convencionais e não convencionais.


Agora escolha uma técnica para produzir um desenho.
                                =================================                               
                        

Atividade de Arte - 4º bimestre, 2º ano A, B, C, D, E - semana de 07/12 a 11/12

Professora: Vânia C. Souza

 

Atividade 3 – Apreciação

Você sabe o que são técnicas convencioneis e técnica não convencionais?

Técnicas convencionais: São aquelas, tradicionalmente utilizadas, nas quais se utiliza materiais e instrumentos comuns. Por exemplo: desenho de imaginação, de memória, de observação, ilustração; Pintura com dedo, com pincel, com lápis de cor, com giz de cera; recorte e colagem de papeis; modelagem de argila.

Técnicas não convencionais: São aquelas, pouco ou raramente utilizadas, que permitem experimentação e podem utilizar materiais e instrumentos comuns ou pouco comuns. Por exemplo: pintura de observação pelo espelho

Uso sustentável de materiais e instrumentos: Requer a noção de que os recursos são limitados, e por isso devem ser usados de forma adequada e consciente.

 

Assista ao vídeo com algumas técnicas convencionais e não convencionais.



 


Ideias e técnicas de pintura. Disponível em: https://youtu.be/hF2K_YFyU1I

Atividade: Agora escolha uma técnica para produzir um desenho com tinta guache.

                                          ============================ 

 

    


2 comentários: