Olá pessoal, as atividades postadas aqui também podem ser acessadas pela plataforma classroom, Lembrando que somente no classroom conseguimos interagir, os alunos podem encaminhar atividades desenvolvidas para acompanhamento e orientação. Quem tiver a oportunidade acessem a plataforma classroom. É muito prático, segue algumas orientações:
Primeiro acesse a SED sed.com.br com login do aluno que é composto pelo R.A do aluno e a senha para primeiro acesso é a data do nascimento (dia, mês e ano com 4 dígitos).
Após entrar na SED você vai observar que do lado superior a direita tem o email do aluno que é composto pelo RA dele seguido de @al.educacao.sp.gov.br anote este email para entrar no classroom.
Após fazer esse procedimento baixe o aplicativo classroom, ou entre no site classroom.com.br o login para acesso é o email institucional do aluno que você pegou na SED e a senha é a mesma que usou para entrar na SED. Quando efetuar o login precisa pedir para participar da turma terá que digitar o seguinte código joy46s6 e assim terá acesso a todas as atividades que postei durante as aulas remotas, poderá interagir comigo em tempo real e encaminhar as atividades do aluno para melhor orientação e acompanhamento. Qualquer dúvida sobre acesso a plataforma classroom, podem me enviar um email no endereço: rosiane.osilva@hotmail.com
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 14/12 À 18/12
- Escuta e apreciação da história “O Gato de Botas” disponível no you tube https://www.youtube.com/watch?v=fI65rvKaelA
- Retomada dos textos lidos, aula 2, do material Aprender Sempre vol 3 Língua Portuguesa, página 76. Vídeo com orientação para desenvolvimento da atvidade foi postado no grupo de whatsap e classroom.
- Realizar a AAP diagnostica de matemática (disponibilizada no grupo de whatsap)
- Leitura e apreciação da história “O leão e o ratinho” disponível no link do you tube https://www.youtube.com/watch?v=goyJdaQaQ_8
- Para compreender melhor o gênero textual bilhete, assista ao vídeo: BILHETE | GÊNERO TEXTUAL BILHETE,
disponível através do link: https://www.youtube.com/watch?v=ZE78-r0KMOc
Após assistir você é convidado a escrever em seu caderno um bilhete para alguém de sua escolha desejando um bom final
de ano.
Para isso lembre-se que o bilhete é um gênero textual, por isso o bilhete é bastante utilizado como meio informativo, principalmente quando relacionado a pessoas próximas, com certo grau de intimidade. Algumas características são fundamentais para identificar esse gênero textual, como:
• Mensagem curta;
• Linguagem informal;
• É permitido a utilização de apelidos, abreviações, etc;
O bilhete possui é um gênero textual simples e pode ser usado para diversas funcionalidades:
• Deixar um recado;
• Fazer um convite;
• Comunicar uma novidade, etc;
Elementos do bilhete
• Destinatário: quem recebe o bilhete.
• Remetente: quem escreve o bilhete.
• Corpo de Texto: mensagem curta que será encaminhada.
• Despedida: mensagem que finaliza o texto, normalmente acompanhada de uma linguagem informal, que pode ser:
beijos, abraços, se cuida, dentre outros.
• Data: dia em que o bilhete foi escrito.
- Apreciar uma história disponível no you tube “Histórinha de Natal” de Luísa Ducla https://www.youtube.com/watch?v=eEJTGqVlXaI
- Realizar a atividade do livro Aprender Sempre vol 1, página 12, represente sua sala de aula, desenhando as salas que estão próximas a ela.
- Apreciação e leitura da História de Ruth Rocha “Lá vem o Ano Novo” disponível no you tube https://www.youtube.com/watch?v=mcGr86t6XUc
Após a apreciação da história “Lá vem o Ano Novo” escreva em seu caderno um relato sobre o que espera para o próximo ano, seja detalhista e registre o que deseja para 2021.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 07/12 À 11/12
- Vamos a sequência didática 4 do material Aprender Sempre vol 3, página 73, aula 1. Leitura de uma reportagem, após a leitura responda a questão 1 ao final da página 75.
- Escuta e apreciação da história “Dona baratinha” de Ana Maria Machado, vídeo disponível no you tube https://www.youtube.com/watch?v=TRavk8XCIHI
- Vamos realizar a atividade 3 da página 8, do livro Aprender Sempre Matemática vol 1. Identificando os números e ordenando. Na página 9 respondas as questões 3, 4 e 5 comparando quantidades.
- Ainda na página 9, Atividade 4,(livro Aprender Sempre Matemática vol. 1) vamos preencher o quadro sobre a coleção de figurinhas de Felipe, respondas as questões A e B sobre a coleção. Na questão 2 da página 10 observe a coleção de Davi, responda as perguntas A e B sobre a coleção de Davi. Finalize completando o quadro de números.
- Assistir ao vídeo disponível no you tube (https://www.youtube.com/watch?v=Pg_R_dzkCnI ) da história “Enquanto fico em casa” de Jane Prado após apreciar o vídeo escreva em seu caderno as palavras que rimam.
- Vamos apreciar a fábula "O sapo e o Boi" disponível no you tube https://www.youtube.com/watch?v=J6tWWpV0W44
- Apreciar a leitura disponível no you tube https://www.youtube.com/watch?v=4lLkBJodQyE da história “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado.
- Vamos realizar a atividade da página 11 do livro Aprender Sempre vol 1 Matemática, consultando o quadro numérico da página anterior e respondendo as questões “A, B, C”.
- Apreciar a leitura disponível no you tube “O pintinho pintado” de Joselito de Oliveira Mattos https://www.youtube.com/watch?v=X0ddGDhCRok
- Vamos assistir ao vídeo explicativo no you tube https://www.youtube.com/watch?v=ujr1kzZo3U8 sobre a página 50 do livro Vem voar interdisciplinar e realizar a atividade solicitada no vídeo.
- Realizar a atividade 1, sequência 3 do livro Aprender Sempre vol 1, página 11. Identificando a sala de aula de Felipe e depois responder as perguntas “A, B e C” referente a sala de aula de Felipe.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 30/11 À 04/12
- Realizar a atividade 4 do livro Aprender Sempre vol 1 Matemática, página 5. Identificando e comparando os números. (30/11).
- Realizar a sequência 2 do material Aprender Sempre vol 1 Matemática, página 6 fazendo estimativa de contagem. (01/12).
- Realizar a atividade do livro Aprender Sempre vol 1 página 7, completando o quadro numérico e fazendo estimativa de contagem. Na página 8 responda a questão 2 e 3. (02/12).
- Assistir ao vídeo disponível no you tube https://www.youtube.com/watch?v=AroCVv6b-wo com a leitura da história “A menina que não gostava de ler” (02/12).
- Assista ao vídeo disponível no you tube https://www.youtube.com/watch?v=M2Qh5YV37JQ , com a leitura da história “O amigo do Rei” de Ruth Rocha. (04/12).
- Observar as imagens das páginas 30 e 31 do livro Vem voar interdisciplinar e responder as questões referente a atitudes de respeito e gentileza com o próximo e a natureza (04/12).
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 23/11 À 27/11
- Vamos realizar a leitura da notícia “Zoológico de São Paulo lança campanha “Amigos do Zoo” disponível na página 54 do livro Aprender Sempre Português vol 3 ao final da leitura registre no final da página 55 como funciona esta campanha e qual objetivo.
- Vamos assistir ao vídeo disponível no you tube https://www.youtube.com/watch?v=qmMbN6j3cUg e aprender sobre slogan.
Na sequencia pratique o que aprendeu sobre slogan com a atividade em anexo, não precisa imprimir a folha, copie em seu caderno.
- Agora que aprendemos a identificar alguns slogans, vamos criar um para a atividade da página 56 do livro Aprender Sempre Português vol. 3, crie um slogan para campanha “Amigos do Zoo” e registre no livro.
- Assista ao vídeo disponível no you tube https://www.youtube.com/watch?v=IS9lJR0-kn8&feature=emb_title com slogan criado por algumas crianças. Após assistir inspire-se e crie seu slogan, grave um vídeo com seu slogan e compartilhe aqui no classroom, para que eu possa apreciar. Bons estudos!
- Vamos realizar a leitura de uma noticia disponível no livro Aprender Sempre vol 3 página 57, “Cadeirantes se vingam ocupando vagas de estacionamento comum”, ao término da leitura responda a pergunta no final da página 58.
- Vamos realizar a atividade do livro Aprender Sempre Português vol 3, página 58. Iremos recuperar as três notícias lidas até aqui. Recortar legendas que estão no fim do livro e colar nas imagens correspondente (páginas 59 e 60).
- Escrita de um slogan, página 60 do livro Aprender Sempre vol 3. O vídeo com a orientação para realização da atividade foi disponibilizado no grupo de whatsap da sala e pelo classroom.
- Realizar a atividade do livro Vem voar interdisciplinar páginas 22 e 23. Fazendo a leitura do texto “Convivência no grupo” e respondendo as questões presente na página 23.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 16/11 À 19/11
- Acesse o link https://www.jornaljoca.com.br/onu-doara-15-milhoes-para-a-indonesia/ e leia atentamente uma noticia do jornal Joca. Na sequencia responda em seu caderno as questões abaixo:
1) Na notícia foi anunciada uma doação para um país, qual País é este?
2) Por que a ONU decidiu fazer a doação?
3)Quem terá prioridade de ajuda, de acordo com a notícia que acabamos de ler?
- Vamos para sequência 3 do material Aprender Sempre de Português, página 51. Faça a leitura atenta do texto nesta página para entender um pouco sobre jornal-mural (Peça ajuda a um adulto se achar necessário).
- Assista ao vídeo disponível no you tube, sobre a importância da matemática https://www.youtube.com/watch?v=zXiFaFkL9KQ . Depois realize a sequência 1 do livro Aprender Sempre vol 3 matemática, página 2 registrando números que representam informações pessoais e a página 2 identificando as funções dos números.
- Vamos realizar a leitura de uma notícia do livro Aprender Sempre vol 3, página 52. Após a leitura responda a atividade 1, da página 53.
Na sequência iremos pensar na construção de jornal-mural para isto vamos pensar em algumas questões para produzi-lo, na página 54 do livro Aprender Sempre vol 3 iremos responder algumas perguntas para desenvolver o jornal-mural, responda as questões do livro:
Quem serão os leitores?
Local do jornal-mural?
O que vamos publicar?
Dê a sua opinião sobre essas questões no livro.
- Leitura de convite e análise das informações. Segue atividade abaixo.
- Vamos realizar a atividade 3 do livro Aprender Sempre matemática vol 3, página 4, preenchendo um calendário e respondendo algumas questões seguindo as dicas apresentada no livro.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 09/11 À 13/11
- Vamos realizar a atividade do livro Vem voar de matemática páginas 34 e 35 observando um quadro numérico de 1 a 100 e respondendo algumas questões. Na página 35 vamos realizar a atividade e exercitar o que você sabe sobre número antecessor e sucessor.
Para facilitar seu entendimento assista a aula do centro de mídia deste dia, segue o link https://www.youtube.com/watch?v=jQSQgacH4Rs&t=729s (Aula 09/11)
- Após a aula do centro de mídia sobre cálculos vamos praticar o cálculo mental com a atividade do livro Vem voar Matemática páginas 90 e 91.
Para quem deseja rever a aula do centro de mídia segue o link https://www.youtube.com/watch?v=eOE4cJWk2F8 (Aula 10/11)
- Após a aula do centro de mídia sobre como resolver situação problema vamos praticar resolvendo os problemas do livro Vem voar matemática páginas 60 e 61. (Aula 11/11)
- Fazer a leitura da quadrinha e responder algumas questões sobre a quadrinha. Obs.: Atvidade pode ser feita no caderno, não há necessidade de imprimir a folha. (11/11)
- Vamos praticar o que aprendemos sobre convite.
Na atividade abaixo você deverá ler um texto e identificar algumas informações, na sequência deverá produzir um convite. Obs.: Pode copiar a atividade no caderno, não é necessário imprimir a folha. (Aula 13/11)
- Vamos estudar sobre cuidados com o lixo, no livro Vem voar interdisciplinar páginas 84 e 85.
Faça a leitura do texto sobre os cuidados que devemos ter com o lixo. Peça ajuda a um adulto se achar necessário. Na sequência responda as perguntas sobre o texto.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 02/11 À 06/11
- Eu começo e você termina, complete a história usando sua imaginação e criatividade, não esqueça de dar um título. Segue a folha abaixo, porém a atividade pode ser feita no caderno, não é necessário imprimir a folha. (03/11)
- Leitura do alfabeto e cantigas em letra cursiva; Apreciação de um vídeo ilustrativo sobre letra cursiva e registro das letras. Segue link para visualizar o vídeo https://youtu.be/XnKIveFqZmA
Segue atividade abaixo. (04/11)
- Realizar a leitura de algumas quadrinhas da página 31 do livro Aprender Sempre Português vol 3. Após a leitura das quadrinhas apresentadas, registre em seu caderno alguma quadrinha que você conhece, caso não conheça nenhuma registre no caderno a que mais gostou entre as que acabou de ler. (05/11)
- Realizar a aula 3 do livro Aprender Sempre Português vol 3 página 32, completando os dois últimos versos da quadrinha “Batatinha quando nasce”. (05/11)
- Aula 4 do material Aprender Sempre vol 3, página 33, leitura da quadrinha destacando algumas palavras. O vídeo com as orientações para desenvolver a atividade, será encaminhado via whatsap e classroom. (06/11).
- Complete as palavras da atividadeabaixo e resolva a cruzadinha.
- Fazer a leitura do texto “Costumes parecidos, jeitos diferentes” do livro Vem voar interdisciplinar página 18 na sequência responda as questões da página 19, 20 e 21.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 26/10 À 30/10
- Após assistir a aula do centro de mídia sobre história em quadrinhos, vamos exercitar o que aprendemos produzindo uma história, segue atividade abaixo.
Para quem deseja rever a aula clique no link https://www.youtube.com/watch?v=WEaDm_k6rQw&t=592s
- Após assistir a aula do centro de mídia sobre o gênero textual "Tirinhas" vamos fazer a leitura da tirinha da Turma da Mônica e responder as questões a partir da leitura. Atividade abaixo.
Aula do centro de mídia você pode acessar no link https://www.youtube.com/watch?v=tNA5vl-fFx4&t=906s
- Você irá assistir um vídeo do Jornal Joca, um jornal falado, com o formato de um telejornal. O vídeo está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=AB5bwcw4wxw.
Após assistir o Jornal Joca responda as questões abaixo em seu caderno:
Vocês já sabem o que é um telejornal, não é mesmo. Agora responda as seguintes perguntas:
1 - Que telejornal acabamos de assistir?
2 - Que notícia ele passou para os telespectadores?
3 - Como essa informação foi passada?
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 19/10 À 23/10
- Vamos praticar o que aprendemos resolvendo as situações problema do livro Vem voar matemática páginas 105, 106 e 107. Leia atentamente as comandas e solucione. (Aula 19/10)
- Assista ao vídeo disponível no you tube com a história "Quem soltou o Pum?"(https://www.youtube.com/watch?v=wJC1grEdZoA&feature=emb_logo) após apreciar a história responda as questões abaixo em seu caderno.
- Assista a vídeo animação disponível no you tube "A Lebre e a Tartaruga",(https://www.youtube.com/watch?v=-0ZxvgS-g7E) na sequência responda as questões abaixo referente a história. Obs.: Pode responder as questões no caderno, não é necessário imprimir a folha.
- Realizar a atividade do livro Vem voar interdisciplinar, na página 94 observar em imagens os diferentes tipos de ruas. Na página 95 responder as questões referente as imagens.
- Após assistir a aula do centro de mídia sobre convite (https://www.youtube.com/watch?v=egzxwA-irJ0&t=1100s) observe o anuncio abaixo e responda as questões.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 13/10 À 15/10
- APÓS A AULA DO CENTRO DE MÍDIA VAMOS ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE O GÊNERO TEXTUAL "ADIVINHA" ASSISTA A APRESENTAÇÃO REALIZADA NO MICROSOFT SWAY DISPONÍVEL EM:
https://sway.office.com/VECTWU8kPPWXkFiE?ref=Link
OBS.: AO ABRIR A APRESENTAÇÃO, CLIQUE NA PALAVRA "REPRODUZIR" ASSIM VOCÊ CONSEGUIRÁ ASSISTIR A APRESENTAÇÃO, PARA PASSAR AS TELAS, CLIQUE COM O MOUSE SE ESTIVER VENDO PELO COMPUTADOR OU CLIQUE NA TELA CASO ESTEJA VISUALIZANDO NO CELULAR. AO FINAL DA APRESENTAÇÃO CLIQUE NO LINK DO YOU TUBE E INTERAJA TENTANDO DECIFRAR AS ADIVINHAS, COMENTE (NO CLASSROOM) QUANTAS ACERTOU PARA QUE EU POSSA ACOMPANHAR. (AULA DO DIA 13/10)
- Para complementar a aula do centro de mídia (13/10) vamos realizar a atividade da página 48 do livro EMAI, leia atentamente a comanda e resolva as situações problema.
- Após a aula do centro de mídia (14/10) vamos praticar o que aprendemos sobre multiplicação realizando a atividade do livro EMAI página 49.
- Para entender um pouco mais sobre o gênero textual bilhete assista ao vídeo explicativo sobre bilhete, disponível no you tube https://www.youtube.com/watch?v=gsOKonNpZe4
- Realizar a atividade do livro Vem voar de matemática páginas 86 e 87 sobre números dos meses do ano, leia atentamente e responda as questões. (Aula do dia 15/10) .
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 05/10 À 09/10
- Fazer a leitura da parlenda “meio dia, macaco assobia” e segmentar as palavras onde achar necessário (atividade abaixo).
Para acessar a aula deste dia do centro de mídia (05/10) clique no link https://www.youtube.com/watch?v=3rzrqpooSog
- Retomar a atividade do livro Vem voar de matemática página 25, depois de ter confeccionado do jogo da página 24 brincado, agora observe as informações da página 25 do jogo de Marina, Vitória e Carlos e responda as questões presente no livro.
Segue o link com a aula do centro de mídia https://www.youtube.com/watch?v=sX-dnWfdVQU
- Para complementar a aula do centro de mídia (06/10) sobre soma de parcelas iguais, realizar a atividade do livro Vem voar de Matemática páginas 134 e 135.
Segue o link com a aula desta data (06/10) https://www.youtube.com/watch?v=tSihgAS4N-U
- Após a aula sobre segmentação no centro de mídia (06/10) realizar a atividade abaixo, faça a leitura das frases e reescreva separando as palavras corretamente. Segue link com a aula deste dia https://www.youtube.com/watch?v=s88_OG8N858&t=1239s
- Após assistir a aula do centro de mídia sobre separação de palavras em texto realize as atividades abaixo, faça a leitura das parlendas e reescreva separando as palavras corretamente. Na atividade 2 reescreva as frases com letra maiúscula onde houver necessidade.
Atenção: Não é preciso imprimir as folhas, você pode copiar apenas as respostas no caderno.
Segue link com a aula desta data https://www.youtube.com/watch?v=xeGhrz9gH1s
- Para complementar a aula do centro de mídia deste dia (08/10) vamos realizar a atividade do livro Vem Voar matemática, observe as formas usadas na construção de um castelo na página 82 e responda as questões da página 83.
Para acessar a aula deste dia clique no link https://www.youtube.com/watch?v=UAb3diwpCVU
- Após assistir a aula do centro de mídia (08/10) e entender um pouco mais sobre o texto noticia vamos analisar um texto/noticia e responder algumas perguntas, segue o link do texto/noticia e a folha com as perguntas, que pode ser copiada no caderno para responder.
Link com texto noticia https://www.jornaljoca.com.br/onu-doara-15-milhoes-para-a-indonesia/
- Precisamos mostrar para as crianças que jornal não é coisa de “gente grande”. Para isso:
Disponibilize jornais, revistas (não precisa ser atual) para que a criança explore. Após explorar os jornais e revistas responda no caderno as seguintes questões:
1.) Conte o que mais gostou no jornal ou revista?
2.) Qual a noticia ou seção que mais chamou a sua atenção?
3.) Qual a função da noticia no nosso dia-a-dia?
- O aluno deverá selecionar um fato (anúncio, imagem, tirinha, entre outros), que tenha chamado a sua atenção.
Em seguida, compartilhar o fato selecionado e seus motivos de escolha, faça um vídeo para apresentar/ler, socializar as impressões e interpretação dos fatos. Anexe o vídeo na plataforma classroom.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 28/09 À 02/10
- Após assistir a aula do centro de mídia (28/09) sobre letra cursiva vamos praticar com a atividade abaixo, leia as palavras em letra cursiva e destaque a solicitada. Na sequencia responda as adivinhas, tente escrever com letra cursiva sua resposta.
Segue o link com a aula do centro de mídia deste dia https://www.youtube.com/watch?v=Qeo3M10Wmqo
- Após assistir a aula do centro de mídia (28/09) vamos praticar resolução de problemas fazendo a atividade da página 20 do livro EMAI.
Acesse o link para rever a aula deste dia caso queira rever https://www.youtube.com/watch?v=yYy_zh_21zw
- Após a aula do centro de mídia (29/09) sobre situações problema, vamos praticar solucionando algumas situações do livro EMAI página 30.
Para acessar a aula do centro de mídia deste dia acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=o85Zt1hmrWk&t=270s
- Fazer a leitura da canção “A casa” observando atentamente se há erros ortográficos, identifique e faça a correção. Tente registrar a canção de forma correta com letra cursiva. Segue atividade abaixo.
Para acessar a aula deste dia do centro de mídia basta clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=yx7G9DKbyLM
- Após assistir a aula do centro de mídia (30/09) sobre o uso da letra maiúscula, vamos praticar realizando a atividade em anexo, na primeira tarefa registre a primeira letra de cada nome próprio com letra maiúscula cursiva. Na segunda atividade você deverá identificar algumas palavras e relacionar depois ler as frases e reescrever usando letra maiúscula quando necessário.
Segue o link com aula deste dia https://www.youtube.com/watch?v=BFSU0stx6J8
- Para complementar a aula do centro de mídia (01/10) sobre adição e subtração realizar a atividade do livro Vem Voar de matemática páginas 48 e 49, fazendo a leitura de algumas situações problema e solucionando.
- Assistir a apresentação sobre gênero textual Poema e realizar a atividade proposta no final da apresentação no caderno. Segue o link com a apresentação, basta clicar no link para visualizar a atividade.
https://sway.office.com/cEh7KupT0sjH3M8R?ref=Link
Segue link com a aula do centro de mídia desta data https://www.youtube.com/watch?v=CNYMkdXoLHs
- Após assistir a aula do centro de mídia (02/10) com a leitura de diversos textos que sabe de cor, realizar a atividade abaixo, fazendo a leitura de parlendas e completando a lacuna com palavras faltantes. Na sequencia ordenar os versos da cantiga "batatinha quando nasce".
Segue link com a aula do centro de mídia deste dia https://www.youtube.com/watch?v=Y6FG4tASntA
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 21/09 À 25/09
- Leitura da cantiga “se essa rua fosse minha” e construção de uma nova versão para a música. Atividade em folha, segue abaixo
- Realizar a sequência de atividade do livro EMAI vol 2 página 9 e 10 comparando e registrando números.
- Vamos confeccionar um jogo de corrida, para isto você precisará do material que está no livro Vem voar de matemática. Na página 24 você encontrará a comanda de como confeccionar o jogo e as instruções de como jogar, o tabuleiro e o dado segue nas páginas 215 e 217.
Após confeccionar o jogo brinque, envie fotos ou vídeo com você participando da jogo (via classroom). (Aula 22/09)
- Fazer a leitura de algumas frases e preencher a lacuna com palavras que rimam, escolher entre as palavras expostas na atividade. (Folha abaixo).
Obs.: Segue o link da aula do centro de mídia deste dia (22/09) https://www.youtube.com/watch?v=XwmLZtcLbPM
- Fazer a leitura de algumas palavras escrita com letra imprensa e cursiva reconhecendo as letras cursivas e a observando o traçado das mesmas. Na sequência relacionar as palavras iguais escritas de forma diferente. Procurar na lista uma mesma palavra escrita de forma diferente e colá-las no local correspondente, de modo que comecem a reconhecer as palavras com letras cursivas. (Segue atividade abaixo).
Segue link para acessar a aula do centro de mídia desta data https://www.youtube.com/watch?v=YLqSPRiqgM0 (Aula dia 23/09)
- Após assistir a aula do centro de mídia desta data (24/09), realizar a atividade das páginas 40 e 41 do livro Vem voar matemática, formando grupos de dez e identificando unidade e dezena.
Segue o link com a aula do centro de mídia deste dia (24/09) https://www.youtube.com/watch?v=mnJXk4RLNZk
- Ler algumas frases e preencher lacuna com palavras do quadro, identificando se a palavra correta deve ser com letra maiúscula ou minúscula.
Segue link com a aula do centro de mídia deste dia (24/09) https://www.youtube.com/watch?v=1xhlk9izqBM&t=627s
Obs.: Não há necessidade de imprimir a folha, a atividade pode ser copiada no caderno.
- Para complementar a aula sobre nome próprio e nome comum do centro de mídia (25/09) realize a atividade abaixo, lembrando que:
Nome próprio indica um ser, pessoa, entidade ou região única e individual (inicia com letra maiúscula).
Nome comum indica seres, sentimentos, ou entidades não individualizados (inicia com letra minúscula).
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 14/09 À 18/09
- Após assistir a aula do centro de mídia sobre exposição oral, pesquisar sobre um animal de sua preferência, montar um verbete sobre ele e fazer a apresentação. Pode usar algum animal que já estudamos, grave um vídeo falando sobre ele, (vídeo no máximo 3 minutos) não esqueça de fazer um cartaz com características, curiosidades e imagem do animal escolhido.
Link para acesso da aula do centro de mídia deste dia https://www.youtube.com/watch?v=HkyG09gPMgs (aula 14/09)
Quem tiver dúvidas de como acessar o classroom envie um email para Professora rosiane.osilva@hotmail.com para que ela possa auxiliar no acesso.
- Para complementar a aula do centro de mídia (14/09) sobre sequencia realizar a atividade do livro Vem voar matemática páginas 64 e 65 sobre sequencias e padrões.
Para quem quiser rever a aula basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=Se7y0eUb5RA
- Para complementar a aula sobre sequência numérica do centro de mídia (15/09) realizar a atividade do livro Vem voar matemática páginas 62 e 63.
Segue link da aula do centro de mídia desta data https://www.youtube.com/watch?v=Dj_5G3yX17Y
- Fazer a leitura de algumas manchetes e na sequencia relacionar foto com cada manchete (atividade em folha abaixo)
Segue link da aula deste dia do centro de mídia https://www.youtube.com/watch?v=C65eq9DdKBg
- ASSISTA OUTRA VERSÃO DO CONTO “CINDERELA” DISPONÍVEL PELO CANAL QUINTAL DA CRIANÇA NO YOUTUBE PARA ISSO É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO:
https://www.youtube.com/watch?v=UKGmLuUSisU&list=PLm8q8s55OZIZjm7BbN26hcG9LTibNuPOJ&index=44
DEPOIS DE ASSISTIR ESSA HISTÓRIA: “Cinderela Baiana | Quintal da Cultura” conte o que achou dessa versão, em seu caderno escreva o título do conto e sua opinião sobre a história, você gostou?
BONS ESTUDOS! (Aula 16/09)
- Após assistir a aula do centro de mídia (17/09) sobre texto "você sabia? relacionar algumas informações do “você sabia” com imagens (atividade em anexo abaixo).
Link da aula do centro de mídia https://www.youtube.com/watch?v=08WaXNhIxfc
- Realizar a atividade da página 12 do livro EMAI volume 2 comparando informações da tabela e registrando sua resposta.
Segue link da aula do centro de mídia deste dia https://www.youtube.com/watch?v=aslwkl0_nrw&t=950s (Aula 17/09)
- Após assistir a aula do centro de mídia (aula 18/09) sobre texto para exposição, fazer a leitura de um texto sobre “gato” (folha em anexo) na sequencia selecionar informações relevantes do texto, registrando no caderno.
Após selecionar as informações e registrar no caderno, relatar o que aprendeu sobre "gato" de acordo com suas anotações, faça um vídeo apresentando o que aprendeu e anexe aqui na plataforma para que eu possa visualizar. Bons estudos!
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 07/09 À 11/09
- Após assistir a aula do centro de mídia do dia 08/09 sobre medidas do tempo com relógio digital leia a atividade da página 188 do livro vem voar e responda as questões relacionada ao tempo/relógio.
Segue o link da aula do centro de mídia https://www.youtube.com/watch?v=ubtlGdBcCS4
- Para complementar a aula do dia 08/09 sobre verbete do centro de mídia, fazer a leitura de um verbete sobre "Gambá" e registrar em tabela informações que sabia e que descobriu após a leitura do verbete. Atividade em folha abaixo.
Para quem não assistiu a aula deste dia ou deseja rever acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=m5mlzMEg51I
- Leitura de um texto sobre a Anta e selecionar dados para montar a ficha técnica do animal, atividade em anexo abaixo.
Aula complementar a aula do centro de mídia do dia 09/09 sobre ficha técnica, segue o link para quem quiser visualizar novamente https://www.youtube.com/watch?v=6SDsQXp_obw
- Após assistir a aula do centro de mídia do dia 10/09 sobre caracterização de personagens em narrativas, fazer a leitura da história "A princesa e o sapo" ( folha em anexo) na sequencia grifar os personagens presentes na narrativa e descrever suas características, (Ex.: esse personagem é bondoso, generoso, maldoso, esperto, mentiroso, etc.)
Obs.: Para quem deseja rever a aula do centro de mídia basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=T6792OLOupc
- Para complementar a aula do centro de mídia (10/09) sobre coleta e organização de dados, realizar a atividade da página 50 do livro Vem voar de matemática, fazer a leitura da informação na página 50 e organizar essas informações em gráfico, na sequencia responder a questão 2 da página 51 sobre o gráfico.
- Leitura do texto “Ariela” analisando algumas situações presente na história. Responder a questões referente ao texto “Ariela”. Atividade em anexo abaixo.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 31/08 À 04/09
- Aula complementar a aula do dia 31/08 do centro de mídia. Quem não assistiu a aula pode visualizar no seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=0lKUMO0k50c&t=551s
Faça a leitura do conto na íntegra, peça ajuda a um adulto se preferir. (Texto disponível em: https://www.smartkids.com.br/trabalho/contos-de-fadas-cinderela. Acesso em 07/10/2018)
Por meio desse conto vamos descobrir algumas marcações de tempo, muito presentes nos contos de fadas. Anote em seu caderno 3 palavras/frases encontradas na leitura do conto que faz a marcação de tempo.
- Realizar a atividade do livro EMAI página 102 observando informações de uma tabela e respondendo questões referente.
- Realizar a atividade do livro Vem voar de matemática páginas 98 e 99 solucionando algumas situações problemas.
Não esqueça de assistir a aula do centro de mídia deste dia, segue o link https://www.youtube.com/watch?v=C-7mKFH3Mn8&t=353s
- Leitura de um trecho da história “João e Maria” trocando algumas expressões temporais por outras. Segue atividade em anexo.
- Para complementar a aula do centro de mídia (02/09) sobre marcadores temporais fazer a leitura do trecho da história da “Bela adormecida” (atividade abaixo) observar os marcadores temporais destacados no texto e assinalar se são adequados ao texto ou não.
Na sequência, para aqueles marcadores considerados não adequados substituir por marcadores que considera corretos, após substituir as palavras ler o texto original, comparando as marcações.
Para quem não assistiu a aula do centro de mídia deste dia segue o link https://www.youtube.com/watch?v=2fDU7u9R9gM
- Fazer a leitura de algumas situações problemas e solucionar, atividade abaixo.
Obs.: A atividade pode ser feita no caderno, não há necessidade de imprimir a folha.
- Fazer a leitura de um texto e identificar qual gênero e finalidade, atividade em folha disponível abaixo.
- Aula complementar sobre texto publicitário do dia (03/09) no centro de mídia. Para acessar a aula acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=QEwGjMyIx7I
- Leitura de texto informativo “Raposa” e na sequencia responder questões referente ao texto. Atividade em folha em abaixo.
Assista também a aula do centro de mídia deste dia segue o link https://www.youtube.com/watch?v=P4YcIesVrhg (04/09)
- Fazer a leitura do texto "A raposa e o corvo" na sequencia preencher lacuna em palavras completando com “m” ou “n”
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 17/08 À 21/08
- Realizar a leitura do texto informativo sobre o urso polar, selecionar informações principais para produzir uma ficha técnica desse animal.Assista a aula de português do cento de mídia deste dia https://www.youtube.com/watch?v=V4OdmIKAcdA (Aula 17/08)
- Realizar a atividade da página 103 do livro EMAI sobre fatos básicos da adição.
- Realizar a atividade da página 88 do livro EMAI sobre tabela de dupla entrada. (Aula 18/08).
- Após assistir a aula do centro de mídia deste dia 18/08 vamos assistir uma animação da história: "O patinho feio" disponível através do link: https://www.youtube.com/watch?v=ytzwuvYthbg
Após assistir a animação e recordar as versões das histórias do patinho feio que você já ouviu, em seu caderno escreva do seu jeito, com suas palavras, como termina a história do Patinho feio...
Para isso anote no caderno:
FINAL DO CONTO: O PATINHO FEIO
e do seu jeito conte como terminou a história.
- Após assistir a aula do centro de mídia (https://www.youtube.com/watch?v=uukq-z5O30k) realize a atividade do wordwall, nessa atividade você deve ler as características dos personagens e relacionar a imagem do personagem correspondente. Link do wordwall (https://wordwall.net/pt/resource/3788456/descubra-de-qual-conto-%c3%a9-o-personagem) (Aula 19/08)
- Assista a animação sobre trava línguas, após assistir recorde algum trava língua que já ouviu e registre no caderno, na sequencia recite (faça a leitura) grave o vídeo ou aúdio e encaminhe para que eu possa acompanhar. (Encaminhamento do áudio ou vídeo pelo classroom).
- Ler a cantiga “Bruxa xereta” e se apoiando na cantiga registrar algumas palavras, identificar consoantes e vogais nas palavras. Atividade segue no link abaixo. (Aula do dia 20/08)
- Realizar a atividade da página 87 do livro EMAI, fazendo a leitura de algumas situações problema e solucionando.
- Leitura do poema “Caldeirão da bruxa”, folha em anexo. Na sequencia criar uma receita de porção mágica para transformar sapo em príncipe, atividade em folha no link abaixo. (Aula do dia 21/08)
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 10/08 À 14/08
- Após a aula do centro de mídia do dia 10/08, sobre texto jornalístico, fazer a leitura de uma reportagem “Jacaré é encontrado dentro da obra” (disponível no link abaixo) e responder as questões.
Para quem não acompanhou a aula deste dia segue o link para visualizar https://www.youtube.com/watch?v=bH45_iofP40
- Realizar atividade da página 91 e 92 do livro EMAI sobre fatos básicos da adição e solucionar algumas situações problema.
- Após assistir a aula do centro de mídia do dia 07/08, sobre multiplicação, realizar a atividade das páginas 200 e 201 do livro Vem Voar de matemática resolvendo as situações problemas de multiplicação. Para quem não assistiu a aula acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=raI-C55tdLg&t=350s
- Após assistir a aula do centro de mídia do dia 11/08 sobre localização de informação em texto-notícia. Segue a atividade em anexo de interpretação de texto-Notícia de Jornal. Leia atentamente o texto (Judoca de Goias conqusita bronze em Brasileiro Sub23no Rio) e responda as questões.
Para quem não assistiu a aula do centro de mídia acesse seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=GrrU6sLhMrI
- Realizar a atividade do livro EMAI das páginas 93 e 94 sobre fatos básicos da adição e solucionar algumas situações problema.
- Ler o texto informativo sobre “João-de-barro” e responder as questões referente a notícia. Atividade disponível no link abaixo. (12/08)
- A partir da imagem apresentada criar uma notícia. Atividade abaixo:
- Fazer a leitura de um texto explicativo sobre o folclore e identificar alguns personagens do folclore. (13/08)
- PARA CELEBRAR O FOLCLORE BRASILEIRO, ASSISTIR O VÍDEO: “Os dez sacizinhos, de Tatiana Belinky, Roberto Weigand DISPONÍVEL ATRAVÉS DO LINK DO YOUTUBE:
https://www.youtube.com/watch?v=eZv6GyaNYOE (13/08)
- SEGUE O LINK DE ANIMAÇÃO DA SÉRIE: JURO QUE VI, PARA QUE VOCÊ ASSISTA COM SEUS FAMILIARES.
https://www.youtube.com/watch?v=kIYAnVSlV-U
APÓS ASSISTIR E LER O TEXTO SOBRE "JURO QUE VI", RESPONDA EM SEU CADERNO AS QUESTÕES EM ANEXO. (14/08)
- Realizar a atividade do livro EMAI vol 1, sobre fatos básico da adição páginas 100 e 101.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 03/08 À 07/08
- Observe a ficha do animal "Onça pintada" em anexo. Em seguida, pesquise sobre outros animais, com a ajuda dos familiares escolher um animal e construir uma ficha técnica, segue o modelo em anexo. (aula do dia 06/08)
- Realizar a atividade do livro EMAI página 86 fazendo cálculos de adição.
- Após assistir a aula do centro de mídia do dia 07/08, sobre multiplicação, realizar a atividade das páginas 200 e 201 do livro Vem Voar de matemática resolvendo as situações problemas de multiplicação.
Para quem não assistiu a aula acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=raI-C55tdLg&t=350s
- Após assistir a aula do centro de mídia do dia 07/08 sobre verbete fazer a leitura da ficha técnica sobre lobo-guará e produzir a ficha técnica sobre o animal. Atividade segue em anexo.
Para assistir a aula deste dia clique no link https://www.youtube.com/watch?v=SDp4lo-Aq8E
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 27/07 À 31/07
- Após assistir a aula do centro de mídia do dia 27/07, responda as questões do formulário, basta clicar no link https://docs.google.com/forms/d/18zC8zYKOl1-MLxyz5l2ID2GwmrKacVEJUKMcHC2V6g8/edit
Para quem perdeu a aula deste dia segue o link para visualizar https://www.youtube.com/watch?v=ivKQQHB-7fs
- Realize a atividade do livro EMAI da página 69 fazendo cálculos de subtração.
- Realizar as atividades das páginas 70 e 71 do livro EMAI.
Na página 70 ler e observar os números formado por Pedro. Na página 71 você terá que ver os números citados e responder as questões. (Aula do dia 28/07).
- Após assistir a aula do centro de mídia do dia 28/07 sobre ortografia segue um jogo da forca no seguinte link https://wordwall.net/pt/resource/3507910 acesse o link leia atentamente as pistas e descubra de quem se refere, lembrando que nas palavras haverá sempre "G" ou "GU" ... Divirta-se!
Obs.: Ao terminar o desafio clique em classificação e digite seu nome, para que fique registrado sua participação.
- Após a aula do centro de mídia (do dia 29/07) sobre ortografia a proposta é jogar o jogo no wordwall completando lacuna com palavras na parlenda. Jogo disponível no link https://wordwall.net/pt/resource/3521519/descubra-palavra-que-falta-para-completar-parlenda
Obs.: Após finalizar o jogo clique em lista de classificação e coloque seu nome para que eu possa identifica-lo.
Para quem não assistiu a aula do centro de mídia segue o link da aula https://www.youtube.com/watch?v=MjVMc_pFSJo
- Resolva a cruzadinha em anexo. Lembrando que todas as palavras possuem "M" ou "N"
- Realizar a atividade do formulário google identificando a imagem ilustrada e registrando o nome correspondente, acesse o link para visualizar a atividade https://docs.google.com/forms/d/1o8bHJGhQAw4sWLFDsL9L8RavjBiWvCC5xvY3q5kW4_4/edit (Aula do dia 30/07)
- Após assistir a aula do centro de mídia sobre ortografia do dia 30/07 realizar a atividade em anexo. Para quem não assistiu a aula ou quer rever basta clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=D16PTQyE6JI&t=733s
- Após assistir a aula do centro de mídia do dia 31/07 sobre gênero textual noticia, realizar a leitura do texto sobre golfinhos e responder as questões, atividade no anexo.
Segue o link da aula para quem desejar rever https://www.youtube.com/watch?v=jKJjYjLjiCM
- Realizar a atividade do livro EMAI da página 85 observando um tabuleiro de jogo e preenchendo como pede a comanda. (Aula do dia 31/07)
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 20/07 À 24/07
- Após a aula sobre passagem do tempo nas histórias, do centro de mídia aula dia 20/07, observe as imagens e produza um texto com começo meio e fim. Segue a folha com a atividade em anexo. Para quem não acompanhou a aula deste dia, ou queira rever acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=GJX5PMGGw1w&t=509s
- Para complementar a aula sobre pesquisa de dados do centro de mídia, do dia 20/07, realizar a atividade do livro EMAI página 74 observando uma determinada pesquisa no gráfico e respondendo as questões. Se precisar assista novamente o vídeo com a aula deste dia, segue o link https://www.youtube.com/watch?v=5h4halSKkIk&t=492s
- Para complementar a aula do centro de mídia do dia 21/07, sobre gráfico, realizar a atividade da página 90 do livro EMAI sobre gráfico. Para rever a aula deste dia basta clicar no link https://www.youtube.com/watch?v=YOwyRf6X2GM
- Para complementar a aula do centro de mídia do dia 21/07, sobre poemas, realizar a leitura do poema “O gato e o bode” da página 240/241 do livro Vem voar de português. Após a leitura realizar uma pesquisa (em livros ou internet) buscando novos poemas. Registre o poema encontrado no caderno, tire uma foto e anexe a atividade aqui na plataforma. Bons estudos!
Para rever a aula do centro de mídia deste dia clique no link https://www.youtube.com/watch?v=NGqssocYk8s&t=1100s
- Fazer a leitura da história “O patinho feio” e responder as questões referente ao texto. Atividade em folha disponível abaixo. (Aula do dia 22/07)
- Produzir um novo final para a história do “Patinho feio”. Atividade em folha disponível abaixo.(Aula do dia 22/07)
- Após assistir a aula do centro de mídia, do dia 23/07, com a leitura da história "A Branca de Neve" responder as questões da folha em anexo sobre a história e preencher a cruzadinha. Para quem não acompanhou a aula ou quer assistir novamente acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=YeiUaAqz8cI&t=1352s
- Produzir um bilhete para a Branca de Neve alertando do perigo que ela está correndo, folha disponível abaixo. (Aula do dia 23/07)
- Após assistir a aula do centro de mídia do dia 24/07, sobre ortografia realizar a atividade completando com s ou ss, atividade em folha disponível no anexo abaixo. Para quem não assistiu a aula ou gostaria de rever basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=rDH3B5pMa7A
- Realizar a atividade da página 67 do livro EMAI fazendo calculo mental. E a atividade da página 68 resolvendo algumas situações problema.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 13/07 À 17/07
- Realizar a atividade do livro EMAI página 63 identificando alguns números e comparando. (Aula do dia 13/07).
- Para complementar a aula do centro de mídia (13/07) sobre receita, realizar a atividade da página 186 do livro Ler e escrever, registrando uma receita escolhida de sua preferência. Para quem não acompanhou a aula do centro de mídia deste dia segue o link para acessar https://www.youtube.com/watch?v=ZNlhic8_hAU
- Para complementar a aula do centro de mídia do dia 14/07, realizar a atividade do livro EMAI páginas 65 e 66 fazendo a leitura do texto e associando a situação como: é muito provável, é pouco provável, é certeza, é certeza que não.
Para quem não assistiu a aula deste dia acesse o seguinte link e veja https://www.youtube.com/watch?v=XkgxG7BhynU
- Fazer a leitura da história em quadrinhos da página 164 do livro Vem voar de Português e responder as 4 questões da página 165 no caderno sobre o quadrinho. Questões das páginas 166 e 167 responder no livro. (Aula do dia 14/07)
- Após assistir a aula de português do centro de mídia do dia 15/07, realizar a atividade da página 194 à 197 do livro Vem voar de português, fazer a leitura da história “Galinha ruiva”, responder as questões sobre a história das páginas 198 e 199.
Para quem perdeu a aula ao vivo, acesse o link e veja https://www.youtube.com/watch?v=McHrFC4obzc
- Dando sequência a aula do centro de mídia do dia 15/07 realizar a atividade das páginas 200 e 201 do livro Vem voar de português sobre pontuação, identificando alguns pontos e sua finalidade.
Quem não assistiu a aula do centro de mídia pode acessar o seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=McHrFC4obzc
- Para complementar a aula sobre pontuação do centro de mídia (16/07) fazer a leitura de texto explicativo sobre uso de algumas pontuações. E questões para completar com as pontuações adequadas. Folha disponível em anexo. Para quem perdeu a aula sobre pontuação no centro de mídia segue o link para visualizar a aula https://www.youtube.com/watch?v=cStwmNZjpUw&t=1038s
- Para complementar a aula do centro de mídia do dia 17/07, realizar a atividade da página 73 do livro EMAI sobre gráficos de colunas. Para quem não assistiu a aula acesse o link e veja a aula completa https://www.youtube.com/watch?v=vowUUz6q9No
- Para complementar a aula do centro de mídia do dia 17/07, realizar as atividades das páginas 20, 21, fazendo a leitura de alguns trava-lingua e páginas 22 e 23 do livro Vem voar de Português, respondendo algumas questões sobre trava-língua sobre. Para quem não acompanhou a aula acesse o link e assista na íntegra https://www.youtube.com/watch?v=x4Yl-t4OJxk
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 06/07 À 10/07
- Para complementar a aula do centro de mídia do dia 06/07 realizar a atividade do livro EMAI da página 58 sobre quadro numérico, ordenando os números e comparando. Para quem não acompanhou a aula deste dia acesse o link e assista https://www.youtube.com/watch?v=GaJwQlYVrQ0&t=1288s
- Realizar a atividade do livro Vem voar página 50 e 51, fazendo a leitura de um trecho do poema “convite” e respondendo as questões referente ao poema; Observar os diferentes sons de algumas letras nas palavras. (Aula do dia 06/07).
- Realizar a atividade das páginas 60 e 61 do livro EMAI solucionando as situações problema, presente no livro. (Aula do dia 07/07).
- Realizar a atividade do livro Vem voar de Português, releia o trecho do poema “Convite” da página 50, e responda as questões das páginas 52 e 53. (Aula do dia 07/07).
- Para complementar a aula do centro de mídia do dia 08/07 realizar a atividade em folha, leitura de parlenda e segmentação das palavras dentro da parlenda. Para quem não acompanhou a aula deste dia segue o link para acessar https://www.youtube.com/watch?v=GDC4x3GfDYw
- Para complementar a aula do centro de mídia do dia 08/07 realizar a atividade em folha no anexo, registrando a parlenda suco gelado com letra cursiva no caderno. E fazer o registro, apontar na atividade 2, a palavra que teve mais dificuldade em grafar, a letra que considera mais difícil, e identificar as letras que ficam acima e abaixo da linha.
Para quem não acompanhou a aula do centro de mídia deste dia pode acessar o seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=GDC4x3GfDYw
- Assista ao vídeo: Tom Jobim: GAROTA DE IPANEMA (COM VINICIUS DE MORAES) DISPONÍVEL EM:
https://www.youtube.com/watch?v=KJzBxJ8ExRk
Realize a leitura da biografia de Vinicius de Moraes e responda em seu caderno as perguntas relacionadas ao texto. Não precisa imprimir a atividade, basta colocar o número da questão e a resposta correspondente. (Folha da atividade disponível link abaixo) (Aula 09/07)
- Realizar a atividade do livro Vem voar de português, páginas 74 e 75, pesquisando palavras com uso do dicionário. (Aula 09/07).
- Realizar a atividade da página 62 do livro EMAI solucionando as situações problema. (Aula 10/07).
- Ler o texto informativo sobre o Tucano e responder as questões em anexo.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 29/06 À 03/07
- Para complementar a aula do centro de mídia (do dia 29/06) desenvolver a atividade das páginas 77 e 78 do livro EMAI sobre sólidos geométricos.
Para quem perdeu a aula desse dia do centro de mídia, pode rever acessando o seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=J1CAf2sVDqU&t=1320s
- Desenvolver a atividade da página 184 do livro Ler e escrever, fazendo uma pesquisa sobre como fazer “Bolo de milho” e registrar no livro. (Aula do dia 29/06).
- ATIVIDADE 1 - Leia com atenção o texto em anexo sobre "Festa Junina" e responda as questões.
(Obs.: As questões são para copiar e responder no caderno).
ATIVIDADE 2 - Responder a cruzadinha em anexo. (Aula do dia 30/06)
- Para complementar a aula do centro de mídia (do dia 30/06) desenvolver a atividade das páginas 79 e 80 do livro EMAI sobre sólidos geométricos.
Para quem não acompanhou a aula de matemática deste dia, segue o link https://www.youtube.com/watch?v=DN298Nv5E_w&t=1405s
- Localizar, em texto curto, informações pontuais.
ATIVIDADE 1 - A partir da leitura de um texto sobre festa junina, responder a questões. Atividade em folha disponível no link abaixo.
ATIVIDADE 2 - Faça a leitura da canção "Capelinha de melão" e responda as questões.
Obs.: As questões podem ser copiadas no caderno e respondidas, não há necessidade de imprimir. (Aula do dia 01/07).
- Assistir o vídeo sobre características de adivinhas (https://sway.office.com/VECTWU8kPPWXkFiE?ref=Link) e depois assistir ao vídeo disponível no you tube, interagindo para tentar descobrir as respostas das adivinhas. (https://www.youtube.com/watch?v=n7qelAH6MP0) (Aula do dia 02/07).
- Registrar no caderno algumas adivinhas que conhece, caso não conheça, pesquisar com alguém da família. Colocando a adivinha e a resposta. Não esqueça de fazer o cabeçalho no caderno. (Aula do dia 02/07).
- Assista ao vídeo disponível no you tube https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs
com várias parlendas... Após apreciar as parlendas escolha uma de sua preferência e registre no livro Ler e escrever página 136. (Aula do dia 03/07).
- Para complementar a aula sobre instrumentos de medidas do dia 03/07 no centro de mídia, realizar a atividade das páginas 56 e 57 do livro EMAI sobre instrumentos de medidas. Para quem perdeu a aula basta acessar pelo you tube " https://www.youtube.com/watch?v=r4DinSCYcVc ".
Obs.: Na página 56 onde pede a medida do tampo da carteira não realizar, faça a medida apenas do lápis e do livro.
Na página 57 pede as medidas da sala de aula, como a atividade será feita em casa, faça com as medidas da sua cozinha, trocando a medida da mesa do professor pela mesa da sua casa, porta, etc.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 22/06 À 26/06
- Para complementar a aula do centro de mídia (do dia 22/06) realizar a atividade da página 52 do livro EMAI comparando as quantidades. Para quem perdeu essa aula no centro de mídia segue o link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=Pvyc-X-oOOc.
- Para complementar a aula do centro de mídia (do dia 22/06) realize a atividade da página 145 do livro Ler e escrever “Atividade 1 C” escrevendo um bilhete para um adulto solicitando uma cantiga conhecida. Para quem perdeu a aula deste dia assista no link: https://www.youtube.com/watch?v=e1a1ixduKt4
- Conforme a atividade proposta na página 140 do livro Ler e escrever, assistir o video no you tube " https://www.youtube.com/watch?v=PIdt2EQiuO8&t=1s " um vídeo com leitura do poema da autora Cecilia Meireles "Isto ou aquilo". Após visualizar o vídeo, escolha um poema de sua preferência e faça a leitura, filme este momento e encaminhe, anexando na plataforma classrrom do 2 Ano E. Bons estudos!!!
(Obs.: Alunos que ainda não lêem convencionalmente, escolha um poema pequeno de sua preferência e recite). (Aula do dia 23/06)
- Realizar a atividade da página 51 do livro EMAI identificando e registrando a localização dos objetos presentes no livro. (Aula do dia 23/06).
- Fazer a leitura da história “O patinho feio” presente no livro Ler e escrever páginas 194 a 197. Na sequência fazer uma análise dos personagens, registrando na tabela nomes dos personagens e sua função (página 198), realizar a atividade 2B , observando quais palavras o autor usou para descrever o patinho feio e assinalando nos quadrinhos quais são as características. (Aula do dia 24/06).
- Assistir ao vídeo “Quintal de versos: o elefantinho” (link https://www.youtube.com/watch?v=wjXHXQrYIrg ) na sequência realizar a atividade da página 207 do livro Ler e escrever, separando as palavras de cada versos do poema “O elefantinho”. (Aula do dia 24/06).
- Realizar a atividade do livro Ler e escrever página 211 registrando na tabela quatro brinquedos iniciados com a letra "P" e quatro iniciados com a letra "B". (Aula do dia 25/06).
- Realizar a atividade do livro Ler e escrever página 214 (Atividade 4B Jogo dos 8 erros) identificando erros de escrita e reescrevendo corretamente. (Aula do dia 26/06).
- Realizar as atividades das páginas 54 e 55 do livro EMAI sobre capacidade de medidas. (Aula do dia 26/06).
ATIVIDADE REFERENTE AO DIA 20/06 (REPOSIÇÃO)
- Faça a leitura da tirinha em anexo e depois copie as seguintes questões no caderno e responda:
Quais são os personagens dessa história?
O que estava acontecendo com a Magali?
Quantos anos Magali estava fazendo?
Qual era o pedido que Cebolinha achou que Magali faria ao assoprar a velinha?
Em sua opinião, por que ela faria esse pedido?
O que costumamos comer em festas de aniversário?
- Faça a leitura do texto "Lenda da mandioca" disponível em anexo e responda as questões. (Observação: as questões são
para copiar no caderno e responder).
- Faça a leitura da receita de bolo de aipim (disponível no anexo abaixo), depois responda as questões das três folhas em anexo, sobre a receita.
- Segue uma receita de massinha de modelar para fazer e brincar com a massinha formando desenhos, poderá fotografar e postar as fotos no google classroom, plataforma da turma.
Observação: a farinha utilizada na receita é farinha de trigo.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 15/06 À 19/06
- Realizar a atividade da página 45 e 46 do livro EMAI, identificando a quantidade de alguns objetos e comparar quantidades. (Aula 15/06).
- Leia com atenção os dois textos informativos em anexo e responda as questões sobre morcegos e jacarés. (Aula 15/06)
- Vamos treinar a leitura?!
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=IqVMZeYPxa8
Realize a atividade em anexo, completando as palavras com "R" ou "RR" depois copie no caderno as palavras com letra cursiva. (Aula 16/06)
- Realizar a atividade da página 48 do livro EMAI , para isto você precisará de uma calculadora e seguir as comandas do livro. (ATENÇÃO na questão "B" o responsável pode ditar alguns números aleatórios para a criança digitar na calculadora, observar se a criança digitou corretamente e auxilia-lo na exploração das funcionalidades da calculadora). (Aula 16/06).
- Desenvolver a atividade do livro EMAI das páginas 49 e 50 sobre localização. (Aula 17/06).
- Para complementar a aula do centro de mídia do dia 17/06, fazer a leitura da história “O gato de botas” disponível nas páginas (188 a 191) do livro Ler e escrever, na sequência fazer uma análise dos personagens respondendo as questões presente nas páginas 192 até a questão “B” da página 193.
-
Realize a atividade da página 206 do livro Ler e escrever. (Aula 18/06).
- Realizar a atividade da página 53 do livro EMAI identificando alguns números e registrando. (Aula 18/06).
- Realizar a atividade do livro ler e escrever página 210, identificar e registrar palavras iniciadas com “T” e “D”.
- Realizar a atividade das páginas 72 e 73 do livro Vem voar de português.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 08/06 À 12/06
- ACESSE O DOCUMENTO ABAIXO E RESPONDA VIRTUALMENTE AS QUESTÕES. SÃO QUESTÕES DE PORTUGUÊS QUE TRABALHAMOS DURANTE O 1° BIMESTRE. TESTE SEUS CONHECIMENTOS!!! (ATENÇÃO SENHORES RESPONSÁVEIS, PODEM AUXILIAR, MAS NÃO APONTE AS RESPOSTAS, É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA REALIZE A ATIVIDADE DE ACORDO COM O QUE ELA (A) APRENDEU). (Aula 08/06) LINK PARA ACESSO AO FORMULÁRIO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOECRyliEs7kK9k_tHdOllhrr5brtAdtw6cGkEqu4Zix0Erw/viewform
- Fazer a leitura do poema “Convite” (página 44 e 45) livro Vem voar de português e responder as questões referente ao poema das páginas 46, 47. Questão 1 e 2 a resposta é pessoal. Na questão 3 e 4 você terá que ler atentamente o poema para responder. Na questão 5 você criará um poema para responder a questão "Poesia é?..." Na questão 6 você apontará como é chamado na poesia a imagem divulgada na página, questão (A) da seis é pessoal e a questão (B) você fará uma pesquisa de outros nomes dado ao brinquedo divulgado na página. (Aula 09/06)
- Responder as questões referente ao poema das páginas 48 e 49 livro Vem voar de português. Questão 6 letra (C) escrever na tabela os diferentes nomes que encontrou para o brinquedo papagaio. Na questão 7 letra (A) identificar além do brinquedo qual outra coisa o nome papagaio representa. A questão da letra (B) é pessoal, pense e de acordo com seus conhecimentos responda. Na questão 8 (letra A) leia atentamente o poema (caso haja necessidade) identificando o que se pede. A letra (B) resposta pessoal. Na questão 9 você deve identificar quantos versos há no poema e quantas estrofes, na mesma página tem uma breve explicação sobre o que é versos e estrofes para ajudá-lo. Na questão 10 (letra A) você irá identificar os sons parecidos, nas palavras finais, no poema e circular. (Aula 09/06)
- Desenvolver a atividade da página 39 e 40 do livro EMAI, sobre tabelas e datas de aniversários. Para isso segue em anexo um documento com as datas de aniversários dos alunos do 2° Ano E. Na atividade da página 39 será preciso preencher os dados de acordo com os aniversariantes da nossa turma. Na página 40 leia as questões atentamente e responda de acordo com a pesquisa dos aniversariantes. (Aula 10/06).
- Realizar a atividade da página 41 do livro EMAI sobre calendário. Nesta atividade você irá preencher a tabela com dados do calendário do mês de abril e responder as questões do livro referente ao mês de abril. (Aula 10/06).
- Realizar a atividade da página 42 do livro EMAI. Nesta atividade você irá construir uma sequência de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando a regularidade estabelecida.
- Primeiro momento assista ao vídeo disponível no you tube "https://www.youtube.com/watch?v=GZsNszNbh60" (desconsidere no final do vídeo a indicação da atividade do livro).
Após assistir ao vídeo realizar as atividades em folha disponível no anexo abaixo, na atividade você irá compor e decompor números naturais, identificando a unidade, dezena, centena e milhar.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO DE 18/05 À 29/05
- Realizar a atividade da página 34 do livro EMAI sobre calendário. Representando os meses por número e identificando algumas características dos meses do ano. (Atividade referente a aula do dia 18/05).
- Realizar a atividade da página 36 do livro EMAI sobre datas de nascimento. A pesquisa para preencher a tabela poderá ser feita com familiares. (Atividade referente a aula do dia 18/05)
- Resolver problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar utilizando estratégias pessoais ou convencionais, livro didático Vem voar Matemática páginas 88 e 89. (Atividade referente a aula do dia 19/05)
- Realizar a leitura do texto “A foca” da página 80 e 81 do livro Vem voar de português e responder as questões referente ao texto das páginas 82 e 83. (Atividade referente a aula do dia 19/05)
- Segue duas atividade em anexo para treinar a leitura e exercitar sua interpretação (Anu Preto e Pirataria é ação antinatural). Leia os textos com atenção e responda as questões. Bons estudos!!! (AULA DO DIA 26/05)
(QUEM PREFERIR PODE COPIAR NO CADERNO APENAS AS PERGUNTAS E RESPONDER).
- Desenvolver as atividade do livro EMAI páginas 37 e 38, para isso será necessário fazer uma pesquisa de datas de aniversário, como não estamos em sala de aula, essa pesquisa pode ser realizada com os pais, irmãos, primos, familiares. (Aula do dia 27/05)
- Vamos treinar cálculos de subtração?! Segue em anexo a atividade, se preferir pode copiar no caderno e responder, não é necessário fazer a impressão da folha.
- Atividade 1- Fazer a leitura da fábula “A cigarra e a formiga” das páginas 184 e 185 do livro didático Vem voar de português, na sequência responder as questões sobre a fábula da página 186.
Atividade 2 - Leitura do poema “Sem barra” (Jose Paulo Paes) do livro didático Vem voar Português, página 187 e responder as questões (A-B-C) da mesma página sobre o poema. (Aula do dia 28/05).
- Aula de ciências: Para complementar a nossa aula sobre seres vivos, vamos plantar feijão no copo e observar seu desenvolvimento!?
Para montar o feijão no copo você vai precisar de:
copo plástico descartável (Se preferir use potes de danoninho, vidros que seriam descartados, embalagens plásticas limpas)
algodão
grãos de feijão
água
Como plantar:
Esse procedimento é muito simples, basta umedecer o algodão, colocar dentro do copo e colocar o feijão sobre ele, coloque 2 ou 3 sementes no copo, pois nem todas podem germinar.
O cuidado básico se resume à levar o copo com feijão para um lugar iluminado e cuidar para que o algodão não fique seco. Em três dias as raízes já começam a aparecer.
- Para complementar a aula do centro de mídia (29/05) sobre seres vivos, fazer a leitura do texto “Características das plantas” do livro didático Vem voar página 168 e 169, na sequência responder as quatro questões sobre o texto da página 169.
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO 11/05 À 15/05
- Desenvolver a atividade do livro de português Vem voar páginas 24 e 25. Na atividade você terá que completar o trava-língua com as letras que faltam e responder as questões solicitadas. Irá estudar também os encontros vocálico e consonantal. Bons estudos! (Atividade referente ao dia 11/05).
- Desenvolver a atividade da página 27 do livro EMAI , será preciso observar as informações e responder as questões solicitadas. Bons estudos!!! (Aula referente ao dia 11/05).
- Realizar a atividade das páginas 22 e 23 do livro didático Matemática VEM voar. Leia com atenção as comandas e responda as questões. Bons estudos!!! (Aula referente ao dia 11/05).
- Realizar as atividades das páginas 28 e 29 do livro EMAI. Na sequência 4 atividade 4.3 fazer agrupamentos conforme solicita. Na atividade 4.4 completar o quadro numérico e responder as questões. Bons estudos!!! (Aula referente ao dia 12/05).
- Realizar as atividades das páginas 30 e 31 livro Emai. Sequência 5 atividades 5.1 e 5.2 fazer contagem das ilustrações e responder as questões. Bons estudos!!! (Aula referente ao dia 12/05).
- Para complementar o estudo sobre campanha publicitárias, da aula do dia 13/05 no centro de mídia realizar atividades anexadas no link abaixo, identificando a finalidade de alguns anúncios e interpretando o conteúdo exposto.
- Para complementar a aula do dia 13/05 do centro de mídia, sobre tabela de dupla entrada realizar as atividades da página 146 e 147 do livro didático Vem voar matemática. Você precisará ler as informações apresentadas no gráfico e responder as questões. Na página 147 será preciso realizar uma pesquisa e criar seu próprio gráfico, pode fazer a pesquisa com pessoas da sua casa. Bons estudos!!! (Aula referente ao dia 13/05).
- Para complementar a aula do dia 14/05/2020 (centro de mídia) você irá realizar as atividades referente ao mesmo tema, rimas. Exercitando o que você aprendeu, na atividade em anexo você irá ler os textos e preencher lacuna com palavras que rimam. São três atividades, leia com atenção e realize a comanda. Segue o link abaixo. Lembrando que pode ser feito no caderno, se optar por não imprimir. Bons estudos!!!
- Nesta atividade você realizará as sequências 5.3 e 5.4 do livro EMAI (páginas 32 e 33). Na sequência 5.3 você deve fazer contagens a partir do que se pede na comanda para preencher os quadradinhos.
Na sequência 5.4 é apresentado algumas situações que você deve ler com atenção e tentar solucionar. Bom estudo!!! (Aula referente ao dia 14/05).
- Atividade: Primeiro momento, no livro didático Vem voar de Português (páginas 38 e 39), observar os tipos de letras imprensa e cursiva, maiúscula e minúscula. Na sequência registrar no livro o alfabeto com os diferentes tipos de letras.
Segundo momento, observar o anuncio no livro Vem voar Português (páginas 40 e 41) e responder a questões sobre tipos de letras utilizado. (Atividade referente ao dia 15/05).
ATIVIDADES REFERENTES AO PERÍODO DE 04/05 À 08/05
- Identificar na atividade em anexo a matéria de alguns objetos e sua utilidade. Para visualizar a atividade basta clicar no link abaixo. O conteúdo pode ser copiado no caderno, caso opte. (Aula referente ao dia 04/05).
- Fazer a leitura do texto referente as atividades desenvolvidas na agricultura, (peça para um adulto auxiliar na leitura) na sequencia identificar plantacões, desembaralhando sílabas e formando as palavras. Para realizar esta atividade clique no link em anexo. (Atividade referente ao dia 4/05).
- Referente a aula (centro multimídia) do dia 05/05/2020 tivemos uma aula superinteressante sobre marcação do tempo, para complementar o seu estudo sobre o conteúdo, realize as atividades das páginas 56 e 57 do livro Interdisciplinar Vem voar.
- Dica para complementar a aula (centro multimidía) do dia 06/05 referente ao espaço geográfico. Realize as atividades das páginas 64, 65, 66 e 67 do livro didático Vem voar interdisciplinar. Fazendo a leitura (com apoio de um adulto) e resolvendo as questões referente ao espaço da escola.
- Realizar a atividade da página 25 do livro EMAI completando o quadro numérico e respondendo as questões solicitadas na página. (Aula referente ao dia 07/05).
- Aula complementar a aula do centro multimídia do dia 08/05/2020 referente a localização, realizar a atividade da página 26 do livro EMAI. Bons estudos!!!
- Realizar a atividade do livro Vem voar de matemática (página 196) comparando informações apresentadas em um gráfico. (Aula referente ao dia 08/05).
ATIVIDADES REFERENTE AO PERÍODO DE 27/04 À 30/04
- Nesta atividade você deve observar as informações presentes, criar o gráfico e responder as questões. Para visualizar a atividade clique no link abaixo. Se não quiser imprimir pode copiar as questões e responder a atividade no caderno. Bo estudo!!! (Atividade referente ao dia 27/04).
- Atividade em folha, faça a leitura da parlenda "Sapo cururu" e depois responda as questões sobre a parlenda.
- Faça a leitura do texto "Rato do campo e rato da cidade" (peça para um adulto te auxiliar na leitura se preferir) e na sequência faça um desenho sobre a vida distinta dos personagens da história. Segue em anexo as atividade, clique no link abaixo. (Atividade referente ao dia 28/04).
- Nesta atividade você deve identificar algumas formas geométricas, apontando a quantidade de lados que eles possuem. Para visualizar basta clicar no link abaixo. Caso opte por não imprimir a folha pode copiar e fazer no caderno. Bom estudo! (Atividade referente ao dia 28/04).
- No primeiro momento fazer a leitura da lista com diversos nomes com a letra "X" prestando atenção no som.
Segundo momento realizar a atividade da segunda folha identificando os diferentes sons da letra "X" nas palavras.
Para visualizar as atividades clique no link abaixo. Bom estudo! (Atividade referente ao dia 29/04).
- Nesta atividade você irá identificar algumas capacidades de medidas e associar adequadamente.
Para visualizar clique no link abaixo. (Atividade referente ao dia 29/04.
- Vamos explorar o calendário?! Observe o calendário da atividade e responda algumas questões. A atividade segue no link em anexo, lembrando que quem quiser pode copiar no caderno e responder, não é necessário imprimir. (Atividade referente ao dia 30/04).
Nenhum comentário:
Postar um comentário