Artes Prof. Vânia 3º anos

  1. Atividades de Arte – 3º ano A, B,C para semana de 04/05/2020 a 08/05/2020

 

Boa tarde Alunos!

Prof° Vânia

 

Leitura de imagens

Na arte, a leitura de imagens é fundamental para que possamos captar a essência da obra e o que o artista queria expressar. A interpretação de imagens nos dá a dimensão daquilo que o pintor retratou.

 

De olho na arte

  A ventania, de Anita Malfatti,1915-1917 (óleo sobre tela, 51 cm x 61 cm)

Responda:

 

1.Observe a imagem e descreva de maneira detalhada o que você reconhece na pintura.

2.Como são as pinceladas criadas pela artista? Longas ou curtas? Curvas ou retas? Com uma ou várias cores?

3.Como são as cores usadas pela artista?

4.Ao observar a obra, você acha que se trata de um lugar quente ou frio?

    

Atividades de Arte - 3° ano A, B, C  para semana de 11/05/2020 a 15/05/2020

Boa tarde Alunos!

Prof° Vânia

 Dança

A dança faz do corpo, e com ela cria formas e desenhos no espaço, compondo com o vazio. A  cada performance uma obra única, feita de instantes eternos.

Adicionar legenda


A dança é a arte de expressar sentimentos, ideias e saberes através de movimentos, de gestos e de coreografias. 

 Assista ao vídeo: Só Dança - História da Dança

https://www.youtube.com/watch?v=GeRhlkImBoE

Atividades:

1)O que é dança?

 2)Existem vários estilos de dança, escolha um estilo procure uma figura correspondente ao

 3)  Escreva qual o estilo de dança que você escolheu, faça um breve resumo sobre o estilo          de dança.

    

Atividades de Arte – 3° ano A, B, C para semana de 18/05/2020 a 19/05/2020

 Boa tarde Alunos!

Prof° Vânia

 

Fazer atividade do livro de arte- Ligamundo 3º ano, página 34

=================================================


Atividades de Arte – 3° ano A, B, C  para semana de 26/05/2020 a 29/05/2020

 Boa tarde Alunos!

Prof° Vânia

 

Atividade do livro – LIGAMUNDO 3º ano Arte, página 35.

 

Leia o texto abaixo, compare as figuras do vaso com as posições do bailarino “O balé de Nijinsky” da atividade anterior. Responda em seu caderno o que você percebe?

 

Atividades de Arte 2º bimestre – 3° ano B  para o dia 20/06/2020 reposição do dia 11/06/2020.

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia


Nessa atividade vocês deverão criar um dedoche conforme as orientações da aula do centro de mídias 12/06/2020.

https://www.youtube.com/watch?v=2Ug9jpG9qDQ


Escolha um personagem da sua preferência, desenhe em uma folha de sulfite e pinte com o material que tem disponível na sua casa, pode ser lápis de cor, giz de cera, guache ou até mesmo colagem. Seja criativo e boa diversão!


   =================================================

Atividades de Arte 2º bimestre – 3°ano A, B, C  para semana de 15/06/2020 a 19/06/2020

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 

Fazendo sons com o corpo

Nessa aula vamos participar realizando os movimentos, com as instruções do professor Joelson Lima. Registre esse momento com fotos ou vídeo curto de no máximo 1 minuto.

Segue abaixo o link desta atividade do Centro de mídias da educação de São Paulo, do dia 19/06/2020 – 3º ano EF – Arte.

https://www.youtube.com/watch?v=kmmKEMQU3JQ


CASA DE FARINHA

Mandei fazer uma casa de farinha

Bem maneirinha que o vento possa levar

Oi passa o sol oi passa a chuva, oi passa o vento

Só não passa o movimento do cirandeiro a rodar.

 

Achei bom, bonito, meu amor brincar!

Ciranda maneira, vem cá, cirandeiro,

Vem cá balançar!

 ===============================================


Atividades de Arte 2º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 15/06/2020 a 19/06/2020

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 

AQUARELA 

No primeiro momento você irá ler a música abaixo, depois você irá ouvir a música, no youtube tem vários links desta música, mas se não tiver como acessar a internet não tem problema somente com a leitura conseguiremos fazer nossa atividade. Após a leitura da música pegue o caderno de arte e desenhe a primeira linha (numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo) esse será nosso 1º desenho de 17 no total, mas tenha calma que faremos os outros no decorrer das aulas.

Adicionar legenda

Aquarela

Toquinho

 

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo

Um menino caminha e caminhando chega no muro


Atividades de Arte 2º bimestre – 3º ano A, B, C  para semana de 29/06/2020 a 03/07/2020.

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

  

O Corpo que dança

Acompanhe a aula do CMSP do dia 30/06/2020 e realize os movimentos da música, “O meu boneco de lata” grave um vídeo de 30 segundos ou tire fotos para encaminha a professora. Segue o link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=baBpyZtpikQ


            ======================================================

Atividades de Arte 2º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 06/07/2020 a 10/07/2020.

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

  

HIGIENE BUCAL

 

Hoje vamos falar sobre higiene bucal, assista a aula do CMSP e aprenda a cuidar melhor da sua boca, no link que está disponível abaixo a aula é de “ciências”, vamos utilizar esta aula para criar os nossos dentinhos triste e feliz. Para esta aula vamos precisar de um folheto de mercado, cola, tesoura, lápis e lápis de cor.

 https://www.youtube.com/watch?v=BD_SLMAAs0s

Atividade:

Desenhe em seu caderno de arte dois dentinhos, faça recortes ou desenhe o que deixa ele feliz ou triste. Segue abaixo o modelo da atividade.

    =====================================================

Atividades de Arte 2º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 13/07/2020 a 17/07/2020.

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

  

Cultura da dança 

 

Assista a aula do CMSP do dia 14/07/2020 e responda as questões abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=tmw3QrN5hFI


Questões:

1.    Você sabe o que é manifestações culturais?

2.Procure uma imagem sobre manifestações culturais, recorte e cole em seu caderno.

           ===============================================


Atividades de Arte 2º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 20/07/2020 a 24/07/2020.

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 

MOVER-SE

 

Assista a aula do CMSP do dia 21/07/2020 e responda as questões abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=kH4Rzuzz2UM


Questões:

1.O que faz nosso corpo movimentar-se?

2.Como nos movimentamos?

3.Em que planos?

    

                ============================================


Atividades de Arte 2º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 27/07/2020 a 31/07/2020.

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

  

Improvisando na dança

Assista a aula do CMSP do dia 28/07/2020 e responda as questões abaixo.

                https://www.youtube.com/watch?v=WiTau-ItAGQ


               Responda:

 

             1.    O que é improvisação?

 

              2.    Quais as brincadeiras que utilizam a dança você conhece?


                =============================================

 Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 03/08/2020 a 07/08/2020.

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

  

Qual é a cara?

Assista a aula do CMSP do dia 04/08/2020 e responda as questões abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=tNYDHlDs3L0


1.    O que é pantomima.

 

2. Observe as expressões acima, escolha uma expressão e desenhe a qual você se identifica neste momento.

             ===========================================

Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 10/08/2020 a 14/08/2020.

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

QUAL É A CARA? PARTE II

Assista a aula do CMSP do dia 11/08/2020 e responda as questões abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=cpCZGF5TRgg


Observe as expressões e responda, qual é a cara?

1.

2.

            3.



        ===============================================


Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 17/08/2020 a 21/08/2020.

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

         

Fisicalidades 

Assista a aula do dia 18/08 - 3º ano EF - Arte – Responda as questões abaixo.


Responda:

  1. Qual o significado de fisicalidade?
  2.  O que é teatro?
  3.  O que é um personagem?
  4.  Onde uma apresentação pode acontecer?
  5.  Qual a diferença das roupas dos personagens do teatro das roupas que as pessoas usam no dia a dia?
            =============================================

Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 31/08/2020 a 04/09/2020.

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 Fisicalidades: Parte II

 

Assista a aula do dia 01/09 - 3º ano EF - Arte – Fisicalidade: Parte II


Sentir o quê?

Para pensar...

O que fazer!


Pensando na vinheta acima, vamos exploras a fisicalidade e a teatralidade. Leia as frases abaixo e use o corpo para expressar esse momento.

 

·         Receber uma notícia triste.

·         Contar um Segredo.

·         Tomar banho de chuva.

·         Andar à beira-mar.

·         Levar um susto. 

Me conte através do nosso grupo de whatssapp como foi essa experiência.

============================================ 

Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 08/09/2020 a 11/09/2020.

 

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 JUNTOS NO IMPROVISO 

Assista a aula do dia 08/09 - 3º ano EF - Arte –Juntos no improviso. 


Pensando nas nossas aulas anteriores, aponte palavras relacionadas ao teatro e a pantomima.

 

 

===============================================


Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 14/09/2020 a 18/09/2020.


Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia                                              

Fazer Cena


Assista a aula do dia 15/09 - 3º ano EF - Arte – Fazer cena – Responda as perguntas abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=8DEBKVYtpk0

Pensando em TEATRO responda as seguintes questões:

1.    Numa história, quais podem ser os personagens?

2.    Como esses personagens podem ser fisicamente? Como se movimentam e quais tipos e voz podem ter?

3.    O que é respeito? Como se percebe respeito na arte?

           =====================================

Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 21/09/2020 a 25/09/2020.

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 

Fazendo sons com o corpo


Segue abaixo o link da aula do centro de mídias da educação de São Paulo, 22/09 – 3° ano EF – Arte – Nessa aula vamos explorar os sons com o corpo.

https://www.youtube.com/watch?v=-PWZFXw2AQM

                 ==========================================

Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 28/09/2020 a 02/10/2020.

 

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 

Pulso, ritmo e duração

Muitos músicos, ao tocar um instrumento, batem o pé no chão ou dançam de forma organizada.

Nas baterias de escola de samba, por exemplo, os músicos parecem estar sempre dançando ou marchando. Da mesma maneira o maestro à frente de uma orquestra agita as mãos de forma repetitiva e organizada. O que eles estão fazendo é marcar o pulso da música com o corpo. Essa é a melhor forma de entender o ritmo que se está ouvindo ou tocando.

Assista aula do dia 29/09 3° ano EF- Arte –Perceber

https://www.youtube.com/watch?v=R7NizC_2DKY 

·         Cante uma canção, marque o pulso dessa música com batidas dos pés ou com palmas. Perceba que a música muda, mas a marcação não.

            O pulso é a base para a construção do ritmo de cada instrumento, se comparar com a construção de uma casa, o pulso é o alicerce, a base dessa casa. O ritmo é cada um dos elementos que colocamos sobre esse alicerce.

            Falar em ritmo é falar de maneira como os sons e os silêncios se organizam em uma música. Essa organização tem como referência o pulso que garante a regularidade dos sons.

            O pulso determina também a duração dos sons, ou seja, o período entre o momento em que o som começa e o momento em que termina. Assim, quando os sons com diferentes durações são organizados a partir do pulso da música, temos um ritmo.

                            =========================================

Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 05/10 a 09/10

 

Boa tarde Alunos!

Prof. Vânia

 

Onde Está a Margarida?

Cantigas Populares

 

ONDE ESTÁ A MARGARIDA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...

ONDE ESTÁ A MARGARIDA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

ELA ESTÁ EM SEU CASTELO, OLÊ, OLÊ-O-LÁ-Á...

ELA ESTÁ EM SEU CASTELO, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E O CASTELO É MUITO ALTO, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...

E O CASTELO É MUITO ALTO, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E TIRANDO UMA PEDRA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...

E TIRANDO UMA PEDRA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E UMA PEDRA NÃO FAZ FALTA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...

E UMA PEDRA NÃO FAZ FALTA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E TIRANDO OUTRA PEDRA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...

E TIRANDO OUTRA PEDRA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...

E APARECEU A MARGARIDA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...

E APARECEU A MARGARIDA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS
...

 

Nessa aula vamos explorar o ritmo com o nosso corpo “palmas e pés”.

Assista aula do dia 06/10 - 3° ano EF- Arte – Onde está a margarida? 

https://www.youtube.com/watch?v=B2pqzcAR_jE

Responda:

1.    Você entendeu o que é pulso ou pulsação? 

2.    Como foi cantar uma música seguindo o movimento corporal? Você conseguiu se manter no pulso?

                            ======================================

Atividades de Arte / Recuperação – 3°A, 3°B e 3°C  para semana de 19/10 a 23/10

 

Boa tarde Alunos!

Prof° Vânia

            Leitura de imagens 

Na arte, a leitura de imagens é fundamental para que possamos captar a essência da obra e o que o artista queria expressar. A interpretação de imagens nos dá a dimensão daquilo que o pintor retratou.

 De olho na arte:

 
A ventania, de Anita Malfatti,1915-1917 (óleo sobre tela, 51 cm x 61 cm)

 Responda:

 

1.    Observe a imagem e descreva de maneira detalhada o que você reconhece na pintura.

2.    Como são as pinceladas criadas pela artista? Longas ou curtas? Curvas ou retas? Com uma ou várias cores?

3.    Como são as cores usadas pela artista?

4.    Ao observar a obra, você acha que se trata de um lugar quente ou frio?

                ======================================== 

Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C - para semana de 26/10 a 30/10

Professora: Vânia C. Souza

  

Os sentidos e o lugar: a construção da paisagem

 

            Em arte, paisagem é o nome que damos à pintura, a fotografia ou ao desenho que mostra como um lugar foi percebido por quem criou a imagem. Essas obras podem representar lugares onde vivem os artistas, lugares onde esses artistas passaram alguma vez ou dos quais apenas ouviram falar. Podem representar até mesmo lugares imaginários.

            Para criar essas obras, cada artista escolheu mostrar um pouco do que percebeu na paisagem observada. Em alguns casos, as pinturas de paisagens nos fazem lembrar (ou imaginar) até do som ou do cheiro dos elementos presentes na obra!

            Veja abaixo a obra Paisagem com lago, uma pintura criada pela artista Leda Catunda. Nela podemos observar um conjunto de elementos naturais, com destaque para uma linha azul, que indica o caminho que a água percorre entre as montanhas verdejantes até chegar a um lago. Você já viu um lugar como esse?

Paisagem com lago, Leda Catunda 1984, tinta acrílica sobre colchão, 150x185 x 25cm.

 

Atividade:

Para exercitar sua habilidade de investigar lugares com base no que seu corpo percebe, vamos fazer alguns exercícios de observação e desenho de paisagens.

1.    Escolha um espaço ao ar livre para observar. Observe o espaço que você escolheu para desenhar e defina um ponto de referência. Pode ser uma árvore, um poste, um prédio, um banco ou outro elemento que chame a sua atenção.

2.    De frente para o lugar escolhido, defina em que parte do papel vai ficar o seu ponto de referência e desenhe-o

3.    Quando estiver desenhando peste atenção no tamanho dos elementos da paisagem: plantas, construções, objetos, pessoas. É importante perceber e comparar o tamanho das coisas, ou seja, a escala entre elas. Por exemplo: Qual é o tamanho de uma pessoa que está perto de uma árvore? Como você consegue mostrar em seu desenho quando essa árvore é maior que a pessoa?

                         =====================================    

Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C - para semana de 03/11 a 06/11

Professora: Vânia C. Souza 

 

A Linguagem das Artes Visuais

 

As artes visuais compõem-se de diversas modalidades, e sua história se confunde com existência humana, pois não há povo, cultura ou época que não as tenha produzido ou estado em contato com elas. Muito do que sabemos hoje sobre a história da humanidade, da vida, do planeta, chegou até nós por meio de registros visuais deixados em pedras, ossos, madeiras, argila e metais.

 

Responda:

 

1.    O que é desenho? Quais materiais são necessários para desenhar? Quais você usa?

 

2.    O que é pintura? Quais materiais são necessários para pintar? Quais você usa?

 

3.     Quais são as diferenças entre desenho e pintura?

 

4.    O que é gravura? Quais materiais são necessários para fazer uma gravura? Você já fez alguma? Fale sobre ela.

 

5.     O que é escultura? Quais tipos de escultura você conhece? Quais materiais são necessários para fazer uma escultura? Você já fez alguma? Fale sobre ela.                                                       ==================================

Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C - para semana de 09/11 a 13/11 

Professora: Vânia C. Souza

 

Atividade de Apreciação

Observe a imagem das modalidades de desenho e pintura e responda as perguntas.

1. Conseguem identificar cada modalidade artística?

2. Quais materiais foram utilizados? (Lápis preto, lápis de cor, tinta, pincel, goivas, madeira, sucatas, tela, papel, argila etc.).

3. Quais modalidades são bidimensionais e quais são tridimensionais?

 

Formas tridimensionais são aquelas que têm três dimensões - comprimento, largura e altura. ... Cubos, pirâmides, paralelepípedos, cones, cilindros, esferas são formas tridimensionais, enquanto quadrados, triângulos, retângulos, círculos são formas bidimensionais. Essas figuras podem ser ocas ou não.’’

 

 

 

 




 

 

 


===================================

Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C - para semana de 16/11 a 20/11 

Professora: Vânia C. Souza 

 

Atividade de Apreciação


Observe a imagem das modalidades de escultura e gravura-xilogravura e responda as perguntas.

1. Conseguem identificar cada modalidade artística?

2. Quais materiais foram utilizados? (Lápis preto, lápis de cor, tinta, pincel, goivas, madeira, sucatas, tela, papel, argila etc.).

3. Quais modalidades são bidimensionais e quais são tridimensionais?

 

Formas tridimensionais são aquelas que têm três dimensões - comprimento, largura e altura. ... Cubos, pirâmides, paralelepípedos, cones, cilindros, esferas são formas tridimensionais, enquanto quadrados, triângulos, retângulos, círculos são formas bidimensionais. Essas figuras podem ser ocas ou não.’’

 


 

 

 



 

 

 


 

 

 

=========================================

Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C - para semana de 23/11 a 27/11

 

Professora: Vânia C. Souza

  

Elementos constitutivos do desenho:

 

·         Ponto - é o menor, e o mais simples dos elementos da linguagem visual, se o ponto estivesse unido ao outro, numa sequência, teríamos uma linha.

·         Linha - uma sequência de pontos contínuos resulta numa linha, há vários tipos de linhas: reta, curva, quebrada, entre outras.

·         Forma - ocorre na intenção da junção de uma ou mais linhas ou no espaço obtido por elas, definindo e dando sentido a uma imagem.

·         Proporção - a proporção indica a relação entre dois elementos e/ou imagens de tamanhos diferentes, apontando a sua correlação de proporcionalidade

·         Perspectiva - é a sensação de distanciamento entre elementos e/ou imagens numa obra, onde elementos próximos são maiores que os mais distantes.

·         Luz e sombra - num desenho, os efeitos de luz e sombra são percebidos pelas variações entre claro e escuro, e criam diferentes sensações, perspectivas, planos etc.

 

Atividade: 

Para essa atividade será utilizado caderno de desenho ou folhas de sulfite, e de preferência somente “canetinhas”.  Já sabemos que uma sequência de pontos resulta numa linha. Vocês deverão produzir um desenho a partir dos pontos e linhas. Segue alguns exemplos abaixo:












=======================================

Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C - para semana de 30/11 a 04/12

Professora: Vânia C. Souza

 

Atividade 2 – Apreciação

 

Você sabe o que são técnicas convencioneis e técnicas não convencionais?

Técnicas convencionais: São aquelas, tradicionalmente utilizadas, nas quais se utiliza materiais e instrumentos comuns. Por exemplo: desenho de imaginação, de memória, de observação, ilustração; Pintura com dedo, com pincel, com lápis de cor, com giz de cera; recorte e colagem de papeis; modelagem de argila.

Técnicas não convencionais: São aquelas, pouco ou raramente utilizadas, que permitem experimentação e podem utilizar materiais e instrumentos comuns ou pouco comuns. Por exemplo: pintura de observação pelo espelho

Uso sustentável de materiais e instrumentos: Requer a noção de que os recursos são limitados, e por isso devem ser usados de forma adequada e consciente.

Assista ao vídeo com algumas técnicas convencionais e não convencionais.

Link da atividade

Atividade: Agora escolha uma técnica para produzir um desenho.

                                                                                                                                                                                         ==========================

Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C - para semana de 07/12 a 11/12

 

Professora: Vânia C. Souza

 

Atividade 3 – Apreciação

Você sabe o que são técnicas convencioneis e técnica não convencionais?

Técnicas convencionais: São aquelas, tradicionalmente utilizadas, nas quais se utiliza materiais e instrumentos comuns. Por exemplo: desenho de imaginação, de memória, de observação, ilustração; Pintura com dedo, com pincel, com lápis de cor, com giz de cera; recorte e colagem de papeis; modelagem de argila.

Técnicas não convencionais: São aquelas, pouco ou raramente utilizadas, que permitem experimentação e podem utilizar materiais e instrumentos comuns ou pouco comuns. Por exemplo: pintura de observação pelo espelho

Uso sustentável de materiais e instrumentos: Requer a noção de que os recursos são limitados, e por isso devem ser usados de forma adequada e consciente.

 

Assista ao vídeo com algumas técnicas convencionais e não convencionais.


 

Ideias e técnicas de pintura. Disponível em: https://youtu.be/hF2K_YFyU1I

Atividade: Agora escolha uma técnica para produzir um desenho com tinta guache.

 

                           ===============================                                                                                                                                                                    

  

 






 


 




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário