- Atividades de Arte – 3º ano A, B,C para semana de 04/05/2020 a 08/05/2020
Boa tarde Alunos!
Prof° Vânia
Leitura de imagens
Na arte, a leitura de imagens é fundamental para que possamos captar a essência da obra e o que o artista queria expressar. A interpretação de imagens nos dá a dimensão daquilo que o pintor retratou.
De olho na arte
A ventania, de Anita Malfatti,1915-1917 (óleo sobre tela, 51 cm x 61 cm)
Responda:
1.Observe a imagem e descreva de maneira detalhada o que você reconhece na pintura.
2.Como são as pinceladas criadas pela artista? Longas ou curtas? Curvas ou retas? Com uma ou várias cores?
3.Como são as cores usadas pela artista?
4.Ao observar a obra, você acha que se trata de um lugar quente ou frio?
Atividades de Arte - 3° ano A, B, C para semana de 11/05/2020 a 15/05/2020
Boa tarde Alunos!
Prof° Vânia
Dança
A dança faz do corpo, e com ela cria formas e desenhos no espaço, compondo com o vazio. A cada performance uma obra única, feita de instantes eternos.
Adicionar legenda |
A dança é a arte de expressar sentimentos, ideias e saberes através de movimentos, de gestos e de coreografias.
Assista ao vídeo: Só Dança - História da Dança
https://www.youtube.com/watch?v=GeRhlkImBoE
Atividades:
1)O que é dança?
2)Existem vários estilos de dança, escolha um estilo procure uma figura correspondente ao
3) Escreva qual o estilo de dança que você escolheu, faça um breve resumo sobre o estilo de dança.
Atividades de Arte – 3° ano A, B, C para semana de 18/05/2020 a 19/05/2020
Boa tarde Alunos!
Prof° Vânia
Fazer atividade do livro de arte- Ligamundo 3º ano, página 34
=================================================
Atividades de Arte – 3° ano A, B, C para semana de 26/05/2020 a 29/05/2020
Boa tarde Alunos!
Prof° Vânia
Atividade do livro – LIGAMUNDO 3º ano Arte, página 35.
Leia o texto abaixo, compare as figuras do vaso com as posições do bailarino “O balé de Nijinsky” da atividade anterior. Responda em seu caderno o que você percebe?
Atividades de Arte 2º bimestre – 3° ano B para o dia 20/06/2020 reposição do dia 11/06/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
Nessa atividade vocês deverão criar um dedoche conforme as orientações da aula do centro de mídias 12/06/2020.
https://www.youtube.com/watch?v=2Ug9jpG9qDQ
Escolha um personagem da sua preferência, desenhe em uma folha de sulfite e pinte com o material que tem disponível na sua casa, pode ser lápis de cor, giz de cera, guache ou até mesmo colagem. Seja criativo e boa diversão! ================================================= Atividades de Arte 2º bimestre – 3°ano A, B, C para semana de 15/06/2020 a 19/06/2020 Boa tarde Alunos! Prof. Vânia
Fazendo sons com o corpo Nessa aula vamos participar realizando os movimentos, com as instruções do professor Joelson Lima. Registre esse momento com fotos ou vídeo curto de no máximo 1 minuto. Segue abaixo o link desta atividade do Centro de mídias da educação de São Paulo, do dia 19/06/2020 – 3º ano EF – Arte. https://www.youtube.com/watch?v=kmmKEMQU3JQ CASA DE FARINHA Mandei fazer uma casa de farinha Bem maneirinha que o vento possa levar Oi passa o sol oi passa a chuva, oi passa o vento Só não passa o movimento do cirandeiro a rodar.
Achei bom, bonito, meu amor brincar! Ciranda maneira, vem cá, cirandeiro,
Vem cá balançar! |
===============================================
Atividades de Arte 2º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 15/06/2020 a 19/06/2020
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
AQUARELA
No primeiro momento você irá ler a música abaixo, depois você irá ouvir a música, no youtube tem vários links desta música, mas se não tiver como acessar a internet não tem problema somente com a leitura conseguiremos fazer nossa atividade. Após a leitura da música pegue o caderno de arte e desenhe a primeira linha (numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo) esse será nosso 1º desenho de 17 no total, mas tenha calma que faremos os outros no decorrer das aulas.
Adicionar legenda |
Aquarela
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
Um menino caminha e caminhando chega no muro
Atividades de Arte 2º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 29/06/2020 a 03/07/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
O Corpo que dança
Acompanhe a aula do CMSP do dia 30/06/2020 e realize os movimentos da música, “O meu boneco de lata” grave um vídeo de 30 segundos ou tire fotos para encaminha a professora. Segue o link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=baBpyZtpikQ
======================================================
Atividades de Arte 2º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 06/07/2020 a 10/07/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
HIGIENE BUCAL
Hoje vamos falar sobre higiene bucal, assista a aula do CMSP e aprenda a cuidar melhor da sua boca, no link que está disponível abaixo a aula é de “ciências”, vamos utilizar esta aula para criar os nossos dentinhos triste e feliz. Para esta aula vamos precisar de um folheto de mercado, cola, tesoura, lápis e lápis de cor.
Atividade:
Desenhe em seu caderno de arte dois dentinhos, faça recortes ou desenhe o que deixa ele feliz ou triste. Segue abaixo o modelo da atividade.
=====================================================
Atividades de Arte 2º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 13/07/2020 a 17/07/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
Cultura da dança
Assista a aula do CMSP do dia 14/07/2020 e responda as questões abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=tmw3QrN5hFI
Questões:
1. Você sabe o que é manifestações culturais?
2.Procure uma imagem sobre manifestações culturais, recorte e cole em seu caderno.
===============================================
Atividades de Arte 2º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 20/07/2020 a 24/07/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
MOVER-SE
Assista a aula do CMSP do dia 21/07/2020 e responda as questões abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=kH4Rzuzz2UM
Questões:
1.O que faz nosso corpo movimentar-se?
2.Como nos movimentamos?
3.Em que planos?
============================================
Atividades de Arte 2º bimestre – 3º ano A, B, C para
semana de 27/07/2020 a 31/07/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
Improvisando na dança
Assista a aula do CMSP do dia 28/07/2020 e responda as questões abaixo.
Responda:
1.
O
que é improvisação?
2.
Quais
as brincadeiras que utilizam a dança você conhece?
=============================================
Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para semana de 03/08/2020 a 07/08/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
Qual é a cara?
Assista a aula do
CMSP do dia 04/08/2020 e responda as questões abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=tNYDHlDs3L0 1.
O que é pantomima.
2. Observe as expressões acima,
escolha uma expressão e desenhe a qual você se identifica neste momento.
=========================================== |
Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para
semana de 10/08/2020 a 14/08/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
QUAL
É A CARA? PARTE II
Assista
a aula do CMSP do dia 11/08/2020 e responda as questões abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=cpCZGF5TRgg
Observe as expressões e responda, qual é a cara?
1.
2.
3.
===============================================
Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para
semana de 17/08/2020 a 21/08/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
Fisicalidades
Assista a aula do dia 18/08 - 3º ano EF -
Arte – Responda as questões abaixo.
Responda:
- Qual
o significado de fisicalidade?
- O
que é teatro?
- O
que é um personagem?
- Onde
uma apresentação pode acontecer?
- Qual a diferença das roupas dos personagens do teatro das roupas que as pessoas usam no dia a dia?
Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para
semana de 31/08/2020 a 04/09/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
Assista a aula do dia 01/09 - 3º ano EF -
Arte – Fisicalidade: Parte II
Sentir o quê?
Para pensar...
O que fazer!
Pensando na vinheta acima, vamos exploras a
fisicalidade e a teatralidade. Leia as frases abaixo e use o corpo para
expressar esse momento.
·
Receber uma notícia triste.
·
Contar um Segredo.
·
Tomar banho de chuva.
· Andar à beira-mar.
· Levar um susto.
Me
conte através do nosso grupo de whatssapp como foi essa experiência.
============================================
Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para
semana de 08/09/2020 a 11/09/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
Assista a aula do dia 08/09 - 3º ano EF - Arte –Juntos no improviso.
Pensando nas nossas aulas anteriores, aponte palavras
relacionadas ao teatro e a pantomima.
Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para
semana de 14/09/2020 a 18/09/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
Fazer
Cena
Assista a aula do dia 15/09 - 3º ano EF - Arte – Fazer
cena – Responda as perguntas abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=8DEBKVYtpk0
Pensando em TEATRO responda as seguintes questões:
1.
Numa história, quais podem ser os personagens?
2.
Como esses personagens podem ser fisicamente?
Como se movimentam e quais tipos e voz podem ter?
3.
O que é respeito? Como se percebe respeito na
arte?
=====================================
Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para
semana de 21/09/2020 a 25/09/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
Fazendo sons com o corpo
Segue abaixo o link da aula
do centro de mídias da educação de São Paulo, 22/09 – 3° ano EF – Arte – Nessa aula
vamos explorar os sons com o corpo.
https://www.youtube.com/watch?v=-PWZFXw2AQM
==========================================
Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para
semana de 28/09/2020 a 02/10/2020.
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
Pulso,
ritmo e duração
Muitos músicos, ao tocar um
instrumento, batem o pé no chão ou dançam de forma organizada.
Nas baterias de escola de
samba, por exemplo, os músicos parecem estar sempre dançando ou marchando. Da
mesma maneira o maestro à frente de uma orquestra agita as mãos de forma
repetitiva e organizada. O que eles estão fazendo é marcar o pulso da música
com o corpo. Essa é a melhor forma de entender o ritmo que se está ouvindo ou
tocando.
Assista aula do dia 29/09 3° ano EF- Arte –Perceber
https://www.youtube.com/watch?v=R7NizC_2DKY
·
Cante
uma canção, marque o pulso dessa música com batidas dos pés ou com palmas.
Perceba que a música muda, mas a marcação não.
O pulso é a base para a construção do ritmo de cada
instrumento, se comparar com a construção de uma casa, o pulso é o alicerce, a
base dessa casa. O ritmo é cada um dos elementos que colocamos sobre esse
alicerce.
Falar em ritmo é falar de maneira como os sons e os
silêncios se organizam em uma música. Essa organização tem como referência o
pulso que garante a regularidade dos sons.
O pulso determina também a duração dos sons, ou seja, o
período entre o momento em que o som começa e o momento em que termina. Assim,
quando os sons com diferentes durações são organizados a partir do pulso da
música, temos um ritmo.
=========================================
Atividades de Arte 3º bimestre – 3º ano A, B, C para
semana de 05/10 a 09/10
Boa tarde Alunos!
Prof. Vânia
Onde Está a Margarida?
Cantigas Populares
ONDE ESTÁ A MARGARIDA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
ONDE ESTÁ A MARGARIDA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
ELA ESTÁ EM SEU CASTELO, OLÊ, OLÊ-O-LÁ-Á...
ELA ESTÁ EM SEU CASTELO, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E O CASTELO É MUITO ALTO, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E O CASTELO É MUITO ALTO, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E TIRANDO UMA PEDRA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E TIRANDO UMA PEDRA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E UMA PEDRA NÃO FAZ FALTA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E UMA PEDRA NÃO FAZ FALTA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E TIRANDO OUTRA PEDRA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E TIRANDO OUTRA PEDRA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
E APARECEU A MARGARIDA, OLÊ, OLÊ-OLÁ-Á...
E APARECEU A MARGARIDA, OLÊ, SEUS CAVALEIROS...
Nessa aula vamos explorar o ritmo com o nosso corpo
“palmas e pés”.
Assista aula do dia 06/10 - 3° ano EF- Arte – Onde está a margarida?
https://www.youtube.com/watch?v=B2pqzcAR_jE
Responda:
1. Você entendeu o que é pulso ou pulsação?
2. Como
foi cantar uma música seguindo o movimento corporal? Você conseguiu se manter
no pulso?
Atividades de Arte / Recuperação – 3°A, 3°B e 3°C para semana de 19/10 a
23/10
Boa tarde Alunos!
Prof° Vânia
Leitura de imagens
Na arte, a leitura de imagens é fundamental para que
possamos captar a essência da obra e o que o artista queria expressar. A
interpretação de imagens nos
dá a dimensão daquilo que o pintor retratou.
1. Observe a imagem e descreva de maneira detalhada o que você reconhece na
pintura.
2. Como são as pinceladas criadas pela artista? Longas ou curtas? Curvas ou
retas? Com uma ou várias cores?
3. Como são as cores usadas pela artista?
4. Ao observar a obra, você acha que se trata de um lugar quente ou frio?
Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C -
para semana de 26/10 a 30/10
Professora: Vânia C. Souza
Os
sentidos e o lugar: a construção da paisagem
Em
arte, paisagem é o nome que damos à pintura, a fotografia ou ao desenho que
mostra como um lugar foi percebido por quem criou a imagem. Essas obras podem
representar lugares onde vivem os artistas, lugares onde esses artistas
passaram alguma vez ou dos quais apenas ouviram falar. Podem representar até
mesmo lugares imaginários.
Para
criar essas obras, cada artista escolheu mostrar um pouco do que percebeu na
paisagem observada. Em alguns casos, as pinturas de paisagens nos fazem lembrar
(ou imaginar) até do som ou do cheiro dos elementos presentes na obra!
Veja abaixo a obra Paisagem com lago, uma pintura criada pela artista Leda Catunda. Nela podemos observar um conjunto de elementos naturais, com destaque para uma linha azul, que indica o caminho que a água percorre entre as montanhas verdejantes até chegar a um lago. Você já viu um lugar como esse?

Paisagem com lago, Leda Catunda 1984, tinta acrílica sobre
colchão, 150x185 x 25cm.
Atividade:
Para exercitar sua habilidade de investigar lugares com base no que seu
corpo percebe, vamos fazer alguns exercícios de observação e desenho de paisagens.
1.
Escolha
um espaço ao ar livre para observar. Observe o espaço que você escolheu para
desenhar e defina um ponto de referência. Pode ser uma árvore, um poste, um
prédio, um banco ou outro elemento que chame a sua atenção.
2.
De
frente para o lugar escolhido, defina em que parte do papel vai ficar o seu
ponto de referência e desenhe-o
3.
Quando
estiver desenhando peste atenção no tamanho dos elementos da paisagem: plantas,
construções, objetos, pessoas. É importante perceber e comparar o tamanho das
coisas, ou seja, a escala entre elas. Por exemplo: Qual é o tamanho de uma
pessoa que está perto de uma árvore? Como você consegue mostrar em seu desenho
quando essa árvore é maior que a pessoa?
Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C - para semana de 03/11 a 06/11
Professora: Vânia C. Souza
A Linguagem das Artes Visuais
As artes visuais compõem-se
de diversas modalidades, e sua história se confunde com existência humana, pois
não há povo, cultura ou época que não as tenha produzido ou estado em contato
com elas. Muito do que sabemos hoje sobre a história da humanidade, da vida, do
planeta, chegou até nós por meio de registros visuais deixados em pedras,
ossos, madeiras, argila e metais.
Responda:
1. O que é desenho? Quais materiais são
necessários para desenhar? Quais você usa?
2. O que é pintura? Quais materiais são
necessários para pintar? Quais você usa?
3. Quais são as diferenças entre desenho e
pintura?
4. O que é gravura? Quais materiais são
necessários para fazer uma gravura? Você já fez alguma? Fale sobre ela.
Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C - para semana de 09/11 a 13/11
Professora: Vânia C. Souza
Atividade
de Apreciação
Observe
a imagem das modalidades de desenho e pintura e responda as perguntas.
1. Conseguem identificar cada modalidade
artística?
2. Quais materiais foram utilizados?
(Lápis preto, lápis de cor, tinta, pincel, goivas, madeira, sucatas, tela,
papel, argila etc.).
3. Quais modalidades são bidimensionais
e quais são tridimensionais?
‘’ Formas
tridimensionais são aquelas que têm três dimensões - comprimento,
largura e altura. ... Cubos, pirâmides, paralelepípedos, cones, cilindros,
esferas são formas tridimensionais, enquanto quadrados, triângulos,
retângulos, círculos são formas bidimensionais. Essas figuras
podem ser ocas ou não.’’
|
|
|
|
|
|
Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C - para semana de 16/11 a 20/11
Professora: Vânia C. Souza
Atividade
de Apreciação
Observe
a imagem das modalidades de escultura e gravura-xilogravura e responda as
perguntas.
1. Conseguem identificar cada modalidade
artística?
2. Quais materiais foram utilizados?
(Lápis preto, lápis de cor, tinta, pincel, goivas, madeira, sucatas, tela,
papel, argila etc.).
3. Quais modalidades são bidimensionais
e quais são tridimensionais?
‘’ Formas
tridimensionais são aquelas que têm três dimensões - comprimento,
largura e altura. ... Cubos, pirâmides, paralelepípedos, cones, cilindros,
esferas são formas tridimensionais, enquanto quadrados, triângulos,
retângulos, círculos são formas bidimensionais. Essas figuras
podem ser ocas ou não.’’
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C -
para semana de 23/11 a 27/11
Professora: Vânia C. Souza
Elementos constitutivos do desenho:
·
Ponto
- é o menor, e o mais
simples dos elementos da linguagem visual, se o ponto estivesse unido ao outro,
numa sequência, teríamos uma linha.
·
Linha
- uma sequência de
pontos contínuos resulta numa linha, há vários tipos de linhas: reta, curva,
quebrada, entre outras.
·
Forma
- ocorre na intenção
da junção de uma ou mais linhas ou no espaço obtido por elas, definindo e dando
sentido a uma imagem.
·
Proporção
- a proporção indica
a relação entre dois elementos e/ou imagens de tamanhos diferentes, apontando a
sua correlação de proporcionalidade
·
Perspectiva
- é a sensação de
distanciamento entre elementos e/ou imagens numa obra, onde elementos próximos
são maiores que os mais distantes.
·
Luz
e sombra - num
desenho, os efeitos de luz e sombra são percebidos pelas variações entre claro
e escuro, e criam diferentes sensações, perspectivas, planos etc.
Atividade:
Para
essa atividade será utilizado caderno de desenho ou folhas de sulfite, e de
preferência somente “canetinhas”. Já
sabemos que uma sequência de pontos resulta numa linha. Vocês deverão produzir
um desenho a partir dos pontos e linhas. Segue alguns exemplos abaixo:
=======================================
Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C -
para semana de 30/11 a 04/12
Professora: Vânia C. Souza
Atividade
2 – Apreciação
Você sabe o que são técnicas
convencioneis e técnicas não convencionais?
Técnicas
convencionais: São
aquelas, tradicionalmente utilizadas, nas quais se utiliza materiais e
instrumentos comuns. Por exemplo: desenho de imaginação, de memória, de
observação, ilustração; Pintura com dedo, com pincel, com lápis de cor, com giz
de cera; recorte e colagem de papeis; modelagem de argila.
Técnicas
não convencionais: São
aquelas, pouco ou raramente utilizadas, que permitem experimentação e podem
utilizar materiais e instrumentos comuns ou pouco comuns. Por exemplo: pintura
de observação pelo espelho
Uso sustentável de materiais e instrumentos: Requer a noção de que os recursos são limitados, e por isso devem ser usados de forma adequada e consciente.
Assista ao vídeo com algumas técnicas convencionais e não convencionais.
Atividade: Agora escolha uma técnica para produzir um desenho.
==========================
Atividade de Arte - 4º bimestre, 3º ano A, B, C -
para semana de 07/12 a 11/12
Professora: Vânia C. Souza
Atividade
3 – Apreciação
Você sabe o que são técnicas
convencioneis e técnica não convencionais?
Técnicas
convencionais: São
aquelas, tradicionalmente utilizadas, nas quais se utiliza materiais e
instrumentos comuns. Por exemplo: desenho de imaginação, de memória, de
observação, ilustração; Pintura com dedo, com pincel, com lápis de cor, com giz
de cera; recorte e colagem de papeis; modelagem de argila.
Técnicas
não convencionais: São
aquelas, pouco ou raramente utilizadas, que permitem experimentação e podem
utilizar materiais e instrumentos comuns ou pouco comuns. Por exemplo: pintura
de observação pelo espelho
Uso
sustentável de materiais e instrumentos: Requer a noção de que os recursos são limitados, e por
isso devem ser usados de forma adequada e consciente.
Assista ao vídeo com algumas
técnicas convencionais e não convencionais.
Ideias e técnicas de pintura. Disponível em: https://youtu.be/hF2K_YFyU1I
Atividade:
Agora
escolha uma técnica para produzir um desenho com tinta guache.
===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário