x
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
1
|
4
|
|||||||||
2
|
||||||||||
3
|
||||||||||
4
|
||||||||||
5
|
||||||||||
6
|
||||||||||
7
|
||||||||||
8
|
||||||||||
9
|
||||||||||
10
|
÷
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
1
|
2
|
|||||||||
2
|
||||||||||
3
|
||||||||||
4
|
||||||||||
5
|
||||||||||
6
|
||||||||||
7
|
||||||||||
8
|
||||||||||
9
|
||||||||||
10
|
x
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
1
|
||||||||||
2
|
||||||||||
3
|
||||||||||
4
|
||||||||||
5
|
||||||||||
6
|
||||||||||
7
|
||||||||||
8
|
||||||||||
9
|
Explicação
EMAI-17.1-Crianças de bombom lindo! Vamos à lição, na festa, a mãe de Juliana fez 120 brigadeiros, a festa acabou e sobraram 23 brigadeiros. Quantos brigadeiros foram consumidos. Observe tinha uma quantia e agora sobrou uma quantia, você fará a conta para localizar quantos brigadeiros às pessoas comeram?No exercício abaixo Andre quer que você descubra um segredo 120 - ____=23, qual valor devo colocar aqui no espaço, poe no livro, Celina também quer que você descubra o segredo 23+---------=120. 23 mais quantos que chega a 120 no total.
EMAI-17.2-VEJA BEM O EXEMPLO ACIMA, Agora eu explico o primeiro exercício Letra A.no primeiro quadro você coloca 10+17=27 no quadro em que a seta indica acima você colocará 27-10=17 e no segundo quadrado onde a seta indica abaixo você irá colocar 27-17=10. já resolvi o primeiro, agora com cuidado e prestando atenção no que a prof. fez de exemplo faça a letra B-C e D.
EMAI-17.3-AQUI LEMBRA, QUE QUANDO PERDEMOS,COMEMOS DOAMOS NUNCA FICAMOS COM MAIS. ENTÃO ESTÁ FÁCIL DE FAZER A LETRA A, NA LETRA B. A PROFESSORA SELECIONOU 38 ALUNOS PARA A DANÇA, MAS SÓ CHEGOU 22, QUANTOS FALTAM PARA CHEGAR?NA LETRA C COMERAM TANTOS CACHORROS QUENTES E TANTAS MAÇAS. VOCÊ TEM O VALOR DOS 2 ALIMENTOS ELE QUER SABER A DIFERENÇA DE UM PARA OUTRO.
EMAI-17.4- MOSTRA UMA RETA NUMÉRICA, QUE NOS LEMBRA UMA RÉGUA, CADA PONTINHO TEM UM NÚMERO, VENDO A FOTO DA CARLA BIANCA E MAYARA, ALÍ NÃO TEM NUMERO, MAS VOCE SABE QUAL É O NUMERO. A CADA NÚMERO VOCÊ CONTA 1 CENTÍMETRO IGUAL À RÉGUA. VOCÊ LOCALIZA QUE NÚMERO ESTÁ A BIANCA E CONTA QUANTOS CENTÍMETROS DEU PARA CHEGAR EM MAYARA RESPONDE A LETRA C VEJA SE EU ESTIVESSE NO NUMERO 7, QUAL A DISTANCIA DE BIANCA PARA MIM? BIANCA ESTÁ NO NÚMERO 6, PARA CHEGAR AO NÚMERO 7 SERIA UM CENTÍMETRO ENTENDEU? MAS MAYARA ESTÁ MAIS LONGE, CUIDADO, NÃO CONTE DESDE NÚMERO A PARTIR DO 0, MAS DO NÚMERO ONDE ESTÁ BIANCA, RESPONDA A D e E.
EMAI-17.5-NESSE CASO, FAREMOS QUAL CALCULO PARA CHEGAR NUM RESULTADO SEM CONTAR UM POR UM? A PROF ENVIOU A TABUADA ALEGRA, TOMARA QUE VOCÊS CANTEM BEM ATE MEMORIZAR. POIS AGORA VÃO PRECISAR OU ENTÃO AINDA PODEM AGRUPAR DE 5 EM 5 OU DE 10 EM 10. COMO VOCÊ FARÁ? NÃO VALE CONTAR UM POR UM TA BOM?
EMAI-17-5 VEJA O EXEMPLO. EU TENHO UMA SAIA XADREZ E UMA CALÇA COMPRIDA E TENHO 1 BLUSA AMARELA E UMA VERDE. ENTÃO EU POSSO USAR A SAIA XADREZ COM A BLUSA VERDE E A SAIA XADREZ COM A BLUSA AMARELA,= 2 MUDAS DE ROUPA. AGORA A CALÇA COMPRIMA COM A BLUSA AMARELA E CALÇA COMPRIDA COM A BLUSA VERDE.=2 MUDAS DE ROUPA ENTÃO COM ESSAS PEÇAS EU TEREI 4 MUDAS DE ROUPAS ENTENDEU?
AQUI NESSA ATIVIDADE VOCÊ TERÁ 6 SORVETES (ABACAXI,
CREME, LIMÃO, UVA, NATA E AMEIXA) COM 3 COBERTURAS. VOU FAZER COM O
PRIMEIRO SORVETE, VOCÊS FAÇAM COM OS OUTROS SORVETES OLHANDO
O EXEMPLO ABAIXO, DEPOIS CONTE O TOTAL DE TIPOS DE SABORES QUE PODEMOS FAZER.
1-ABACAXI COM CARAMELHO-ABACAXI COM MORANGO-ABACAXI COM CHOCOLATE=3 TIPOS.
2-
3-
4-
5-
6
FAÇA NO LIVRO, SE TIVER POUCO ESPAÇO ENTÃO SOMENTE ESSA ATIVIDADE, FAÇA NO SEU CADERNO DE MATEMÁTICA, LEMBRE-SE DE CONTAR QUANTOS TIPOS NO TOTAL TEREMOS DE OPÇÃO DE SORVETES. COM O EXEMPLO FICOU FÁCIL.
FAÇA A LIÇÃO DE MATEMÁTICA O
LIVRO- NAO TEM
NECESSIDADE DE TIRAR XEROX PARA NADA. O ALUNO VAI USAR O LIVRO E CADERNO PARA
REALIZAR SUAS ATIVIDADES.
FAÇA A LIÇÃO DE PORTUGUÊS DE O LIVRO LER (ESTÁ NO EMAI)
PORTUGUES-1- LIVRO LER, PAGINA 127 DO LIVRO EMAI, FAZER A LEITURA DA CARTA. COM UM LÁPIS VERMELHO GRIFE QUEM ESCREVE A CARTA. COM LÁPIS AZUL ESCURO QUAL O ASSUNTOS PRINCIPAL DA CARTA. COM LAPIS VERDE GRIFE O PORQUÊ ELA ESTÁ ESCREVENDO? COM LÁPIS ROSA COMO É O TEMPO E AS BRINCADEIRAS NESSE LOCAL.
2-FAÇA A ATIVIDADE DA PAGINA 128 INTERPRETAÇÃO DO TEXTO, NA DÚVIDA LEIA NOVAMENTE.
3-VERBETES- SÃO PEQUENOS TEXTOS DA ESFERA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, NECESSÁRIOS PARA INFERIR SIGNIFICADOS EM TERMOS OU PALAVRAS DESCONHECIDAS. SÃO ENCONTRADOS PRINCIPALMENTE EM DICIONÁRIOS E ENCICLOPÉDIA, JÁ A ENCICLOPÉDIA VEM ACOMPANHADAS DE ILUSTRAÇÕES. VEJA O TEXTO BICHO DE PAU, DE O LIVRO LER PAGINA 141.
VAMOS FAZER A FICHA TÉCNICA DESSE ANIMAL?Faz em seu caderno de port.
Ficha técnica ________________________
Nome DO ANIMAL______________________
Característica física___________________
Peso______________________________
Tempo de vida______________________
Curiosidade________________________
Como se reproduzem_____________________
qual o comportamento que usa para se defender____________________
QUAL O ASSUNTO QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE SABER SOBRE ESSE ANIMAL ? ______________
Instruções do EMAI-18.1 ATÉ 18.5
EMA-18.1-LETRA A -
Vocês vão fazer o desenho de 3 quadrados representando as 3 bandejas ai no
livro, vai colocando uma lembrança em
cada bandeja, sempre em parte iguais, cada bandeja tem que ter a mesma quantidade até acabar os
26 lembrancinhas. Agora conte quantas lembranças tem em cada bandeja. Todas tem
que ter a mesma quantidade. Não pode ter mais dentro de uma e a outra menos.
Coloque a resposta.
EMAI-18.1- LETRA B. No
exercício B faltou com a combinação de cobertura. Foram 3 coberturas.
(M&Ms, calda de chocolate e de coco ralado). Lembre-se 2 sorvetes com 3
coberturas, vamos fazer assim, sorvete de chocolate e de maracujá.
1- sorvete de chocolate com m&ms.
2-sorvete de chocolate com _______________
3-sorvete de chocolate com_______________
4-sorvete de maracujá com________________
5-sorvete de maracujá com________________
6-sorvete de maracujá com ________________
no caderno de matemática faça o cabeçalho e essa lição, já
fiz o primeiro para você, agora você faz
o 2-3-4-5- 6, e responde, quantas
combinações de sorvete da para fazer?_________________________________________________________
a resposta pode por no livro mas faça essa parte no caderno.
EMAI-18.1-C-8 FILEIRAS FAÇA 8 QUADRADOS E COLOQUE 6 BALAS EM
CADA, TEM QUE TER 6 EM CADA QUADRADO. AGORA CONTE TODAS AS BALAS DE COCO. O
RESULTADO COLOQUE NO LIVRO, ESSA LIÇÃO DA PARA FAZER NO LIVRO.
EMAI-18.1-letra D-HEITOR
GANHOU 7 MINIATURAS DE CARROS, MAS O HILTON GNHOU O TRIPLO, QUANTO O BRASIL
VIROU TRICAMPEÃO ELE GANHOU O CAMPEONATO 3X. Se fosse o dobro eu iria fazer x2, mas como é o triplo? Faço como
então? Da para fazer no livro também.
EMAI-18.2- EM TODAS AS LETRAS A-B E ESTÁ FALANDO EM PARTES IGUAIS,
ENTÃO COMO SOBRAR RESTOS SE SÃO IGUAIS NÉ. VAMOS USAR QUE A SALA TEM 36 ALUNOS.
COMO VOCÊ RESPONDE ESSAS QUESTÕES
EMAI-18.3- A PROF VAI EXPLICAR O PRIMEIRO 16 DIVIDIR POR 2. PEQUE O
CADERNO COLOQUE 2 CÍRCULOS E VÁ SEPARANDO ATÉ ACABAR OS 16, OS DOIS CÍRCULOS TEM QUE TER A MESMA QUANTIDADE. AGORA CONTE O QUE DEU EM CADA CIRCULO E RESPONDA
NA PRIMEIRA LINHA AZUL. DO MESMO JEITO FAÇA A SEGUNDA LINHA DO 32. ATENÇÃO FAÇA
TODO O QUADRO AZUL PRIMEIRO, DEPOIS QUE ELE CHEGOU LA EMBAIXO NO 112.
AI VOCÊ VAI
FAZER O QUADRO AMARELO, PENSE AGORA NÃO SÃO 2 CIRCULO AGORA é QUATRO CIRCULO,
FAÇA TODO O QUADRO AMARELO. E POR ULTIMO FAÇA O VERDE. NÃO FAÇA POR LINHA, FAÇA
O PRIMEIRO QUADRO ATÉ O FIM, DEPOIS O SEGUNDO AMARELO.
E POR ULTIMO
O VERDE ASSIM FICA MAIS FÁCIL.
EMAI-18.4-VEJA A TABELA. TEM
30 PACOTES, EM VERMELHO EST ESCRITO, DIVIDIR EM DOIS. SE VOCÊ FIZER 02 CIRCULO,
COLOCAR UM A UM EM CADA CIRCULO VOCÊ TERÁ 15 EM CADA CIRCULO, SOBROU ALGUMA COISA?
NÃOOOO. DEU CERTO, MAS SE TIVESSE SOBRA VOCÊ IRIA ANOTAR NA TABELA ESSA SOBRA.
FAÇA ISSO NO EXERCÍCIO E 2.
EMAI-18.5-VEJA O EXEMPLO ACIMA 4X6=24 NA PRIMEIRA
LINHA PEGOU O RESULTADO 24 E DIVIDIU POR 6= FICOU 24 DIVIDIDO 6=4 E NA SEGUNDA LINHA 24 DIVIDIDO POR 4 =6.
LETRA A- A MULTIPLICAÇÃO JÁ ESTÁ, VOCÊ VAI INVERTER
A DIVISÃO, NO PRIMEIRO QUADRO VOCÊ COLOCARÁ 24 DIVIDIDO POR 3 E NO SEGUNDO
QUADRO SERÁ 24 DIVIDIDO POR 8. ( 3 X QUANTO QUE DA 24) E 8X QUANTO QUE DA 24. AGORA FAÇA O RESTANTE.
LEMBRE-SE DA TABUADA.
FAÇA A LETRA B-C E D DA MESMA MANEIRA.
Figuras congruentes são aquelas que possuem
lados e ângulos correspondentes com medidas iguais. ... Do mesmo modo, não é
possível afirmar que duas figuras congruentes são iguais. A
igualdade entre elas é apenas entre as medidas de seus lados e de seus ângulos.
FAÇA COM LÁPIS COLORIDO OS PARES DAS FIGURAS CONGRUENTES QUE VOCÊ LOCALIZOU AI ACIMA. OU LIGUE AS FIGURAS PODE SER ASSIM TAMBÉM. CUIDADO PARA NÃO LIGAR A FIGURA ERRADA COM A OUTRA.
VEJA QUAL FIGURA COR É CONGRUENTE DA LETRA A COM_____ B COM ______ _C COM ___________. RESPONDA NO CADERNO DE MATEMÁTICA COM CABEÇALHO COMPLETO.
ANUNCIO-RESPONDA EM SEU CADERNO DE PORTUGUÊS COM CABEÇALHO COMPLETO
QUAL O TÍTULO?
QUAL O ASSUNTO PRINCIPAL?
PARA QUEM É DIRECIONADO O ANUNCIO?
ESSAS CORES REPRESENTAM?
VOCÊ SÓ OLHANDO O ANUNCIO, SABE DO QUE SE TRATA O ASSUNTO?
Explicação de como
fazer o Emai-19.
A
professora explicou como são as curvas fechadas, abertas cruzadas ou não, no blog dessa semana, com
essa explicação você fará o emai-19.1. Respondendo
no livro.
Emai-19-1-agora
com a resposta da primeira questão você vai preencher a tabela separando as figuras.
Quantas são curvas, quantas são abertas, quantas são cruzadas e assim por
diante, responder a questão dos polígonos que já estudamos.
*Curva aberta simples: É onde as
linhas não se cruzam. ...
*Curva fechada simples:
É onde as linhas não se cruzam.
*Curva fechada não simples: É onde
as linhas se cruzam.
Emai19. 2-olhando o seu livro você irá contar
quantos triângulos foram preciso para formar os trapézios amarelos. Não são
quantos trapézios a pergunta é? Quantos triângulos foram usados para formar
esses trapézios amarelos? é só contar ou multiplicar. Os hexágonos são formados
por seis triângulos cada um, eles são da cor azul, você irá contar quantos triângulos foram necessário para compor todos
esses hexágonos?
Emai-19.3-Escolha
um dos 3 desenhos e refaça ou copie em seu caderno inclusive pintando as
figuras, lembre-se de diferenciar as cores para que as figuras fiquem visíveis.
Emai-19.4- A professora também enviou material no
blog explicando sobre litros e mililitros. Agora veja esse exercício, veja os
produtos em sua casa, olhe a embalagem na etiqueta colada consta a quantidade
de liquido que tem em cada vasilhame e preencha a tabela. Não é para fazer
chutando, vai La e pega o valor correto escrito na embalagem e anote em cada
linha de cada produto. Lembre-se só podemos usar litro ou mililitro somente
para coisas liquidas, (nunca, carne, arroz feijão frutas e outros). no
exercício 2 dessa mesma página coloque um valor para cada copo, que somando ou
multiplicando todos os copos, de total de um litro, não pode ultrapassar nem
sobrar.
Emai-19.5-
A questão 19,5 está tudo explicado nas lições do blog desta semana é só
responder, já para preencher a tabela, você deverá pensar em multiplicação,
se 05 copos enche um litro de água, 2
litros de água são mais 5 copos ( você já tem 5 copos do inicio +5 copos da
segunda linha, 5+5= ) você já responde
a segunda linha e assim por diante. Pode multiplicar ou usar a adição igual a
professora fez ai, cuidado na hora de contar, conte 2 vezes para não errar.
FAZER AS
LIÇÕES DE MATEMÁTICA E DE PORT. QUE ESTÃO NO BLOG EM SEU CADERNO COM CABEÇALHO
COMPLETO.
FAZER AS
LIÇÕES DO BLOG NO SEU LIVRO DO LER, NA
PARTE DETRAZ DO LIVRO DO EMAI, RESPONDER E ENVIAR FOTO.
Voce irá
responder obserevando as figuras do desenho acima.
Responda no caderno de matemática, separando as lições.
coloque o numero da pagina 108-
letra b-
Numero 2- faça os quadros da figura 1-2-3 e 4.
Vá à cozinha e veja na embalagem à
quantidade escrita de cada produto e anote no seu espaço. Pode fazer em seu
caderno de matemática com o cabeçalho completo. Anote o nome do produto e a quantidade
da embalagem.
Veja essa jarra, só suporta 1 litro. Então eu tenho 10 copos de 200 ml. Como colocar nessa
jarra? Vai caber tudo? Sim ou não? Se não cabe,
o que eu faço então?
Pensem, 5 copos de 200 é igual a? 200x5=
Ou 200+200+200+200+200= ESSE RESULTTADO É IGUAL A I LITRO
Usando o calculo
mental qual o resultdo de 5 copos?
quantos copos tem
ai nessa foto no total?
o que devo fazer
então?
corpos celeste
Top 5 -
Os corpos celestes
1. Meteoros e meteoritos. São
corpos celestes de pequenas dimensões, chamados de meteoroides, que
orbitam o Sol. ...
2. Asteroides. A formação do sistema
solar há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, deixou restos de material
pairando pelo universo. ...
3. Cometas. ...
4. Planetas. ...
5. Estrelas.
Voce
ja ficou olhando para as nuvens e imaginando formas de desenhos? agora faça a
noite, cinverse com a mamãe e veja que desenho ela consegue visualizar e voce
tambem, será que é o mesmo desenho?
Entao
ao homens antigos assim como os indios tambems
perceberam que um certo tempo da lua a colheita era bom e outra lua não
assim como dependendo da lua o mar ficava revolto,bravo e em outros tempos o
mar ficava calmo assim colo os rios, as estrelas e lua serviram de guia quando
esses homens não tinham muita informação sobre os planetas. mas aprenderam a se
guiar pela lua,sol e estrelas
As
pororócas, voce sabe o que é isso? Um acontecimento natural, que se da na lua
nova e cheia, o mar ficava bravo então não era bom para a pesca e poderia
acontecer muitas mortes, as pororocas é o encontro do mar e dos rios por isso do forte
barulho e movimento. Através da lua, eles sabiam o melhor tempo para plantar e
colher, então o que nos parece hoje tão sem graça na verdade servia de guia
para os seres humanos sobreviverem. Olha como é importante o sistema solar? somente para leitura, leia com atenção.
PORTUGUES-Responder a pagina 62 a 66 e 67
do livro ler, leia com atenção.não ensquece de enviar foto.
Fazer uma
ficha técnica em seu caderno com cabeçalho completo. Pesquise
jacaré-açu. FAZER NO CADERNO DE PORTUGUES COM CABEÇALHO COMPLETO.
Nome
Comprimento
Reprodução
Habit natural
Como se
alimenta
O que o homem
faz com seu couro.
Explicação do emai-20
Emai-20.1 - VOCÊ TEM UMA TABELA, ONDE CONSTAM OS MESES E AS QUANTIDADES DE LITROS.
OBSERVANDO O GRÁFICO VOCÊ IRÁ RESPONDER AS QUESTÕES. AS RESPOSTAS ESTÃO
NO GRÁFICO É SÓ VISUALIZAR E LER A PERGUNTA COM ATENÇÃO.
EMAI-20.2 - NA SEGUNDA ATIVIDADE. É GASTO 9
LITROS DE ÀGUA POR 1 MINUTO DE BANHO. PRESTE ATENÇÃO, SE A PROF GASTAR 5
MINUTOS NO BANHO ELA VAI GASTAR QUANTO DE ÁGUA ? VOCÊ IRÁ MULTIPLICAR 5 MINUTOS
X 9 LITROS DE ÁGUA POR 1 MINUTO= 45 LITROS DE ÁGUA. NÃO PODE GASTAR ÁGUA ASSIM
CERTO. E VOCÊ FICA MUITO TEMPO NO CHUVEIRO? VEJA O EXEMPLO E RESPONDA AS
QUESTÕES DO LIVRO.
Emai-20.3 - A IMPORTÂNCIA
DE SABER A VIDA ÚTIL DO LIXO,QUANTO TEMPO DEMORA PARA SE DESFAZER NA NATUREZA.
TEMOS UMA TABELA COM DUAS COLUNAS, ALI JÁ TEM TODOS OS DADOS. RESPONDA AS QUESTÕES ANALISANDO A TABELA.
Emai-20.4 - TEM 3 COPOS.
O MENOR É O PEQUENO ELE TEM 200 ml, JÁ O MÉDIO TEM 350 ml É O DO MEIO, JÁ O
COPO GRANDE TEM 500 ml. Imagina que a prof.,toma 5 copos de leite de 500 ml por
dia, então 500+500=1000 então eu tomo 1 litro de leite.certo? Você irá
preencher de acordo com o tamanho do copo e cuidado para a leitura.
Emai-20.5-La no final do livro tem o
anexo 4. Tem essas cartelas para você recortar e brincar. Veja a primeira
peça 10+20=30 DO OUTRO LADO DA PEÇA TEM
80. O PRÓXIMO JOGADOR TERÁ QUE PROCURAR A PEÇA QUE TEM 90-10 E COLOCAR JUNTO
COM o 80 ENTENDEU? bom jogo aproveita.
Emai-20.6-usando os cálculos de
multiplicação ou adição como você quiser, você vai fazer as continhas lado da questão e localizar a resposta certa
tem a pagina 82 e 83 para fazer. Assinalar com um X forte.
FAZER A LIÇÃO DE MATEMÁTICA .
FAZER A LIÇÃO DE PORTUGUÊS.

TEMOS OUTRAS COISAS AINDA PARA MARCAR O TEMPO, O CALENDÁRIO. ONDE TÊM OS 12 MESES DO ANO. DE JANEIRO A DEZEMBRO.
AMPULHETA. RELÓGIO DE AREIA OU COM AREIA,
QUANDO ACABAR DE DESCER A PARTE DE CIMA TEM A HORA CERTINHA PARA ACABAR. TEM AMPULHETAS DE VÁRIOS TAMANHOS ASSIM COMO COM VÁRIAS QUANTIDADES DE AREIA DENTRO
DELE.
VEJA O CELULAR É COMPLETO ELE MARCA AS HORAS, TEM CALENDÁRIO E AINDA FAZ LIGAÇÕES E ACESSO A SITES DE INTERNET.
PEGUE O RELÓGIO DA MAMÃE E FAÇA ESSA
ATIVIDADE OU FAÇA O DESENHO DE CADA RELÓGIO E RESPONDA NO ESPAÇO.FAÇA NO
CADERNO DE MATEMÁTICA COM CABEÇALHO COMPLETO.
FAÇA
UM DESENHO DO RELÓGIO IGUAL FIZEMOS EM SALA DE AULA E CONTE. EU SAI DE
CASA AS 8 :OO E DEMOREI NEIA HORA QUE
HORAS CHEGUEI?R._________
TENHO QUE ASSAR UMA TORTA, E
AGORA É 9:05,VOU GASTAR 20 MINUTOS PARA
ASSAR A TORTA QUE HORAS EU ACABO DE ASSAR?__________________________
TENHO QUE ENTRAR NA ESCOLA AS 7:15 E ACORDEI AS 6:00. QUANTO TEMPO FALTA
PARA COMEÇAR MINHA AULA?R.__________________________________________
MARIANA FOI AO MERCADO E SAIU AS 8:45
E VOLTOU APÓS 30 MINUTOS.QUE HORAS ELA
VOLTOU?R.---------------------------------------------------------------------------------
FIGURAS PLANAS
EM SEU CADERNO DE MATEMÁTICA
COLOQUE O CABEÇALHO COMPLETO, SEPARE AS FIGURAS QUE TEM 3 LADOS DAS FIGURAS
QUE TEM 4 LADOS. SEPARANDO DE ACORDO COM AS LETRAS. NÃO PRECISA IMPRIMIR, FAÇA A LIÇÃO NO SEU CADERNO
AO LADO DE CADA FIGURA MARQUE O
VÉRTICE E CONTE QUANTOS LADOS TEM?
Explicação dos emai 20 e 21
EMAI-21.1- Vamos usar os cálculos que já
conhecemos adição e subtração inclusive como achar a diferença de um para outro.
Faça as contas usando o calculo mental ou mesmo por escrito através de continhas e responda a página 37.
EMAI-21.2-Veja o exemplo de Laura, Silvana e Eduardo. Então leia o
problema acima e divida o quadro em 3 partes e faça como Eduardo, como Silvana
e como Laura esse outro problema com outros valores. Veja o exemplo já feito. Página
38
EMAI-21.3-Essa página já colocaram os valores e sinais, têm duas colunas em
branco, você pode escolher o jeito de duas crianças acima citadas, escolha qual
quer fazer, ou da Silvana, ou da Laura ou do Eduardo ou uma de seu jeito.
Preencha as 2 partes de cada linha. Pagina 39.
EMAI-21.4-Então já temos as contas montadas unidade embaixo de unidade,
dezena embaixo de dezena e centena embaixo de centena, é só contar nos dedinhos
colocando o resultado no lugar certo. Lembre-se de quando passa de 10, por
exemplo, na unidade eu coloco o zero 0, e 1 na próxima coluna a dezena e assim
por diante. SEMPRE COMEÇA A FAZER UMA CONTA PELA UNIDADE. E QUANDO PASSAR DE 10
ESSA SOMA, VAI 1 NA PRÓXIMA COLUNA, NÃO PODE ESQUECER DE CONTAR ESSE NÚMERO 1
AO SOMAR O RESULTADO DA PRÓXIMA COLUNA. Página 40.
EMAI-21.5-Essas contas já estão prontas tanto da Silvana quando da Laura. Responda
a letra A-B E C. Página 41.
EMAI-22.1-Temos uma tabela com 4 colunas, tem o nomes dos animais e seu
tempo de vida. Só tem uma pergunta quantos animais vivem o mesmo tempo que
assinala na pergunta. Você deverá
observar separar e anotar os nomes desses animais. Página 42 e página 43.
EMAI-22.2-Agora sabendo quando tempo vive cada animal, no exercício 1-compare o
corvo e o gato, faça as continhas ou
calculo mental ou escrito e responda o 2- e 4.
EMAI-22.3-temos o exemplo do Carlos e do Miguel na página 44 e ainda o
seu jeito de fazer cada conta. Devem preencher os dois quadros de cada linha.
EMAI-22.4-Ele pede para você fazer essa conta diferente do Marcos e da Cintia,
responda a letra A e B. Página 46.
EMAI-22.5-resolver as subtrações, lembra-se de contar com calma.
CADA LIÇÃO
DE PORTUGUES FAÇA NA PAGINA CERTO VEJA O NÚMERO.
VOCE IRÁ
USAR O LIVRO DE PORTGUES QUE ESTÁ NO FINAL DO LIVRO DO EMAI.
PORTUGUES-NA PÁGINA 144 VOCE DEVE FAZER UM VERBETE. ESCOLHA UM BICHINHO QUE TEM
NO LIVRO, POIS TEM VÁRIO, FAÇA O VERBETE NO PRÓPRIO LIVRO, ESCREVA E ENVIE FOTO
DA LIÇÃO. JA EXPLIQUEI COMO FAZER VERBETE, POR ISSO É IMPORTANTE FAZER AS
LIÇÕES DE PORTUGUES TAMBÉM. NA DÚVIDA VEJA NO BLOG, LIÇÕES ANTERIORES DE COMO
FAZER.
PORTUGUES- FAÇA
A LIÇÃO DA PÁGINA DO LIVRO LER 148,
RESPONDA NO PRÓRPIO LIVRO 1- o QUE VOCE ACHOU DE UM DICIONÁRIO? 2-VOCE JÁ
CONHECE UM DICIONÁRIO? 3-PARA QUE SERVE UM DICIONÁRIO? 4-COMO UM DICIONÁRIO É
ORGANIZADO? 5-VOCE ACHA FÁCIL CONSULTAR UM DICIONÁRIO? 6- AGORA ESCOLHA 10
PALAVRAS QUAISQUER DO DECIONÁRIO. E
ESCREVA AQUI NA PAGINA 148.
PORTUGUES- AQUELAS 10 PALAVRAS QUE VOCE ESCOLHER, AGORA COLOQUE EM ODERM ALFÁBETICA
NA PÁGINA 149 DO LIVRO LER.
Explicação do blog de 05 a09 de
outubro.
Emai-23.1-Nesta
atividade você deverá usar a calculadora do celular da mamãe, ler com atenção e
realizar as operações citadas. Usando cálculos de adição e subtração.
Emai-23.2- O
que você faria se o numero 0 da calculadora estivesse quebrado? Como você
colocaria o numero 100, pense e responda. Ainda no exercício 3 dessa página,
cada linha você vai colocar o sinal de + ou de - faça o que quiser, e resolver
na calculadora cada linha e por o resultado no final da linha, faça duas vezes
a mesma operação para ver se está certo o resultado.
Emai-23.3-Exercício
1 você deverá usar cálculos de adição e subtração para resolver as situações
leia com atenção, responda a letra A-B e C.No exercício 2 dessa mesma página, é
parecido com exercício 3 da página anterior 49, só que aqui, você colocará os
números e sinais em cada linha e fará os cálculos entendeu?
Emai-23.4-Temos
várias figuras, na pressa de fazer o aluno pinta errado e depois não tem como
apagar, pois é lápis de cor. Então a dica é, faça um pontinho nas
figuras que você irá pintar de vermelho,
envolta da figura e não dentro daquelas figuras arredondadas,
confere antes de pintar se não escapou alguma outra que você não fez o pontinho,
agora pintem elas de vermelho. Quando acabar,
pegue o lápis azul e pinte envolta de todas as figuras restantes de azul.
Também o contorno de azul Não pode ter figuras
arredondas na cor azul, seguiu a dica? Então acertou tudo. Já o exercício A-1 A2 e A3 você pintara o centro ou meio da figura.
Ainda na
pagina 52 você terá que preencher as colunas colocando os polígonos, os
vértices e ângulos das figuras. Veja o exemplo que demonstro aqui abaixo,
mas... No blog já vimos essa lição é só rever como contar esses itens.
o vértices
são os bicos onde as retas de encontram para fechar o desenho.
Veja o
triangulo com os 3 pontinho em vermelho, é assim que contamos os vértices. Está
no livro.
Polígono tem
5 vértices é chamado de hexágono, já o polígono com 6 vértices é chamado de
hexágono conforme o livro fala. O
exercício 4 da página 52, você deverá pegar as figuras que você fez os pontos
para os vértices e preencher o quadro da
tabela somente com as figuras com pontos em vermelho. Os outros não colocar
na tabela. Agora preencha com os nomes dos polígonos, depois contar os números
de lados, por ultimo os números dos vértices.
Pentágono= 5
vértices. Hexágono=6
VERTICES
As outras
figuras que estão ali pagina 51, você conhece, coloquei essas pois pode ser que
você não tenha visto ainda.
.
Emai-23.5-No
anexo 5 no final do livro do emai tem uma figura do tangram, página 119,
recorte com cuidado, recorte envolta da figura, você terá 7 figuras. Agora com
essas figuras separadas você fará a lição da página 53 letra A- forme um
desenho quadrilátero com 2 peças. Você terá que pegar somente 2 figuras dessas
7 e formar um quadrilátero( 4 lados) formou a figura agora represente o desenho
na primeira linha. Todas as linhas você deverá formar um quadrilátero, mas cada
linha tem uma quantidade certa de peças que você deverá separar para fazer viu?
Lembra que cada linha representante o desenho que você conseguiu juntar
Emai-24.1-Veja o relógio, já aprendemos em aula anterior sobre ponteiros, já fizemos
relógio também, está no seu caderno, então complete as horas no livro.
Emai-24.2-Veja as horas marcadas nos relógio analógico e
coloque os números referentes às horas, lembre-se que após as 12 da tarde você
pode falar 13 ou 14 horas assim por diante ou simplesmente 1 hora da tarde ou 2
horas da tarde, pois passou do meio dia, as horas devem ser representada
por: já falamos isso também. 1:15=1 hora e 15 minutos, sem os pontinhos não
representa a unidade de hora, assim como dinheiro,metro e centímetro tem
a unidade a representar a hora também deve representar com : pontos entre a
hora e o minuto.
Emai-24.3-Tem uma tabela em branco para você preencher com os
dados da sua rotina, agora você não está saindo de casa, mas antes como era? Preencha
ai, cada linha por completo to bom?
Emai-24.4-Você tem uma tabela preenchida por Julio com a
rotina dele, então agora você vai responder as questões analisando a tabela
dele. A sua tabela anterior pode ser preenchida igual à dele só com horários
diferente afinal você não é o Julio.
Emai-24.5-Temos relógio digital, aquele que só mostra os
números, e o relógio analógico, que mostram os números que representam as horas
e os minutos. Os dois tipos, já aprendemos a diferença deles. Então para provar
que você aprendeu as horas seja qual for o relógio, veja a hora do primeiro
relógio digital e ligue com as horas do relógio analógico que você acha o mais
correto, tome cuidado, antes de ligar tenha certeza pense antes de fazer.
Emai-24.6-Então, aqui temos que
resolver essas contas de
adição e subtração. Lembra que a professora falava: - Faça a conta 2 vezes para
saber se está correta? Assim não tem como errar. Faça a conta, pode ser calculo
mental, mas... Arme a continha ao lado do exercício, ai localize a resposta
correta e assinale com um X bem
forte, não é bolinha nem pintar, por quê?
Estamos preparando você para provas que exigem que marque um X, então vamos fazer o correto,
desde agora certo?
Matemática
faça no caderno a tabela após o cabeçalho e responda as perguntas abaixo.
Numere todas elas.
Uma tabela abaixo -clube de esportes de são paulo
Futebol 11 28
Voleibol 15 12
Basquetebol 23 33
Analise e tabela de esportes de um clube e responda. R.
1-Qual total de alunos que participam
de todos os esportes?R.
2-Qual o total de alunas que
participam de todos os esportes?R.
3-Quem participa mais meninos ou
meninas de esportes?R.
4-Quem participa menos de esportes?R.
5-Qual esportes onde meninos e
meninas estão empatados?R.
6-Qual o total de meninas que
participaram dessa tabela?R.
7-Qual o total de meninos que
participaram dessa tabela?R.
8-Quais os esportes que tiveram a
mesma quantidade de pontuação contanto meninas com meninos?R.
9-Qual o esporte que teve mais pontuação somando as meninas com os meninos?
R.
Texto cordel, suas característica,
tem rimas, tem versos, são as rimas que dão melodia ao texto, ele é lido e
cantado ao mesmo tempo. Suas ilustrações são feitas com xilografia. Uma coisa
importante eles são vendidos ainda, em lugares afastados em varal, presos por
pregadores de roupa. Isso mesmo. é livro de poucas páginas. Essa foto acima é
uma ilustração de um cordel. A ilustração já diz muito do assunto e do lugar
onde ocorre a história.
Página 194 emai volume 01-A menina que queria ser engenheira.
Anote depois do cabeçalho as rimas que tem esse cordel? Anote as
estrofes, o que estrofes? Um grupo de várias linhas. O ultimo estrofes começa
com um ursinho de pelúcia e termina com aconteceu. Então conte quantas
estrofes tem todo o cordel? Ele fala do que? Você também acha que
tem profissão de mulher ou as coisas mudaram? Com que palavra começa o 4 estrofe? E o 12°
estrofe começa com que palavra?
Explicação do blog
semana 13 a 16/10/2020
Emai-25.1-Letra A-
você deverá colocar 7 caixas separadas
uma da outra. E em cada caixa colocar 8 bolas. Faça o desenho das 8 bolas em
casa caixa. Só pode ter 8 bolas, confere se tem 8 mesmo. Agora que você fez 7
caixas com 8 bolas cada caixa. Conte todas as bolas juntando todas as caixas,
achar o total. Conte de novo para não errar nesse total.
Letra B- aqui fala do triplo, se o seu time é
tricampeão quantos campeonatos ele ganhou?. Pegue o valor de 36 e multiplique pelo triplo para achar os pontos
do 3B.
Letra C-
Veja faça uma fileira com 8 meninas+uma fileira com 8 meninas+uma fileira com 8
meninas. No total são 3 fileiras de meninas. Conte para saber o total de
meninas. Agora faça a fileira dos meninos, são 4 fileiras com 9 meninos, em
cada fileira.
Letra-D-temos
o valor total de 35, multiplicando, qual é o valor de 7x _____=35?Descubra o
segredo.
Emai-25.2 letra A--cuidado
aqui. Você vai desenhar 6 caixas e você vai distribuir de um em um em cada
caixa essas 54 bolas. Atenção não pode passar de 54 no total e nem pode ficar caixa com mais bolas ou
menos. Todas as caixas tem que ter a mesma quantidade. Quantas bolas deram para
cada caixa?
Letra B- temos 47 pontos,
mas a outra sala conseguiu o dobro,
veja acima, fizemos com o triplo, pense como será fazer o dobro?
Letra-C-Nesse caso você tem
60 alunos e tem que distribuir em 12 fileiras, já faça as 12 fileiras e
distribua devagar contando de um em um ate acabar as 60 pessoas, deve ter mesma
quantidade de alunos para cada fileira.
Letra-D-Nesse parte, você
irá somar meninos e meninas, depois de somar separe em dupla, grupo de 2
crianças, veja quantas duplas ou pares conseguiu fazer e se sobrou alguma
criança.
Emai-25.3-Você tem os sinais, qual sinal você usou para o primeiro numero 12 virar, usando o 2 virar 24(de + ou - ou x ou dividir)? Pode fazer as continhas no caderno. e preencher o quadro um por um.
Emai-25.4- lembra-se de armar as continhas no caderno, use a tabuada que a prof já passou no caderno, primeiro multiplique a unidade e se passar de 10 deve colocar o numero na dezena, exemplo você multiplicou a unidade deu 24 o 4 vai para a unidade e o 2 acima da dezena, ao multiplicar a dezena lembre-se de somar esse número que foi acima o 2.
Emai-25.5-tem uma tabela, para preencher você deverá ler a primeira questão se fala o dobro x por 2 , se fala o triplo multiplica por 3, se acrescentar 2 você deverá colocar mais 2.Letra A-B-C-D-E-F-G- e H. Faça linha por linha. Resolvendo parte por parte e completando o quadro do meio que está vazio, após preencher todo esse quadro. Você ira somar linha por linha. Dica Fica mais fácil fazer o quadro do meio até o fim, agora some linha por linha.
Emai-26.1-Usando a tabuada do 2, o que multiplicado por 2 da o resultado 14?, Esse resultado é a multiplicação do 2 por...........complete o quadro.
Emai-26.2-Esse exercício é igual ao anterior somente muda a tabuada é do 3, mesmo processo.
Emai-26.3-Exatamente igual, só que a tabuada agora é por 5, não esqueça. Agora vocês viram como é importante ter a tabuada no caderno, nós fizemos no inicio das aulas em fevereiro.
Emai-26.4-Os desenhos lembram figuras que já estudamos, então coloque o nome em cada figura.Está aulas anteriores.
Emai-26.5-Cuidado para não
pintar errado. Lápis de cor não apaga. Então
qual é a dica? Faça um pontinho
da cor que cada figura pode ser pintada e confere se está certo antes de
pintar. já dei triângulos, quadriláteros, pentágonos e hexágonos a lição está
no blog, por isso vocês devem fazer todas a lição pois é uma continuação de
tudo que vimos até agora.
PORTUGUES-não tem necessidade de imprimir. o aluno faz
essas atividades no caderno com o cabeçalho completo antes. e faz as lições separadas aí
1-O USO DO R OU
RR.
REGRA-Nunca uma palavra termina e
começa com RR.
Notar o som do R ou
RR. Som forte uso RR. (carro, carroça), mas professora a palavra rã é forte,
mas esta no inicio independe do som ela terá somente um r.
Complete as palavras abaixo colocando um ou 2 rr explicando se o som é
forte ou fraco.
Ca____o |
Ba__ata |
To___ada |
P__ata |
__ranha |
Passa__ela |
Ama__elo |
Ca__oço |
Se___ote |
Gi___afa |
Tesou__a |
Co__ida |
P__imavera |
__ato |
Ca__inho |
Fe___o |
Co___ida |
T__igo |
Go___o |
Ba__o |
Came___a |
Ca__eta |
Fe___adura |
|
C__avo |
Cama__rão |
Ja__a |
Ga__afa |
Ca___oça |
Bo__acha |
Ba___aca |
C__osta |
G__ade |
Cacho___ |
Soco___o |
T__ato |
A__oz |
A__a__a |
|
Ama__elo |
C__zeiro |
__odo |
Bete__aba |
Bi___a |
Ca__a |
Ca___etel |
Ca__amujo |
Ma___on |
Ciga__a |
Ex. tempo, chumbo, tombo, tampo-,
veio à letra P e a letra B por isso usamos a letra M.
Todas as palavras que não tem a letra P nem o B sempre vão
usar a letra (N)
Ex.nunca, encerrado, encenar, pingo.
Complete as palavras abaixo respeitando as regras, quando usar o N ou M.
To___bo |
Li__po |
Ga___bá |
U___igo |
Ve__to |
Ba__bu |
So___bra |
E__pada |
Te__pestade |
Ba__deira |
Li__eza |
O__tem |
Ci__to |
Pe__te |
E__brilho |
La__parina |
Ca___po |
Deze___bro |
3-O uso gui ou gue pode ocorrer no início das palavras, na maioria
dessas palavras a letra U não é falada e apenas aparece na escrita Guilherme,
foguete,guerra, cuidado com a regra, preste
muita atenção no som da palavra
pois ainda tem palavras escritas com g que tem som de J (gelo,gilete).
gelo,gilete, (SOM DE J)más escreve com g. complete a tabela abaixo com G
ou GU
Temos o ga-go-gu
Temos o gue e gui onde em alguns casos o U nãoé falado só escrito.
e o ge gi sempre vai aparecer com
som de J. Complete as palavras.
___orgeta |
__erra |
|
Al__ema |
____ilete |
Via__em |
Esfin__e |
Farin__e |
__irafa |
Fo____ete |
Tan___erina |
___ema |
Ami____inho |
____ilda |
___ustavo |
Veja esses textos, trava línguas. Escolha um trava língua, treine e mande um áudio falando rápido esse trava
língua escolhido por você. Eu enviei o meu, espero o seu áudio agora.
trava língua 1-sabiá
Sabiá que
A mãe do sabiá
Sabia que o sabiá
Sabia assobiar.
trava língua 2-
Debaixo da cama tem uma jarra
Dentro da jarra tem uma aranha
Tanto a aranha arranha a jarra
Como a jarra arranha a aranha.
trava língua 3-tigre
Três tigres tristes
Para três pratos de trigo
Três pratos de trigo
Para três tigres tristes.
EXPLICAÇÃO DO EMAI.27-
EMAI-27.1- VEJA A AULA QUE A PROFESSORA ENVIOU AQUI EXPLICANDO OS 3 TIPOS DE TRIÂNGULOS E COMPLETE O QUADRO NO LIVRO. PAGINA 73. USE A RÉGUA PARA MEDIR UM POR UM E DE ACORDO COM A EXPLICAÇÃO COLOQUE O NOME NA FIGURA.AGORA FAÇA A LIÇÃO DO LIVRO.QUANTOS TRIÂNGULOS TEM DE CADA UM,RESPONDA NA LETRA a-b E c.
VEJA ESSE TRIANGULO, ELE POSSUE 3 LADOS COM MEDIDAS DIFERENTES. |
|
TRIANGULO ISOSCELE, É AQUELE ONDE A BASE, A PARTE DE BAIXO, É DIFERENTE DA MEDIDA DOS LADOS, ENTÃO ELE TEM AS MEDIDAS DOS LADOS IGUAIS E DIFERENTE DAS MEDIDAS DA BASE. |
|
TRIANGULO EQUILÁTERO, É AQUELE QUE TEM TODOS OS LADOS DE MESMA MEDIDA. A BASE TERÁ A MESMA MEDIDA DOS DOIS LADOS. SE A BASE MEDIR 7 CM, OS DOIS LADOS TERÃO QUE MEDIR 7 cm. DE CADA LADO. |
EMAI-27.2-TEMOS CÉDULAS DE DINHEIRO, JÁ VIMOS ESSA LIÇÃO REVENDO EM SEU CADERNO E LIÇÕES ANTERIORES, LEIA COM CUIDADO QUANTAS CÉDULAS DE R$2,00 REAIS ELA DEVE JUNTAR PARA COMPLETAR R$20,00 REAIS, E QUANTAS CÉDULAS DE R$5,00 ELA DEVE JUNTAR PARA COMPLETAR R$50,00, CONTE DEVAGAR E COM CUIDADO, COLOQUE A RESPOSTA NO QUADRO AMARELO. PAGINA 74.
EMAI-27.3-COMO VOCE FARÁ ESSA CONTA? PODE MULTIPLICAR OU IR ADICIONANDO ATÉ CHEGAR O VALOR SOLICITADO. MOSTRE DENTRO DO QUADRO COMO VOCE FEZ. PAGINA 75.
EMAI-27.4-AQUI TEMOS NOSSAS CÉDULAS E TAMBEM AS MOEDAS QUE USAMOS, AQUI NÃO TEM A CÉDULA DE R$200,22 REAIS ELA É NOVA VEJA O DESENHO ABAIXO. AO ABRIR O COFRINHO ELA TINHA TODO ESSE DINHEIRO, ENTÃO VOCÊ IRÁ REALIZAR ESSA ATIVIDADE. RESPONDER QUANTO DE DINHEIRO ELA ECONOMIZOU?COMO VOCÊ FEZ O EXERCÍCIO? EXPLIQUE COM PALAVRAS. PAGINA 76.
EMAI-27.5-NESSA ATIVIDADE VAMOS TRABALHAR AS POSSIBILIDADES. LEBRA QUE EU TENHO UMA BLUSA AMARELA, 01 BLUSA BRANCA, OI SAIA E CALÇA. QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES DE USAR ESSAS ROUPAS. PAGINA 77.
BLUSA BRANCA COM SAIA
BLUSA BRANCA COM CALÇA
BLUSA AMARELA COM SAIA
BLUSA AMARELA COM CALÇA= 4 TROCAS DE ROUPAS. 2 PEÇAS DE BAIXO-X2 PEÇAS DE CIMA. 2X2=4. SE TIVÉSSEMOS 3 BLUSAS DIFERENTES ENTÃO A POSSIBILIDADE SERIA 3X2=6.
AGORA VEJA QUAL A COR QUE TEM MAIS CAMISAS?VEJA A IMAGEM E ANALISE, E RESPONDA AS OUTRAS QUESTÕES.
PORTUGUES. VEJA O TEXTO E CORRIGIR A GRAFIA DAS PALAVRAS ESCRITA
ERRADA. NESSES 2 TEXTOS ABAIXO. FAÇA NO CADERNO COM CABEÇALHO NÕ É PARA FAZER
XEROX.
QUE O SAPU SÓ COMI BICHU QUE ESTÁ ANDANDO OU VOANDO? BICHU PARADU ALI
NEM ENXERGA. Coloque o texto completo corrigindo as palavras que estão erradas.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
vOCE SABIA?
ENQUANTO CRSCEM OS SAPUS TROCAM DE PELI VÁRIAS VEZES? A PELE SAI COMU UM CASACO E EMBAIXU JA TEM OUTRA NOVINHA E DO TAMANHU CERTU.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
JÁ TRABALHAMOS A FONÉTICA DO R OU RR. ENTÃO COLOQUE SE O SOM É FRACO OU FORTE APÓS A LEITURA DAS PALAVRAS ABAIXO. COLOQUE NA FRENTE DE CADA PALAVRA. FAÇA NO CADERNO DE PORTUGUÊS COM CABEÇALHO COMPLETO.
CARO-
MORRO-
CARRETA-
VARA-
RÃ-
MURRO-
CARRINHO-
ARRANHA-
TORRA-
CARINHO-
CARETA-
VEJA O TRAVA-LÍNGUA E ANALISE O QUE VOCÊ ENTENDEU? Escreva abaixo. Em seu caderno com cabeçalho completo analise o quer dizer esse trava línguas.
ERA O SAPO DENTRO DO SACO
O SACO COM O PATO DENTRO
O SAPO FAZENDO PAPO
O PAPO FAZENDO VENTO
LIÇÃO DE PORTUGUÊS-VEJA ABAIXO. APRENDER SEMPRE VOLUME-3.
|
|
Veja o quadrado ao
lado, faça um desenho e através desse desenho faça uma trava-língua que você
conhece. Ex.: se fizer o desenho da aranha o trava-língua, tem que ser da
aranha. Combinado? |
matemática- OBSERVE OS NÚMEROS NA CARTELA SUAS
SEQUENCIA, LEMBRE-SE ESTAMOS TRABALHANDO A CASA DO MILHAR (4 DÍGITOS). COLOQUE OS
NÚMEROS QUE FALTAM NA CARTELA.
1100 |
1110 |
1120 |
1130 |
1140 |
1150 |
1160 |
1170 |
1180 |
1190 |
1200 |
|
1220 |
|
|
1250 |
1260 |
1270 |
1280 |
|
|
1310 |
|
1330 |
|
1350 |
|
1370 |
|
1390 |
1400 |
1410 |
1420 |
1430 |
|
1450 |
|
1470 |
|
1490 |
1500 |
1510 |
|
|
1540 |
|
1560 |
|
1580 |
1590 |
1600 |
1610 |
1620 |
1630 |
1640 |
1650 |
1660 |
1670 |
1680 |
|
1700 |
|
1720 |
1730 |
1740 |
|
1760 |
|
1780 |
|
1800 |
1810 |
1820 |
1830 |
1840 |
1850 |
1860 |
1870 |
1880 |
1890 |
1900 |
1910 |
|
1930 |
|
1950 |
|
1970 |
|
1990 |
PRODUTOS PREÇO- Responda no caderno de matemática.
SUCO DE LARANJA- R$4,00
REFRIGERANTE R$3,00
BEIRUTE-MISTO-QUENTE R$11,00
X-SALADA R$10,00
1-MARCOS PEDIU UM SUCO DE LARANJA E UM BEIRUTE. LUISA PEDIU UM REFRIGERANTE E UM X-SALADA.
A-QUANTOS REAIS, MARCOS GASTOU?_______________________________________
B-QUANTOS REAIS, LUISA GASTOU?_________________________________________
C-QUANTOS REAIS, LUISA E MARCOS GASTOU JUNTOS?__________________________
D- SE EU TIVER SOMENTE R$11,00 REAIS, O QUE POSSO COMPRAR?_________________
E-LUCAS GASTOU 14 REAIS NA COMPRA DE UM LANCHE E UMA BEBIDA. QUAIS COMBINAÇÕES DE LANCHE E BEBIDA ELE ESCOLHEU?________________________________________
A-VEJA AS CÉDULAS DE DINHEIRO ABAIXO. ESTAMOS LIDANDO COM
DINHEIRO, NUNCA ESCREVA DINHEIRO SEM USAR
O R$, ESSA É A MANEIRA CORRETA DE ESCREVER DINHEIRO JÁ A (vírgula), É PARA CENTAVOS, EX.50 CENTAVOS=R$0,50 OU 25 CENTAVOS=R$025, 10
CENTAVOS=R$0,10 viram a importância da
vírgula?
ESSA NOTA DE R$200, 00 REAIS É NOVA POR ISSO DEIXEI SEPARADO PARA VOCÊ PRESTAR BASTANTE ATENÇÃO É A NOTA DE MAIOR VALOR. VOCÊ JÁ VIU OU PEGOU ESSA NOTA?_____
1- SE EU PEGAR 2 NOTAS DE R$100,00 REAIS, QUANTO TEREI?_________________________
2-PRECISO COMPRAR UM BATON, ELE CUSTA R$52,00 REAIS QUE DINHEIRO IREI PEGAR?_____
3-TENHO 5 MOEDAS DE R$0,50 CENTAVOS. QUANTO TENHO DE DINHEIRO?______________
4-TENHO UMA CÉDULA DE R$5,00 REAIS, QUERO TROCAR POR MOEDAS DE R$0,25 CENTAVOS. QUANTAS MOEDAS EU VOU RECEBER?
________________________________
5-TENHO UMA CÉDULA DE R$10,00 REAIS. QUERO TROCAR POR MOEDA DE R$1,00. QUANTAS MOEDAS IREI RECEBER?.
_____________________________________________________
6-VOU COMPRAR UM BRINQUEDO, ELE CUSTA 287,00 REAIS. QUAIS NOTAS OU MOEDAS EU PEGO PARA PAGAR?
_______________________________________________________
Emai-28.1-Utilizar a tabela já com os dados, e observar como esses dados estão inseridos no gráfico, compare os dois tipos (tabela e gráfico) e veja qual é o melhor de verificar com mais facilidade as informações?Somente observar as duas maneiras. Página 78.
Emai-28.2-Utilizar as variedades de frutas e
porções observando o exemplo já pronto de segunda-feira. Você também pode
colocar coisas que você acha legal comer no café da manhã. Lembre-se introduzir
(carboidrato e frutas, sucos e derivados de leite). Preencher os outros dias da
semana. Página 79.
Emai-28.3-Observar a tabela já pree3nchida(seus
ingredientes e valores calóricos) agora baseado nesses dados, responda a
questão A-B e C comparando os dados. Lembrem-se as resposta já está no próprio
gráfico.
Página 80.
Emai-28.4-Observar a tabela preenchida com os
animais e seus pesos individualmente, responda as questões A-B-C-E e
E(comparação)página 81. Para simples
observação, veja o gráfico pronto com os mesmo dados da tabela, como é fácil de
visualizar os mesmo dados. Página 82.
Emai-28.5-Resolver problemas envolvendo adição
e multiplicação, marcando um X na alternativa correta, faça as contas antes de assinalar, página 83.
Identifiquem dessas figuras, de acordo com seus números quais são os triângulos
e assina com um X qual a questão correta. Observe a reta numérica em que letra está localizada o número 29,
página 84.
Ciências fazer ficha técnica dos insetos libélula e das formigas. Responda as questões abaixo faça separado, com cabeçalho completo no caderno de português. É só copiar as fichas em seu caderno, nada de Xerox.
FICHA TÉCNICA-FORMIGA
QUANTAS ESPÉCIES EXISTEM?_________________________________
QUAL A FONTE DESSA NOTÍCIA?________________________________
COMO ELAS VIVEM?_________________________________________
QUAIS OS NOMES DE FORMIGA CITADOS NO TEXTO_________________
ONDE PODEMOS ENCONTRAR AS FORMIGAS?_____________________
NO BRASIL QUANTOS TIPOS DE FORMIGA TÊM?__________________
COMO ELAS SE ALIMENTAM?__________________________________
FICHA TÉCNICA.libélula
COMO É COMPOSTO SEU CORPO?______________________________
ONDE VIVEM?_____________________________________________
QUAL A FONTE DA NOTÍCIA?___________________________________
QUANTAS ESPÉCIES EXITEM?__________________________________
COMO É COMPOSTO DE ORGÃO DE RESPIRAÇÃO?__________________
COMO ELAS NASCEM?_______________________________________
COMO SE ALIMENTAM?______________________________________
PORTUGUÊS-
TEXTO RECEITA.BOLO SIMPLES
3 OVOS.
2 COLHERES DE MARGARINA
2 XÍCARAS DE AÇUCAR
3 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO COM FERMENTO
MODO DE FAZER
BATA OS OVOS
COM AÇUCAR E A MARGARINA, ACRESCENTE O TRIGO COM FERMENTO E O LEITE. BATA
BEM. UNTE A FORMA COM MARGARINA E FARINHA DE TRIGO. LEVE AO FORNO
PARA ASSAR, POR 30 MINUTOS.
VEJA ESSAS PALAVRAS GRIFADAS NO TEXTO-(bata-acrescente, unte, leve.)
são palavras que estão dando um comando para alguém fazer algo. Caso
você não queira atender ao comando, o bolo não ficará pronto. Entenderam? Então
esses VERBOS SÃO IMPERATIVOS.
AGORA VEJA O TEXTO ABAIXO-GOTINHAS DE FELICIDADE
Apresentação
Em forma de sorrisos, gentilezas
e solidariedade.
uso pediátrico e adulto
composição
Sorrir cada emissão pode ser atendido
com outro sorriso, isso ajuda da autoestima.
Gentilezas: tratar bem a todos,
para também ser bem tratado isso ajuda aumentar os níveis de amizade.
Solidariedade: tenha a
oportunidade de ajudar alguém e fazer a sua parte, melhora a saúde do coração. Veja
essas palavras em vermelho, você sabe que são verbos imperativos. Esse
verbo aparece muito em texto de jogos onde tem as regras a ser seguidas.
Gotinhas de felicidade
Para que esse remédio é indicado?
- é indicado para pessoas de qualquer idade, sexo, crença, naturalidade.
Como esse medicamento funciona?
Gotinha de felicidade é usada contra solidão,
tristeza e mau humor. Se for por meio de sorriso: cumprimente as pessoas
com um sorriso, isso ajuda a afastar o mau humor podendo,
se receber um sorriso de volta.
Por meio das gentilezas, é possível
que você ganhe um novo amigo
a cada prática, porque gentileza gera gentileza.
No caso de solidariedade, é
só saber ajudar o outro, quando isso estiver ao seu alcance, um
gesto simples pode ser primoroso para alguém que necessite e revigora o
coração de quem pratica e de quem recebe.
Veja essas palavras grifadas, você sabe que também são verbos e
porque não são imperativos? Eles não mandam
ou impõem nem num comando. Então esses
verbos estão no infinitivo. Eles aparecem assim no dicionário. Coloque abaixo
os verbos imperativos de um lado e os verbos infinitivo de outro
lado. Faça no caderno de português com cabeçalho completo.
Verbo imperativo |
Verbo no infinitivo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Pontue as frases abaixo, veja as pontuações que já
estudamos. Coloque os pontos dentro do quadrinho, faça no caderno de portugues com cabeçalho completo
: pontos. -?- Interrogação, Gotinhas de felicidade!- exclamação, .ponto final,-travessão
Que horas são |__|
Que lindo seu nome |__|
Estou indo para a escola |__|
Aline perguntou para sua mãe |__|
___ vamos ao mercado |__|
___ hoje, não |__| iremos amanhã |__|
1 |
10 |
100 |
1.000 |
2 |
20 |
200 |
2.000 |
3 |
30 |
300 |
3.000 |
4 |
40 |
400 |
4.000 |
5 |
50 |
500 |
5.000 |
6 |
60 |
600 |
6.000 |
7 |
70 |
700 |
7.000 |
8 |
80 |
800 |
8.000 |
9 |
90 |
900 |
9.000 |
10 |
100 |
1.000 |
10.000 |
VEJA A TABELA ACIMA. FAÇA A DECOMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS ABAIXO
OBSERVANDO AS CORES DAS CARTELAS. 345
VOCE VAI NA COR ROSA E PEGA O -300
VAI NA COR AZUL PEGA o -40.
VAI NA COR AMARELO E PEGA A UNIDADE- 5
300+40+5=345
AGORA FAÇA A DECOMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS ABAIXO. COM O DITADO É
A MESMA COISA.
259=
529=
925=
324=
432=
234=
1.245=
785=
687=
Explicação
do emai 29-
Emai-29.1-
Letra- A- leia com calma, fala que tem tantos
lugares na arquibancada e tantos lugares nas cadeiras. Ele quer saber quantos
lugares tem. Use todas as estratégias que você já sabe fazer, pode ser contas
ou decomposição, ou calculo mental, faça do seu jeito para chegar à resposta. Pg.87
Letra-B-Entraram num circo para ver a apresentação tantas
pessoas, mas... Não foram todas que pagaram entendeu?Como você faz para localizar
o numero de pessoas não pagantes. Pg.87
Letra C- nesse, você tem 11 bolas para
distribuir em 9 caixas. Lembra-se do áudio que a professora mandou para vocês?
Então faça as 9 caixas representadas por
um quadrado, e distribua essas 11 bolas de maneira igual, não podem ter bolas a
mais em nenhuma caixa. Se der 3 bolas numa caixa tem que ter 3 em todas as
caixas, certo? Conte quantas bolas deu numa caixa e responda quanto foi. Se for
exato ou não a quantidade se sobrou. Pg.87
Letra D- A letra D é parecida com a anterior
só muda os valores. Pg.87
Emai-29.2- Vamos
colocar letra, em cada um para ficar mais fácil à explicação.
Cor azul Letra A- Uns distibuiram tanto de
cortesia, e outro distribuiu um tanto de cortesia. Veja a pergunta do problema
e resolva. Pg.88
Cor amarela letra B- Ja sabemos o quanto foi
vendido de refrigerante na sexta feira, agora ele quer saber o dobro dessa
quantia que foram vendidos no sábado. Também já fizemos exercício parecido. Como eu faço quando
trabalho o dobro ou triplo? Como devo fazer para chegar ao resultado? Veja bem
a pergunta no livro. Pg.88
Cor rosa letra-letra C- Um palhaço vendeu uma
quantidade, já o outro vendeu o triplo, quando vendeu o segundo palhaço. Pg.88
Emai-29.3-Leia com calma cada situação,
leia mais de uma vez, atenção na pergunta. Pg.89
Letra-A-Paulo jogou uma vez,
depois outra vez e depois outra vez. Ele pergunta se Paulo conseguiu ganhar o
premio?Pg.89
Letra - B- Maria não teve o mesmo
percurso de Paulo. Ela ganhou depois ela perdeu e depois ganhou novamente. Será
que ela atingiu os pontos solicitados?Pg.89
Letra-C-Esse exercício você
irá lembrar-se das combinações de roupas que já fizemos, olhe nas lições
anteriores. Quantas combinações poderão fazer?Pg.89
Letra-D-Mesmo caminho das
combinações da letra C, temos exemplo no livro do emai de lições anteriores.
Por isso é importante fazer todas as lições e acompanhar as atividades do
blog.Pg.89
29.4-Preste
atenção nesse exemplo da professora, voce ja sabe fazer calculo mental. 25+22=
UNIDADE 5+2=7 DEZENA 20+20=40 (
25+22=47). Você irá fazer esses cálculos um por um, somente da coluna do valor estimado, quando acabar tudo. Agora
vamos fazer contas ou decomposição da coluna do valor exato. Ao terminar tudo
até La embaixo. Agora vamos conferir e(comparar) quando deu no valor
aproximando para o valor exato. Não vale fazer a conta numa calculadora e
colocar o mesmo resultado. Não é essa a lição. Primeiro você fará o valor
aproximado, acabando toda a coluna ai você irá fazer o valor exato. Cuidado na
subtração. Lembre-se, não podemos tirar do menor um numero maior. Ex. como eu
tiro do numero 2 o numero 5. Como
faço?Pg.90.
29.5-Parecido com
o exercício anterior, mas... Aqui, vamos usar a multiplicação e divisão,
primeiro resolva toda a coluna do valor
estimado ou aproximado. Quando fizer todos, ai sim faça a coluna do
valor exato e compare-os. Pg.91
Português
No livro ler pagina 136 e 137 No final do livro do emai,tem o livro de
português, grifar com lápis de escrever, todas as características importantes
da vida de uma borboleta. Envie a foto dessa lição pronta para sua professora.
De acordo com os textos para leitura. Vou enviar os textos no celular
somente para leitura. Preencha o quadro abaixo. Como é o aparelho bucal desses
insetos? Faça no caderno de português
com cabeçalho completo, nada de Xerox. Você precisa escrever
é necessário.
TITULO:
aparelho bucal de alguns insetos de acordo com o texto e aulas CMSP
Animal |
Lambedor |
Sugador |
Mastigado |
|
BARATA |
|
|
|
|
BORBOLETA |
|
|
|
|
MOSCA |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Veja a tabela a baixo e use como referencia para fazer a
atividade a seguir:
1 |
10 |
100 |
1.000 |
|
De 1 a 9 são as unidades De 10 a 90 são as dezenas De 100 a 900 são as centenas De 1000 a 9000 são os milhares |
2 |
20 |
200 |
2.000 |
|
|
3 |
30 |
300 |
3.000 |
|
|
4 |
40 |
400 |
4.000 |
|
|
5 |
50 |
500 |
5.000 |
|
|
6 |
60 |
600 |
6.000 |
|
|
7 |
70 |
700 |
7.000 |
|
|
8 |
80 |
800 |
8.000 |
|
|
9 |
90 |
900 |
9.000 |
|
Matemática- A professora vai enviar
pelo celular, ditado de palavras para você colocar cada número de 01 a 06. Aprender
sempre volume-3-sequencia 1 e 2.
1-
2-
3-
4-
5-
6-
Agora coloque esses
números em ordem decrescente.
1-Qual desses números é
o maior?R
2-Qual desses números é
o Menor?R.
Veja abaixo:
108-45-1035-876-424-78-229
Coloque esses números
em ordem crescente.
Qual o número maior?R.
Qual o número menor?R.
Aprender
sempre volume 3-Aula 5 e 6- situação problema usando a adição resolvendo de
várias estratégias. Fazer essa atividade em seu caderno de matemática com
cabeçalho completo
Veja
o exemplo. Você fará em seu caderno com cabeçalho completo n
1-Micael
e dona Cidinha auxiliaram a professora Simone a organizar as cadeiras e
carteiras de duas salas de aulas. Em uma delas havia 32 carteiras
e 35
cadeiras; na outra sala havia, 34 carteiras e 31 cadeiras. Quantas carteiras havia no total? Envie no celular as
várias estratégias de como foram feitas.
Agora
você fará com as cadeiras veja abaixo.
Quantas
eram as cadeiras? Veja o exemplo feito em seu celular com as carteiras, agora
faça com as cadeiras.
|
|
|
|
|
|
Emai-30.1-Primeiro,
pede para não preencher a coluna do 1-5-7 e 10-Agora com a tabuada 1x2=2 coloque o 2 no quadro e a próxima 2x2=4
coloque o numero 4 abaixo, e assim por diante, faça a coluna do número 2 a
verde primeiro até chegar no numero 10. Agora faça a coluna do número 3 do
mesmo jeito, até o fim, agora a coluna do número 4 do mesmo jeito, agora a
coluna do 6, agora a coluna do numero 8 e por ultimo a coluna do 9. Após as
colunas preenchidas você poderá responder as questões C-D-E e F. página 92.
Emai-30.2-Nessa atividade você irá completar as colunas amarelas e azuis preste atenção, agora você fará a tabuada do 1 do 5 e do 10. Lembre-se? Primeiro faz toda a coluna do 1. 2x1=2 coloque esse 2 no primeiro quadro amarelo, o rosa não é para preencher lembre-se, faça toda a coluna do 1, do 5 e do 10. Usando de várias estratégias da adição, do calculo mental, do calculo escrito, usando a tabuada. Só não vale usar a calculadora, quem usa calculadora não aprende a pensar, usar estratégias. Pg.93
Emai-30.3-Vamos utilizar a adição e subtração para entender a reta numérica, as vezes ela está crescente usamos a adição e as vezes ela está decrescente usamos a subtração. Temos que observar, de quanto em quanto os animais pularam, ao contar quantos trapinhos está marcando, já podemos saber se é de 2 em 2 ou de 3 em 3. Faça a letra A e B.Pg.94
Já a letra C- você vai desenhar uma reta com 40 pontinhos veja o exemplo já pronto, ele está falando que a Rã começou no numero 40 e que ela vai pular de 5 em 5. Quantos pulos ela dará até chegar no 0. Faça a reta com 40 pontos, ponha a Rã no numero 40, faça todos os números desde 0 até 40. De 5 em 5 coloque os números e conte quantos saltos ela deu. Lembre-se ela vem do 40 para 0. Conte os pulos. pg.94
Emai-30.4-Agora sim, devemos usar a calculadora pode ser do seu celular. Veja que número x 9=108? Você vai localizar e colocar esse numera no inicio do exercício, já na segunda linha 23 x quanto? Que da um resultado de 115. E faça os outros. Atividade.
Atividade 2-Divisão. 72 dividido por 4, quanto deu? Coloque o resultado ali, na letra B-72 dividido por quanto que da 24? Responda as outras questões. Pg.95
Emai30. 5-Temos continhas de multiplicação. Lembre-se de multiplicar sempre a unidade por. 25x3. 3x5=15 você colocar o 5 embaixo da unidade e o 1 ficará acima da dezena 20, agora 3x2=6 mais 1 que foi La encima eu terei 7. A resposta então é 25x3=75. Agora faça as outras contas. Cuidado. Pg.96 faça as outras contas. Pg.96
PORTUGUES- LIVRO DO LER-pAGINA 157 TEM UM ANUNCIO UMA PROPAGANDA SOBRE VACINA. VOCÊ DEVERÁ PREENCHER O QUADRO 158, RESPONDENDO AS QUESTÕES DE ACORDO COM O TEXTO DO ANUNCIO.
Textos instrucionais são aqueles que dão instrução para alguma coisa, como receita, texto de jogos e brincadeiras e textos de como usar máquinas e utensílios domésticos.
Essas brincadeiras, receitas e manual de instrução são textos que sempre serão divididos em 2 partes.
A primeira parte é: de quantidade de participante,
Material necessário para brincas.
Local onde acontece a brincadeira
A segunda parte é: como brincar, como montar, como usar ou como fazer.
Como brincar, ar normas a seguir, não pode mudar no momento da brincadeira, antes de começar se todos quiserem mudar pode, mas se já iniciou a brincadeira não pode.
Todas essas brincadeiras estão no livro aprender sempre, vocês irão fazendo essas atividades com calma, não tem que fazer tudo numa semana somente. Façam e vão enviando fotos conforme vão respondendo o livro, as respostas estão no texto, leia com atenção se necessário, leia novamente e responda essas questões.
No aprender sempre volume- 3-sequencia- 2 aula- temos brincadeiras tradicionais.
Pique bandeira-aula 1-Pagina 24 e 25 fazer a atividade caderno do aluno.
Cabra cega-aula 2-Página 26 e 27 fazer a atividade.
Amarelinha-aula 3-Pagina 28 e 29 e 30 fazer
a atividade.
Mãe da rua-aula 4-pagina 33 fazer a atividade.
O mestre mandou- aula-5-Pagina 35 fazer a atividade
pagina 36 fazer atividades o uso do M antes do P ou B.( usamos o M
sempre antes da letra B ou P, as outas letras do abecedário sempre vamos
escrever palavras co N no meio.
Aula 6-Faça uma pesquisa com alguém mais velho da família, sobre
que brincadeiras elas faziam quando eram crianças e responda as questões da aula 6 pagina e 38.
Queimada-aula 7-Pagina 40 fazer atividade caderno do aluno ( J ou g) Uso o G quando o som é de J, ele acompanha o E e I(agitar) som de J vem a vogal I depois. Som e escrita com G quando acompanha as vogais A-O e U. (gato.gomo,Gustavo).
APRENDER SEMPRE-MATEMÁTICA fazer
as atividades do caderno do aluno marque um X. FIGURA GEOMÉTRICA ESTÁ NO BLOG,
ajuda muito. Aprender sempre - sequencia 2-aula 2-página 28 fazer essa atividade no caderno do aluno.
Sequencia didática-1-aula 2-Sequencia numérica; se tenho 35- 40 sabemos
que a sequencia é 5. Os números serão contados de 5 em 5. Fazer as atividades
dessa página 05 letra A-B e C.
Sequencia didática-1- aula 3-fazer a decomposição: exemplo 325= 300+20+5 faça atividade do caderno do aluno pagina7.
Emai-31.1-TEMOS UM TABELA COM 03 COLUNAS (NOMES DAS FRUTAS, QUANTIDADE, E CALORIAS A CADA 100GRMAS). RESPONDA: QUAL TEM MAIS QUANTIDADE E MENAS QIUANTIDADES, QUAL TEM MAIO CALORIAS A CADA 100 GRAMAS DDE FRUTAS. RESPONDER AS QUESTÕES A-B-C-D- E- F e G. Pagina 97.
Emai-31.2-UMA TABELA COM 03 COLUNAS( NOME DE ANIMAIS, TEMPO DE VIDA DE
CADA UM, E PESO MÁXI MO DOS ANIMAIS). OBSERVANDO ESSA TABELA RESPONDA QUEM VIVE
MAIS, QUEM VIVE MENOS, QUANTO TEMPO DE VIDA TEM UM ANIMAL COMPARADO A OUTRO.
RESPONDER A LETRA A-B-C- e D.Página 98.
Emai-31.3-TEMOS 2 FIGURAS NO PAPELA QUADRICULADO OU MALHA QUADICULADA, TEWM 02 FIGURAS OU TEM OI FIGURA REPETIDA 2 VEZES, SE AS DUAS FIGURAS SÃO IGUAIS ENTÃO TEMOS A MESMA FIGURA 2 VEZES, RESPONDA QUAL O NOME DESSA FIGURA. PÁGINA 99.
Emai-31.4-TEMOS
UMA CARTELA QUE INICIA NO NUMERO 600 E TERMINA NO NUMERO 699. PREENCHA TODOS OS
NUMEROS COMEÇANDO A COMPLETAR A LINHA PRIMEIRO, USE UMA REGUA FACILITA
BASTANTE. ACABE UMA LINHA E VA PARA A SEGUNDA LINHA, ASSIM FICA MAIS FÁCIL VA
ATE O FIM. RESPONDA A LETRA A-OBSERVANDO AS LINHAS O QUE TEM DE COMUM ENTRE
ELAS B-OBSERVANDO AS COLUNAS O QUE TEM DE COMUM ENTRE ELAS?PÁGINA 100.
Emai-31.5-veja a explicação abaixo para fazer essa atividade. Só vai mudar os desenhos e sua posição aqui será de 5 em 5, no exercício do emai é de 4 em 4. Vamos contar de 5 em 5, para voltar no desenho inicial, sempre teremos o mesmo desenho na posição inicial e na mesma posição final. Cuidado. Para contar devagar, cada vez que for fazer uma atividade parecida com essas. Veja o exemplo abaixo. Começamos com o numero 01 com o ursinho e terminamos com o carrinho numero 5, certo? Então o numero 6 seria o urso, numero 7 seria na posição da bola então a posição 10 seria o carrinho. Se eu perguntar que brinquedo está na posição 15? você iria responder o carrinho.Se perguntasse que brinquedo está na posição 13? Você vai contando sempre respeitando a sequencia de quem começa e de quem termina então a resposta seria o tambor, então que brinquedo está na posição 11? o ursinho.
Preste atenção esse exemplo acima é para explicar como você fará o Emai 31.5 Pg.101, responda letra A-B-C-D-E e F. observando o exemplo e explicação acima.
Matemática
1-Numa mesa
de aniversário tem 03 bandejas com 26 lembrancinhas em todas as bandejas.
Quantas lembrancinhas têm em cada bandeja.



Bandeja -1 Bandeja- 2 Bandeja- 3
A Professora já colocou as 26 lembranças na primeira bandeja, agora você irá colocar as outras lembranças nas outras bandejas, conte com cuidado não pode ser nem mais nem menos que 26. Após preencher as bandejas, conte todas agora.Qual foi o total de lembrancinhas no aniversário.
Obs. Usamos
a estratégia da adição e você tem outra estratégia de fazer? Como?Faça em seu
caderno primeiro essa maneira acima, e depois a outra maneira que você acha que
da certo também.
2-A mãe de
Heitor organiza na mesa de centro, 8 fileiras iguais de balas. Em cada fileira
com 6 balas. Quantas balas vão ter na
mesa? Essa fileira a professora já fez, agora você fará as balas nas outras
fileiras, lembre-se são 6 balas em cada. Quando acabar conte todas as balas e
responda. Quantas balas têm na mesa?
_∞__∞__∞__∞___∞__∞__= 6 BALAS.
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
_________________________________
_________________________________
Em seu caderno faça do jeito que a professora começou. Conte quantas balas tem no total.
Agora você sabe fazer de outra maneira? De outro jeito? Então faça as duas maneiras em seu caderno.
Português
Esse texto é apenas para leitura para
fazer as atividades solicitadas. Fazer um final para
esse texto, não sai do assunto principal nem dos personagens,
As roupas novas do Emperrador-
Fazer um final para esse conto. Caderno de português com cabeçalho completo. Lembre-se não pode sair do assunto principal desse texto nem trocar os personagens. Fazer de 2 a 3 parágrafos terminando esse conto, dando o fim que você gostaria que tivesse.
No dicionário procure o significado da palavra EMPERRAR= COLOQUE NO CADERNO PORTUGUES COM CABEÇALHO COMPLETO.
Obs. essa semana vocês somente terão as atividades do emai, para não atrapalhar as provas.
EXPLICAÇÃO DO EMAI 32.
VIU! QUE ALEGRIA! ACABAMOS TODO O LIVRO DO EMAI
COM CALMA, FOLHA POR FOLHA FORAM REALIZADAS AS ATIVIDADES, E EU TENHO CERTEZA
QUE VOCÊS APRENDERAM OS CONTEÚDOS, POIS EM TODAS AS FOLHAS HOUVE EXPLICAÇÃO DETALHADA DE COMO FAZER.
EMAI-32.1-NESSA FOLHA TEM UMA
TABELA COM DUAS COLUNAS UMA O NOME DAS CIDADES E A OUTRA COLUNA A DISTANCIA DAS
CIDADES. VOCÊ IRA OBSERVAR, E COMPARAR UMA A OUTRA. E RESPONDER LETRA A-B-C-D e
E. Cuidado quando temos a ida e volta de um lugar devemos fazer uma continha.
Ex. se eu levo 2 horas para ir à cidade. Ir e voltar eu vou levar mais tempo
Certo?pagina 102
EMAI-32.2-TEMOS
UMA TABELA A SER PREENCHIDA. VOCÊ PODERÁ
USAR OS NOMES DE PESSOAS DE SUA FAMÍLIA COLOQUE O NOME E A ALTURA DESSAS
PESSOAS. NÃO
SABE? ENTÃO
PEGUE A FITA MÉTRICA
E FAÇA A MEDIDA DA MAMÃE
E ANOTE, AGORA FAÇA
COM OS OUTROS PARTICIPANTES DESSA TABELA. COM ELA PREENCHIDA, NOMES DAS PESSOAS E SUAS ALTURAS. FAZER AS COMPARAÇÕES E RESPONDER AS QUESTÕES
A e B. Vai ser legal! Você vai aprender a medir as pessoas próximas
a você, se não
tiver fita métrica
pode usar o metro mesmo. Mas vocês
sabem que o metro é
usado para medir coisas? Poe seu nome e pede para alguém
medir você,
participe dessa tabela? Pagina 103.
EMAI-32.3- TEMOS QUE PREENCHER O RESTANTE DA TABELA, PEGUE OS PRODUTOS
EM CASA E VEJA O PESO QUE ESTÁ ANOTADO NA EMBALAGEM E ANOTE NO QUADRO DO LIVRO,
EM AZUL TEM A EXPLICAÇÃO CONVERTER GRAMAS EM QUILOS E LITROS EM MILIMETROS.
Pagina 104
EMAI-32.4-TEMOS
UMA TABELA DE BARRAS NA HORIZONTAL OU SEJA, DEITADA. TODAS AS INFORMAÇÕES ESTÃO
ANOTADAS ALI, SÃO DE ANIMAIS E SEUS COMPRIMENTOS
EM CENTÍMETROS. JÁ ESTÁ
CONVERTIDO, TODOS ESTÃO EM CENTÍMETRO. DICA JÁ VIMOS EM
AULAS ANTERIORES QUE 100 CENTÍMETROS CORRESPONDE A UM METRO, LETRA A-B-C
e D. Pagina 105 e 106 para fazer.
EMAI-32.5-RESOLVER PROBLEMAS, CUIDADO AO RESPONDER, NÃO SE ESQUEÇA DE
MARCAR UM X NA RESPOSTA CERTA. UM X.
Segue uma explicação do que é simetria.
Em geometria, o eixo de simetria é
uma linha que divide uma figura em duas partes simétricas,
isto é, como se fossem o objeto e a sua imagem refletida em um espelho.
EXPLICAÇÃO DO QUE É SIMETRIA. QUANDO VOCÊ TEM UM DESENHO E AO DOBRAR ESSE DESENHO AO MEIO, VOCÊ TERÁ OS DOIS LADOS A MESMA FIGURA IGUAL. SE OS LADOS E FAZES NÃO SE ENCONTRAREM E NÃO FOREM IGUAIS É PORQUE A FIGURA NÃO É SIMÉTRICA. ENTENDERAM? EXPLICAÇÃO PARA FAZER O EMAI 32.5.
NO EXEMPLO ACIMA: TRÊS DESENHOS QUE ESTÃO RISCADOS É PORQUE SÃO SIMÉTRICOS, JÁ O OUTRO DESENHO NÃO É SIMÉTRICO AO DOBRAR ESSE DESENHO NÃO TEREMOS OS LADOS IGUIS.
VEJA O EXEMPLO DO BARQUINHO ESSE É SIMÉTRICO.
Obs. Quem já fez essas atividades e já enviou não precisa fazer nem
enviar novamente, por favor.As fotos para quem não tem o livro se encontram a baixo da atividade
Atenção, Quem não pegou o livro aprender sempre na escola, pode
fazer essas atividades no caderno, não se esquecer de colocar o cabeçalho
completo com seu nome completo também,
antes de cada lição.
Explicação
das aulas da semana. RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO APRENDER SEMPRE
Lição
pagina 4
Aula -01 -Use a
cartela ao lado para ajudar a localizar os números pg.5
Estou
enviando um áudio com o ditado dos
números, anote nos espaços.
398-521-80-47-302-670-609-
A- anote qual desses números é o
maior?__________________
B- qual é o número
menor?______________________________
Aula 02 - sequencias numéricas. Veja de quanto em quanto os
números estão pulando, agora compete. Ex. 5-10 15- estão pulando de 5 em
5(5+5=10+5=15)ENTENDERAM?Não se esquece de dizer se são
crescente ou decrescente.
A-
22-25-28-31-___ - _____ .
B-47-45-43-41-____-
_____.
C-350-400-450-500-____
- ____.
Aula-03-Cartelas e formação de números.
1-2-3-4-5-6-7-8-9-
10-20-30-40-50-60-70-80-90-
100-200-300-400-500-600-700-800-900.
Para fazer o numero 375. Eu pego uma cartela de 300+70+5=375-Eu fiz a decomposição.
Agora
faça a decomposição dos números abaixo. Observando as linhas e suas cores e
números.
A-295-
B-529-
C-592
D-925
E-952
Agora
quem é maior?952 ou 925=
529
ou 592=
295ou
952=
Veja
a foto que foi no grupo, e vou enviar novamente para realizar essas atividades.
Aula-4-Os cálculos
de Maria Beatriz. A- calcular 32+47. Temos várias maneiras de fazer ou resolver
problemas, veja na foto qual você se
adapta melhor ou acha mais fácil e resolva.
Você pode escolher alguns e fazer de um
jeito e outros, de outro jeito. Na verdade não é bom fazer de um jeito somente.
Os exercícios da
Página
8 - da pagina 9-B- 32+58=.
Página
9-A-26+47
B-49+39
A
decomposição na pagina 9, expliquei ai acima, veja o exemplo mostrado acima.
A-87=
B-126=
C-304=
D-571=
Página
10-Exercício 3 A e B realizar conforme foto enviada.
Aula 05-página 11-Micael e Cidinha ajudaram a professora a
organizar as cadeiras e certeiras de duas salas de aulas. Em uma delas, havia
32 carteiras e 35 cadeiras e na outra sala de aula tinha 34 carteiras e 31 cadeiras.
(não se esqueça de separar tudo que é carteira para um lado e o que é cadeira
para o outro lado fica mais fácil).
A-
quantas certeiras havia no total. (mostre como você pensou. demonstre abaixo).
Quantas
eram as cadeiras no total?
A-O
QUE HAVIA MAIS? CARTEIRA OU CADEIRA?
R.
B-QUANTAS
A MAIS?
AULA 06-SEQUENCIA NUMÉRICAS. Não se esqueça de mencionar se é
crescente ou decrescente. Igual à aula 02 reveja.
A-13-15-17-____-_____
B-18-28-38-____-______
C-70-68-66____-______
D-94-90-86-____-______
Aula 7-Analisar, interpretar e comparar dados em um gráfico. vou enviar a
foto no grupo para quem não tem o livro.
Responda:
A- Qual equipe obteve o segundo melhor resultado?______
B-
Quantos quilogramas de papel a mais a equipe E deverá ter arrecadado pata se
igualar com a equipe vencedora?_________
Aula 8-irei enviar
a foto para os alunos que não tem esse livro.
Você
deverá observar a caixa pronta e indicar a que figura abaixo a caixa aberta
seria.
A
caixa lilás. Pertence a figura A, ou a B ou a C?
A
caixa laranja pertence a figura A ou B ou a C?
A
caixa roxa pertence a figura A ou B ou C?
NA
PÁGINA 16 A-A caixa C- tinha o formato de um cubo.
B-A
caixa A- tinha o formato de uma pirâmide?
C-A
caixa B tinha o formato de um cilindro?
D-
Uma das caixas tinha o formato de um come?
Veja
a tabela abaixo, vou enviar foto para quem não tem o livro.
Analisar,
interpretar e comparar os dados da tabela.responda.
A-
Quais as duas frutas votadas como mais preferidas pelos meninos?R______
B-
Quais as duas frutas mais votadas como preferidas pelas meninas. R_______
Julio
Cesar disse que a banana teve 83 votos. Você concorda com ele?JUSTIFIQUE SUA
RESPOSTA?______
D-A
FRUTA LARANJA RECEBEU NAUS DE 50 VOTOS?_______
E-A
FRUTA ABACAXI RECEBEU MAIS QUE O DOBRO DE VOTOS DADOS A CRAMBOLA, ESSA FRASE É
VERDADEIRA?JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. R.__________________
AULA9- PÁGINA 17-
sistema monetário vocês ja tem no blog as cédulas e moedas que usamos em nosso
país e quanto elas valem, as cédulas e moedas com seus valores separados. No
exercício 1 - Têm 3 quadros em cada quadro você deverá colocar quanto tem de
dinheiro ali na letra A-B e C, mo
exercício 2- também contar qual é o montante de dinheiro, juntar as cédulas com
as moedas. Conte com cuidado. Vou enviar a foto para quem não tem o livro.
Aula 10- página 19-Izabel quer trocas uma cédula de 10 reais
por moedas. veja na foto qual alternativa está correta letra A ou B ou C ou
D.conte com cuidado. Todas as repostas das lições
devem ser anotadas no caderno com cabeçalho completo para aqueles que não têm o
livro fará as atividades em seu caderno as fotos serão apenas para mostrar a
atividade no livro.
Língua portuguesa Aprender
sempre língua portuguesa obs. quem já enviou ok.
Textos. Essa semana, vamos trabalhar cordel, já
tínhamos visto antes, vamos lembrar. Cordel, é um tipo de texto escrito em
versos, tem que ter rimas, pois é graças a estas rimas que os leitores dão entonação de canto.
É um livro bem pequeno, com poucas páginas e
com ilustração na capa para chamar a atenção para sua leitura. O Cordel relata
coisas boas ou ruis do seu local. O repente tem a função de improvisar,
inventar o texto, a história ou conto já o cordelista escreve o cordel
respeitando as características do texto, colocando as rimas nos lugares certos.
O leitor quando vai ler um cordel tem que dar entonação musicalizada do texto, para que ele não perca sua característica, do contrário fica sem sentido. O leitor deve ser fiel ao texto. Essas semanas vocês verão o cordel, "A apresentação", "O casamento do bode e a raposa" "Para ouvir e se encantar", "João e o pé de feijão" paramos na aula 5, fazer as atividades do livro referente a esses cordéis. Não se esqueça de enviar as fotos das lições.


NÃO TEM MUITAS FOLHAS. EU PRECISO MOSTRAR PARA QUEM NÃO TEM LIVRO COMO ESTÁ A LIÇÃO. PARA AQUELES QUE TÊM O LIVRO É SÓ PREENCHER algumas paginas e fazer lição de matemática e de língua portuguesa. Tem lição de o livro ler no final de todas as folhas olhe lá. E PARA AQUELES QUE JÁ ENVIARAM o aprender sempre, façam as lições de língua portuguesa.
Quem não tem o livro do aprender sempre volume 3-façam a lição no caderno com cabeçalho completo, de matemática. Com o livro ler façam as lições de língua portuguesa.
EXPLICAÇÃO DAS
LIÇÕES DA SEMANA 07 A 12/2020-Quem não tem o livro faça em seu caderno não se
esquece de por o cabeçalho completo.
MATEMÁTICA; APRENDER SEMPRE VOLUME 3-PÁGINA 32 E 33 AULA 5.
Temos as cartelas sobrepostas com números Observando o exemplo de Eliane, faça o exercício letra A-500 30 9. Página 33
Que número eu posso formar sem mudar as posições dos números. R.__________________
Qual o nome desse número? Como você Le esse número? Escreva abaixo.
R._________________________________________________________________________
já com o número 700 30.Qual numero eu posso formar sem mudar sua posição?_________
Como você lê esse número?____________________________________________________
Quais cartelas você pegaria para colocar o número 462?_____________________________-
Aula 6- página 34 e 35veja o exemplo. 180+23-decomposição. Sempre deverá somar unidade com unidade, dezena com dezena e centena com centena. (por isso eu somei 80+20) abaixo.
180-100+80=
20+3=
100+80+20+3
100+100+3=203.
Agora faça os números abaixo, página 35, observando o exemplo acima.
A-247+52=
B-607+232=
C-400+378=
D-75+123=
Aula 7- página 36-Os pássaros mo quintal do Se. José pagina 36.
1-Havia 16 pássaros na árvore e chegaram 7 pássaros. Quantos pássaros ficaram na arvore?
2-Em outro momento, eles viram 12 pássaros na arvore. Logo depois, chegaram 10 pássaros e 4 voaram. Que foram pousar em outra arvore. Quantos pássaros ficaram nessa arvore?
Resolva da sua maneira, lembre-se que tem várias maneiras de chegar no resultado reveja aulas anteriores.
Aula 8- página 37-caquis
e maças. Eu coloquei fotos para ajudar. Procure fazê-los nas... Sem contar um
por um. Como você faria?
2-Dona Clarice disse para as crianças que o Sr.José comprou 6 embalagens de caquis e mostrou uma delas e perguntou. Quantos caquis tem nas 6 embalagens.
Usar várias
estratégias para realizar essa tarefa. Tem alunos que não tem o livro e
precisam da imagem.
AULA 9 página 38-NESSE, RECOMENTO VOCÊ PEGAR 2 QUADRADOS COMO SE FOSSE AS FORMAS DE BOLO E DISTRIBUIR A QUANTIDADE QUE FALA EM CADA UMA. MAS TEM VÁRIAS MANEIRAS DE FAZER ESSA ATIVIDADE PODE COLOCAR OUTRA QUE VOCÊ SAIBA.
1-Doma Clarice preparou duas assadeiras para o lanche da tarde, com 9 pães cada uma.Qual o total de pães?
2-Maria Cecília disse que em uma dúzia tem 12 laranjas e o Sr.José disse que ela estava certa. E perguntou então quantas laranjas tem em 2 dúzias? Se já fala aí, quantas laranjas são uma dúzia e 2 dúzias? Quantas laranjas têm? Tem várias maneiras de fazer, mostre seu raciocínio.
Aula 10-medindo comprimento-página 39.
Depois do lanche, Grace encontrou duas cordas e as esticou no quintal. O Sr.José disse que a menor mede 1 metro de comprimento e pediu que as crianças estimassem o comprimento da corda maior. Faça isso você também? Quantos metros têm?R._________________________
2-Maria Cecília tem 9 anos e mede metro e 22 centímetros, Elaine também tem 9 anos e sua altura é de 1 metro e 29 centímetros. Responda
A- Quem é mais alta? Maria Cecília ou Elaine?
B- Qual a diferença das alturas das duas meninas?
C- Qual é a sua altura?
aula 10-página 40-Analisar uma tabela e comparar os dados.
NOME ALTURA
ELIANE
1 METRO E 29 CENTÍMETROS
EMERSON 1
METRO E 35 CENTÍMETROS
GRACE
1 METRO E 27 CENTÍMETROS
MARIA CECÍLIA 1
METRO E 22 CENTÍMETROS
RESPONDA;
A-QUAL DAS CRIANÇAS É MAIS ALTA?
B-SE AS CRIANÇAS FOREM COLOCADAS EM FILA, DA MENOR PARA A MAIOR. QUAL DELAS OCUPARÁ A TERCEIRA POSIÇÃO?
C-QUANTOS CENTÍMETROS CECÍLIA PRECISA CRESCER PARA ATINGIR 1 METRO E 30 CENTÍMETROS.
APRENDER SEMPRE VOLUME 3-SEQUENCIA 3-AULA 1 PAGINA 46-MARGARIDAS E ROSAS
A professora Sandra, com a colaboração dos estudantes Pedro, José Afonso, Érica, Vanessa e seus colegas, tem cuidado de dois jardins. Que ficam próximo ao portão de entrada da escola. Ontem em um deles ela contou 127 margaridas e de rosas. Quantas flores têm nesse jardim?
R.
A- Nesse jardim, o que ha mais? Margarida ou rosas?R._____________________________
B- Quantas a mais?R__________________________________________________________
Usar de várias estratégias para resolvê-los._______________________________________.
Aula 2-sequencia
3-página 48-Um jardim e dois canteiros com roseiras floridas.
1-Em outro jardim da escola, ha dois canteiros. A professora Sandra contou 38 rosas em um deles e estimou que no outro, havia mais de 50 a menos de 60 rosas. Se a estimativa da professora Sandra estiver correta, o que você pode afirmar sobre a quantidade de rosas nesses dois jardim? R.
página-49 PEDRO E VANESSA COMENTARAM COM A PROFESSORA SANDRA QUE SOLICITARAM CONTRIBUIÇÕES AOS FAMILIARES PARA COMPRAR SEMENTES DE FLORES A SEREM PLANTADAS EM UM CANTEIRO QUE ESTÁ EM CONSTRUÇÃO. VEJA QUANTO ELES ARRECADARAM?
A-QUAL O VALOR ARRECADADO COM CÉDULAS?R.____________________________________
B-QUAL O VALOR ARRECADADO COM AS MOEDAS?R__________________________________
C-O VALOR TOTAL É MAIOR, MENOR OU IGUAL A 50 REAIS?R____________________________
D-QUAL O VALOR TOTAL ARRECADADO?R.__________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA-QUEM
NÃO TEM O LIVRO DEVERÁ BUSCAR NA ESCOLA NÃO TEM COMO COLOCAR TUDO AQUI NO BLOG.
Escrever com L ou U. Verbos. Vocês já sabem que são as ações,movimento,( partiu,saiu,caiu) são verbos sempre terminarão com u. Já os substantivos são aqueles que dão nome a alguma coisa ou lugar ou pessoas, esses vão terminar com L(pastel, varal, anel, mel).
aula 6- após a
leitura de um pequeno estrofe. RESPONDA.
O JOÃO SAIU DO FORNO
SEM TEMER QUALQUER PERIGO.
DEVAGAR ELE PARTIU
A GALINHA FOI CONSIGO,
DESCEU MO PÉ DE FEIJÃO,
CHEGOU SALVO AO SEU ABRIGO. ESSES ITENS GRIFADOS SÃO OS VERBOS POR ISSO TERMINAM COM U.
A-OBSERVE O QUE ESSAS PALAVRAS INDICAM;
( )CARACTERÍSTICAS DO JOÃO.
( ) AÇÕES REALIZADAS PELO JOÃO.
( )O TEMPO DOS ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA.
B-OBSERVE A ESCRITA DESSAS PALAVRAS: SAIU,PARTIU,CHEGOU. ALEM DE INDICAR AS AÇÕES DO PERSONAGEM, O QUE MAIS ELAS TEM DE COMUM? R.____________________________
C-NÃO PRECISA.
D-COPIE AS PALAVRAS NAS DUAS COLUNAS LENDO O CORDEL PAGINA 59.TODAS AS PALAVRAS.
PALAVRAS TERMINADAS COM U PALAVRAS TERMINADAS COM L
R.
R.
R.
APRENDER SEMPRE
SEQUENCIA 4-AULA 1-o SACI EXISTE.
O CORDEL ESTÁ NA PAGINA 71 FAZER A LEITURA E RESPONDER A PAGINA 70 LETRA A-B E C.
RESPONDER NA PAGINA 71- LETRAS A E B.
AULA 2- PÁGINA 72-ORGANIZAÇÃO DO CORDEL DO SACIA LENDO RESPONDA A PAGINA 72 LETRA A-B
EXERCÍCIO 2- FAZER LETRA A E B.
EXERCÍCIO 3-PAGINA 73-FAZER UM DESENHO REPRESENTANDO AS CARACTERÍSTICA DO SACI.
AULA -3-PAGINA 74-QUE PERSONAGEM É ESSE? AINDA COM O CORDEL DO SACI RESPONDA AS QUESTÕES DA PAGINA 74 E 75.
lição de língua portuguesa
Classificação
silábica. Já vimos que é a quantidade de silabas.
1 sílaba chama-se
monossílaba.
2 sílabas chamaram
dissílabas.
3 sílabas chamaram trissílabas
4 ou mais sílabas
chamamos de polissílabas
Fé tem 1 sílaba monossílaba, café= ca- fé 2 sílabas então é dissílabas, ta- pe- te tem 3 sílabas é uma trissílabas. Bo-tu-ca-tu tem 4 silabas então é polissílabas.
Esse assunto acima
nós já estudamos em sala de aula, quem não faltou tem essa atividade no
caderno, porque estou falando disso? Porque, o que vamos estudar abaixo não
pode ser confundido com essa lição classificação silábica=quantidade de
letras das sílabas.
Vamos estudar agora a classificação tônica na
palavra. O que é
isso? É a força o tom que falo uma palavra. Pois isso é necessário falar
alto a palavra, para identificar onde está a sílaba mais forte. Identificá-la e nomeá-la. Mesmo quando não
estão com acentos é fácil localizar a sílaba mais forte desde que fale alto a palavra. Em silencio não é
possível identificar a sílaba mais forte. O acento ajuda a localizar, mas...
Palavras sem acentos também podemos identificar. O importante é notar a silaba
mais fortes ao falar.
Quando tem
uma oxítona? Quando a sílaba mais
forte está, na última sílaba da
palavra veja (café, maré, urucum, Parati, abajur, amor, melhor).
Quanto tem uma
paroxítona? Quando a sílaba mais
forte está, na penúltima sílaba da
palavra veja. ( pateta, marreco, casa,
rato, justiceiro, serpente, amigo, homem)
Quando tem
uma proparoxítona? Quando a sílaba
mais forte está na antepenúltima sílaba
da palavra. (Sócrates, analítico, cólica) Todas as
proparoxítonas têm acentos.
COM ESSA EXPLICAÇÃO VOCÊ FARÁ A LIÇÃO DA PAGINA DO LIVRO LER volume 2, 164 E 165 SOMENTE.
Matemática; aprender sempre volume 3- aula 3 girassol. Problemas a
serem resolvidos no campo da multiplicação podendo usar de outras estratégias.
Multiplicação, adição ou ainda em forma de desenhos. Páginas 50 e 51.
Aula 4-resolução de problemas parecidos com
a aula anterior. PÁGINA 52/53.
Aula 5- O girassol, estamos trabalhando aqui
as medias em metro centímetro e milímetro, já vimos esse assunto, veja no blog
aulas anteriores, fazer a página 54.
Aula 6- cartelas sobrepostas, trabalhar a sequência numérica e
padrões, se são crescente ou decrescente,
localizar os números faltantes. Já fizemos muitas atividades assim,
agora é só fazer essa lição página 55.
Aula 7-U desafio para José, utilizar
diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito, envolvendo a adição,
subtração e multiplicação com números. Página 56 e 57. Aula
Aula 8-O plantio e a colheita de legumes, no
blog falamos sobre meses, ano, bimestre, semestre, reveja essas aulas pegue a
folhinha da mamãe(calendário) e faça essa atividade página 58.
Aula 9-tempo de colheita, analisar e comparar
dados em gráfico com dupla entrada. No gráfico tem os dados já mencionados.
Comparando e observando as diferenças você fará a lição da pagina 59/60.
Aula 10-trocando moedas, a professora enviou
no blog, fotos de cédulas e moedas do sistema monetário, para vocês lembrarem o
dinheiro que já utilizaram das cédulas e
moedas, e as que não usaram, mas agora com as fotos já conhecem. Contem as
moedas nessa lição, conte devagar e responda a página 61.
Língua portuguesa
aula 4- cordel o"O guardião da floresta" fazer a leitura observar as
rimas nesses 8 estrofes e responder a página 77/78.
Aula 5-palavras que deixam o texto mais
bonito, temos o texto da Iara e da cobra grande, fazer a leitura substituir
palavras grifadas, trocar de maneira que
o texto fique mais bonito ao ler.responder página 80.
Aula 6-A arte da xilogravura. Vamos fazer a
leitura, ver as imagens fazer leitura da página 81 e 82. A gravura tem a ver
com o tema e local do cordel. Fazer atividade da página 83/84.
Aula 7-descrição da cuca, agora que já
fizemos a leitura, quem é a cuca? Sua característica? Seu jeito? Você vai responder as questões da
página 85/86.
Aula 8-Planejamento da produção, vamos
pensar em fazer um cordel, pensar no tema? E suas rimas? Quantas estrofes?
Lembre-se de escolher a localidade, para falar de suas características no
cordel, não esqueça que tem a xilografia a fazer ainda. Página 87.
Aula 9-produção coletiva, já temos feito uma
estrofe, você deverá fazer outra estrofe
verificando as rimas em negrito para acompanha-las no som, não é para
repeti-las página 88.
Aula 10-revisão e ilustração desse cordel. Esse
cordel que você fez, o segundo estrofe, copie ele todo , ( a primeira parte que
já está no livro agora mais a sua parte)
lembre-se de afastar as estrofes. De um título, e faça a ilustração.
Chegamos ao final desses cordéis, responda página 90.
FAZER ESSA LIÇÃO ABAIXO;
NO LIVRO LER PÁGINA 165 TEM ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO TONICA DA SILABA,
COMEÇAMOS A SEMANA PASSADA, COM EXPLICAÇÕES. DISTRIBUIR AS PALAVRAS PARA O
LUGAR CORRETO. OXÍTONA, PAROXÍTONA E PROPAROXÍTONA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário